Sem palavrões e maiúsculas (não é preciso GRITAR), o blog segue em frente

Imagem relacionada

Ilustração reproduzida do Humor Inteligente

Carlos Newton

É uma utopia achar que um blog como a “Tribuna da Internet” possa ser editado educadamente, sem palavrões, ofensas e “gritos” (mensagens em letras MAIÚSCULAS). Mas nosso objetivo é justamente este – perseguir utopias. No próximo dia 16 de maio, completaremos 10 anos de funcionamento praticamente ininterrupto, pois só estivemos fora do ar quando sofremos diversos ataques de hackers. Um deles foi tão poderoso, em abril de 2013, que o servidor UOL demorou vários dias até nos reativar. E quando voltamos ao circular, tinham sido apagados do arquivo centenas de milhares de comentários.

Essas dificuldades não nos desanimam. Pelo contrário, servem de incentivo para que continuemos em frente, mantendo na internet algo muito raro – um espaço onde podem ser trocadas ideias livremente, não importa a tendência ideológica, partidária ou filosófica.

PENSAMENTO ÚNICO? – Alguns participantes que estão há menos tempo por aqui reclamam e criticam a “Tribuna da Internet” por acolher opiniões divergentes. Sonham com um blog dirigido e com pensamento único, que é justamente a postura mais antidemocrática que existe. E podemos garantir que isso jamais ocorrerá aqui.

Há também os que se empenham em alfinetar os outros. Ao invés de trocar ideais e opiniões, tentam ridicularizar os comentários que não lhes agradam, o que é também um comportamento deletério, a ser evitado.

Quanto aos palavrões e ofensas, parece que isso está cada vez mais difundido desde que entrou em moda o comportamento do neoguru Olavo de Carvalho, com histerismos, chiliques e tudo o mais. Mas seus admiradores devem procurar outros espaços na internet que aceitem esse baixo nível, porque aqui nada disso será tolerado.

BALANÇO DO BLOG – Como sempre fazemos, agradecemos aos participantes que colaboram para manter esse espaço livre. Em janeiro, tivemos as seguintes contribuições em nossa conta na Caixa Econômica Federal:

DATA    REGISTRO    OPERAÇÃO           VALOR
02          002915        DP DINH AG         100,00

04          040901        DP DINH LOT         50,00
07          002915        DP DINH AG         100,00
14          002915        DP DINH AG         100,00
21          002915        DP DINH AG         100,00
28          002915        DP DINH AG         100,00
28          281249        DP DINH LOT         50,00
30          300931        DP DINH LOT        100,00

Na conta do Banco Itáu/Unibanco, foram feitas as seguintes contribuições:

04          TED 033.1593 DAVIDSOUZA       60,00
09          TBI 2971.21174-9 C/C              150,00
15          TED 001.446 MARIOACRO         250,00
31          TBI 0406.49194-4 C/C              100,00
31          TED 033.3591 ROBERTOSNA     200,00

Agradecendo,  mais uma vez, a todos os que participam, vamos em frente.

19 thoughts on “Sem palavrões e maiúsculas (não é preciso GRITAR), o blog segue em frente

  1. Eu que adradeço em me deixarem participar desse blog, moro no interior de São Paulo divisa com o estado do Paraná e a tempos sigo as matérias e as dicussões sempre de alto nível. Ja fui contemplado em uma publicação minha aqui no blog e fiquei muito feliz.Sou assistente social, e em minha visão profissional e social nunca fui desrrespeitado por palavras ou críticas, pois o nivel de entendimento aqui é muito elevado e agradeço demais, em ler todos os dias as noticias muito bem elaboradas por esses senhores de muito conhecimento. Todas as leituras de referências em palestras, encontros, congressos, conferências, cito a Tribuna da Internet como guia para pesquisas. Sob o signo da liberdade sigamos cada vez mais informados por vocês os quais tenho muita admiração. Gratidão!

  2. Eu sonho com um blog em que os seus artigos e comentários estejam fundamentados em fatos concretos, informações seguras.

    O problema dos “chiliques” como o editor classifica alguns comentários, talvez seja ocasionado por articulistas chiliquentos, mentirosos, a serviço do pensamento único que só se encontra em ideologias ou religiões políticas como a socialista com o seu novo disfarce infanto-juvenil do “politicamente correto” , praticado por 99,99% dos semi-analfabetos, que compõe a nossa já velha conhecida imprensa.

    A toda ação corresponde uma reação igual e contrária.

    • PS. Não foi nada elegante a colocação histérica do editor contra a pessoa do Olavo de Carvalho, reduzindo à condição de guru, sendo que, pelo tal pensamento único que domina as redações de toda a mídia, ele foi censurado e eliminado.
      Aqui não vai nenhuma defesa do escritor e filósofo, pois como cético não acredito nem em mim mesmo, quanto mais nos outros. Não obstante, Olavo de Carvalho tem um trabalho respeitável sobre política e filosofia, com dezenas de livros publicados, bastante elogiado por grandes nomes da nossa literatura e por intelectuais do mundo inteiro.

      • ario Jr.
        Com o devido respeito, assisto e copio videos do Olavo de carvalho.
        Tem comentários muito interessantes e com matérias importante para debater-se.
        O fato de fumar, desbragadamente, e é um direito dele – está liquidando com seu pulmão e com seu ar, a mim parece que exagera. seria o mesmo que alguém bebendo lata após lata de cerveja.
        Quanto aos palavrões, a mim também parece, demonstra um descontrole educacional. palavrão serve aqui e ali para chamar a atenção. Demais, é pura falta de educação ou vício de linguagem.
        Para quem se diz ou quer ser reconhecido como filósofo…
        Abraço
        Fallavena

        • Falou e não disse nada.
          Não conseguiu refutar o Sr. Mário Jr. , muito menos refutou qualquer argumento de Olavo de Carvalho.

          Quando faltam ideias e argumentos, sobram idiotices.

  3. Renan Calheiros ataca jornalista e velha mídia silencia
    Agência Caneta

    Poucas horas depois de ser derrotado na disputa pela presidência do Senado Federal, Renan Calheiros (MDB/AL) foi ao Twitter para atacar (imagem abaixo) a jornalista Dora Kramer (Veja) e o pai falecido da senadora Simone Tebet (MDB/MS), o ex-senador Ramez Tebet.

    Segundo Renan, ele “fugiu do assédio” de Dora Kramer porque é “casado”. A jornalista Mônica Veloso, com quem Renan teve uma filha fora do casamento em 2004, discorda.

    Entretanto, cabe registrar que os principais veículos da velha mídia brasileira simplesmente ignoraram o ataque de Renan. Estadão, Folha e Veja, sendo a última responsável por hospedar o blog de Dora Kramer, não escreveram uma linha sequer sobre o ataque até o momento. A “combativa” Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) também ignorou o ataque do senador alagoano à jornalista.

    Seria medo?

    • Eliel
      Renan é um lixo!
      Fico imaginado a imagem dos votos que lhe dedicam aqueles que o reelegem.
      Não tem moral e não deveria ter espaço para criticar ninguém. Como no prato de qualquer um e troca de lado como em jogo de futebol. ]

      Quem é atacado por ele é gente do bem, pois com ele não anda.

      Vai sumir, aos pouquinhos será deixado ao lado de uma árvore morta e recolhido com as sobras dela.
      Abraço
      Fallavena

  4. Longa vida, nobre CN. Sem dúvida, tarefa tão hercúlea quanto praticamente impossível. Louve-se vosso trabalho e perseverança e desconsideremos os imbecis, qua ainda insistem, mesmo passada a campanha..

  5. Não é de bom alvitre citar nomes de terceiros, para tentar fortalecer opiniões pessoais, que por si só já não possuem valor . Fatos sim, falam por si.

  6. Parabéns, Jornalista, pelo teu entusiasmo e altruísmo. Não existe outro espaço assim no mundo virtual.
    É preciso ter muita paciência para ser ofendido e ainda manter a pressão arterial 8/12.

    Vida longa e saúde.

  7. Vida Longa à Tribuna da Internet, uma verdadeira Escola de Cidadania e Humanidades que pela excelência editorial, merece ser cada vez mais conhecida pelas gerações mais novas de Brasileiros.

    Parabéns ao generoso e multifacetado Jornalista Carlos Newton, Editor, Diretor, Tesoureiro e Bedel desta Escola.

    Abraços Fraternais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *