Saúde e CPMF, um problema essencial de múltiplas faces

Pedro do Coutto

Em reportagem publicada na edição da Folha de São Paulo do dia primeiro, segunda-feira, Cátia Seabra e Marina Dias revelaram que governadores eleitos ou reeleitos nas urnas deste ano colocaram à apreciação da presidente Dilma Rousseff a ideia de recriar a CPMF, o imposto do cheque, cujos recursos destinar-se-iam à saúde pública.

A matéria foi exposta pelo governador eleito da Paraíba (PSB), Ricardo Coutinho. Alcançou logo apoio de Beto Richa, Paraná, do PSDB, Camilo Santana, do Ceará, Rui Costa, Bahia, Welington Reis, Piauí. Como se constata, vários são do Partido dos Trabalhadores. Entretanto, a matéria acrescenta que os senadores José Serra e Roberto Anastasia revelaram-se favoráveis à matéria ao retorno do tributo. No início, em 1993, era de 0,25% sobre cada movimentação financeira. Seria elevado para 0,38%, quando foi extinto pelo Senado em 2007.

O alvo da iniciativa conjunta é o atendimento médico nas unidades públicas, cuja melhoria é de enorme importância. No entanto, o tema saúde é de tal forma amplo que reúne em torno de si múltiplos fatores. Depende do saneamento, consumo de água tratada, ampliação da rede de esgotos, condições habitacionais, transporte, segurança pública, níveis de segurança no trabalho. Sim. Porque todos esses ângulos contribuem para a demanda dos serviços de saúde. Quanto maiores forem os problemas existentes, maiores serão as demandas de atendimento, inclusive nos casos inadiáveis de emergência.

CONDIÇÕES DE VIDA

Há, como se constata, uma necessidade convergente de melhores condições de vida de modo geral. Portanto, falar em saúde não se limita ao atendimento tradicional. Pelo contrário, expande-se a múltiplos setores como se o verdadeiro desafio está, na verdade, num lance de dados. Problemas múltiplos exigem soluções. Além dos setores já citados, temos de considerar também o crescimento demográfico. A população aumenta, de acordo com o IBGE, aproximadamente 1% ao ano, concretamente. Nascem 1,7% do total de habitantes, falecem 0,7%. Assim, a cada ano que passa, são mais 2 milhões de pessoas que se incorporam à população total.

Exigem melhores condições de vida, mais água, combustível, transporte, energia elétrica, segurança, número crescente de unidades médicas, mais educação. Os recursos que podem ser arrecadados por uma nova CPMF têm que se somar aos investimentos paralelos dadas as diversidades da questão, convergentes entre si. E não só isso. Para esse jogo existencial, não basta o empate, pois o empate desclassifica o país na maratona d progresso. Só a vitória interessa como em várias decisões do futebol.

E, além de tudo, os governantes têm que incluir nos cálculos voltados para a modernização efetiva, o peso da taxa inflacionária, este ano alcançando 6,5%. Pois se os recursos destinados ao setor, aliás a qualquer setor, subirem menos do que a inflação, na realidade, em vez de avançarem, estarão diminuindo. O mesmo cálculo se aplica aos salários, de cuja valorização dependem igualmente, em boa parte, os índices da saúde humana.

6 thoughts on “Saúde e CPMF, um problema essencial de múltiplas faces

  1. Nenhum dos políticos citados disse alguma coisa sobre “gerência”.
    Com o que está ai dá muito bem para tocar a SAUDE do povo brasileiro, são vários impostos para isso, arrecadando bilhões de reais por ano.
    O problema crônico é a corrupção que se instalou nessa Pasta em todos os níveis, federal, estadual, municipal.
    Falta gerenciamento e honestidade com o dinheiro público, coisa que jamais veremos com nossos políticos, alias, morre um e fica 3 cobras criadas para continuar o roubo descarado.
    As Santas Casas de Saúde de São Paulo estão “corruptando” há 28 anos, roubando descaradamente pela turminha do geraldo efeagacê, com sua genialidade de entregar tudo ao terceiro setor, inclusive a parentes próximos., bilhões despejados no colo dos “terceiros amigos” e os pacientes sofrendo e morrendo nos corredores dos hospitais.
    E ai que está o grande problema……..
    C-O-R-R-U-P-Ç-A-O…….
    Mas, para solucionar esse problema é melhor CRIAR NOVOS IMPOSTOS……..
    Por favor desliguem o TUBO….

  2. Discordo radicalmente da criação da CPMF. Esse país não tem é administração, o PT não sabe administrar nada. Há doze anos no poder central e fizeram o quê? Já sei, se trataram no Sírio Libanês e o povão…, e quem quer saber do povão?

  3. O problema verdadeiro é bem o que o Armando colocou: a “gerência” corrupta e terceirizada que mais do que nos assola, nos “assapata”, seja lá o que isto significa…

    Destaco, contudo, um detalhe, pequeno, ínfimo, quase invisível do assunto: a CPMF não acabou!
    No artigo, por exemplo, nem é citado este detalhe, que a CPMF não acabou. Deveria.

    Ela foi há tempos renomeada e transformada em um imposto financeiro escondido nas operações financeiras em geral. Experimentem usar cheque especial e vejam o que se cobra pelo “empréstimo” de ar.
    Existe hoje, na mesma alíquota anterior de 0,38% e em muitos tipos de financiamento.
    O real é que nunca mais este imposto foi chamado de CPMF nem nunca mais se soube da extensão de sua arrecadação total.

    Mas nunca deixou de ser cobrado.
    Antes era sobre qualquer movimentação, hoje é sobre qualquer financiamento, ao que eu saiba.
    Porém, como nem lá atrás, a CPMF “criada” para a Saúde foi ali aplicada, não vai ser agora, com todas estas artimanhas e artifícios de ir e vir que vai retornar à vida, para ser aplicada à Saúde.
    É rematada idiotice política pedir o retorno da CPMF, porque ela nunca saiu.
    Não é para a Saúde, é para o meu bolso corrupto, hão de pensar os corruptos.

    Sugiro solução muito melhor que mais imposto para a Saúde: cadeia, simplesmente.
    Para qualquer político que tenha a ousadia de sugerir uma idiotice destas, reavivar a CPMF, pois isto caracterizaria dupla tributação.
    Cadeia neles, que eles merecem!

    E contem outra piada, que esta ficou sem graça.
    Parodiando o poeta, eu diria: CPMF, a que não foi, sem nunca ter sido…

  4. Os políticos brasileiros, não tem nenhum respeito pelo povo. Como podem falar em criação de impostos, com
    esta roubalheira ampla , geral e irrestrita que acomete a administração pública do pais? Quem vai concordar
    em pagar mais tributos, para serem roubados pelos donos do poder?
    Os governadores, são os solicitantes, porem é a presidência da república que que atende seus pleitos e manda o congresso corrompido aprovar. Dai vem depois a ladainha, de que apenas atendeu aos governadores, só que o prejuízo ja entrou no bolso da população.
    Chega de impostos. O que queremos mesmo é honestidade e apuração da roubalheira, o resto é apenas
    perfumaria com a finalidade de ludibriar a credulidade dos otários patrícios.

  5. Sr. Pedro do Couto e comentaristas, já escrevi neste Blog recentemente, sobre essa “safadeza”.
    Em 2010, participei no Forte de Copacabana, em evento dos Secretários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o secretário de minha cidade não foi, solicitei inscrição e de mais um conselheiro, nos foi dada.
    No 1º dia, na mesa, Dr. Jatene, Dep. Jandira Fegalhi, etc. e Dr. Jatene expôs a situação da CPMF, e a sua criação para atender de forma emergencial o Caos na Saúde, e em razão da Saúde não ver a cor do dinheiro, “renunciou”.
    Dr. Jatene, que retornou a Pátria Espiritual, seu Espírito com certeza foi recebido pela LUZ, por suas atitudes fraternas.
    No 2º dia, compareceu a Chefe da casa civil, Srª Dilma, que nada de sério para a saúde, foi dito.
    A Saúde, no Brasil, tem enriquecido muitos gestores, verdadeiros “canalhas” com a “dor e sofrimento da cidadão pobre escorchado pelos impostos, entregando ao governo 5 meses e 20 dias de seu miserável salário.
    Os Gestores, quando tem uma dor de “barriga” vão ao Sírio ou D’ors, e o Zé Bagaço, morrendo a porta dos hospitais, ficando aleijado, ou mulheres parindo à porta de maternidades.
    Mandei torpedos, no 1° e no 2º dia a Dª Dilma, disse que mandaria resposta para minha casa ou Conselho, aguardo até hoje.
    Srs. façamos campanha para moralização da SAÙDE, e não criação de “imposto” para serem roubados.
    Tenho mais de 60 denuncias a 10 autoridades, de roubo na minha cidade Guapimirim?Rj, e nada acontece em, defesa do “erário” , inclusive em 2006, mandei o TCE, fechar, ao denunciar os auditores, por ser inuútil, e cabide de “ótimo emprego”, para os chamados ministros, pois, aprova, o “roubo”.
    Nesta área, minha indignação, é cósmica, exerço meus direitos de Cidadania, pois, não quero na minha consciência a morte nem o aleijume do pobre cidadão desamparado.
    A SAÚDE NO BRASIL É UMA VERGONHA, E O GOVERNO NÃO CUMPRE A CONSTITUIÇÃO E O SUS, QUE É A GRANDE MENTIRA, COM AS ONGS E OSs, (Vejam o caso Rio, diariamente a imprensa publica esse crime contra à Cidadania),
    Chega de HIPOCRISIA GOVERNAMENTAL, O GOVERNO PATRIOCINA O “CAOS”, COM A MAIOR “CARA DE PAÚ”.
    POR UM BRASIL DECENTE E JUSTO, PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: A LEI 141/92 E RESOLUÇÃO 453-CNS, OS CONSELHOS DE “CONTROLE SOCIAL” ONDE ESTÃO!?, O NOSSO BATALHA PARA CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO, MAS, NÃO ENCONTRA RESPALDO NAS 10 AUTORIDADES, ENCABEÇADA PELO ministério da saúde, ou será ministério da DOR via sepultura.
    Rui Barbosa, estou contigo, tenho vergonha de mim em ser honesto.
    CGU, pública varias cartilhas, afirmando que é DEVER DO CIDADÃO DENUNCIAR O ROUBO, FICA NA CARTILHA, PELA INOPERÂNCIA PERANTE A LEGISLAÇÃO. IMPUNIDADE, VOCÊ É CAMPEÃ E MÃE DA CORRUPÇÃO.
    A POLICIA FEDERAL, DEVERIA BAIXAR NA UNIÃO E NOS ESTADOS, INVESTIGAR GOVERNADORES E SECRETÁRIOS, NÃO ESQUECENDO DAS PREFEITURAS, A SAÚDE SAIRIA DO CAOS, E SOBRARIA DINHEIRO.

  6. pois tem países que quase não se cobra nenhum tipo de impostômetros etc mas são os mais atrasados miseráveis mindingos do mundo como o-haiti-cuba-venezuela-bolívia-somália-chade-burundi -serraleoa-somália-sudão-etiópia-angola-coréiadoorte-etc-mas do outro lado tem países que cobram os mais altos impostômetros-tributos-cargastributárias-do mundo mas são os que tem os ma is altos idh’s internos pib’s internos economias internas qualidade padrão de vida mas sempre só á favor de tudo e todos que lá vivem moram trabalham
    =
    http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/12/23/impostos-sao-elevados-na-noruega-mas-o-estado-garante-saude-educacao-e-protecao-social

    =
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/11086_noruega+campea+do+social
    =
    por que a noruega está tão na frente do brasil em desenvolvimento social

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/janteloven/

    http://polyannarocha.com/2013/10/03/mais-sobre-a-vida-na-noruega/
    =
    aconteceu na islândia

    http://www.youtube.com/watch?v=lnt7zc6ouco#at=24
    =
    como o é lá na-islandia-noruega-dinamarca-finlandia-=canadá=eua=austrália=etc-mas óbviamente tudo lá é feito mas com total-1000%transparencias-etc-mandatoparticipativojá-etc-istoé= 1000%=ao contrário do que é feito no brasil pois por falta total de transparência-etc-a tal=ANTIGA=CPMF=foi=1000%=desviadas pro bolsos de menos de 01% só dos locais políticos cargoscon fianças comissionados etc mas quase nenhum centavo foi á favor dos usuários e como dos profissionais sus universal saúde pública e assim sempre foi feito e é ainda feito aonde ali é envolvido dire to indiretamente úm único centavinho público particular aqui no brasil e ou lá no exterior-etc
    =
    pois se caso na época da=ANTIGA=CPMF=tivesse tido-1000%transparencias-etc-mandatoparticipativojá-etc-hoje a saúde pública em geral estaria sim mas 1000 vezes melhor-e tudoetodos estari am á favor da=ANTIGA=CPMF=-pois a =ANTIGA=CPMF= cobra quase nada=geralmente=é-menos-de-0,01%=em todos os tipos de movimentações financeiras econômicas-cheques-transa ções-comerciais-etc-de cada um dos cidadões brasileiros mas agora quando se cobra dos milionários bilionários aí sim para eles se cobra muito
    =
    por isso que tudoe todos eles sempre lutaram e lutam com unhas e dentes contra a=ANTIGA=CPMF=e o pior ainda dizem que a=ANTIGA=CPMF=pode rastrear a origem do tal e tal dinheiro dos tais ricos bilionários políticos etc-brasileiros américalatina áfrica por isso que tudo e todos sempre foram e são contra talvez o mais democrático dos-TRIBUTOS-CARGASTRIBUTÁRIAS-IMPOSTO METROS-etc
    =
    pois já é tudo-descontado no mesmo microssegundos-etc-e não tem como burlar como muitos RICOS MILIONÁRIOS BILIONÁRIOS POLÍTICOS etc-faziam e ainda fazem com o=IRRF=INSS=INPS= PREVIDENCIASOCIAL=etc=istoé-recolhem-direto-dos-holleriths-dos seus locais funcionários-etc-mas não repassam mas-instantaneamente-como-o-FGTS-mas-aos=cofrespúblicosfederal-istoé-lo calmente-desviam para tudo que se imagina-como geralmente acontece em quase todos os clubesbrasileiros-filantropias-ong’s-empresas-etc-os quais devem anualmente bilhões ao cofrepúblicofe deral-
    =
    então tudo é culpa mas da total-falta-de-transparencia-participaçãopopular-orçamentária-prioritário-disque-denun cia-anonima-etc-istoé tudo tem que ser transparente como é hoje em dia o ex trato fgts e ou como foi feito o tal estádio do corinthians sp tudo online=eaté-pessoalmente-24hs365diasdoano-e ou como é feito o balanço mensal lá dos tais condomínios-tudo é mostrado transpa rencialmente-etc-á tudo e á todos ali-pelo sindíco pela prestadora de serviços de condomínios-e localmente tudoetodos decidem o que é ou não é prioritário e depois é tudo auditorialmente fiscal zado pelos próprios-moradores-locais-se realmente tudo ali foi feito conforme o combinado-e se as tais obras localmente se foi-superfaturada-eou se estão demorando-e como a qualidade-etc
    =
    e isto não é feito-em obras de suma importância como nos tais localmente-saneamentosbásicos-postos de saúde hospitais escolas postos policiais etc e inclusive nada é atualizados segundos á se gundos e transparente nos sites transparências das tais prefeituras estados então é aonde muitos entram sem única cueca furada e em pouco tempo depois se tornam milionários bilionários obvia mente nada ou quase nada em seus nomes tudo em nome de laranjas aqui no brasil ou lá no exterior eou nos paraisosfiscais-o que mostram para a receitafederal é só a pontinha do-iceberg
    =
    pois aonde tem=1000%=transparências-etc-ali tudo mas tudo mesmo melhora á favor de tudoede todos ali-e isto acontece mas desde numa simples organização empresa filantropia ong clubede futebol conselhos sindicatos autarquias-etc-e até á nível federal estadual municipal distrital-etc-aonde ali tudo e todos vivem e ou viverão com os mais altos-idhs-internos-etc-mas agora aondenão tem=1000%-transparencias-etc-tudo ali piora para todos os mais de=99,999%=localmente-e só melhora só á favor de menos de=01%=localmente
    =
    e isto é em todos os níveis-federal-etc-mesmo que ali-sempre teve e ou tem-todos os anos-milhões-bilhões-mas vindo de tudo que é lado que se imagina-etc-mas sem transparência-etc-nada adian ta tudo só piora e ou anda á passos de tartaru gas-etc-veja que o próprio-paulo-maluf-disse que fez a gigantesco minhocão em 01anos04meses-dizem que foi-superfaturado-etc-mas hoje em dia qualquer simples obra que demoraria dias semanas-acabam demorando-anos ou décadas e ainda por cima ultra superfaturadas-etc
    =
    e o mais absurdo é que todos os=ricos=brasileiros-américalatina-áfrica-etc-a maioria quase não pagam-impostos-de uma forma e ou de outra-mas mesmo assim lutam com unhas e dentes para não pagarem o mínimo de impostos que pagam-pois a maioria absoluta sonegam de uma forma e ou de outra-direto-ou-indiretamente-etc-pois no brasil américalatina áfrica dizem que o atraso em todos os sentidos nestes países é em razão mas da tal altissima carga tributária impostômetros tributos-etc-mas isto não é verdade
    =
    onu=diz=que=o=brasil=sempre=desviou=eainda=desvia=200bilhõesdólares=para todos os tipos variações corrupções=anualmente=e-mais-de=500bilhõesdereais-de-sonegações-anualmente-aqui no brasil no exterior nos paraísosfiscais-pois dizem que o brasil já é a 04ªmaior fortuna trilionária lá nos tais paraísosfiscais-e senada for feito mas=radicalmente=logologo=será o=01º=e isto sempre aconteceu mas=desde=quando=surgiu=a=nação=brasileira=indepententemente=de=político=partidopolítico=sistemapolítico=conselhopopular=etc
    =
    e por ano nenhum centavinho dos tais trilhões das exportações do nióbio tântalo brasileiro terras raras bauxitas ouros diamantes titânios pré-sal-etc-nada ou quase nada vai á favor do povo brasileiro apesar que o brasil possui mais de=70%=98%=da reserva mundial ao contrário do canadá que possui menos de=02%=reservamundial=nióbio-tantalo-etc-mas faz com que 1000% vai á favor de tudo e de todos que vivem moram trabalham no canadá-etc
    =
    áliás a maioria dos trilhões anuais dos impostometros aqui no brasil-nada ou quase nada vai á favor internamente mas do próprio povo brasileiro por isto que tudo e todos os seus internos cidadões brasileiros américalatina áfrica estão sempre entre os piores e mais baixos=idh’s-internos=pib’s-internos=padrãovida=qualidadevida=do mundotodo=mas-mesmo o=brasil=estando sempre entre as 10 maiores economias do mundo
    =
    imagine se cada centavinho de todos os tipos e variações=de=corrupções=sonegações=exportações=do=nióbio tântalo brasileiro-etc-riquezas recursos naturais-e oceânicas brasileiras-como do pré-sal-e como do impostômetro-e como também cada centavinho -que-saiu-ou-sai-da-fonte-primária-origem -etc-mas se=”””realmente” ””=for sempre mas para os seus verdadeiros destinosfinais destinoscertos obrascertas pessoascertas=beneficiadas=valorescertos-etc-mas tudo na horacerta-imagine como hoje em dia estaria tudoetodos os internos cidadões brasileiros mil vezes melhores que qualquer um cidadão mas lá dos países-do primeirississimomundo-noruega-austrália-eua-canada-finlandia-islandia-japão-alemanha-etc
    =
    pois-todos os tipos variações de=corrupções=impunidades-enriquecimentos-ilicitos-propinas-etc-e todos os seus-efeitos-consequencias =mindincancias-misérias-pobrezas-extremas-falta de=saneamentosbásicos=leitos-hospitais postosdesaúde-medicações-escolas- segurançapública=a=sua=solução=definitiva=está em fazer sempre mas o próprio povo local-municipal estadual federal-fiscalizar auditorialmente confirmando tudo e cruzando sempre todos os dados lá no final-como é hoje feito o-extrato-fgts
    =
    istoé-fazer daqui prá frente mas o próprio povo local municipal estadual distrital federal exigir daqui prá frente e sempre procurar saber se o que está ali-no seu município estado=em qualquer tipo de obraspúblicas-saneamentosbásicos-escolaspúblicas-saúdepública-segurançapública-etc-é realmente cada centavinho que veio lá da origem primária fonte original-istoé-do-cofre público federal estadual municipal-e exigir que tudo esteja num-sitetransparencias=online=e-pessoalmente
    =
    isto é daqui prá frente não deixar todos os tipos de informações eou decisões mas só nas mãos dos políticos eou dos conselhos populares locais-aonde nas tais prefeituras estados nada consta atualizados segundos á segundos nos seus site transparencia-etc-localmente nenhum cidadão sabe o que está ali entrando em tal e tal-prefeitura-estado-municipio-distrito-etc-todas as tais-informações-fica somente só nas mãos dos locais políticos mas principalmente dos politicos poderes executivos-etc-aonde o mesmo faz geralmente a farra do boi
    =
    aonde a maioria absoluta entram sem úma única cueca furada mas em pouco tempo se tornam milionários bilionários donos de imóveis-dinheiros-títulos-raridades-etc-aqui no brasil no exterior-eou lá nos tais paraísosfiscais-óbviamente nada em seus nomes tudo em nome de laranjas-familiares parentes amigas amantes cargosdeconfiança caboseleitorais-etc
    =
    aonde localmente nas tais prefeituras a maioria dos políticos depois se tornam direto indiretamente donos de imóveis comerciais domiciliares localmente a maioria tudo em nome de laranjas-etc-aonde localmente os imóveis está em nome de=fulanos=mas localmente tudoetodos sabem que tal e tal imóvel na verdade é de tal e tal-político-o tal ali é laranja-mentira???então coloquem um tipo de=disque=denúncia=anonima=aonde anonimadamente tudoetodos falam tudo que sabem localmente-etc
    =

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *