Se Bolsonaro e Heleno não tiverem juízo, o vice Mourão acaba assumindo o poder

Resultado de imagem para bolsonaro e heleno

Bolsonaro e Heleno se tornaram uma ameaça à democracia

Carlos Newton

As emendas parlamentares são uma tradição no Congresso e representam a única forma de o deputado ou senador conseguir recursos para alguma obra em sua base eleitoral, geralmente ponte ou viaduto, asfaltamento de estrada vicinal, saneamento básico, ampliação de hospital, coisas assim, realmente necessárias.

O problema é que antigamente o parlamentar aprovava emenda ao Orçamento, mas o governo acabava só liberando as obras dos políticos da base aliada.

EMENDAS OBRIGATÓRIAS – Em 2016, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição que tornou obrigatórias as emendas individuais. Ou seja, o governo não poderia mais esquecer as verbas da oposição e liberar apenas as emendas da situação. Tratava-se de um avanço democrático, na minha opinião.

Mas acontece que você dá a mão e o político fica querendo o braço, como se dizia antigamente. E agora, no governo Bolsonaro, o Congresso aprovou também a obrigatoriedade das emendas coletivas dos parlamentares (de bancadas), assim como das emendas de comissão e do relator do Orçamento.

Se o governo tivesse se preocupado em criar uma base sólida e manter o Congresso como aliado, nada disso teria acontecido. Mas Bolsonaro se julga o máximo, sempre tratou o Congresso como adversário, e os parlamentares aprovaram a nova emenda com três quintos dos votos, coisa difícil de se conseguir.

HOUVE O VETO – Bolsonaro vetou, é claro, porque, os quatro tipo de emendas orçamentarias possíveis – coletivas, individuais, de comissão e do relator – passariam a ser impositivas, ainda que limitadas a um teto, dificultando o manejo dos verbas e diminuindo o poder do Executivo.

Ao anunciar o veto, porém, o governo propôs ao Congresso um acordo para cumprimento parcial das emendas, que foi aceito, mas depois voltou atrás. E os parlamentares, que já estão cheios das maluquices de Bolsonaro & Cia., pretendem derrubar o veto, por considerar que acordos devem ser cumpridos – “pacta sunt servanta”, como dizem os juristas. E a discussão começa hoje, em sessão especial do Congresso.

ATAQUE AO CONGRESSO – Bolsonaro e Guedes não querem cumprir o acordo e o Planalto decidiu abrir uma campanha de desmoralização do Congresso, com o Supremo entrando de carona. É claro que isso não vai dar certo.

Com apoio irrestrito do general Augusto Heleno, que vem demonstrando invulgar vocação para autoritarismo, e de outros militares que agem como áulicos, Bolsonaro está comprando uma guerra contra o Congresso da qual jamais será vencedor, mesmo que o povo saia massivamente às ruas no dia 15.

Bolsonaro somente derrotará o Congresso (que é apoiado pelo Supremo), se der um golpe de Estado. Mas os militares estão divididos e os legalistas, que exigem o cumprimento da Constituição, têm ampla maioria, não querem saber de nova “revolução”.

###
P.S.
Em tradução simultânea, se Bolsonaro e Heleno continuarem costeando o alambrado da democracia, como dizia Leonel Brizola, o resultado é que o poder cairá no colo do vice-presidente Hamilton Mourão, que com toda certeza saberá conduzir um governo de união nacional, como Itamar Franco mostrou que é possível fazer. E que assim seja. (C.N.)

37 thoughts on “Se Bolsonaro e Heleno não tiverem juízo, o vice Mourão acaba assumindo o poder

    • “O problema é que antigamente o parlamentar aprovava emenda ao Orçamento, mas o governo acabava só liberando as obras dos políticos da base aliada.”

      -Antigamente, meu caro jornalista. Hoje não é desculpa.

  1. Prezado Sr. Marcelo, o Sr. Carlos Newton não está ficando louco. Aliás, louco somos nós que queremos defender nas rua no dia 15 de Março uma democracia que não existe. Existe sim pros sacanas dos políticos, pra nós o povo, é chicote no lombo!!
    Que democracia é essa que vamos defender?
    Sabe quanto custa essa democracia fake? Pois vou-lhe dizer, custa a fome e a desesperança de todo o povo brasileiro.
    Esse é o custo.
    Se o Mourão assumir e meterem em cana os que nos assaltam diuturnamente, tô dentro.
    Tá difícil bancar esta doença toda, só pra bradar-mos como idiotas que vivemos numa democracia.
    Se tivessem muitos com o juízo e a clareza do Sr. Carlos Newton, o país seria outro.
    P.S. Claro que o boquirroto estaria fora da cadeira presidencial, pois jamais a mereceu. Apesar de ter votado nele.
    Me despeço cordialmente.

  2. Muito obrigado digno Carlos Newton,por aprofundar essa matéria com detalhes e riqueza di informações..

    Pois,essa semana que passou-se,bati nessa tecla,mas os comentaristas/colaboradores fiéis ao Bolsonarismos fizeram cara feia e saíram pela tangente tipo: coisa di comunista, falso democrata,vem com agressões pessoais,termos usados pelo comentarista/colaborador é o que mais oprime,e se VITIMIZAR.
    Sobrou até por Fernando Gabeira..

    A celeuma se deu,por conta dos vídeos do dia 15,onde Bolsonaro convoca os fiéis ir às ruas contra a igreja do congresso…

    Até usei a expressão promessa di compra e venda,e loteamentos di cargos e emendas,que não foram cumpridas pelo planalto.

    Agora o congresso,Maia,Alcolumbre,veio resgatar a promissória..

    Parabéns CN,pelo lúcido comentário…

  3. CN,
    Não existe esta possibilidade.
    Você não viu o vídeo de ontem, do General Mourão?
    Acha que é mero acaso ou coincidente com a situação?
    Como sempre digo:
    Não sou porta-voz de ninguém.
    Mas, a realidade é que há união.

  4. O diabo são as segundas e reais intenções ditatoriais dos bolsonarianos, ainda mantidas na escuridão, mas esse congresso, infelizmente, tb não é flor que se cheire, se merecem, não representam a democracia de verdade coisa nenhuma, nunca representaram. O diabo é que o que colocar no lugar da legião de bandidos sediados em Brasília.

  5. Falta a Bolsonaro e Heleno o Projeto de Revolução, ou seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, palpável, no qual a população consiga ver com os próprios olhos a mudanças benéficas a serem geradas pela execução do mesmo. Fora disso, vade retro Sataná$, até porque a bosta quanto mais mexe mais fede.

  6. Bolsonaro e Guedes não querem cumprir o acordo e o Planalto decidiu abrir uma campanha de desmoralização do Congresso, com o Supremo entrando de carona. É claro que isso não vai dar certo.

    CN … Dona Dilma não conseguiu cumprir o acordo que Temer fez com o Congresso (com autorização dela) que viabilizava o Governo PT-MDB, né???

    Sds.

  7. Bolsonaro somente derrotará o Congresso (que é apoiado pelo Supremo), se der um golpe de Estado. Mas os militares estão divididos e os legalistas, que exigem o cumprimento da Constituição, têm ampla maioria, não querem saber de nova “revolução”.

    Isso merece comentários, certo???

    CN, sds.

      • Marcos, meu caro … vou te dar a opinião de um dos últimos históricos do MDB … vou mostrar o sentimento que a maioria do MDB tinha em 1988.

        A CIDADÃ tem muitos elementos constitucionais inéditos em outras Constituições de Pindorama.

        Para se considerar golpe … é só em caso de crise, né???

        Os elementos constitucionais bem claros estão lá:
        1 – Garantia da Lei e Ordem, por parte das FFAA;
        2 – Estado de Defesa; e
        3 – Estado de Sítio.

        Porém, não se encerra por aí kkk KKK kkk

        A CIDADÃ não acabou com o Comando Supremo da Revolução … pois não houve outra Revolução que terminasse com a Revolução das Mulheres com Terço nas Mãos, de 19/03/1964, seguida pelo Movimento Militar dos Generais Guedes e Mourão.

        E não terminou para tal Comando poder ser reativado em casos de extrema crise que colocasse brasileiros matando brasileiros!!!

        Porém, o Comando só pode ser reativado pelo Ministério Público, que indicaria um Ditador, conforme o Senado Romano fazia em épocas de crise.

        Abs.

        • Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

          É mais que claro que cabe ao MP a defesa da Democracia … não é função das FFAA, né???
          portanto, não há como haver golpe com apoio das FFAA … a não ser que ela apoie o MP!!!

        • Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

          II – zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;
          … … …
          A CIDADÃ não restringe … o MP promove as medidas necessárias – não diz quais são, né??? então, o MP pode tudo na defesa da Democracia, certo???

          Você notou o zelar aí de novo???

          • Porém, meu caro perguntador kkk KKK kkk a crise é pro causa de 30 bi num Orçamento de Trilhões kkk KKK kkk

            Há outros meios de Heleno e Bolsonaro conseguirem mais verba … é só cumprir o que os históricos do MDB promulgaram:
            1 – Art. 26. No prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de Comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro.
            § 1º A Comissão terá a força legal de Comissão parlamentar de inquérito para os fins de requisição e convocação, e atuará com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
            § 2º Apurada irregularidade, o Congresso Nacional proporá ao Poder Executivo a declaração de nulidade do ato e encaminhará o processo ao Ministério Público Federal, que formalizará, no prazo de sessenta dias, a ação cabível.

            Até hoje nenhum Presidente cumpriu a Constituição, né???

  8. Com toda ruindade do legislativo, do judiciário e do executivo, fico do lado do legislativo e judiciário.
    O legislativo e o judiciário tem jeito de melhorar, já o executivo com um presidente que tem apego a ditaduras, não vejo jeito de melhorar
    Com relação ao general Mourão, tem qualidades para exercer o cargo de presidente: é equilibrado, tem cultura, é educado, tem boa noção dos.problemas nacionais, não é racista e não agride as minorias.

    • Sr. Nélio,Subscrevo seu escrito,digo mais, irmãozinho Mourão,desde do início do governo,mostrou se afável, não fugiu da raia ao encarar a imprensa sempre com argumentos,nunca perguntou pela Mãe di alguém,ou pela “nossas cunhadas”,é afeito ao diálogo até com
      a oposição, é respeitado dentro e fora da caserna.

      Que me agrada,tem o viés Nacionalista.

  9. Me parece que a manifestação não é contra as instituições e sim contra os velhacos que estão la dentro.
    Entonces não devemos atacar os velhacos pra não atingir as instituições?
    Os velhacos agradecem penhoradamente.
    Os velhacos trabalham pra derrubar o Bolsonaro mas Bolsonaro não pode contra atacar os velhacos.

  10. Excelente artigo.
    Caro Carlos Newton, grato por nos oferecer matérias de altíssimo nível.
    Mas entrando no assunto abordado. Quê democracia??? Estou querendo “patentear” um novo nome, nomeando a democracia brasileira como DEMOFAKE, pois teumos uma democracia fake.
    Quanto aos protestos de 15/03, não terá tanto público como os movimentos LGBT, pois tenho absoluta certeza que não serão puxados pela Anita e Preta Gil.
    Se o povo brasileiro não está se preocupando nem com o corona vírus (vide grande quantidade de gente nos blocos de carnaval), imagina se vão se preocupar com o que está acontecendo lá em Brasília??? kkkkkk (triste realidade, pois somos um povo apolitizado).
    Na verdade o Rodrigo Maia nem deveria estar a frente da câmara dos deputados, pois pelo que é noticiado, parece que ele figura na lista do Marcelo. Torço para que o Rodrigo volte para seu país de origem (Chile) e que entre em seu lugar um presidente da câmara um pouco mais comprometido (se é que tenha algum).
    Nosso stf parece que também está temendo os protestos do dia 15. Esses ministros sim deveriam temer mesmo, pois não oferece nenhum orgulho algum a nós, brasileiros (salvos alguns que lá estão).
    E vamos nós continuando aqui com nossa DEMOFAKE e torcendo para que a Marinha do Brasil tenha sucesso na busca do pescador desaparecido no mar aqui pelas bandas do Farol de São Tomé (próximo a Campos dos Goytacazes-RJ) desde domingo (01/03).

  11. Bom dia , leitores (as):

    Senhores Carlos Newton e Marcelo Copelli , gostaria que nos explicasse como funciona a ” FAÇANHA ou MILAGRE ” de desmoralizar quem já ” É ou ESTA ” desmoralizado , como é o caso dos juízes do ” SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e os membros do CONGRESSO NACIONAL .

  12. Bom dia , leitores (as):

    Senhores Carlos Newton e Marcelo Copelli , eis uma das ” PÉROLAS ” pelos ministros/juízes do STF , ” Lula recebe o título de cidadão honorário de Paris ” , o senhor ainda fala em desmoraliza-los , quando eles mesmos já o fizeram , com toda a pompa e presunção .

  13. Conclusão do artigo e comentários:

    Todas as manifestações são coerentes.temos argumentos para tudo. ok

    Mas e que fazer então??

    Se correr o bico pega, se ficar o bicho come, se não fizer nada o ambiente apodrece, o passado não é bom, o presente é muito dificl, o futuro parace horroroso e aí?

    Não se pode mexer com judiciario e congresso porque sao “pilares da democracia”

    Nao se pode mexer com Bolsonaro porque foi eleito com 60 milhões

    Não se pode mexer com Lula porque é o queridinho do mundo vermelho

    Nao se pode mexer com militares, por que eles são imexíveis só eles determinam o que querem fazer e temo medo de que possam fazer se se mexerem

    Não se pode mexer com policias porque se não tocam fogo no circo e ainda saem de vitimas

    Não se pode destravar o pais via obras publicas porque os equipamentos rodoviários são exclusivos da empreiteira Gomes

    Nao se pode por o povo na rua, porque é anti democrático

    Nao se pode deixar tudo de lado e gozar a aposentadoria porque os funcionários e meio Brasil pediram aposentadoria juntos e agora ninguém mais se aposenta

    Não se pode nem cometer suicídio porque o preço do funeral está pela hora da morte

    Não da pra fugir para os Eua que o Trump manda de volta, na França vamos encontrar todo aquele povo maravilhoso, na Itália estão todos doentes

    O que fazer???

  14. O governo de Itamar Franco não foi tão de união nacional assim, pois o PT, por vontade própria, se excluiu dele. Obviamente fará o mesmo com Mourão, Maia, ou qualquer um que não seja um filiado. O PT só aceita fazer parte do governo como cabeça. E qualquer outro governo será apenas outro “regime fascista”, a não ser que seja chefiado por Lula ou um avatar por ele aprovado. Mesmo um presidente Ciro será candidato a Duce de plantão, se não seguir à risca a cartilha ditada pelo PT e seus associados.

  15. Bolsonaro e Heleno se tornaram uma ameaça à democracia?
    Pelo que me consta, nenhum dos 2 são comunistas e nem são simpáticos à causa de grupos terroristas do naipe do Estado Islâmico, do Al-Qaeda, do Hamas do Hezbollah etc.

    Repito: A maior ameaça ao Mundo é o SOCIALISMO e o ISLAMISMO.
    Suas ações são devastadoras.
    Seu modus operandi contra nações e pessoas inocentes é de uma crueldade inimaginável.
    No comunismo, tiranos e ditadores do naipe de Lenin, Stalin, Mao Tsé- Tung, Pol Pot, Fidel Castro e outros, causaram a morte de 100 milhões de seres humanos. Mataram seu próprio povo e em tempos de paz.
    Basta dizer que, se estima que o Mao Tsé- Tung (ídolo do intelectual Paul Sartre) matou 40 milhões de pessoas, a mesma quantidade ceifada por Gengis Khan.
    Membros do Estado islâmico decapitam pessoas inocentes (jornalistas, por exemplo) ou não, em praças públicas.
    Milhares de cristãos foram mortos pelo regime comunista e pelo Estado islâmico. Quer saber a veracidade da minha afirmação? Pesquise aqui mesmo, na própria Internet, e ainda existem Livros e Bibliotecas por aí.
    Quem se informa um pouquinho através de alguns Livros ou até aqui na NET, sabe por qual motivo esses grupos ideológicos que são totalitários, cruéis, desumanos e perversos mataram tantos cristãos.

    Os líderes de regimes totalitários (admirados por muitos intelectuais ocidentais) são impiedosos.
    Em pleno século XX e entrando no século XXI, eles agiram e agem como se ainda estivéssemos em tempos bárbaros, uma época ainda não civilizada tal e qual esses séculos citados.
    Em que época se matou pessoas em praças públicas e com plateias?

    Quem tem maior afinidade com grupos terroristas são os esquerdistas.
    Em discurso na ONU a Dilma pede para o Mundo negociar com o Estado Islâmico, como se Grupos terroristas existissem para negociar. Eles preferem chantagear e se negociarem acordos de paz, não cumprem.
    Desde sempre foram fechados alguns acordos de Paz entre Israel e a Palestina, nunca foram aceitos ou cumpridos por parte dos Grupos que governam, dominam e controlam a Palestina. Cedam uma perna ao Hamas, ele só aceita as 2.

    Alguém acredita mesmo nesse acordo que os EUA fez com o Talibã? O Regime do Talibã vai se aquietar e praticar a PAZ para sempre?

    Em um vídeo legendado para a TV Al Jazeera, a senadora petista exalta o apoio de Lula à Palestina e outros países árabes.
    Senadora Gleisi Hoffmann pede ajuda ao mundo árabe para libertar Lula da prisão.
    Pergunto: Alguém acha que esse apoio pedido por Gleisi Hoffmann (comunista) seria apoio diplomático?

    O ato terrorista contra os EUA em 2001 foi aplaudido no Oriente Médio, vimos pela TV pessoas comemorando nas ruas.
    Não causa espanto ver o povo do Oriente Médio, região onde só existe Israel como país democrático, aplaudir atos de terrorismo contra os EUA.
    Causa espanto (todo comunista é antiamericano), é ver os comunistas tupiniquins se silenciarem a respeito de atos terroristas como os de 2001 contra os EUA e o de 2015 contra o jornal francês “Charlie Hebdo”.

    Quando um esquerdista brasileiro fala a respeito de atos terroristas contra pessoas de nações democratas e livres, ele finge ser a favor da democracia, dos direitos humanos e contra atos terroristas que ceifam vidas. Hum, acredite você, eu não.
    O esquerdista, tentando usar da sua inteligência, muitos com inteligência limitada, tentam escrever ou dizer algo nas entrelinhas. Também tem aquela coisa de primeiro vir a narrativa condenando o ato terrorista, mas note, depois vem o “MAS” , onde tenta descrever o país atingido como o vilão da história e quem praticou o ato terrorista como a vítima.
    E muitos deles ironizam o país atingido por atos terroristas com chavões, já desgastado pelo tempo. tipo:
    Quem semeia vento colhe tempestade
    A gente colhe o que planta
    Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
    Violência gera violência.

    Se realmente a presença do Bolsonaro e Heleno fossem uma ameaça à essa nação imaginem pessoas do quilate de um Boulos, Freixo, Stédile, Glauber Braga, Zeca Dirceu e outros ultra radicais da Extremíssima Esquerda estivessem comandando nosso país.

    Quem estaria mais apto a ser simpático à causa e até apoiar as ações terroristas praticadas por grupos do naipe do Estado Islâmico, do Al-Qaeda, do Hamas do Hezbollah Bolsonaro e Heleno ou os radicais da Extrema Esquerda?

  16. Carlos Newton, excelente artigo. Obrigou os leitores a pensar.

    Devido aos comentários anteriores, ficarei apenas em dois pontos, inicialmente, quando registras que “Em 2016, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição que tornou obrigatórias as emendas individuais” e, depois, quando escreves “E agora, no governo Bolsonaro, o Congresso aprovou também a obrigatoriedade das emendas coletivas dos parlamentares (de bancadas), assim como das emendas de comissão e do relator do Orçamento.”

    Lembro que, nenhum presidente no passado enfrentou essa situação e que ela pode, considerando o conhecido padrão de honestidade dos políticos, tornar inviável qualquer governo.

    Com relação ao uso desmedido da palavra da moda, ou seja, “democracia”, sou de opinião que ela está morta em um Estado no qual existe foro privilegiado e ladrões do dinheiro impunes devido a muitos componentes de uma corte superior de justiça terem sido nomeados pelos larápios.

    Vamos orar pela defunta.

  17. Qual a nação que praticou maior holocausto,o maior genocídio com armas nucleares que ninguém conhecia ??

    A superioridade no campo científico é desproporcional em relação aos Palestinos Árabes…

    Só lhe resta,fazer guerrilha, aliás apreenderam Moshe Dayane e Cia,quando era colônia Britânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *