Segundo a Bíblia, a proibição do espiritismo é das leis mosaicas e não divinas

Resultado de imagem para frases espiritismoJosé Reis Chaves
O Tempo

Muito se diz que o espiritismo é coisa do “diabo”. Mas como entrar em contato com os espíritos dos mortos seria coisa do “diabo”, se esse contato depende da faculdade mediúnica, denominada também de dom espiritual, a qual nos é dada pelo próprio Deus? Ou seja, Deus então nos dotaria de um poder especial para fazermos o mal, embora esse contato nem sempre dependa de nossa vontade? Por exemplo, se um espírito (ou fantasma, como se diz também), aparece para uma pessoa que tem o maior medo de espíritos, é evidente que isso acontece contra a vontade dessa pessoa, e acontece exatamente porque ela é médium especial, qualidade essa que lhe foi dada por Deus!

É verdade que a Bíblia proíbe o contato com os espíritos: “Não se achará entre ti quem consulte os mortos” (Deuteronômio 18: 10 e 11). Mas essa proibição é uma das leis mosaicas, que não devem ser confundidas com as leis divinas ou naturais, que são as do Decálogo (os Dez Mandamentos).

E OS ANJOS? – Os espíritos manifestantes da Bíblia são geralmente chamados de anjos. E o que são anjos (“aggelos”, em grego)? São espíritos mensageiros ou enviados justamente para contato conosco, trazendo-nos mensagens ou revelações. Por exemplo, o Anjo Gabriel, que apareceu a Maria, Mãe de Jesus, para informar-lhe que ela seria a Mãe do Messias.

Alguns leitores, certamente, dirão, mas na Bíblia os anjos são espíritos especiais. Sim, é verdade. Mas são especiais no sentido de que são evoluídos, pelo que são espíritos humanos antigos ou criados bem antes dos espíritos da humanidade que, há milhares de anos já vêm encarnando-se, também, aqui no nosso mundo terráqueo, ou seja, até mesmo antes de o Espírito de Jesus se encarnar aqui. Observe-se que o Anjo Gabriel quer dizer “homem iluminado”.

MANDADOS PARA BAIXO – E São Pedro diz que os espíritos rebeldes foram mandados para baixo, quer dizer, para se encarnarem aqui no nosso planeta. “Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno (Tártaro, Hades ou mundo dos espíritos dos mortos), os entregou a abismos de trevas (nosso mundo ou vale de lágrimas, como diz a Salve Rainha), reservando-os para juízo” (2 Pedro 2: 4).

Observe-se que anjos podem pecar, o que demonstra que são humanos e têm livre arbítrio. A diferença é, pois, que os citados por São Pedro já tinham alto nível de evolução espiritual, evolução essa que não perderam, mas foram mandados para reencarnarem aqui na terra. Como se diz, tomaram bomba!

E OS MÉDIUNS? – Há profetas ou espíritos desencarnados e profetas encarnados que são os médiuns. Por isso São Paulo diz que os espíritos dos profetas são subordinados aos próprios profetas, no caso profetas médiuns, pois se o profeta médium não quiser dar passividade ou permissão para o espírito manifestar-se, não há manifestação (1 Coríntios 14:). As profecias podem ser também verdadeiras ou falsas.

Mas por que as leis mosaicas proíbem o contato com os espíritos dos mortos? (espíritos dos mortos mesmo e não os “diabos”, como alguns pensam erradamente). Porque o povo muito ignorante não entendia nada de mediunidade para manter contato com os espíritos. Mas havia exceções. E Moisés até elogiou Heldade e Medade, que, recebendo espíritos, profetizavam (Números 11: 24 a 30). E o próprio Jesus, assim como os médiuns especiais São Pedro, São Tiago e São João, todos receberam a comunicação dos espíritos Moisés e Elias, e já havia séculos, que eles tinham vivido aqui no nosso mundo físico!

12 thoughts on “Segundo a Bíblia, a proibição do espiritismo é das leis mosaicas e não divinas

  1. A Doutrina Espírita, é dos Espíritos desencarnados, é Ciência e Filosofia, tendo o lado moral na Doutrina de Jesus, o Cristo, que nos prometeu, que nos fins de tempo, mandaria o “Espirito Verdade” nos esclarecer, sobre suas parábolas, e muito mais, promessa cumprida, em 18 de abril de 1857, com a entrega da base, “O Livro dos Espiritos”, seguindo do Livros dos médiuns, O Evangelho de Jesus, o Céu e Inferno, e a Gênese, Não é obra do homem, mas dos Espiritos, que se manifetaram nos 4 cantos do Mundo, e o Professor Hyppolite Leon Denizard Rivail, “Codificou às Mensagens” e por não ser Obra sua, os Espiritos, lhe disseram, que em encarnação anterior, foi sacerdote Druida com o nome de Allan Kardec, que assinou os Livros. A Doutrina, não obriga a nada, mas, demonstra, nossa responsabilidade pelas nossa obras do “Livre arbítrio”, sob à Consciência. Tem como Lema:” Fora da Caridade não há salvação”, e a Fé raciocinada, isto é, aceitar sob à Luz da lógica e da razão, para sua obras. No Velho testamento, tem varias passagens da comunicação dos espíritos, chamados anjos ou santos, e no Novo Testamento, de Jesus, a conversa com Nicodemos, é clara, sobre a reencarnação, e as manifestações dos Espíritos é clara, em diversas passagens do Mestre e seus apóstolos, Estudar o Evangelho, e o esforço de praticá-lo, é o Caminho da Redenção de nossos Espíritos.
    Que o nosso Criador, Deus, nos ajude, a sermos os filhos pródigos.

  2. Quando uma pessoa pratica feitiçaria está se envolvendo com demônios, muitas vezes disfarçados como espíritos bons. Pode parecer inofensivo mas é muito perigoso porque é se pôr debaixo do poder do demônio. Não há demônios bons, trabalham todos para o diabo e o seu objetivo é destruir, Jesus foi a gadara libertar um jovem possesso de espíritos perturbadores.

    • Caro Alex, creio que nunca leu o Livro dos Médiuns, o segundo livro, que explica e demonstra como se precaver dos espíritos que ainda se acham nas trevas, a Doutrina Espirita, tem o fundamento moral do Evangelho de Jesus, e respeita o Livre arbítrio de seu irmão em Deus.
      Qualquer estudo, tem que ser feito, sem preconceitos, a Luz da lógica e da razão. O verdadeiro Mundo de nossas Espíritos, é o Espiritual, o Mundo material é a Escola/Hospital, com idas e vindas, entre os 2 mundos, para caminharmos para nosso criador: Deus.
      Jesus, nos deu o Código da vida, leia a Parábola da conversa de Jesus com o Dr. da Lei Mosaica, Nicodemos, e muitas passagens, cito, a Parábola sobre Elias e João Batista, e a Promessa de Jesus, para os fins de tempo, que estamos vivendo.
      Nosso Planeta, ainda é Mundo de expiação e provas, e cito, sempre às palavras do Pastor Americano Luther King,….o que preocupa…….e osilêncio dos bons, e acrescento: a Omissão, Gandhi, Tereza de Calcutá, Sócrates, Platão, nosso Rui Barbosa, que nos bridou com a Prece “DEUS”, que comentei aqui no Blog, o o Caro Newton, transformou em artigo,
      Meus irmãos em DEUS, Jesus, o Cristo, nos deu o Código da Vida, esses irmãos, que ainda estão nas trevas, com sua “Obras más” que fazem sofrer a todos nós, responderão, como disse Jesus,: obra boa, luz e Paz- Progresso, obras más, Ranger de dentes, e repetir o “ano”, por não ter respeitado: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”. A Doutrina Espírita, não faz proselitismo, não cobra dizimo, não tem dogmas, e tem como lema: “Fora da Caridade não há salvação”, não obriga a nada, respeitando o Livre arbítrio que Deus nos deu, mas pede uma Fé raciocinada,.
      A Doutrina de Jesus, através dos Seculos, foi deturpada, e hoje colhemos o fruto amargo da Dor.
      Não confundir, com seitas, que merecem nosso respeito e Amor fraternal, se intitulam como “Espiritas”, que procuram fazer o bem, a irmãos humildes, a Doutrina de Jesus, e a Doutrina Espirita, é a mensagem do Mundo dos Espíritos, codificada por Allan Kardec. Muita Paz e Luz, caro Alex, e a todos os irmãos em Deus.
      Caros irmãos, em meus 88 anos, ainda luto, para o meu Abel, não deixar o Caim, predominar, mais uma Vês, que Deus Pai abençoe a Humanidade.
      Estudar o Evangelho, é o esforço de o por em pratica, é preciso, para nossa redenção espiritual.

      • Que o véu do entendimento se abra em sua mente. Esses espíritos chamado de médiuns, não passa de demônios se fazendo de luz. as, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

  3. Diabo, demônio etc é criação da mente dos espertos defensores de suas religiões, para fazer a divisão: se existe Deus, existe também o diabo, se você, não está com Deus, então está com o diabo.
    As curas realizadas por médios são taxadas pelas outras religiões como obra do diabo, mas Jesus, não pensou assim: quando um de seus seguidores foi dizer-lhe, que havia um homem também fazendo curas, Jesus responde-lhe, quem não é contra nós, é por nós.
    Numa outra passagem, Jesus disse: aqueles que não morrerem de novo não verão o paraíso ou não estarão com Deus.As parábolas de Cristo são profundas é requer meditação.
    Penso, que a vida espiritual é uma organização tão perfeita que dispensa a figura de um ou vários chefes, ou do todo poderoso.
    Como os profetas eram de grande inteligência, sabiam que para o povo entender, que existia uma organização perfeita superior à vida na Terra, simplificaram, criaram a figura de Deus, deram-lhe até nomes, como Jeovà, Alá etc. A existência da figura de Deus, que representava o bem era necessário também, que se criasse a figura do mau e ai, surgiu a figura diabo.
    Todo ser humano carrega dentro de si Deus e o diabo, ou o bem e o mal. Se não fosse assim, não estaria aqui neste planeta, em que as doenças, os sofrimentos e as mortes são uma certeza..

  4. Quanta bobagem. Daqui a pouco o Blog da Internet vai virar O Bolg do Edil. Tanta coisa importante e vem o Reis Chaves com essa propaganda: Isso nada mais é que: “Mercantilismo Farizaico”. Nada é de graça.

  5. 1) Literariamente falando, a Bíblia é uma obra aberta e por isso permite lnterpretações múltiplas e variadas…

    2) A beleza da floresta é a variedade de plantas. Se só existisse um tipo de árvore não haveria vida.

    3) Com todo respeito aos que discordam penso que o blog pode e deve publicar mais temas de muitas religiões e filosofias… eis a democracia…

    4) Nem Jesus agradou a todo mundo…

  6. “Vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. ”
    (2 Timóteo 4:3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.