Se Marx e Engels estivessem vivos, estariam nos ensinando democracia

Resultado de imagem para marx charges

Charge da Débora Vaz (Arquivo Google)

Carlos Newton

Recentemente, publiquei um texto aqui na “Tribuna da Internet” dizendo que não me importo que comentaristas troquem ofensas, ao invés de trocar opiniões. Realmente não dou a menor importância e estou cansado dessas querelas, que parecem arroubos infantis, não levam a nada, rigorosamente nada.  O único resultado dessas disputas imaturas é que sempre acabam expondo ao ridículo os contendores. É por isso, aliás, que não me preocupo com tais discussões.

ESPAÇO ABERTO – O que eu penso está sempre exposto com clareza no artigo diário e nas notas da redação. O resto é um imenso espaço aberto às opiniões alheias. Podem me esculhambar à vontade, porque não dou a mínima.

Como cultor de algumas colocações de Karl Marx e Friedrich Engels, dedico-me ao prazeroso esporte do amor à democracia, à liberdade de imprensa e à troca de ideias. Este é o objetivo do Blog.

Como se sabe, a contra-informação difundiu que Marx e Engels seriam defensores de ditaduras, mas esta tese não existe na doutrina deles, que não é perfeita e precisa ser adaptada aos dias de hoje, pois os dois pensadores viveram na época da exploração do homem pelo homem, quando não havia direitos trabalhistas e sociais.

EXEMPLO DE ENGELS – Tenho especial admiração por Engels, e função de seu despreendimento. Era de uma família rica, dona de uma das primeiras multinacionais da História, com indústrias na Alemanha e na Inglaterra. Enviado pelo pai para dirigir a fiação inglesa em Manchester, o jovem Engels ficou chocado com a pobreza dos operários e aliou-se a Marx.

Sem a menor dúvida, Marx e Engels são benfeitores da Humanidade, pois forçaram a humanização do capitalismo. No entanto, 170 anos depois do Manifesto Comunista, a defesa que fizeram dos trabalhadores até hoje não foi superada, apenas precisa de adaptações.

Bem, estou divagando, como sempre. E logo aparecerá quem me chamará de esquerdopata, radical e autoritário, sem perceber que este espaço da “Tribuna da Internet” não tem ideologia, é livre, porque eu aceito outras opiniões, sei que muitas vezes estou errado, preciso apreender com os outros.

FALTA DE DIÁLOGO – Neste contexto do Blog, uma das realidades que mais me despertam interesse é a falta de diálogo. Aqui na TI muitos participantes não entendem o que significa respeitar outras opiniões, é impressionante.

Brigam, trocam ofensas, dizem palavrões, trata-se de um fenômeno social interessante, a ser analisado por psicanalistas. Pessoalmente, eu não me incomodo, é bom repetir. Aprendi com meu colega e amigo Paulo Francis, com quem trabalhei na Ultima Hora (quando fui para O Pasquim, ele já não estava mais), que a gente não deve dar importância nem mesmo ao que escreve, porque mais adiante pode trocar de opinião.

O fato concreto, que Francis não me ensinou, é o seguinte: quem escreve precisa ter o cuidado de não fazer alguma bobagem, porque isso servirá de munição a seus desafetos pelo resto da vida. E não adianta espernear. O ideal é tentar fazer sempre a coisa certa, apenas isso.

###
P.S.
É claro que na vida tudo tem limite, até mesmo a minha paixão marxista pela democracia. Por isso, 
a pedido de amigos que se preocupam com o futuro do Blog, vou encontrar um tempo extra para vistoriar os comentários e eliminar as ofensas.  Acho ridículos os xingamentos, sei que há pessoas que não temem o ridículo. Pessoalmente, eu não me importo, mesmo. E vida que segue, como dizia nosso amigo João Saldanha, que também sabia distinguir por que não se deve desprezar o marxismo neste mundo de meu Deus. (C.N.)

69 thoughts on “Se Marx e Engels estivessem vivos, estariam nos ensinando democracia

  1. Karl Marx não poderia ser admirado por suas virtudes morais, visto que além de viver parasiticamente às custas de seu amigo Engels, suas ideias grosseiramente equivocadas acerca do mundo produtivo incutiram apenas o ódio, a partir de meros devaneios filosóficos que limitam a história de humanidade a um eterno conflito de classes, na qual ele vislumbrava ocupar uma pretensiosa posição representativa junto à classe trabalhadora, contudo, o mais próximo que Karl Marx conseguiu chegar à classe operária foi quando engravidou a empregada de seu hospedeiro Engels. Faltou também mencionar que Karl Marx aliou-se a rituais satanistas, no intuito de dar vazão ao seu ódio anticristão, o que não deixa de ser um comportamento esquizofrênico de uma mente perturbada que oscila entre pensamentos contraditórios, considerando que ele mesmo dissera certa vez: “A união com Cristo dá exaltação interior, consolo no sofrimento, a garantia de calma, e um coração que está aberto para o amor da humanidade, tudo o que é nobre, tudo o que é grande, não por ambição, não por um desejo de fama, mas só por causa de Cristo”.

  2. Marx no que pese a distorção temporal, foi um grande pensador, dando relevante contribuição à ciência pelo desenvolvimento do método dialético de análise histórica. Como todo homem ; tinha grandes defeitos. A doutrina marxista criada por seus seguidores, muitos inclusive sem terem lido seus escritos é que, a meu ver, toldaram o sentido democrático de sua frase lapidar: trabalhadores de todo o mundo unam-se.

  3. Desculpe, mas é tão simples:
    Ler o artigo, comentar SOBRE o artigo e acaso discorde do comentarista, faça-o de maneira educada. Neste última sugestão ,penso que quem ,assim ,não o faz escreve para si mesmo e cai no ostracismo.
    Mas é importante separar o joio e verificar quem são os precursores de ofensas e eliminá_los, DE VEZ!

    Saudações!

    • Grato pela força, amigo Ricardo Lima. O mais grave é quando os comentaristas passam a se patrulhar, propositadamente, retrucando qualquer postagem do pseudo inimigo, mesmo que não seja ofensiva. Aí entramos no caminho da Patologia Médica.

      Como o blog tem comentários demais, às vezes não tenho tempo para lê-los, só posso deletá-los a posteriori. E antes que eu o faça, já começaram as brigas e palavrões, e aí eu deixo rolar, não me importo, mesmo.

      Abs.

      CN

  4. Prezado CN. De fato alguns comentaristas abaixaram o nivel alem do tolerável. Penso que um dos casos possa estar ocorrendo por desequilibrio na saude fisica da pessoa. Mas do jeito que está vou procurar não mais acessar os comentários.

        • Alemanha que matou era social-nazista e a Itália, que matou quase nada, mas matou, era social-fascista, que foi adotado por Getúlio, Perón e no México pelo PRI. Essas duas correntes mais a social -comunista, que matou milhões, compõe o socialismo, um produto do marxismo.

        • Só se antes você citar um exemplo de país verdadeiramente comunista que já tenha existido. “Civilização? Sei bem o que é isso. Tenho certeza de que, se algum dia encontrar uma, saberei reconhecer” – dizia o grande pensador Lord Kenneth Clark. O mesmo raciocínio serve para comunismo. Se um dia encontrar um país comunista, saberei reconhecer.

          Abs.

          CN

          • Bom,
            primeiramente parece que o Sr. Carlos Newton não conhece o besteirol de Marx.
            Fica óbvio porque é de Marx a proposta de DITADURA do PROLETARIADO como pretensão de Socialismo “científico”. Portanto, Marx ou Engels nada tinham a ver com a tal Democracia.

            Marx jamais propôs a implantação do fantasioso Comunismo. Sim, pois que Marx dizia que este se daria naturalmente depois que o tal Socialismo “científico” enquanto Ditadura do Proletariado fizesse surgir a ABUNDÂNCIA PLENA.

            Como sempre Marx se contradiz, já que admitia que o “capitalismo” era o gerador de riqueza.
            Ademais a idéia de Ditadura do Proletariado faria do ESTAMENTO ESTATAL uma hierarquia de “capitalistas” ue tomariam para si a tal “MAIS VALIA” que Marx afirmava ser do direito dos trabalhadores braçais.

            O besteirol marxista é tão primário que Marx se viu obrigado a contradições e, SEM PEJO, afirmar exceções a sua regra estúpida.

            Teve que ser curvar e reconsiderar que o valor não estava na quantidade de tempo dispendido na produção e aí inventou um “TEMPO SOCIALMENTENECESSÁRIO”. Ou seja, averia um PADRÃO para o tempo de produção de cada bem ou serviço. E aí a bela pergunta: QUEM ARBITRARIA ESSE “tempo socialmente necessário”?

            O pior é que qual seria o critério para infinitos modelos de bens e serviços criados dinâmicamente numa sociedade?

            Marx nunca explicou coisa alguma de seu besteirol DESCONEXO. Apenas inventou uma PROPAGANDA MORALÓIDE para seduzir pessoas inconformadas com consigo e que então adotam ideologias retensamente salvadoras para assim sentirem-se “SALVADORES da HUMANIDADE” …daí se fanatizam obrigando-se a acreditarem em amontoados de afirmações desconexas e estapafúrdias sem fundamento algum além de seus interesses psicológicos.
            Karl Marx ou Engels nao possuem fundamento algum em suas afirmações completamente levianas.

            O tal Comunismo é uma impossibilidade e como tal uma mera promessa para um FUTURO SEM DATA e INCERTO. Com essa profecia os políticos conseguem empulhar tolos e mpor um ESTADO TOTALITÁRIO onde os donos do Poder vivem na riqueza obtida pela FORÇA e não pelo trabalho.
            Esse é o exemplo de TODOS os países Socialistas que, conforme defendido por Marx, só através do Socialismo chegariam ao profetizado Comunismo após a abundância absoluta e a transformação do er humano em SANTO sem ambição.

            Nitidamente um EMBUSTE CONSCIENTE. Marx era um político não afeito ao trabalho que se dedicou a elaborar meras FOFOCAS. Assim inventando inimigos para aliciar amigos a fim de colocar-se no Poder.

            Sim Marx ambicionava o Poder como qualquer estelionatário ambiciona viver às custas alheias.

      • Caro CN,
        O legado do marxismo e do capitalismo não são nada de se orgulhar mesmo, então não é hora dos pensadores realmente fazerem as autocriticas e tentarem encaixarem as engrenagens da democracia do capital e do social de forma a girar, impulsionando a sociedade para um mundo melhor ao invés querer ser o dono da verdade.

          • Mario jr, exato! Um é uma ideologia inventada e quando colocada em prática gerou e gerá milhões de mortos; o outro é consequência natural do homem, que quer produzir, negociar e guardar os frutos do seu trabalho.

          • Exatamente que é oque as pessoas de bom senso querem e o capitalismo nasceu disso, do óbvio, do bom senso.

      • Primeirmente o que Marx chamou de capitalismo foi uma invenção dele mesmo. Marx inventou e descreveu um mundo que, misticamente, chamou de capitalismo.
        Ora, bem antes de Marx as idéias liberais condenavam o status quo vigente. Somente com a decadência do sistema arbitrario ante as idéias liberais, cada vez mais populares, é que surgiu um BEM NASCIDO Marx para atacar, não o status quo, mas sobretudo as idéias liberais que punha abaixo o sistema arbitrário de beneficiários do poder. Entre estes beneficiários do sistema vigente se encontrava Engels entre outros.

        Engels como um herdeiro de grande fortuna nada fez para melhorar a vida de seus funcionários, mas usou a própria fortuna para ATACAR CONCORRENTES.
        Engels, o rico herdeiro, se assustava com os concorrentes que surgiam e preferia manter o status quo que o pretegia. Aliás os Liberais chamavam de PROTECIONISMO o tal MERCANTILISMO. Aí Marx veio com seu apelo contra a acumulação de tesouros na terra chamando-a de acumulação capitalista.

        COntudo Marx não explicava que acumular capital é absolutamente fundamental: há empreendimento de elevadissimo custo de implantação e que só vai gerar produção depois de vários anos.

        Assim, é necessária a acumulação de capital a fim de prover os trabalhadores enquanto inexiste produção. Ou seja, durante o periodo de investimento o capital acumulado é consumido e não havendo capital acumulado inexiste possibilidade de investimento. Ademais o trabalho do empreendedor é um trabalho intelectual para criar os bens e serviços e administrar a sua produção. Coisa que Marx negava, afirmando haver somente o trabalho BRAÇAL.

        Marx em seu besteirol se embaralhou em contradições e empulhações das mais primárias. tanto que se viu forçado a inventar a LÓGICA SEM LÓGICA ao afirmar que cada classe possuiria uma “lógica” como estrutura mental para perceber o mundo. Isso é uma estupidez, já que a lógica é a lei da natureza e verdade só existe UMA e não várias “verdades” segundo a classe de cada um.

        O Nazismo era um Socialismo “científico” e na pratica uma ditadura em nome do trabalhador. EXATAMENTE uma reprodução da proposta marxista.

        O Fascismo igualmente adveio da mente de um jornalista militante do partido Socialista: Benito Mussolini. Este também um pretenso cafetão de trabalhadores, tal e qual Marx, que propunha o controle da economia pelo Estado, em nome dos trabalhadores e daí as tais “LEIS TRABALHISTAS” defendidas pelo “Comunista” da TI.

        Não é dificil perceber que sim, a proposta de Marx foi reproduzida em vários países e o resultado em TODOS sempre foi o mesmo: uma alta hierarquia partidaria feita milionária e cercada de puxa sacos ansiosos por benesses e uma população ESCRAVIZADA e lançada na miséria e na indignidade da tirania de embusteiros maníacos.

  5. Certas pessoas que não sabem conviver em sociedade, e não aceitam a opinião dos outros.
    O que vem de baixo não me atinge, o que me estarrece é saber que tem gente que apoia tanta baixaria, será que não sabem ler ?
    A cadela tem uma cadela que dorme em sua cama cheirosa, no ar refrigerado ,come ração francesa e tem plano de saúde .
    Temos pedigree !

    • Eu também fiquei estarrecido com o apoio recebido pela infame baixaria e,principalmente,pelo apoio dado por outra mulher contra os insultos difamatórios contra você.
      Ninguém,nem mesmo as outras mulheres do blog,vieram em sua defesa.
      Como sou visceralmente contra a violência,seja verbal seja física,contra as mulheres, parti em sua defesa.
      Tenho uma filha de 24 anos que nunca recebeu uma chinelada sequer.Sempre só recebeu amor e carinho da minha parte.
      Fiquei indignadíssimo contra a covardia sofrida por você e acredito que se você estivesse cara a cara com o monstro teria sido agredida fisicamente tal a fúria demonstrada.

      • Muito obrigada Darcy, não sei o que dizer…
        É verdade, ninguém deu uma só palavra para me defender,a senhora descobri quem é agora….., inclusive o que o monstro escreve é mentira, diz que ataquei sua família, aliás o senhor também, não vi nada disso, apenas uma citação sem ofensas, o que não é o caso do monstro que me persegue desde que estou aqui, até desculpas já pedi, o sujeito é o dono da verdade e quer calar a todos que não pensam como ele.Um abraço e mais uma vez obrigada.

        • Cariocadagema, faça como Chico Xavier que tinha na cabeceira de sua cama “Isso também passa”; Então, já passou. Ontem, fiquei muito chocada com tudo, então só queria acalmar o outro lado. Você e Darcy estavam na Paz. Fique com Deus.

          • Pimenta nos olhos dos outros é refresco,não é mesmo ?
            Frequento outros blogs e jamais li tamanha baixaria, realmente aqui é incomparável,rsrs.
            Muito bom seu argumento, queria acalmar,sei…

      • Darcy, a “outra mulher” sei que sou eu e tenho nome de batismo colocado aqui na TI; ficaria bem se eu me identificasse como “nome de ópera”. Você é livre para julgar e interpretar minhas postagens, ontem. Não entendeu que eu só quis apagar a fogueira e nunca colocar mais lenha.

        • A senhora vai me desculpar mas não achei que estivesse colocando panos quentes.
          Me pareceu que estava dando apoio a ele que,inclusive, agradeceu à senhora pouco depois.
          Mas mesmo que estivesse querendo colocar panos quentes a senhora,como mulher,deveria ter postado um protesto rigoroso e veemente contra a enxurrada de xingamentos contra a honra e a dignidade de uma outra mulher.
          Quanto a mim,que até ameaçado de morte fui(está tudo impresso), eu não ligo pois a única opinião que me preocupa é a que eu tenho de mim.
          O resto que se exploda!

          • Muito obrigada pela parte que me toca.
            Esse pessoal dessa região não se brinca, são absolutamente primitivos.

          • Nem sei o que aconteceu mas esse besteirol de mulher defender mulher é ridículo. Depois reclamam das feministas…
            E, tenho minhas dúvidas se Carioca da Gema é mulher, está mais para Zé Carioca.

  6. Existem dois tipos de pessoas: os ‘certeza absoluta’ e os ‘cheio de dúvidas’.
    Um ‘certeza absoluta sobre-A’ conversando com outro ‘certeza absoluta sobre-A’ tem papos infindáveis, felizes, regados a cerveja. São espelhos um do outro.
    Um ‘certeza absoluta sobre-A’ conversando com outro ‘certeza absoluta sobre-B’ acaba rapidinho. Um sai morto, o outro preso.
    Um ‘certeza absoluta não-importa-sobre-o-que’ conversando com um ‘cheio de dúvida’ também acaba rapidinho. Estoura o saco deste último.
    Um ‘cheio de dúvida não-importa-sobre-o-que’ conversando com outro ‘cheio de dúvida não-importa-sobre-o-que’ dá em papos infindáveis, felizes, regados a cerveja. São fontes de novidades um para o outro.
    Fiquei numa baita dúvida de mandar isso para o blog, mas aí vai.

    • Fechei com o comentário. A graça na vida está em compartilhar, trocar idéias, só alguém que tem um pensamento diferente pode te acrescentar alguma coisa. Pode-se até ter convicções, desde que sejam bem fundamentadas e tenham conteúdo. Respeito ao diferente, a diversidade, é a chave do bom debate, que pode ser prazeroso.

  7. 1) Licença: Pensamento Budista

    2) “Veja todos os seres como Budas. Ouça todos os sons como Mantras. Olha para todos os lugares como se fossem o Nirvana”.

    3) Fonte: pág. 125, “O Portal da Sabedoria – Iogas taoístas e budistas”, John Blofeld, editora Pensamento, 1980.

    4) Obrigado sempre ao CN e a todos (as) da TI que aceitam eu postar pensamentos filosóficos/religiosos/afins, mesmo os que discordam.

  8. A ofensas tomam o lugar dos argumentos civilizados e geram inimizade. Há um ditado chinês que diz: quem grita não tem razão.Eu completaria dizendo quem ofende não tem razão.
    Ninguém é dono da verdade, não pode ser um inimigo quem pensa diferente, há de se respeitar as diversas opiniões, cada um de acordo com seu entendimento.
    Em regra o ser humano é mau, carrega pelo menos parte dos 7 pecados capitais.

  9. Nunca li a obra de Karl Marx, porém pelo que sempre ouvi do seu pensamento, acho que mesmo sendo ateu, se aproxima bastante do que pregou Jesus Cristo, quando de sua passagem pela terra.
    A diferença é que Cristo se ocupava da parte material e espiritual do ser humano, já Marx cuidou apenas do materialismo.
    Já Friedrich Engels, esta mais para Sidarta Gautama, o Buda, que descobriu o mundo real, no dia em que saiu da “redoma”.
    Sempre imaginei que os marxistas, os verdadeiros, estão como os sebastianistas, a espera de Dom Sebastião, aquele que nunca voltará.
    Até hoje, todos os regimes que usaram o titulo de “comunista”, não passaram de ditaduras tirânicas, mantidas a ferro e fogo, com a extinção física dos discordantes.
    Duvido que Marx, tenha alguma vez, dito aos seus seguidores, “vão e imponham o comunismo, pela palavra ou pela espada”, mas foi o que fizeram.
    É inimaginável a implantação de um regime como o comunista,o pseudo, alçar ao poder pelo voto, em plena democracia, sua essência é justamente o contrário, antidemocrática e totalitária.
    Para que este regime seja almejado, deveria ser trocado toda a humanidade, pois com esta que esta no momento sobre a terra, impossível.
    Deve-se levar em conta, que todo o ser vivo, é dotado pela própria natureza do sentimento de posse, da propriedade, do poder e o comunismo preconiza justamente o contrário, ou seja, a renuncia aos bens materiais, que passariam a ser geridos pelo estado, tornando-se o genuíno capitalismo de estado, onde apenas os “ungidos” usufruem do que é de todos.
    Há também que ressaltar o “messianismo” que a ideologia adota, deixando de ser uma ideia, para se tornar um culto a uma personalidade apegadíssima ao poder.
    Todos os estados, que até hoje adotaram como forma de governo o comunismo, pararam no tempo em termos de desenvolvimento humano, priorizam o armamentismo, em detrimento de outros setores do organismo social.
    Regime imposto por revolução armada, jamais sera benéfica para o cidadão do povo, porém sempre será muito atraente a todo aquele que tem
    no sangue o vírus da dominação e a sede do poder.
    Vai continuar a ser assim por todo o sempre, as ideologias e os regimes só servem para para acalentar o desejo de egoístas darem vazão aos seus desejos de poder e nada mais.
    Portanto, acredito que os que esperam pela pureza da alma dos revolucionários, ficarão a esperar, o ego desta gente é bem maior, do que a população que dizem querer ajudar.

  10. Nosso Editor/Moderador, Proprietário do “Tribuna da Internet onLine”, o grande e experiente Jornalista Sr. CARLOS NEWTON, diz que “Ama a Democracia Representativa e acha essencial a Liberdade de Imprensa”, e ao mesmo tempo elogia os Filósofos Políticos KARL MARX e FRIEDRICH ENGELS, que buscando Justiça Social, criaram o SOCIALISMO MARXISTA, e que na sua visão, se vivos fossem hoje, estariam nos ensinando Democracia Representativa e propugnando a mais extensa Liberdade de Imprensa.

    Que MARX e ENGELS buscavam Justiça Social, nenhuma dúvida, mas que sua Obra Política como expressa em seus Escritos, muitos dos quais não li é verdade, mas li todo “O CAPITAL” (1867 em diante), completa e erudita Crítica ao CAPITALISMO e que foi responsável por sua Humanização, e segundo nossa interpretação, o que pregavam era REVOLUÇÃO sob Liderança de um PARTIDO ÚNICO e IMPRENSA ÚNICA, abolição da Propriedade Privada dos Meios de Produção, abolição do Sistema de Mercados, Plano Central, etc, e não mudança gradual via Eleições.

    E foi o que se viu na prática na Rússia (URSS), na China de MAO TSE-TUNG, na Coreia do Norte, em Cuba a partir de 1962, e em todos os Países onde Governos Marxistas se implantaram.

    A nosso ver, MARX e ENGELS foram essencialmente REVOLUCIONÁRIOS, e não DEMOCRATAS REPRESENTATIVOS.

    A nosso ver, nosso experiente Editor-Moderador Sr. CARLOS NEWTON, é um SOCIAL-DEMOCRATA não MARXISTA.

    Lembremos de pagar uma Mensalidade de R$ 20 para ajudar a manter o T I onLine.

    CEF- Lotéricas
    Ag. 0211…………………..CC. 323-4

    Banco Itaú
    Ag. 6136…………………..CC. 12318-6

    Porque saco vazio não para em pé.

    Muito Obrigado.

    • Desculpe, Bortolotto, mas tenho de dizer que você está totalmente enganado. Marx jamais defendeu censura à imprensa, ou imprensa única. Trata-se de uma das “invenções” sobre ele, para desmoralizá-lo. Amanhã publicaremos artigo de Flávio Henrique Lino sobre isso. As pessoas cultas como você precisam saber a verdade sobre Marx e Engels, há muitas notícias falsas sobre eles. Marx foi um grande jornalista, editor do jornal “Neue Rheiniosche Zeitung”. Não existe nada escrito por ele defendendo imprensa única.

      Abs.

      CN

      • Pelo contrário, Marx foi um defensor da liberdade de imprensa, formado em Direito os únicos momentos em que exerceu a advocacia foi em defesa dos jornais em que atuava, censurados e empastelados pelo autoritarismo prussiano.

      • Os raros momentos, na verdade. Também defendeu os trabalhadores contra uma lei que os proibia de coletar a lenha que estava dispersa nos bosques usada na cozinha e para se aquecerem no rigoroso inverno alemão.

  11. O problema dessa gente “inteligente” como Marx, é que vivem a vida em gabinetes fechados. Não a conhecem visceralmente como qualquer um que a vive na prática. Daí não levam em conta, na sua literatura salvacionista, de que “existe mais entre o céu e a terra…..” (Shakespeare”.

  12. Aleluia, Carlos Newton: tempo para vistoriar comentários do blog. Sim, para as criticas construtivas e Não para as negativas, destrutivas, ofensivas e que não são pertinentes ao assunto postado. Comentários são importantes para um blog, tanto para o autor do artigo, como para os comentaristas – aquele que lê e comenta. É mister ter bom senso ao comentar. Refletir, antes de postar; saber conviver com as divergências, com os diferentes, saber acrescentar ; ter um pouco de educação e respeito, ao dono do blog e seus visitantes. Eu acho que o dono do blog é o dono da casa, portanto, não se pode entrar na casa alheia, com as portas abertas para nós, xingando com palavrões os demais visitantes. Divergências são importantes, significa que quem tem uma posição politica de direita fica conhecendo o que pensam os colegas da esquerda, tudo sendo discutido com muito respeito.

  13. 1) Como a Vida é plural, existem várias “dialéticas”.

    2) “Nasceram” com os filósofos pré-socráticos, na antiga Grécia, Heidegger chamava-os de Pensadores Originários.

    3) Sidarta Gautama, o Buda, no século VI antes de Cristo, também era um dialético. O Zen-Budismo tem uma vertente bem dialética.

    4) Marx optou pela Dialética Materialista; eu, na parte que me toca, recomendo a Dialética Espiritualista.

  14. A TI é um exemplo raro no deserto da intolerância que a internet se transformou. Graças ao espírito do Carlos Newton este espaço permite (ia) a troca de idéias conflitantes. O preocupante é que existem pessoas (de tempos em tempos) que, discordando da sua pluralidade, tentam criar picuinhas para afastar os leitores e comentaristas. Pode inclusive ser caso pensado, dos que odeiam o contraditório e acham que pensamentos e idéias são imutáveis e desconhecem que a vida e os caminhos estão em constante movimento.

  15. 1)O mundo mudou bastante e precisamos estar atentos ao que escrevemos/falamos.

    2) Sou professor de Português do Estado, RJ, e nós professores temos o cuidado de explicar aos alunos o que é Bullying ?

    3) Antigamente, tenho 65 anos, havia umas brincadeiras que muitos chamavam “gozação”, “encarnar”, atualmente chamam de “zoação”. Hoje é identificado como Bullying. E o Bullying já matou pessoas…

    4) Há o Bullying infanto-juvenil, mas também há o Bullying de adultos e idosos.

    5) Penso que se deve evitá-los em todos os lugares, não apenas nas escolas e na sociedade e, naturalmente, na web.

    6) Falemos/escrevamos com responsabilidade. Claro, o mundo mudou bastante, o humor e o riso também, pois tudo é impermanente.

  16. O pior de tudo, é ver amigos meus se engalfinhando por nada.

    Na TI fui amadurecendo e evitando tretas, não leva a nada.

    Tem sujeitos que vivem com o dedo no gatilho, e diante de uma simples brincadeira, mandam fogo.

    Estamos aqui, mesmo em lados ideológicos opostos, por um país melhor.

    Admiro o Carlos Newton, por nos aguentar, não é fácil.

    Paz e saúde a todos!

      • Carioca

        Tenho você minha conterrânea, num lugar especial no meu coração.

        Portanto, leia minha mensagem de forma positiva, sem separatismos.

        Todos nós temos defeitos, eu tenho terríveis, mas que tal esquecer tudo que aconteceu e começar uma nova etapa.

        Você bem sabe que já levei boas pancadas do Francisco, e depois passei a ver o cara de forma positiva.

        A maritaca Barata não ia gostar de ver você tão rancorosa e raivosa.

        Vamos parar com toda essa M.?

        Beijos e Abraços,

        Dudu

        • Vc viu diferente porque não foi ofendido como eu,simples assim.
          de qualquer forma ,tudo bem,também gosto muito de vc, nem lembrava da maritaca, nossa! fui massacrada só pelo nome, isso aqui parece clube de comadres.
          Afinal, o esquisofrênico foi internado ou não? Abs.

          • Vamos acalmar, pois não quero ver você deletada da TI.

            E depois voltar com um Nickname horroroso, como o do Virgulino.

            Não ataque nem revide.

            Curta o Blog apenas.

            Abraços!

          • Dudu, acho que não fui clara, tudo, bem com vc, já com o doido nem me fale,ficou a nos perseguir, é naz… leia bem, e deixe de conversa mole, defeito é uma coisa,doença mental é outra.

          • Passe uma temporada em outro blog, dê um tempo.

            Quanto mais vocês brigarem mais brigarão.

            Pense que se vocês se conhecessem pessoalmente, sem um teclado, tudo certamente seria diferente.

            Somos tão finitos, que não vale a pena perdermos nosso tempo com tretas.

            Curta o Rio e esqueça o resto.

          • É isso que ele quer, se fazer de vítima e afastar todos que ele bate de frente, não sou barata.

  17. Também sou admirador dos escritos do Sr. FRANCISCO BENDL, concordando com +- 80% do que ele escrevia.

    Nunca vi o Sr. FRANCISCO BENDL sendo mal educado ou grosseiro com Ninguém, sem que antes tivesse sido fortemente agredido verbalmente.

    É um dos “Esteios” deste Jornal, TRIBUNA DA INTERNET onLINE.
    Independente da questão Judicial em curso, solicito ao Sr. FRANCISCO BENDL que volte a escrever aqui, sob pena da grande maioria dos Leitores do T I onLine, perderem um bom Escritor e bom Colega.

  18. O pouco que leio ou vejo o Olavo de Carvalho, classificado por muitos como o mais reacionário dos reacionários, ele garante ter estudado profundamente Karl Marx e Engels por mais de 9 anos.Não duvido e tenho certeza que ele conhece sim Karl Marx muito mais do qualquer troglodita de esquerda, tipo uns Lindinhos(Linderbergs) da vida. E acredito também que o editor Carlos Newton também conhece profundamente Karl Marx, não sei se tanto quanto o Olavo de Carvalho. Por isso costumo ouvir, ler e respeitar pessoas como Olavo, o Carlos Newton e até mesmo Reinaldo Azevedo por exemplo, porque até mesmo quando dão opiniões tendenciosas que eu não concorde, são sempre opiniões muito bem fundamentadas.

  19. Meu caro mestre Bortolotto,

    Eu me encontro fora do blog, mas antes faz-se necessário repor a verdade, que não é esta que foi postada pelo Darcy e seu outro codinome, cariocadagema.

    Na vã tentativa de se saírem vítimas de comentários que lhes dirigi, inclusive com palavras de baixo calão – reação que tive após as ofensas à minha família, que estão publicadas abaixo -, o texto da cariocadagema me acusando que não sei conviver em sociedade chega a ser ridículo, para eu não dizer insano.

    Querer negar as ofensas e agressões aos gaúchos, ao RS, a mim e família, E HAVENDO OS PRÓPRIOS COMENTÁRIOS SOBRE ESSA FALTA DE RERSPEITO E EDUCAÇÃO, definitivamente se trata de uma pessoa perturbada, que tenta inverter a verdade, que tergiversa através de expedientes abomináveis!

    Há muito tempo venho sendo perseguido pelos dois, que são um, Darcy e cariocadagema.
    Um apoiando o outro nas agressões contra mim e meu Estado que, aliás, os meus colegas comentaristas são testemunhas.

    O texto que ensejou a encrenca, que deu início a uma das mais tristes páginas da TI, foi este:

    Darcy Leite
    Abril 22, 2018 at 2:36 pm
    Se alguém der um chute nos testículos do Bolsonaro vai acertar em cheio a boca do F. da Silva Santos.
    Baba ovo profissional!

    Se tal disparate e falta de educação com as mulheres que frequentam este espaço – a cariocadagema não se ofendeu, inclusive dizendo que fora um comentário “normal” -, decididamente estamos diante de duas pessoas bizarras ou uma só com graves distúrbios de personalidade!

    Evidente que fui em defesa do colega Silva Santos, pois este tipo de agressão, de ofensa, de humilhação não pode vingar neste espaço!
    A minha resposta foi esta:

    Francisco Bendl
    Abril 22, 2018 at 3:09 pm
    O comentário do canalha Darcy, revela incontestavelmente que é mesmo um camarão, pois da sua mente só sai merda!
    Ofensivo, agressivo, mal educado e desrespeitador, o indivíduo inescrupuloso demonstra o quanto é mau caráter, e tem a sua personalidade distorcida pelo fato de ser um animal que escreve!
    Mais uma vez se constata quem não reconhece o trabalho de Carlos Newton, transformando este blog em um espaço sem qualidade, igual aos demais, pois certos camarões querem ser mais visíveis, mostrar que suas cabeças são enormes depósitos de excrementos!
    Porco imundo!

    E complementei:

    Francisco Bendl
    Abril 22, 2018 at 3:40 pm
    Curiosamente, a patrulha que controla os meus textos não se manifestou contra esse comentário abjeto do canalha do Darcy Leite!
    Comprovam que são iguais, camarões, de onde seus escritos são o efeito da merda que produzem.
    O blog é mesmo incomparável, pois tem consigo um trio de merda, que escreve merda, que só pensa merda!
    E depois dessa merdança, que se lambuzem entre si jogando seus excrementos uns nos outros, pois inegavelmente é a forma como se divertem.

    Observem, agora, a forma como Darcy se manifestou com a minha crítica pesada, incisiva, sobre a sua conduta antissocial, desrespeitosa e mal educada com um colega, e a desconsideração com as mulheres, afora depreciar sobremaneira o trabalho de Carlos Newton:

    Darcy Leite
    Abril 22, 2018 at 3:51 pm
    Esse cafajeste gaúcho fala de merda com grande conhecimento de causa.
    É um porco gordo de merda,mora numa cidade de merda e deve ter amigos e familia de merda.
    É a própria merda ambulante!

    Leiam, por favor, e tirem as suas conclusões, como que se dirigiu à minha família, que não precisava de forma alguma ser envolvida nesta conduta psicopata, neste comportamento sórdido e canalha de Darcy Leite, onde a sua amiga íntima nada viu de mal no comentário ofensivo e agressivo!!!

    E a tal cariocadagema o apoiou, concordando com o que dissera da minha família, e sou eu que não sei conviver em sociedade!!!

    Observem:

    cariocadagema.
    Abril 22, 2018 at 4:24 pm
    É verdade, é muito cafajeste,além de outras coisas.
    O blog realmente é incomparável, pois um sujeito desse só aqui mesmo.
    Um esquisofrênico sem dúvida.
    cariocadagema.
    Abril 22, 2018 at 4:30 pm
    Patrulha que controla seus textos, tenho que rir,kkkkkk.
    Só tem ofensas,além de mentiras.

    E, mesmo assim, em nenhum momento ofendi a família de ambos, mantendo a discussão entre mim e os agressores, não resvalando no terreno imundo das ofensas manifestadas contra inocentes, contra pessoas que nada tinham a ver com a questão!!!

    Mas, diante do que eu lera, chutei o balde:

    Francisco Bendl
    Abril 22, 2018 at 7:42 pm
    A tua canalhice é conhecida de todos, Darcy.
    E como te falta originalidade até nas ofensas, diante da tua mente tomada de bosta!
    A minha cidade não está sob intervenção, logo, a agressão que tu proferiste contra ela demonstra o quanto és mesmo mau caráter, um crápula!
    Agora, tu terás em mim um oponente para o resto da tua vida, até eu conseguir te eliminar deste espaço, anota aí!
    Indivíduos da tua laia não é este o ambiente que devem estar, pois pertences à ralé, à ratatulha, e teu local ou seria a cadeia ou o hospício!

    E continuei:

    Francisco Bendl
    Abril 22, 2018 at 7:46 pm
    Quanto à minha família, filho da puta, eu estou contratando um advogado para te processar, canalha, safado!
    Tu és um ordinário, e muito me admiro que Newton permita este tipo de ofensas às famílias dos comentaristas!

    Que tenha largado de mão o blog quanto às agressões entre comentaristas, tudo bem, mas aceitar esse tipo de manifestação porca, imunda, de um elemento pernicioso e nocivo ao blog, respeitosamente o Mediador está se lixando para o seu próprio trabalho!

    Não tem filho da puta que ofenderá a minha família, seja aqui, seja em qualquer lugar!

    E assim me dirigi à cariocadagema ou Darcy, a mesma coisa:

    Francisco Bendl
    Abril 22, 2018 at 7:51 pm
    Quanto à vagabunda, a desqualificada cariocadagema, certamente uma das personalidades malévolas do Darcy, o canalha, que não sabe quem é, apenas que participa deste espaço ofendendo e degradando quem elege como inimigo, trata-se de uma safada, pois mulher alguma seria como esta puta!
    A verdadeira mulher jamais seria como tu, logo, és um homem e sem qualquer valor!
    Tu e o Darcy são a mesma pessoa, cuja personalidade é doentia e sem caráter algum, então se apoiam, fazem jograis ridículos, e policiam os comentaristas que discordam!
    Pois deixo um recado à puta cariocadagema, pois anônima, convenientemente, que também não terás paz neste blog, vagabunda!

    Não preciso mencionar o resto, basta buscar a página correspondente.

    Agora, os comentários de hoje, que se mostram genéricos, que palpitam sobre o acontecido sem maiores análises, definitivamente não contribuem para que o blog retorne ao que fora no passado.

    Eu não vou mais frequentá-lo, haja vista não poder dividir o mesmo espaço com um canalha, de forma alguma.
    O meu ciclo terminou, e muito me orgulho do tempo que permaneci na Tribuna!

    Mais de mil comentários e cem artigos, mediante a benevolência do Newton, coleciono todos eles com seus elogios, críticas, debates, pois contribuí positivamente para a Tribuna, colaborei, eu a enalteci permanentemente.

    Caso alguém queira fazer uma comparação com os meus textos nesses seis anos e meio com aqueles postados pelo canalha do Darcy, fique à vontade.

    Agora, ler ofensas à minha família, não.
    Basta!

    Um grande abraço, mestre Bortolotto.
    O mesmo para os colegas que me apoiaram neste episódio deprimente.
    Um abraço especial prá ti, minha querida Carmen Lins.

    • Bendl, devo-lhe agradecimento por tomar as minhas dores, uma vez que fui gratuitamente ofendido por outrem, sem ao menos ter-lhe dirigido a palavra. Ofensa vinda do nada, pelo prazer de ofender.

      Fiquei muito assustado, realmente, mas sem julgamento de méritos, com a sua reação após novas ofensas, desta vez dirigidas a vc, por isso fiquei quieto para não botar lenha na fogueira… Fiquei triste de ter visto o colega assim tão furioso, mas cada um sabe onde o próprio calo dói.

      Mas estou de acordo com o Bortolotto, você faz muita falta aqui na TI.

      Saudações.

  20. 1) Com todo o respeito aos que discordam…

    2) A Lei do Carma (Ação e Reação) entre outras diz: quando pessoas brigam muito, se odeiam etc, elas podem voltar, na próxima existência como parentes consanguÍneos, sob o mesmo teto.

    3) Portanto, se possível, parem com essa briga … (escrevo com todo respeito e amizades, sem tomar partido).

    4) Há um livro ótimo publicado pela Federação Espírita Brasileira: “Ação e Reação”, de Chico Xavier/André Luiz, 294 páginas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *