Sem propinas das empresas, PT faz campanha para pedir recursos

Imagem do site de arrecadação do PTGustavo Uribe e Bela Megale
Folha

Em aperto financeiro causado pela queda nas doações privadas, o comando nacional do PT iniciará no final deste mês uma espécie de “vaquinha online” para arrecadar recursos para a sigla.

A campanha do partido protagonizará inserções televisivas da legenda que vão ao ar neste mês em cadeia nacional e usará como mote a frase: “O Brasil precisa do PT e o PT precisa de você. Seja companheiro”.

A plataforma online, que está na internet em fase de teste, recebe doações apenas de pessoas físicas, não permite depósitos anônimos e aceita apenas pagamentos em cartão de crédito ou de débito.

Com a diminuição do repasse de recursos para o partido por empresas privadas, causada pela crise econômica e pela Operação Lava Jato, a legenda tem enfrentado dificuldades financeiras.

As viagens de dirigentes petistas têm sido rateadas e só ocorrem com previsão orçamentária, justificativa e aprovação da cúpula partidária. Antes da crise econômica, os petistas tinham cotas mensais de passagens aéreas e podiam indicar os hotéis que desejavam ficar.

“Estamos otimizando a atividade política dos dirigentes. Não é possível mais viajar só para fazer uma visita, é necessário ter uma agenda com outras atividades e mostrar o resultado do trabalho. Estamos em economia de guerra”, afirmou Jorge Coelho, vice-presidente do partido.

ECONOMIA

A legenda também tem reduzido gastos em contratos, serviços, valor de aluguel das sedes e, segundo relatos de petistas, revisto o número de assessores nas secretarias nacionais.

A ordem interna é também substituir, sempre que possível, ligações telefônicas por mensagens via Whatsapp e redes sociais. A cultura de fazer encontro presenciais do partido também está sendo revista e pode ser substituída por convenções online, segundo relataram membros da executiva nacional.

O enxugamento das contas fez com que projetos previstos para serem lançados no início de 2015 fossem suspensos por tempo indeterminado. Um deles foi a TV da sigla, que contaria com correspondentes espalhados pelo país e produção diária de conteúdos que seriam exibidos nos sites do partido.

As empreiteiras investigadas devido ao esquema de corrupção frearam as doações para os caixas da legenda no fim do ano passado.

Não há registro de repasses para os diretório nacional petista em novembro e dezembro, período quando foram detidos executivos das construtoras investigadas.

A cúpula nacional do partido receia ainda que tenha de arcar com uma multa pesada por causa do escândalo de corrupção.

Em depoimento, o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco estimou que o PT tenha recebido entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013 de propina retirada dos maiores contratos da empresa estatal.

A intenção de criar a estrutura foi anunciada no 5º Congresso do PT, em junho, mas, por questões técnicas, só foi realizada agora. Para a legenda, a iniciativa online pode ser o primeiro passo para viabilizar resolução de que diretórios da legenda não recebam doações de empresas.

A proibição foi aprovada em abril, mas, em junho, o partido decidiu adiá-la até que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal tomem uma decisão em relação ao financiamento partidário.

21 thoughts on “Sem propinas das empresas, PT faz campanha para pedir recursos

  1. Semana passada, na Baixada Fluminense, conversei com um amigo, pastor da Assembléia de Deus. Dilmista da primeira hora, votou nela duas vezes, agora é ex-dilmista e exclamou: “eles não tem coragem de vir a publico confessar os malfeitos”.

    Lembrei então de Confúcio, o sábio chinês antes de Cristo: “O arrependimento assemelha-se à Coragem”.

    Sorrindo ele completou: “A Bíblia fala: “Arrependei-vos …”

  2. Masss, todos os dias otários e “espertos” saem de casa para fazer negócios. Infelizmente, negociarão. Enquanto houver grama nesse país, sempre haverá quem paste..

    • Caro Ricardo Lima,

      Também penso assim. A arma não são as urnas pq isto vem tudo feito como querem que seja. A arma é comprar somente o estritamente nescessário. Quando faltar arrecadação de impóstos, força-se a que os abastados no dinheiro público repensem os seus atos.

      • “Estamos otimizando a atividade política dos dirigentes” – que bacana. Agora que a roubalheira diminuiu, o PT está aprendendo a administrar seus recursos como os trabalhadores, que ele diz representar, sempre fizeram. Enquanto o dinheiro era farto, gastavam sem pensar no amanhã. Aliás, exatamente o que o seu governo fazia ( e continua pensanso que pode fazer). O fruto não cai longe da árvore…

  3. “Ei você aí,
    Me dá um pixuleco aí
    Me dá um pixuleco aí

    Não vai dar?
    Não vai dar não
    Você vai ver a grande confusão
    O que vou fazer
    Roubando até cair

    Me dá, me dá, me dá (oi)
    Me dá um pixuleco aí”.

  4. Mas, voltando sério ao comentário. Seria uma(s) confisão(ões) do PT?
    Sempre se dizia que o PT não está envolvido em corrupção, que nunca recebeu dinheiro ilícito e que a economia está em mil maravilhas, só está meio paradinha agora pq o Dr.Sérgio Moro tinha que começar a lavar a estrumera agora que está tudo bem (pra eles).
    Desculpem a minha santa ignorância!

  5. Vocês acreditam mesmo que o PT está sem dinheiro? Propinas da Lava Jato, empréstimos a países comunistas, mais médicos, e etc. Eles devem ter dinheiro para uns três campanhas presidenciais…

  6. os recursos provavelmente virao de bancos da suica, uruguai, ilhas cayman dentre outros paraisos fiscais usado pelos PTralhas para lavagem de dinheiro roubado dos contribuintes.

  7. parece que já vi isto antes, para ajudar o Dirceu . Milhares de doações dos colegas de cargos de 2o e 3o escalão…
    Estamos reagindo, mas o PT ainda vai demorar para sumir….

  8. eu acredito sim que o pt está sem dinheiro, pois o que entra cantando sai assoviando. Eles não tem administração, veja a historia pessoal deles, só sabem reclamar, são improdutivos e por isso comunistas que querem viver as custas do trabalho dos outros.

  9. O PT sempre reclamou que não tinha dinheiro. Na disputa presidencial em que tinha o Lula e o
    Brizola como participantes. Num aeroporto Brizola dava entrevista e disse: O PT dizem-se pobrezinhos,
    mas enquanto eu viajo pelo Brasil em avião de carreira para fazer campanha, o Lula o faz em jatinho
    particular. Isso na primeira vez que o Lula concorreu as eleições. São uns chorões de barriga cheia.

  10. E quem é que garante que os recursos depositados nas contas desse partido de malfeitores não seja dinheiro de caixa 2, laranjas e outras maracutaias.
    OLHO ABERTO EM CIMA DESSES VAGABUNDOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *