Se a manifestação do dia 15 der certo, Bolsonaro vai ficar em situação desconfortável

Resultado de imagem para mourão em Santa Catarina

General Mourão já avisou que a democracia não corre risco

Carlos Newton

As instituições no Brasil estão esculhambadas, mas a culpa não é exclusivamente do Congresso e do Supremo, como Bolsonaro e seus admiradores tentam demonstrar e ratificar com a manifestação nacional do próximo dia 15. O povo está desesperançado, não há dúvida, muitos até passaram a acreditar na previsão do deputado Rodrigo Maia, de que o Brasil não tem futuro. Nesse clima, tudo indica que a manifestação convocada pelo Planalto será um tremendo sucesso.

Mas existe uma diferença enorme entre o ato e fato, como escrevia Carlos Heitor Cony no Correio da Manhã em abril de 1964. Naquela época, era o Ato Institucional nº 1, tratava-se de um fato consumado, com a suspensão dos direitos políticos dos opositores do golpe militar, incluindo governadores, congressistas e militares, e a convocação de eleição indireta para presidente e vice.

MUITA DIFERENÇA – É claro que existe uma diferença enorme entre as duas situações. Como diz o vice-presidente Hamilton Mourão, estamos em plena democracia, mas ele próprio afirmou que “os mares não estão tranquilos”, enquanto no regime militar a previsão do tempo no Jornal do Brasil saiu assim: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”.

O que temos agora parece ser um quase nada em relação aos chamados anos de chumbo. O capitão Jair Bolsonaro e seu general Augusto Heleno podem achar que se trata de apenas uma manifestação popular de apoio ao presidente, que consequentemente significaria desaprovação ao Congresso e ao Supremo. Mas as coisas não são tão simples assim e toda caminhada começa sempre com o primeiro passo.

RUMO AO DESCONHECIDO – O problema é que esse primeiro passo de 15 de março pode dar início a uma viagem sem volta para o presidente da República, rumo ao desconhecido.

O objetivo de Bolsonaro e Heleno é óbvio – eles pensam (?) que podem amedrontar os outros poderes e criar uma ditadura disfarçada, como Hugo Chávez conseguiu implantar na Venezuela, ao fortalecer as forças armadas e enfraquecer a sociedade civil. Mas é muita ingenuidade, porque a estratégia levou a Venezuela à pior crise de sua história.

Eles pensam (?) também que detêm o controle absoluto das Forças Armadas, cujos comandantes aceitariam funcionar como leões de chácara de governantes trapalhões, mas isso non ecziste, é sempre bom lembrar o Padre Quevedo.

MAIS RADICALIZAÇÃO – Se essa manifestação do dia 15 vier carregada de insultos ao Legislativo e ao Judiciário, aumentando a radicalização e mergulhando país numa crise ainda maior, que continue avançando até chegar a ponto de ameaçar os poderes constitucionais, o que pode acontecer está escrito na Constituição, pois os presidentes do Congresso e do Supremo têm direito de invocar o artigo 142 para restabelecer a ordem e colocar o chefe do governo em seu devido lugar.

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Se Bolsonaro e Heleno realmente acham que podem se tornar donos do Brasil, estão completamente iludidos. Este país pertence a todos os brasileiros e tem um vice-presidente que não compactua com essas tramas infantis e se chama Hamilton Mourão, que já suportou muita coisa calado.

###
P.S. 1 –
Em tradução simultânea, Bolsonaro tem tudo a perder com essa manifestação do dia 15. Se o ato público fracassar, ficará desmoralizado perante o respeitável público do Circo Brasil. Se a manifestação der certo, pode aumentar o enfrentamento entre os poderes. E acontece que Bolsonaro não lembra (?) que este ano irá precisar da aprovação do Congresso para as pedaladas que desde a posse vem dando na chamada “regra de ouro” (teto de gastos públicos). Se o Congresso negar autorização, o presidente automaticamente incorrerá em crime de responsabilidade e estará sujeito a impeachment. Apenas isso.

P.S. 2 Se Bolsonaro tivesse juízo, cancelaria essa manifestação e procuraria melhorar o relacionamento com o Congresso e o Supremo. Não custa nada e pode representar muito. (C.N.)

53 thoughts on “Se a manifestação do dia 15 der certo, Bolsonaro vai ficar em situação desconfortável

  1. “O objetivo de Bolsonaro e Heleno é óbvio – eles pensam (?) que podem amedrontar os outros poderes e criar uma ditadura disfarçada”

    Era óbvio desde quando Jair fazia campanha dentro dos quarteis com o apoio dos oficiais, era óbvio desde as ameaças de intervenção militar dos oficias via twitter.

    Caiu a ficha ou seria hipocrisia mesmo?

    Parabens aos envolvidos.

    • Seria bom, seu Alex, que “eles” pudessem amedrontar o Congresso e o Supremo – só com ameaça a maioria deles poderia se afastar do comportamento desonesto e nocivo que agem, como temos assistidos frequentemente.
      As mordomia e os salários que esses “representantes do povo” têm não condizem com o que esperávamos dele.
      Estou pagando de imposto de renda o correspondente a 3 salários mensais brutos e me sinto com o direito de exigir pelo menos honestidade deles.
      Se fecharem essas duas casas de facilidades só terei a festejar!

  2. A verdade é : Hoje a situação do Brasil em todos os setores esta completamente fora de controle.
    O caos esta geral.
    Não existe mais possibilidade de recuperação.
    A economia afundou de vez. O dólar vai continuar subindo e enquanto o capital estrangeiro vai embora do país.
    Nenhum investidor que seja sério e responsável vai querer investir em um país cujo presidente governa com ajuda de milicianos e lideres religiosos neo pentecostais inescrupulosos.
    Para piorar ainda mas a situação (se é que isto é possivel) ,as reformas da previdencia e trabalhista apenas trouxeram mais miséria e desigualdade social para a população.
    É realmente terrível a situação, mas não se desesperem porque ainda tem muito espaço para piorar.
    Daqui pra frente ,o Brasil merecidamente, vai só afundar cada vez mais , bem la no fundo do precipício.

  3. Mais uma excelente matéria.
    Bolsonaro não tem do que voltar atrás, pois ele (como presidente), está na mesma situação que a maioria dos brasileiros, ou seja, está insatisfeito com nossos congressistas e com o stf.
    Claro que tudo vindo do presidente se torna super dimensionado, mas não creio que ele seja “o cabeça” dessa manifestação.
    Quanto ao apoio militar ao presidente, se engana completamente quem acha que ele não tem, pois se olharmos direitinho, o alto escalão do governo, é composto pela cúpula militar (nenhum presidente pós Figueiredo, teve tanto apoio militar).
    Quanto ao nosso vice-presidente, particularmente é uma grata satisfação tê-lo a frente das decisões de nosso país, pois trata-se de uma pessoa polida, ponderada e firme nos momentos certos (um General de verdade).
    Acho que na manifestação de 15 de março, o povo não deveria se manifestar apenas contra o congresso e stf, mas sim, para o “fim dos feriados nos dias de terça e quinta” (que aniquila a cadeia produtiva), “tirar o carnaval no final de fevereiro e março” (colocar na primeira ou no máximo na segunda semana de janeiro), “obrigar os prefeitos e governadores a utilizarem toda a verba destinada para saúde, educação, segurança e infra-estrutura”, ”impôr que os bancos públicos reduzam os juros de cartão de crédito e cheque especial para taxa de no máximo 24% ao ano”.
    Isso sim, seria um protesto para melhorar as coisas em nosso país e alavancar nossa economia, produtividade e competitividade (pois o que relatei acima só existe aqui em nosso país).

  4. Excelente comentários, Vanderson.
    Em linhas gerais é isto mesmo.
    Os generais, Heleno e Mourão, são os esteios do governo.
    Haja vista o recente vídeo do Mourão apoiando o presidente, e o resultado da votação no famigerado congresso, onde mantiveram o veto do presidente por 398 votos a 2.
    Porém, a pressão para a manifestação popular não pode arrefecer, pois os cimalhas no congresso continuam os mesmos , com os mesmos objetivos espúrios, em última instância, a manutenção das benesses e prerrogativas, também vergonhosas, que desfrutam, até vitalícias algumas, por nós pagas.
    Alguém tem dúvida?

  5. “Se Bolsonaro tivesse juízo, cancelaria essa manifestação e procuraria melhorar o relacionamento com o Congresso e o Supremo. Não custa nada e pode representar muito. (C.N.)”
    PS. Casa de ferreiro, espeto de pau!

  6. Lamentável o rumo da NewTI.
    Artigo infeliz, para não dizer outra coisa.
    Qual o receio de uma manifestação popular?
    Quando se diz “melhora nas relações” com o congresso, significa o que? Seguir o grande conselheiro nacional Sr. Rodrigo “Botafogo” Maia e ter MAIOR ARTICULAÇÃO POLITICA? Façam-me o favor, ok?
    Um cara com uns 50.000 votos, que tem como um dos gurus, o pai, que foi um dos FDPs desses prefeitos que se teve no Rio. Tem como guru, o Gato Angorá Moreira e ainda é parceiro do dançarino e carnavalesco Alcolumbre?
    Ah, me desculpem, mas só xingando.
    Devemos nos orientar por Monica Bergamo? Miriam Leitão e Cria? ReinaldinhobAzevedo? Vera Magalhães? A Gradualissima e Capacitada Pat (meu corpo minha regra)?
    Lauro Jardim? Ancelmo? Etc etc etc?
    Ah.vá a merda.
    Foram 57.000.000 para encarar essa doutrina marxista cultural SIM! Foi para isso que foi votado. Para tirar o estado das mãos desses imundos e antihigiênicos. 600.000 PARASITAS sóno MEC, teve uma secretário que tinham uns 40 operadores de copiadora, para apenas uma máquina.
    Se fosse para manter a mesma e de sempre “Articulação Politica”, votaríamos no Água de Arroz do Alckimim ou no poste, classificado como o pior prefeito do Brasil, ou na Bla blarina.
    Recente, Zuenir ventura, idolatrado, escreveu o seguinte:
    O Ministro de Saúde está conduzindo com perfeição a crise do Corona. Mas, o seu chefe ….e tome a martelar…caceta, quem escolheu o ministro?
    Olhe, entendo agora o porque na queda de arrecacão até da NewTI.
    Será ainda não enxergaram que esse Comunista e Comuniamo não serve para nada?
    100.000.000 de mortes….porra…
    É uma praga. Chega a ser Anti Higiênico.

    Dia 15/03…É

    Sei que não interessa, porém NEWTI foi tirado dos favoritos.
    Espero que a arrecadação melhore.
    Não me agrada mais a qualidade e o conteúdo dos artigos. Tendenciosos, não são isentos e o principal, são parcias.
    A iniciativa foi louvável…no inicio.
    Mas esse viés vermelhinho nocivo está totalmente cafona, fora de moda.
    Lembrando mais uma vez: 15/03 faz parte do processo de higienização do país.
    Gosta do Veitnam? Mora lá. Gosta de Cuba e Coréia do Norte? Mora lá.

      • “Reivindicações para apoiar a liberdade de expressão; Só não para as pessoas que ele não gosta.

        Paul Joseph Watson
        PrisonPlanet.com
        3 de março de 2020.”

    • Ricardo, gostei mais do seu comentário que do artigo.
      Desconhecer que a manifestação se refere ao repúdio de membros do Legislativo e do Judiciário e que é direito consagrado em lei a livre manifestação.
      Quanto ao teor ideológico, aqui no Brasil é permitido, mas em alguns lugares a dissidência é motivo pra tiro na nuca, fuzilamento ou ser atirado no fosso para lanche de crocodilos.
      Mas o trauma é com os nossos militares, os da China, Coreia do Norte e Venezuela são bem aceitos.

      • James, muito obrigado.
        Assim como muitos que acompanham a queda do Blog, fomos forjados nas necessidades do dia a dia. Sem vitimizações ou coisa parecida.
        O povo real, do dia a dia, simplesmente cansou.
        Triste, mas é verdade.
        Estou parando de acompanhar o blog.
        Agora mesmo, se notar, temos trocentos artigos da folha e, eventualmente entra um Percival.
        É muita parcialidade.
        E mais uma vez obrigado.
        Forte abraço.
        Uma pena o Blog trilhar por esse caminho. Caminho Vermelho, e vermelho do sangue de 100.000.00 de eliminados.
        Melhor, 100.000.001, contando com o Celso Daniel

        • Já estudei o socialismo para saber como eles pensam e agem.
          Estou na trincheira e ainda vou ficar.
          Se surgir a oportunidade de puxar o tapete por alguma falácia deles não perco a oportunidade.
          Estou ciente que o dono do pedaço pode me cassar…

    • Além de tudo isso, escrevem uma enxurrada de predições, adivinhações, premonições, futurismos, visualizações e os cambaus, tudo desqualificando o presidente, seu governo e enaltecendo miríades de desgraças…. pqp!
      Ao que parece está virando uma espécie de Folha da Internet! Argh!

  7. Será que entendi? Botafogo e Batoré vão requisitar o Art. 142. É isso mesmo? E o Exército vai atender a esses dois BANDIDOS? Vai?
    Temos que ir às ruas em massa no dia 15, temos que reivindicar uma nova ordem social aqui, rasgar essa Constituição Vagabunda e refundar esse País.
    A Bolívia fez isso. Nós não podemos fazer? Será?

  8. Artigo encomendado? A TI faz terrorismo objetivando impedir o povo brasileiro de exercer o seu direito constitucional de se manifestar contra ou a favor dos poderes da república. Inacreditável!

    No mesmo evento da FIESC que o vice-presidente disse que “os mares não estão tranquilos”, também disse sobre a manifestação do dia 15 que “o presidente não fez nada de errado”. E não fez mesmo!

    Agora temos um presidente da camara golpista, que consulta com governos estrangeiros sobre parlamentarismo, busca apoio, boicota o governo, o país, o povo. Tudo contra a constituíção. Mas contra o Botafogo, conspirador, nenhum artigo desta Tribuna é merecedor.

    Artigo 142? Quem vai pedir? Botafogo? Batoré? O amigo do amigo de meu pai? Você acha que os militares irão contra a vontade popular? Você acha que os militares atenderão qualquer pedido desta corja? Esta corja não tem culhão para pedir o artigo 142!

    A manifestação é legítima, constitucional, vai acontecer. Todos os poderes da república podem ser criticados sim! O que impede?

  9. “O objetivo de Bolsonaro e Heleno é óbvio – eles pensam (?) que podem amedrontar os outros poderes e criar uma ditadura disfarçada, como Hugo Chávez conseguiu implantar na Venezuela, ao fortalecer as forças armadas e enfraquecer a sociedade civil.”

    -Não foi o Bolsonaro, foi o LULA e a sua turma que JÁ fizeram com o Brasil o que o Chaves fez na Venezuela: Cooptar o STF!
    -Não tem como se instalar uma ditadura sem que as decisões estejam “dentro da lei”, na legalidade.
    -Portanto, caro jornalista, para tal intento é IMPRESCINDÍVEL ter um Poder Judiciário Cooptado e um Supremo comprado e corrupto para dizer que as leis elaboradas pelo mandatário estejam sejam “constitucionais” ou “inconstitucionais”, de acordo com o gosto do bandido/ditador do Palácio do Governo e de costas para os anseios da população.
    -E não tem sido assim no Brasil?

    “A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na madrugada de ontem a nomeação de pessoas estreitamente ligadas ao presidente Hugo Chávez para os principais cargos do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Moral Republicano, que inclui o Ministério Público. O atual vice-presidente, Isaías Rodríguez, foi nomeado promotor-geral.

    Durante acalorado debate, que durou cerca de sete horas, a minoria oposicionista disse que a indicação de aliados do presidente para cargos-chave no Judiciário debilita a autonomia das instituições e representa uma “absoluta concentração de poder”.

    A Assembléia, dominada pela coalizão de governo Pólo Patriótico, ratificou a indicação de 13 dos 20 magistrados do Supremo Tribunal de Justiça, cujas decisões vêm dando embasamento legal às reformas políticas radicais realizadas pelo presidente.
    Boa parte dos sete membros restantes do Supremo também mantém vínculos estreitos com o governo. Os 13 juízes foram nomeados para um período de 12 anos.”

    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2212200001.htm

    • Como pode? O cara sabe até o que Bolsonaro e Heleno estão pensando? O psicanalista Roberto Shiniashiki, em uma de suas aulas mencionou o caso das pessoas que pensam naquilo que os outros pensam que eles estão pensando que as pessoas pensam! Não é sintomático isso? Então que nos digam quais serão as dezenas da Loteca, dos próximos sorteios, ou quem vai virar celebridade no BBB!
      Argh!

  10. Mas que ideia, Bolsonaro cancelar as manifestações. Já não está mais sob seu controle. A sociedade já não aguenta mais ser feita de idiota. Particularmente acho que o caminho seria as ruas sim mas não voltar pra casa, se revesar lá até os poderes caírem …

  11. A manifestacao vai dar em nada. Bolsonaretes tentam criar uma imagem de popularidade que nao existe. Bocalnaro nao conseguiu nem numero suficiente para criar o seu partideco (menos de 100 mil). Isso mostra como a populacao nao apoia o Coiso.

  12. Nenhum povo se organiza, sai às ruas para protestar sem lideranças e comando.
    Evidentemente esse movimento do dia 15 é do interesse do Bolsonaro, pensando que com isso vai encurralar o legislativo e o judiciário. Isso vai criar mais animosidade entre os poderes em prejuízo da nação.
    Um presidente corrupto prejudica o país, mas um presidente despreparado também prejudica e as vezes até mais.

  13. Caro Carlos Newton,
    Este país NÃO pertence a todos os brasileiros, o Brasil pertence aos nossos 70.000 parlamentares que custam aos cidadãos brasileiros R$ 500 bilhões ao ano, ou seja, meio trilhão de reais ao ano e aos apaniguados membros dos outros dois poderes da república: executivo e judiciário.
    Os quase 58 milhões de votos quem os recebeu no pleito eleitoral de 2018 no segundo turno foi o candidato Jair Messias Bolsonaro e NÃO o valoroso General Hamilton Mourão.
    O prezado editor da TI afirma que “As instituições no Brasil estão esculhambadas, mas a culpa não é exclusivamente do Congresso e do Supremo”, de quem mais seria a culpa então?
    O Brasil já FALIU há muito tempo, e a sua falência começou a ser desenvolvida em 1986.
    Precisa ser mudado TUDO de RUIM no Brasil, por exemplo esse PODRE sistema eleitoral que temos que permite que Rodrigo Maia seja eleito para Deputado Federal com 74.000 votos por causa do chamado QUOCIENTE ELEITORAL.
    O VOTO deve ser FACULTATIVO e NÃO OBRIGATÓRIO.
    O VOTO deve ser DISTRITAL porque a grande maioria do povo brasileiro vive nas URBES, nas municipalidades.
    No poder judiciário só pode nele INGRESSAR quem se submeter a concurso público de títulos e provas, de modo que deve ser extirpado o quinto constitucional que estabelece que 20% das vagas dos tribunais de justiça estaduais e dos tribunais regionais federais sejam alocadas para membros do Ministério Público e da OAB.
    Considerando que no poder judiciário só poderá nele ingressar quem lograr ÊXITO em concurso público, não poderá mais o chefe do executivo federal indicar quem quer que seja para os Tribunais Superiores, pois devem ser investidos aqueles que forem sufragados em eleições de que participem todos os membros do poder judiciário brasileiro e os seus mandatos com prazo de 10 anos.
    O Brasil de fato não tem futuro gastando meio trilhão de reais com os seus parlamentos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), isso não tem o menor sentido, é a consagração do ABSURDO.

  14. Ando meio confuso, confesso, com alguns comentários postados acima.

    Se tanto falam e comentam sobre democracia, então a TI está sendo “vermelha” demais?
    O blogueiro, certos artigos, crônicas, desgostam por que não são identificados como contrários à esquerda?
    A TI deve se manter como?
    Amplamente favorável a Bolsonaro, independente dos problemas e erros de sua administração?

    Opinar sobre a manifestação do dia 15 e concluir que, se for um sucesso, fortalecerá Bolsonaro mas, se for um fiasco, o presidente estará em maus lençóis ou coisa que o valha, é torcer contra o Planalto?!

    Vejo que alguns colegas estão se deixando levar pela radicalização política e pela maldita ideologia!
    Justamente o que difere a TI dos demais blogs nacionais é a sua diversificação política, religiosa, social … que permite os assuntos mais diversos serem postados!

    Mais:
    NÃO EXISTE OUTRO ESPAÇO MAIS DEMOCRÁTICO DO QUE ESTE ESTE, que, ainda por cima, coloca diariamente vários temas para discussão, debates, diálogos, troca de ideias, até mesmo um que outro quiprocó entre seus participantes.
    E alguns estão insatisfeitos com essa linha editorial da TI?!

    Gostariam que fosse como alguns blogs favoráveis amplamente à esquerda, ao PT, e este espaço se transformasse em fortaleza contra essa tendência política, ideologia … que mais?
    Contrária também ao budismo, judaísmo, islamismo, as neopentecostais, religiões politeístas … e fosse exclusivamente católica??!!
    Ou só para torcedores do Flamengo?
    Ou somente para cariocas?
    Ou somente para quem tiver diploma de curso superior?

    Mas que falta de legítimo senso democrático e contrariedade à liberdade de expressão, credo!

    Lamento, profundamente, que tenhamos atingido este patamar de intolerância, de maniqueísmo político, isto é, a esquerda é o que tem de pior e, a direita, o melhor dos mundos, mesmo sabendo todos nós que ambas deixam a desejar!

    Enfim, me solidarizo com a pluralidade, sequer com o Mediador, que não precisa nada de mim.
    Quero o blog como é há 10 anos, que nele registro minhas ideias, pensamentos, conceitos, opiniões, palpites, minhas crenças e convicções.
    Agora, a partir do momento que eu perceber que segue determinada linha política, social, religiosa … pulo fora.

    Aliás, o comentário acima, do Ricardo, serve como exemplo absoluto do quero dizer:
    Se a TI se transformar em poleiro desta ou daquela tendência política e ideológica perderá a sua essência, o seu objetivo, a razão de existir.
    Pior:
    Terá a minha ausência (já imaginaram o blog onde um velho, aposentado como taxista, apenas com o Ensino Médio e finalizado quando tinha 60 anos, pertencente à plebe ignara, à ralé da sociedade, o cara sem eira e nem beira, imortal porque não tem onde cair morto – pois até esse estrupício deixar a TI)??!!

    Pois sugiro ao Mediador que, hoje ainda, se possível, que poste um artigo sobre Marx e do seu opositor, Adam Smith;
    Depois, uma postagem sobre o monoteísmo e o politeísmo;
    Em outras palavras:
    Que Carlos Newton diversifique a TI no dia de hoje, conforme temas os mais polêmicos que entenda quais seriam estes, de modo que continuemos escrevendo sobre as diversidades de pensamentos, posições, argumentos, filosofias, crenças, que é o atrativo deste espaço.

    Os chatos, ranhentos, rançosos, que se negam a ver a existência diferente em cada um de nós, que procurem lugar para suas tranquilidades políticas.
    Ou podem continuar nos dando a honra de suas presenças e posições, desde que aceitem as dos outros colegas, evidentemente.

    Jamais eu pensaria ler textos tão descabidos e fora de propósito, sinceramente.

    Bom, por isso mesmo que a TI é incomparável!

  15. O BLOG QUE DEVERIA SER UM ESPAÇO DE DEBATE QUALIFICADO VIROU UM ESPAÇO DE BAIXO NÍVEL TIRANDO AS EXCESSÕES DE PRAXE.COMO CONSTRUIR UMA NAÇÃO MELHOR,FICA DIFÍCIL.

  16. Eu não duvido que as agressões vão muito além de xingamentos… Acha que gente em grupo (manada) com mente tão fechada, sabe discutir civilizadamente? Exemplo temos como na rivalidade entre torcidas rivais. E esse pessoal, como vimos em noticiários e vídeos diversos, vai pra cima.
    Enfim, melhor estar preparado. O direito meu de ir e vir e manifestar silenciosamente sem tentar frustar ato alheio (que deve estar devidamente comunicado às autoridades) também é garantido.

  17. CN, meu caro, por favor me esclareça onde você leu no art. 142 da CF/88 que presidentes do Congresso e do Supremo têm direito de invocá-lo?

    Repetindo:

    “Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”

    “Qualquer destes” são os acima citados. Não vi no dispositivo menção aos presidentes dos poderes legislativo e judiciário.

    Por favor, esclareça-me.
    Um abraço.

    • O Presidente da República pratica ato como (único) chefe do Executivo e do Estado da União e as Forças Armadas estão a ele subordinadas pois são forças para defesa da Pátria e à garantia dos outros (dois) Poder (colegiado), que podem, por iniciativa desses, (à defesa) da lei e da ordem.

    • Oigres Martinelli … ando fazendo alguns comentários procurando, como um dos últimos dos históricos do MDB, mostrar o sentimento que nos movia na REDEMOCRATIZAÇÃO … sob a liderança maior do herói Ulysses.

      O que tenho dito é que há um desconhecimento generalizado da CIDADÃ … coisa inconcebível; pois parte das mídias … que informam incorretamente … ainda se pensa como se fosse a de 1946, né???

      Na realidade, como já comentei … é o Ministério Público que tem competência para defender a DEMOCRACIA!!!

      Não são deputados e senadores que têm obrigação de defender o Estado Democrático … pode acontecer do eleitorado encher o Congresso de autoritaristas … e também pode ser eleito um Presidente autoritarista … … … porém, é o Procurador Geral da República quem deveria chamar a atenção nos casos em que Bolsonaro e Heleno façam declarações esquisitas.

      O Procurador Geral da República deve ser autenticamente constitucional … e renunciar, se não estiver a fim de cumprir o que a CIDADÃ dia que cabe a ele e só a ele.

      Abraço.

  18. Seria por iniciativa de qualquer destes poderes? Há controvérsias…

    Poderes constitucionais são objeto, substantivos, não sujeitos, pessoas – não me refiro à questão de análise sintática, mas à essência.

    Os presidentes, sim, esses são pessoas que representam tais poderes.

    Logo, quem pode ter “iniciativa” são pessoas, os presidentes, por exemplo – jamais os poderes!

    Já as “Forças Armadas”, como constante do texto, são compostas por órgãos, aliás, explicitados no próprio dispositivo. Assim, faz sentido iniciar ações para garantir a lei, a ordem, bem como os poderes constitucionais.

    Mas os próprios “poderes constitucionais” – inda mais com minúsculas, como consta do texto constitucional – me parecem muito abstratos para poderem ter iniciativa de algo, na ausência de menção aos seus chefes.

    Para reflexão.

  19. Caro CN … meus sinceros parabéns por ter aberto nas mídias a discussão sobre a CIDADÃ, abração.

    Porém, o senhor insiste com “chefe do governo” – não existe isso em Pindorama … con-FERIR:

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    VII – transferência temporária da sede do Governo Federal;

  20. “Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. E quanto todos os poderes , inclusive as tais forças armadas, se encontram desmoralizados perante a pátria e a população, a quem recorrer ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *