Charge do Niniu (Arquivo Google)
Vicente Limongi Netto
Acostumei-me com a máscara no rosto. Não incomoda, protege. Não saio sem ela. Significa prudência e amor à vida. Prefiro não arriscar. Ainda é cedo. Só dispenso a máscara em casa. E olhe lá. Peço as visitas que mantenham a máscara. Os riscos permanecem entre a população. Excelente que as mortes diminuíram. Há dois anos sofremos e penamos. Não é hora de abrir a guarda, de subestimar, o perigoso vírus.
Conheço dezenas de pessoas que contrariam a covid, por mais de uma vez. Embora vacinadas, inclusive com a dose de reforço. A maioria reagiu bem, mas alguns sofrem com fortes sequelas. Não tem como identificar se todos que cruzam meu caminho, fogosos e altaneiros, sem a máscara, estão vacinados. No Rio de Janeiro e em outras cidades ampliaram a dispensa do uso da máscara também para locais fechados. Valha-me Deus. Colossal temeridade.
UM FURO MUNDIAL – O canal GloboNews repetiu, sexta-feira passada, exaustivamente, nos caracteres de notícias da tela, uma descoberta surpreendente do atilado analista Guga Chacra, que deixou o mundo em polvorosa: “Se Putin continuar bombardeando a Ucrânia, muitos morrerão”.
Guga Chacra é inconfundível. Ainda bem que ele existe. O que seria de nós, pobres mortais e telespectadores, sem as lições profundas e oportunas advertências do formidável Guga.
REPERCUSSÃO – Era esperado que a firme, impecável e corajosa declaração do acurado Guga ganhosse manchete nos jornais europeus. Chefes de Estado ficariam comovidos. Compartilhariam a brilhante análise nas redes sociais. E as agências de notícia estariam ansiosas para ouvir Guga Chacra. Em seguida, entidades que zelam pelos direitos humanos anunciariam que pretendem indicar o sereno jornalista para o próximo Nobel da Paz.
O mundo inteiro ora para que as ponderações do descabelado e sábio Guga Chacra sensibilizem Vladimir Putin. Acabando, finalmente, com a escalada cruel e sangrenta da Rússia contra o povo ucraniano.
Demorou, mas o canal GloboNews enfim deletou a inacreditável descoberta de Guga. Tarde demais.
O CANALHA CHORA – O desprezível deputado estadual (Podemos-SP) Arthur Do Val agora age como todos da escória de canalhas e de indignos como ele. Chora, lamenta e pede desculpas por insultar e debochar das mulheres ucranianas.
O sujeitinho é um lixo. Aberração ambulante. Os cidadãos de bem estão fartos de tipos decaídos como o deputado Do Val. Machistas e intolerantes que adoram jogar as patas imundas em mulheres.
Aguardemos as severas providências do partido dele. Presidido, aliás, nacionalmente, pela deputada federal por São Paulo, Renata Abreu. O bom senso e o repúdio da sociedade, além da péssima repercussão internacional, indicam que o pilantra terá o que merece – a cassação do mandato.
DEU NA VEJA – A sempre pretensiosa revista “Veja” do dia 2, com Vladimir Putin na capa, informa e revela ao mundo, na página 31. com foto do presidente do MDB, Baleia Rossi, e da senadora Simone Tebet, trazendo a legenda: “Rossi e Tebet; o MDB não está unido em torno da candidatura da senadora”.
Sobre o assunto, ou casamento praticamente desfeito, escrevi, dia 31 de janeiro, aqui e alhures: “Dentro do próprio MDB Simone Tebet enfrenta dificuldades. É questão de tempo para o MDB formalizar apoio a Lula”.
É o que costumo dizer, sem desfazer os sábios coleguinhas: “Não torço nem distorço. Analiso”.
O proxeneta, o rufião, sedutor macabro e indigno deputado estadual da Paulicéia diz que está deprimido, arrependido e que a cassação do seu mandato é medida desproporcional para o erro que cometeu.
Discordo do ” mamãe falei”. Esse monstro jogou o Brasil na lama. A repercussão do áudio vazado correu o mundo e as ucranianas demonstraram a repulsa diante dos comentários sexistas
Seu processo de cassação deveria ser Sumário, para servir de exemplo aos machistas brasileiros.
Para piorar, o Coordenador do MBL, Renan dos Santos está insuflando os membros dessa seita para defender o mamãe falei, no Twitter
com urgência e de todas as formas possiveis. Usou inclusive, palavras de baixo calão.
Esse grupelho de extrema direita, que apoiou a eleição de Bolsonaro e depois abandonou o Mito, por puro oportunismo político, demonstra muito bem, o objetivo desses movimentos, que se dizem ” novos”, mas, trata-se da velha política, com roupagem mascarada.
Vicente Limongi, você muito acertadamente, fez uma análise da candidatura para inglês ver da senadora Simone Tebet.
Simone não é parlamentar fiel a sua legenda, o MDB. Remeto ao, episódio da candidatura do seu colega Renan Calheiros, para presidir o Senado, em fevereiro de 2019. Pois bem, Simone Tebet liderou uma frente no MDB contra Renan, para votar em Rodrigo Pacheco, o candidato apoiado por Bolsonaro, afinal, o vencedor do pleito. Hoje, o presidente do Senado é considerado
“roda presa” pelo presidente da Câmera, Arthur Lira e pelo governo Bolsonaro.
Por maiores que sejam as divergências entre seus pares, um parlamentar não deveria votar nos adversários, em detrimento do candidato do seu Partido.
Esse foi o erro da Senadora do Mato Grosso do Sul. Perdeu o bonde da história, por não pensar no futuro e não compreender as lições do passado do saudoso Ulisses Guimarães, cristianizado por Orestes Quercia, governador de São Paulo, traição que levou o Senhor Diretas, ao último lugar na eleição vencida por Fernando Collor.
Se tiver faro político e acho que não possui essa sabedoria, abandona por ora o sonho presidencial e foca na reeleição ao Senado disputando com Tereza Cristina, a única vaga no Mato Grosso do Sul, na qual tem amplas possibilidades de vencer com folga. Aí, espera pacientemente o ano de 2026. Quem sabe?
Esse grupelho de extrema direita, que apoiou a eleição de Bolsonaro e depois abandonou o Mito, por puro oportunismo
Sr. Nascimento não caia nessa de achar que esses criminosos são de direita, ou conservadores, liberais.
Eles abandonaram o Bolsonário porque este não lhes deu o que queriam de fato.
Queriam cargos para seu projeto Nacional de tomada do PHODER e com isso “muita” grana” para gastar com o ‘turismo sexual” e pegar as “loirinhas”…
È só procurar em videos em que dizem que querem o PHODER.
O povo é apenas um detalhe, aliás, estão pouco se lixando para o povo, inclusive dos imbecis, idiotas que seguem essa Seita Maldita…
Muita gente falando mal dos políticos dos quais não gostam e elogiando bandidos costumazes. A política no Brasil sempre foi um caso de polícia e parece que nem o paredão resolveria. Dar paulada em cobra morta é coisa de oportunista!
Já encontrei artigo com foto de articulista e família aqui na TI num espaço em que o autor difundia para o mundo o produto de sua veia poética. Passei batido, não li, calei. Razão: a TI tem dono que estabelece suas regras. Ponto.
Conquanto tenha me calado com esse fato citado, não me contenho em desdenhar críticas feitas a um professional publicamente. E aqui segue a razão: Guga é para mim um reporter que procura nos informar como soam os fatos do outro lado do oceano (como diria o Lula). Ele vive em New York. Esse tipo de crítica gratuita do autor do artigo é nociva á pessoa do bom profissional que é aquele jornalista.
Para formar minha opinião sobre o que é internacional, leio fontes estrangeiras, especialmente as americanas. E me atrevo a sugerir o mesmo ao digníssimo autor do artigo.
Quanto ao uso de máscara e á periculosidade do virus, etc, lamento dizer que tudo isso é mais que sabido por gente, formigas e grilos.
Nocivo e covarde é quem escreve com pseudônimo; jornalista ou qualquer um que use veículos para falar tolices, merece observações e críticas. O mocinho descabelado da Globo não é diferente dos outros. os incomodados com críticas a jornalistas, que se lixem. cortem os pulsos. Inclusive boçais e pernósticos como aí de cima. ou, levem o pretenso ofendido, coitadinho, para a rede deles. Se o idiota não leu meu poema na tribuna, é problema dele. O sujeitinho é mais um professor de araque. Dispenso lições dessa gente.
Valeu, atilado Roberto Nascimento. saúde e fé.
Nesse momento estou sem máscara almoçando num restaurante
Não tem com o almoçar sem máscara. Mas ao menos tem circulação de ar com suas janelas amplas abertas.
Mas no transporte público e locais fechados faço questão do uso.
Na China novos casos em algumas regiões fizeram as autoridades novamente impor as máscaras.
Nas refeições, como frisei, Leão da Montanha, perfeito. abraços.
Sim, caro Vicente. Mas ainda que nas refeições vejo alguns lugares muito cheios. Mas muito mesmo. Então evito ou pego e vou para área externa quando tem. Interno com ar condicionado espalhando nem pensar… Lembra que na China nas primeiras investigações verificaram que foi espalhado num restaurante?
Abraço
o problema, Leão da Montanha, é que em restaurante ou bar, durante a refeição tem bebida. depois da comida, os tragos e goles continuam. o papo avança, sem fim. a empolgação domina o cenário e a mesa. a máscara, então lascou-se, diria o excelente Gil do vigor. .
Concordo plenamente, V. Limongi.
Pelo que sei, amanhã começa o horário político do MDB.
…
E Senadora Simone Tebet, MDB-MS, será quem mostrará o que o partido entende ser o melhor para o Brasil.
…
Todos sabem que o MDB sempre foi e é sem dono … são os convencionais que decidem; sendo que os prefeitos é que ficam mais perto deles.
…
Como Simone foi Prefeita e reeleita … certamente conquistará os convencionais.
https://simonetebet.com.br/perfil/trajetoria-politica/