Senadores querem a presença de Mourão e Salles em áreas afetadas pelas queimadas no Pantanal

Parlamentares também convidarão Tereza Cristina e Rogério Marinho

Sara Resende e Gustavo Garcia
G1 / TV Globo

Os senadores que integram a comissão criada para acompanhar os incêndios no Pantanal querem que o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) compareçam às áreas afetadas pelas queimadas.

De acordo com a assessoria da senadora Simone Tebet (MDB-MS) os convites às autoridades devem ser formalizados na próxima segunda-feira, dia 21. Ainda não há data para a viagem. O governo federal decretou situação de emergência em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso em razão das queimadas.

PREVENÇÃO – Com isso, os estados poderão reforçar a prevenção e o combate aos focos, assim como manter serviços públicos nas áreas atingidas pelo fogo. No último dia 9, passou de 2 milhões de hectares a área atingida pelos incêndios.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se reuniu nesta terça-feira, dia 15, com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e anunciou a liberação de R$ 3,8 milhões para ações de combate aos incêndios que atingem o estado.

AÇÃO – O partido Rede apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, dia 17, uma ação na qual pede, entre outras medidas, que a Corte determine ao governo federal que: apresente, no prazo de 10 dias, plano de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia; envie, no prazo de cinco dias, força-tarefa às regiões para atuar no combate ao alastramento dos focos de incêndio e no resgate de animais; destine equipamentos para o combate a incêndios e cestas básicas aos moradores dos locais, com atenção especial a povos indígenas e quilombolas.

A legenda também pede que seja reconhecido “o estado de coisas inconstitucional da gestão ambiental brasileira”, sobretudo nos biomas Pantanal e Amazônia.

4 thoughts on “Senadores querem a presença de Mourão e Salles em áreas afetadas pelas queimadas no Pantanal

  1. O governo tem a solução, basta ter determinação, querer. O que vemos, no entanto, é um governo irresponsável a negar insistentemente a realidade.
    O seu Mourão só sabe responder a questões com citações de gotas de sabedoria de jogador de futebol, tal qual o Lula. Para enfeitar mais o círco, usa máscaras do seu Flamengo. Ora bolas, precisamos de gente séria, competente, determinada que saiba inspirar confiança no povo.
    Para coroar o besteirol, o presidente decidiu atacar países europeus – justamente os que podem nos ajudar nessa luta..
    Vou repetir: o exército está se desmoralizando ao apoiar um idiota. Esqueçam as remunerações extras, defendam o que um dia juraram defender: a pátria – não o bolso!

  2. Ainda bem que não há – por enquanto – terremotos no Brasil. Já pensou nos idiotas exigindo brigadas anti-terremotos ? Raciocinam (?) igual a Olavo de Carvalho.

    O Lobo e o Cordeiro , take #21341,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *