So Jorge e o drago so duas dimenses de ns mesmos

Leonardo Boff

Sabemos que a figura do drago um tema recorrente em vrias culturas, com significados at opostos. Assim, no Ocidente, negativo: representa o mal e o mundo ameaador das sombras. No Oriente, positivo: smbolo nacional da China, senhor das guas e da fertilidade. No raro, os pobres entre ns dizem: “Para me manter, tenho que matar um drago por dia”.

Muitos antroplogos e psiclogos que trabalham sobre o tema dos arqutipos afirmam que o drago representa uma das figuras transculturais mais ancestrais da histria humana. a percepo de que a nossa identidade profunda no nos dada simplesmente pelo fato de sermos humanos. Ela tem que ser conquistada numa luta diuturna. Essa situao representada pelo drago.

Por isso, junto com o drago, sempre vem o cavaleiro so Jorge, que, com ele, se confronta numa luta renhida. luz dos estudiosos referidos acima, tanto um como o outro so partes de nossa realidade humana.

Isso assim porque a nossa vida sempre feita de luz e de sombras. Quem vai triunfar, So Jorge ou o drago? Ambos coexistem, e sentimos suas presenas em cada momento: s vezes, na forma de raiva ou de amor etc. aqui que entra a importncia de uma identidade forte, um so Jorge que possa enfrentar as nossas sombras e maldades, o drago, e fazer triunfar nossa parte melhor.

GUERREIROS E VENCEDORES

So Jorge o que nos mostra como, nessa luta, podemos ser guerreiros e vencedores. Ele enfrentou o drago: mostra a fora do eu, da prpria identidade, garantindo a vitria. Mas essa vitria no se conquista de uma vez por todas. Ela tem que ser renovada a cada momento, medida que as amarras vo surgindo.

H, contudo, um drama ao qual no nos podemos furtar. Por mais que lutemos e venamos, o drago est sempre nos espreitando. Ele nos acompanha. Mais ainda: uma parte de ns mesmos.

Por essa razo, nas muitas lendas existentes sobre So Jorge, ele no mata o drago, mas o vence, mantendo-o domesticado, amarrado e submetido aos imperativos do eu e da identidade pessoal. Ele no pode ser negado e eliminado, apenas integrado de tal forma que perca seu lado ameaador e destruidor. Pode at nos ajudar a sermos humildes e evitar a autoconfiana demasiada.

A pessoa que no renega o drago, mas o mantm sob seu domnio, consegue uma sntese feliz dos opostos presentes em sua vida. Essa pessoa emerge como um ser humano mais rico, mais sereno, mais compreensivo, tolerante e compassivo, irradiando uma aura boa ao seu redor.

DUAS DIMENSES

Repetimos: importa reconhecer que o drago amedrontador e o cavaleiro herico So Jorge so duas dimenses de ns mesmos. Nosso desafio fazer com que so Jorge tenha a primazia e no deixe que o drago nos derrote e tire o sentido e o gosto de viver.

Por fim, cabe uma observao de ordem filosfica: seguramente, aqueles que veneram So Jorge no sabem nada disso que explanei acerca da coexistncia dos dois em nossa vida. Nem precisam saber. Basta que tenham conscincia de que a vida uma permanente luta entre o que bom para mim e para os outros e o que mau e deve ser evitado e combatido, e que acreditem que a virtude prefervel ao vcio e que a palavra final ter de so Jorge, e no do drago.

Nessa f, samos todos fortalecidos para os embates que ocorrero pela vida afora com a assistncia poderosa do guerreiro vencedor, So Jorge.(transcrito de O Tempo)

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4 thoughts on “So Jorge e o drago so duas dimenses de ns mesmos

  1. Caro BOFF, ns trazemos dentro de ns o CAIM E ABEL, deixamos o CAIM falar ,mais alto, e o resultado ai est, de alguma forma matamos nosso irmo em DEUS diariamente com nossa falta de AMOR FRATERNO pregado e exemplificado por JESUS, o CRISTO, o Egoismo a ferramenta do CAIM.
    O Drago e o Jorge, so simbolos, para ABEL lutar contra o CAIM, mas, lamentavelmete, Cam tem sido vencedor, e luta continua…
    Eu sou o Caminho, a Verdade e a VIDA, e ninguem vai ao Pa a no ser por mim, Jesus; ELE nos legou o “Evangelho” a “BOA NOVA”, Cdigo de vida para nosso dia-a-dia, pouco estudado por ns, e muito menos exemplificado, e continuamos a plantar a DOR, com a “santa ignorncia espiritual”;mergulhados na materialidade

  2. A mente mente, acredite se quiser. Depois dela, a tentao de ser Deus se instalou na maioria que agora determina o bem e o mal para todos ns.
    Haja saco

  3. Caro Boff, os seres espirituais decados que vivem no mais profundo abismo e que tem est no topo da nefasta hierarquia tem a forma de Drages. Isto porque, obstinados no mal a milnios, vo perdendo sua forma original at se transformarem em monstros. o que a igreja catlica chama de demnios.

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