Sem poder, Dilma se tornou uma espécie de “Viúva Porcina”

Dilma venceu, mas quem manda no governo ainda é Lula

Carlos Newton

No desespero pela fragmentação da chamada base aliada, o governo do PT usa a mídia na tentativa de reduzir as tensões com o Congresso. As informações distribuídas aos jornalistas que fazem a cobertura do Planalto são de que a recém-eleita presidente Dilma Rousseff teria alterado duas características: “estaria mais disposta às conversas e concedera autonomia para as lideranças petistas dialogarem com os partidos que integram a coalizão governista”.

Segundo as informações gentilmente vazadas pelo Planalto, quatro nomes foram escalados para a missão: “o vice-presidente Michel Temer, designado pela presidente para domar o PMDB e, sobretudo, acalmar o líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ); o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por contornar as insatisfações do PT; o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que vai auxiliar Dilma no desenho do mapa ministerial e dos segundos e terceiros escalões do governo; e Ricardo Berzoini, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, incumbido de monitorar as rebeliões no Congresso”, escreveu sábado um dos jornalistas que receberam as novidades do Planalto.

CONVERSA FIADA

Acontece que essas informações estão totalmente equivocadas, porque Dilma Rousseff não tem capacidade para “escalar” Lula nem Michel Temer. Como até as paredes do Planalto sabem, Lula faz o que bem entende, não recebe ordens de ninguém, e pelo contrário, no PT e no governo é ele quem dá as ordens. Já o vice Michel Temer tem vida própria, é espertíssimo e vai usar a “rebelião” do partido para garantir a presença do PMDB nos melhores e mais lucrativos ministérios e estatais.

Na verdade, Dilma Rousseff só manda mesmo em Mercadante e Berzoini, que não se candidataram e tomaram um susto danado. Se o PT perdesse a eleição, estariam no desvio, sem mandato e sem prestígio. Agora, terão de aturar os humores de Dilma por mais quatro anos. São esses dois ministros que realmente estão “escalados” para apaziguar as coisas no Congresso, mas não têm a menor condição de alcançar êxito. Ou seja, o governo terá de ceder – e ceder muito – para saciar o apetite da base aliada. E, ao fazer isso, estará descontentando o PT.

Como no título da genial peça de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Dilma Rousseff está hoje na condição de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. A economia entrou em situação de estagflação (recessão com inflação), o rombo nas contas públicas tem de ser contido a qualquer custo, a crise econômico-administrativa é gravíssima, não há como brincar em serviço.

FIGURA DECORATIVA

E com o desastrado desempenho nos debates eleitorais, em que demonstrou impressionante despreparo e até dificuldades de expressão e raciocínio, Dilma perdeu muito prestígio junto à opinião pública mais qualificada. Por isso, está muito difícil encontrar um economista consagrado para o Ministério da Fazenda. Todos os que estão sendo sondados só aceitam se conseguirem autonomia absoluta, sem terem de se submeter à presidente da República, que então passaria a ser um papel apenas figurativo, sem voz ativa no que é importante.

Dilma Rousseff ganhou a eleição, mas perdeu o poder que jamais teve. E agora Lula tem uma posição cada vez mais importante no PT e no governo, para que não se chegue a uma situação-limite, logo no início do próximo mandado.

Dilma é hoje uma espécie de Viúva Porcina, genial criação de Dias Gomes: “aquela que foi sem nunca ter sido”.

22 thoughts on “Sem poder, Dilma se tornou uma espécie de “Viúva Porcina”

  1. Em 1974, um monge budista japonês me disse:”Um dos treinamentos Zen, é tomarmos banho com apenas um copo d´água”. Primeiro pensei que era exagero dele, depois entendi o simbolismo mediante aquelas historietas enigmáticas próprias do Zen, hoje entendo perfeitamente o recado com a crise hídrica que está se abatendo sobre nós brasileiros. Quem diria… aprendi no antigo curso primário ou ginásio, não lembro direito, que o Brasil era (isso mesmo, já era) a maior bacia hidrográfica do mundo. Chutamos a bacia e ficamos só com um mísero baldezinho…

  2. Meu Caro Rocha, tomar banho com um copinho de água não é a coisa mais dificil do mundo.
    Agora pense no que vai dentro do copo com as “ideais” do genial gênio administrativo, o melhor do mundo, geraldo pinockiómin.
    Já viu de onde vai tirar á agua para nos paulistas tomar banho com o copinho.????
    Semana passada choveu na região 4 dias seguidos, é água de não acabava mais,
    Ai eu pergunto, o que fez geraldo e sua gangue nestes 28 anos de des-governo/corrupto para captar essas águas da chuvas.??
    Resposta…NADICA DE NADA.
    E sabe para onde foi toda essa águas das chuvas que cairam sobre a região.?
    Para o ESGOTÂO À CÈU ABERTO, aquele esgoto que desde o inicio da gestão das tucanalhadas diziam que seria NAVEGÀVEL , COM PEIXES e que aos domingos todos os paulistas poderiam usá-lo como parquinho de diversão…..

    • Autoridades dos Estados Unidos estão investigando o envolvimento da Petrobras e de seus funcionários em um suposto esquema de pagamento de propinas, segundo reportagem publicada neste domingo pelo “Financial Times” em sua página na internet. Conforme o jornal, fontes familiarizadas com o assunto contaram que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre a empresa, que tem ADRs (do inglês American Depositary Receipt) listados em Nova York, enquanto a Securities and Exchange Commission (SEC), que regula o mercado de capitais americano, está buscando um inquérito civil.

      . A reportagem lembra que a estatal, a maior empresa brasileira, é alvo de investigações pela Polícia Federal e pelo Ministério Público que podem culminar na revelação de “um dos maiores casos de corrupção da história do país”. O jornal também destaca que muitos dos problemas apontados na Petrobras teriam ocorrido quando a presidente reeleita Dilma Rousseff estava à frente do conselho de administração da empresa.

      . “As autoridades dos Estados Unidos estão investigando se a Petrobras ou seus funcionários, intermediários ou prestadores de serviços violaram a Lei de Práticas Corruptas no Exterior [tradução livre de Foreign Corrupt Practices Act], uma lei anticorrupção que torna ilegal subornar funcionários estrangeiros para ganhar ou manter negócios”, indica a reportagem, citando as mesmas fontes como origem da informação.

      No Brasil, segue o texto, promotores alegam que a estatal e seus fornecedores superfaturaram custos de projetos e aquisições em “centenas de milhares de dólares e repassaram parte dos recursos para políticos da coalizão governista liderada pelo Partido dos Trabalhadores – o PT”. Segundo o Financial Times, o Departamento de Justiça e a SEC declinaram de comentar o assunto e a Petrobras não respondeu o pedido de entrevista.

  3. Por falar nisso, porque os jornalistas dos três jornalões tão vorazes com a CORRUPÇÂo dos outros partidos não tentam mandar seus jornalistas investigativos para ABRIR A CAIXA PRETA DA SABESP.?????

      • Caro Cesar,

        O MAU CARATISMO da petesada foi moldado nas palavras de LENIN: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!”

        ELES MENTEM, ESCONDEM E OMITEM SEM O MENOR PUDOR.

    • Os analistas de mercado seguem ajustando PARA BAIXO suas estimativas para a economia brasileira, de acordo com o boletim Focus, do BANCO CENTRAL. A mediana das previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano CAIU de 0,24% para 0,20%. Há um mês, a projeção era de crescimento de 0,28%. Depois de ficar estacionada algumas semanas em 1%, a estimativa para 2015 RECUOU para aumento de 0,80%.

      A produção industrial deste ano também foi revisada PARA BAIXO, de queda de 2,17% para RECUO de 2,21%. A estimativa para 2015, contudo, teve ligeira melhora, de crescimento de 1,42% para 1,46%. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (I-B-G-E) informou que a produção industrial de setembro CAIU 0,2%, ante agosto, quando se esperava aumento de 0,2%. No trimestre entre julho e setembro, HOUVE QUEDA também de 0,2% ante o trimestre anterior, segundo o I-B-G-E.

      Para analistas consultados na ocasião, esse resultado colocou UM VIÉS DE BAIXA para o PIB do período, que será divulgado no fim deste mês. O primeiro mês do quarto trimestre também não parece ter sido bom para o setor a julgar pelo PMI industrial do Brasil, medido pelo HSBC, que RECUOU a 49,1 em outubro, de 49,3 em setembro. Medições abaixo de 50 indicam CONTRAÇÃO DA ATIVIDADE. Esse índice composto leva em conta produção, emprego, preços, demanda interna e externa.

  4. Às vezes, tem-se a impressão de que a função de Dilma é, de fato, esculhambar a economia, a máquina pública, as instituições e a nossa frágil democracia nesse dantesco teatro montado por petistas que amam Cuba e Fidel. Não o Brasil.

    O hediondo é que tem brasileiro que apoia essa grei cujos lideres já foram até presos.

    • Caro Wagner Pires,

      É I-N-A-C-R-E-D-I-T-A-V-E-L que uma figura tão MEDÍOCRE como dilma tenha chegado a
      presidente de um país como o Brasil. Só mesmo “FAZENDO O DIABO” pois ELES NÃO “SABEM DO QUE SOMOS CAPAZES”.

  5. Mas vai ser uma viúva importante, processada pelo Departamento de estado Americano, por corrupção na Petrobras. Lá não dá para ‘aliviar’ o caso em troca de uma vaga no Supremo, né Cardozão?

  6. LULA PRESSIONA PELO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL

    Não há outra leitura senão a do título para entender essas pressões do ex-presidente Lula para que a presidente reeleita, Dilma Rousseff, nomeie Henrique Meirelles como ministro da Fazenda. Em outras postagens falei a respeito (link abaixo) e as impressões são reforçadas agora pela reportagem da Folha de S. Paulo intitulada “Lula quer indicar a Dilma pelo menos três ministros” (Educação, Cidades e Fazenda). “Interlocutores da presidente, no entanto, ponderam que nenhuma escolha de Lula passará sem consentimento de Dilma. Ainda não há acordo, por exemplo, sobre o novo ministro da Fazenda”, informa a repórter Marina Dias.

    “No seu primeiro mandato, Dilma se incomodou muitas vezes com as interferências de Lua; A presidente queria deixar uma marca de independência em relação ao antecessor e evitava tomar decisões sob sua tutela”, lembra a reportagem da Folha. Pelo visto, dois mandatos diretos mais um indireto não foram suficientes para o apetite de poder do ex-presidente: “Ele avalia que as pastas serão fundamentais para alavancar programas importantes para seu projeto político em 2018”, diz a matéria. Não há dúvida, a escolha do ministro da Fazenda será emblemática para o próximo governo: Dilma rejeita Meirelles ou terá perdido o mais importante round correndo risco de continuar com a pecha de poste do antecessor.

    Afinal, é ou não o capitalismo estrangeiro agindo nos bastidores da República? Reforço as evidências com duas passagens interessantes: 1. O centro da crise que levou ao rompimento entre Leonel Brizola e Lula foi precisamente a entrega do Banco Central para Meirelles (antes da posse, ainda em 2002); 2. Eleita em 2010, antes de assumir, Dilma também enfrentou pressões contra a remoção de Meirelles do BC mas foi firme e nomeou outro, baixando juros.

    AINDA EM TEMPO quanto à pasta educacional, é oportuno lembrar que quando presidente Lula demitiu por telefone o então ministro Cristovam Buarque que se encontrava em Portugal e semanas antes havia sustentado a necessidade do Brasil adotar o sistema de escolas integrais no modelo defendido pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola.

    FONTE COMENTADA: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1545226-lula-quer-indicar-a-dilma-pelo-menos-tres-ministros.shtml

    TEXTO COMPLEMENTAR: Brizolismo no PODER por linhas TRANSVERSAS https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1548716375344628&set=a.1382649428617991.1073741827.100006188403089&type=1&theater

  7. Dificuldade de expressão e raciocínio não vem de hoje,ela é totalmente despreparada intelectualmente para a presidência,nunca esteve a altura do cargo, agora ela tá mais desnudada,mas seu cérebro só possui dois neurônios o tico e o teco,e tem mais, tem hora que o teco sai de cena,aí Deus nos acode !!!! Só o Brasil pode aturar um troço deste!!!!

  8. Dilma é hoje uma espécie de Viúva Porcina, genial criação de Dias Gomes: “aquela que foi sem nunca ter sido”.

    Karl Marx : A religião é o ópio do povo
    Raymond Aron : O Marxismo é o ópio dos intelectuais
    Bill Clinton : fumei mas não traguei
    PTralhas : Drogado mas sem ter lido qualquer livro de Karl Marx….

  9. Eu quero mais é que Dilma seja mais Dilma do que nunca: Estúpida, boçal, ignorante, prepotente mas antes de tudo corerente.
    Quero que fale bem alto e repita quantas vezes tiver que repetir:
    – Quem foi eleita fui eu, eu é que mando nessa joça, a ministra da Economia sou eu, só preciso de um idiota para ser nomeado e cumprir todas as minhas ordens. Abaixo as preocupações pequeno burguesas de controle de contas públicas, de fazer superávit primário, superavit nas contas externas, quero mais é seguir o exemplo da Argentina que deu um calote na divida e mandou os gringos passear. A Petrobrás e as empresas estatais são minhas e eu faço o que quiser com elas, o povo me deu mais um mandato para eu fazer o que quiser.
    VAI FUNDO DILMA! VÁ PARA O ENFRENTAMENTO E MANDE INCLUSIVE FECHAR O CONGRESSO SE ELES NÃO TE OBEDECEREM. QUANTO AO STF NÃO PRECISA SE PREOCUPAR POIS LÁ JÁ ESTÁ TUDO DOMINADO MESMO!

  10. Duas coisas ocorrem nestes dias de mobilização estática do governo: Uma greve muda de economistas competentes, que não admitem serem controlados por uma presidente intervencionista e incompetente; exagero por parte da imprensa chapa branca na cobertura do dia a dia de um potencial criminoso (aguardemos o desfecho da operação lava a jato) que manda e desmanda no PT. Cada vez que leio sobre a imobilidade do governo, acho que a vitória das urnas foi mais devastadora que a alcançada pelo rei Pirro em Ásculo.

  11. Os dois comentários acima estão bem lúcidos.
    A sensação é de um silêncio pesado dos “possíveis” ministros que podem assumir a Fazenda e o Banco Central, esperando que a caixa de pandora seja aberta para então se decidirem.
    A caixa de Pandora são as delações da operação lava-jato que ainda estão sob sigilo.
    Afinal de contas , ninguém vai querer entrar em um governo que, mesmo já estando descendo a ladeira destrambelhado, pode se transformar numa avalanche abismo abaixo.

  12. Excelente comparação feita por Carlos Newton! Quando criança eu assisti à novela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes. Lembro-me muito bem da viúva Porcina.

    Tudo na vida dela era falso. Inclusive a história do seu romance com Roque Santeiro. Sinhozinho Malta (interpretado por Lima Duarte) construiu toda a farsa da “viúva”, com quem mantinha um romance.

    Mentiras e farsas também predominam na história de Dilma Rousseff. Lula é o “Sinhozinho Malta” de Dilma. Colocou-a no poder e a mantém como um fantoche no comando do Brasil.

    Nem o dramaturgo Dias Gomes poderia imaginar que a novela da vida real brasileira de hoje seria tão ou mais intrigante que “Roque Santeiro”.

  13. Magistral comentário, jornalista Carlos Newton.
    Na medida certa em relação a personagem principal e os coadjuvantes.
    Merecida nota 10.

    Permita-me acrescentar…

    O jornalista Elio Gaspari, na edição do último domingo, no O GLOBO, em artigo “O Lado Steve Jobs De Dilma”, faz alusão ao que denominou, como comparação, o “campo de distorção da realidade”, em que opera a presidente que governa um país de 202 milhões de habitantes. Um artigo interessante…

    Mas, guardada as devidas proporções e regionalizando o tema, fico com a notável imagem nascida do Moderador, e que não se perca, por tanta coincidência :
    “Dilma é hoje uma espécie de Viúva Porcina, genial criação de Dias Gomes: “aquela que foi sem nunca ter sido”.”

  14. Fico estupefato com a inabilidade de um comentarista já publicamente conhecido como um dos representantes de sua sofrida e sacaneada classe, ao mesmo tempo que se identifica aqui com seu próprio nome para meter o pau na presidenta. Cara, utilize pseudônimo para não prejudicar mais ainda seus companheiros de categoria profissional. Aprenda que quem não se garante, carece de aliados influentes, tem que botar o galho dentro com o governo para recuperar até mesmos os próprios direitos garfados nesse país ONTEM, HOJE E SEMPRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *