Senadores se movimentam para convocar general Augusto Heleno depois do carnaval

Resultado de imagem para alcolumbre

Alcolumbre não se opôs ao requerimento e deve colocá-lo em pauta

Amanda Almeida e Isabella Macedo
O Globo

Senadores de diferentes partidos se mobilizaram entre quarta-feira e quinta-feira para pedir ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que paute pedido de convocação do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, depois do carnaval. O requerimento foi apresentado pelo PT, mas internamente ganhou o apoio também de parlamentares governistas.

Alcolumbre não se opôs. Também incomodado com o ataque do ministro, que acusou o Congresso de “chantagear” o governo, ele recebeu o líder do PT, Rogério Carvalho (SE), e outros senadores, que reforçaram a necessidade de o Legislativo reagir à acusação.

EXPLICAÇÕES – Os parlamentares disseram que o ministro tem de ser confrontado publicamente para responder objetivamente sobre o que se referia.

A cúpula do Congresso já havia demonstrado o desconforto com a reação poucas horas depois de a declaração de Heleno ter se tornado pública em uma reportagem do Globo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou o ministro como um “radical ideológico”. Já Alcolumbre disse, em nota, que “nenhum ataque à democracia será tolerado pelo Parlamento”.

REQUERIMENTO – “É necessário que o Ministro da GSI compareça ao Senado Federal para informar quem são os parlamentares, bancadas, blocos e partidos que estão fazendo tão grave extorsão, bem como no que consiste essa “chantagem de alguns parlamentares o tempo todo”. Afinal, há enormes diferenças entre a pressão política derivada diretamente dos freios e contrapesos de um regime democrático que adota a divisão independente e harmônica entre os Poderes e o nefasto ato de chantagear”, diz o requerimento do PT.

Em geral, requerimentos de convocação de ministros são apresentados em comissões. Pelo tamanho da repercussão da declaração do ministro, o PT pede que ele se justifique ao plenário do Senado.

RETRATAÇÃO – Para ser aprovada, a convocação precisa do voto da maioria simples dos presentes no plenário. Por isso, é considerado um requerimento de fácil aprovação, que depende mais da vontade política do presidente da Casa em pautá-lo.

Reservadamente, parlamentares — também governistas — dizem que apenas uma declaração pública de Heleno em reparo ao que declarou poderia evitar uma convocação dele.

19 thoughts on “Senadores se movimentam para convocar general Augusto Heleno depois do carnaval

  1. Outra palhaçada que será protagonizada pelo antro de venais, trazendo para prestar esclarecimentos sobre as suas declarações, o general Heleno.

    Ninguém pode criticar o parlamento, pois a democracia só pode ser exercida pelos políticos, menos para quem não é parlamentar, que deve calar a boca quando quiser comentar sobre os corruptos, ladrões, vagabundos deputados e senadores!

    Trabalhar, que seria útil para o povo e país, nem pensar!
    O antro de venais é para discutir política, ideologia, radicalismos, acordos espúrios, negociações sobre venda de votos, câmbio por apoio dado por ministérios, secretarias, diretorias de estatais, frequência dos parlamentares em plenário por apenas dois dias por semana, feriados na terça-feira e estendem até a próxima semana, afora viagens absurdas, inexplicáveis e injustificáveis, para embolsarem as tão atraentes e polpudas diárias!

    O que me deixa apreensivo, preocupado, desconfortável, é que perdemos o senso de medidas completamente.

    Em razão dessa radicalização política, os devidos cálculos para que avaliemos o que seria importante ou que deva ser desconsiderado deixaram de existir, e nos baseamos na ideologia.

    Os ferrenhos críticos de Bolsonaro o acusam de antidemocrático, homofóbico, misógino, racista, preconceituoso, o escambau.
    O presidente é depreciado, ofendido, agredido, insultado mas, a oposição, insiste que nos encaminhamos para a ditadura!

    Ciro, logo depois que o seu maluco irmão e com tendência para homicida foi dado como sem risco de morte, disse alto e bom som para os jornalistas e TVs presentes, que o atentado fora culpa de Bolsonaro!
    E disse poucas e boas do presidente e de sua família, principalmente denominando-os todos, sem exceção, de uma família de canalhas!

    Mas, Bolsonaro é antidemocrático, outra acusação que Ciro vociferou diante dos holofotes.
    Evidente, e não poderia ser por menos, o seu insano irmão foi vítima e não um terrorista, que tentou passar por cima das pessoas com um trator, então os tiros que recebeu.
    E foi divertido ouvir Ciro afirmar que as duas balas recebidas pelo seu doido mano eram de calibre .40!!!!
    Foi quando troquei de canal pois, se eu queria assistir comédia, procuraria por especialistas, menos ficar vendo e ouvindo disparates.

    Caso Cid tivesse sido alvo de projéteis .40, o seu irmão estaria discursando no cemitério, quando estaria presente no enterro do brother.
    A omoplata do “intrépido” senador teria sido dilacerada, e, a bala no pulmão, que lá permanece ou coisa que o valha, teria aberto os alvéolos do órgão com tamanho dano, que Cid teria ido a óbito sem saber se fora a retroescavadeira que o atingiu ou um raio divino!

    O atentado contra Bolsonaro fora feito por um maluco com faca de plástico e sem ponta, sem fio.
    Cid, foi alvo de canhão, de um obus de 75mm, e milagrosamente salvo!

    Lamento que o nosso país tenha sido eleito pelas autoridades e instituições como o inimigo a ser combatido e com o povo sendo aniquilado, em consequência.

    Não há trabalho, plano, estratégia, soma de esforços … nada que vise o bem comum e nosso desenvolvimento.
    A tônica, o assunto presente diuturnamente, é a maldita política e a desgraçada ideologia.
    Resultado:
    Nação e povo sem rumo, sem objetivos, sem metas, sem ter medido o que é importante e urgente, desnecessário e inútil.

    Agora, como se diz no jargão popular e do lado da superstição, Cid tem o corpo fechado, pela mãe do guarda!

      • Duarte, meu caro conterrâneo,

        Corruptos e ladrões, incompetentes e vagabundos, exigindo que o antro de venais seja “respeitado”.

        O Brasil é mesmo o país do faz de conta e da piada pronta!

        Agora, situação mais esdrúxula, curiosa, absurda, é ver um general de Exército (4 estrelas), obedecer ordens de parlamentares comunistas, quando alguns anos atrás havia uma guerra contra quem pertencesse a este movimento político-social!!!

        Mudaram os tempos ou o caráter dos homens foi adulterado?!

        Fosse eu o general e mandava os “congressistas” para …. só para ver o rolo que ia dar!!!

        Abração.

        • Concluindo:

          Se o general Heleno for ao congresso, e obviamente será transmitida a sua presença, quero ver como que reagirá com deputados e senadores o ofendendo, agredindo e insultando!

          Braga, Henrique Fontana, Pimenta, Rosário, a ralé política, apontando o dedo para o rosto do militar aos berros!!

          Quero só ver!

          Aliás, Duarte, como o RS sempre se meteu em encrenca, e ainda temos dentro de nós o sentimento de rebeldia, eis a minha sugestão como gaúcho:

          O general poderia ir ao congresso pilotando um tanque de guerra ou Cascavel ou Urutu, e fazer o mesmo que o senador Cid Gomes, ou seja, adentrar na caverna dos ladrões, esmagando quem ousar ficar na sua frente.

          Quando chegar ao plenário no seu tanque ou blindado, erguer a claraboia, mostrar a metade do seu corpo, e perguntar:
          – tão querendo encher o meu saco, inúteis???!!!

          Outro abraço.

          • KKKK

            Pode ser uma confusão dos diabos, mas pelo menso seria divertido.

            Mas que é uma cara de pau desgraçada ver mamadores seculares, pedindo respeito a democracia isto é

            abs

    • Só rindo.
      Olha o Filtro nos artigos.
      Ultrapassou a linha vermelha do ridículo e pastelão.
      Se o Heleno der um peteleco na mesa, a ratalhada sai correndo…
      E mais: Ele está errado?
      E sem contar que o aúdio ou vídeo foi vazado…
      Mas, de novo: Ele está errado?
      Botafogo e Fofolete do Senado, querrm o que? Ajudar o Brasil?
      Se tornaram os baluartes do patriotismo.
      Vamos curtit o feriado.
      Sem Golden Shawer

  2. General Heleno, faça um favor ao eleitores de Bolsonaro, dê nome aos bois, não importando o que vai custar. Precisamos saber quem são realmente os chantagistas do congresso e o que eles efetivamente pediram em prol da governabilidade.

    Eleições estão aí, deputados e senadores estão apoiando os prefeitos e vereadores de suas bases, nos ajude a descobrir em que não votar de jeito nenhum.

    • Ouvi pela manha, o senador Lasier Martins de que ele tinha alertado ao General Heleno dos perigos e da imoralidade desta “verbinha ” de 30 bilhões para suas excelências usarem como quiserem em seus currais eleitorais.

      Pois então temos pelo menso 2 tipos de senadores:

      Os “escandalizados e chocados” com o ataque do General à democracia e por isso o convocam a “explicar-se”

      Outros, como meu senador , escandalizados e chocados com voracidade e rapinagem dos políticos sobre as minguadas verbas do orçamento e por isso empenham-se em alertar a nação e vetar a bandalheira

      Voce, caro leitor e colega de comentários, pode escolher o tipo de escandalizado que deve apoiar ….

      Como estamos numa democracia voce pode escolher

  3. Du-vi-do!
    As hienas vão dar palanque e microfone para o Heleno falar todas as verdades e pelo menos uma parte da população escutar?
    O jogo deles é na surdina, na véspera de feriado, na moita, na encolha.
    Du-vi-de-o-dó!!!!

  4. O General Heleno falou pouco. Que tal se os Presidentes do Senado e Câmara, nossos representantes de Sumô nas Olimpíadas de Tóquio chamassem qualquer Cidadão nas ruas para que falassem o que eles acham do Congresso Nacional e seus Políticos ??? Garanto que a Sessão seria esvaziada, muitos sairiam correndo com medo de morrerem, tal é o nível de ódio e ojeriza do povo brasileiro com aquelas figuras menores da vida brasileira. O General não faltou com respeito, ele falou o que o povo pensa e quer dizer, no mínimo para aqueles maus brasileiros !!! Tomem vergonha na cara, vocês são o lixo do Brasil !! Você é que desrespeitam e assaltam o Brasil e seu Cidadão todos os dias, falta cadeia pra prender todos vocês e seus Cúmplices e Sócios na Safadeza Geral que se tornaram as Casas Legislativas do Brasil….Vão trabalhar Vagabundos !!!!

  5. “Não aceito qualquer tipo de acordo em torno do orçamento e manifesto meu apoio ao veto presidencial à essa farra com recursos públicos, a ser comandada por um único deputado e que dá margem para desvios partidários. ”

    Twitter do senador Lasier martins a 30 minutos atrás

        • Clemente, meu caro,

          Obrigado pelo comentário.

          De fato. Encontramo-nos diante da opção que ou resolve os problemas nacionais ou os agravarão mais ainda, se for possível:
          Ou dá ou desce!

          Ou colocamos os ladrões, vagabundos, corruptos, estelionatários nos seus devidos lugares – a cadeia, claro – ou mais um ou dois anos e o Brasil será deles, da corja de canalhas e criminosos conhecidos como … parlamentares.

          Diante da possibilidade de não podermos prendê-los porque Gilmar Mendes, o ministro Lacto Purga, os libera, então que fechemos este antro de venais!

          Abração.
          Saúde.

  6. Sugiro que o General Heleno compareça ao Congresso Nacional acompanhado pelo novo Ministro da Casa Civil – General Braga Netto, pois assim a oitiva do Ministro Heleno será complementada de forma avassaladora pelo Ministro Braga Netto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *