Sepúlveda Pertence abandona a defesa de Lula, que ainda tenta mantê-lo

Saída de Sepúlveda Pertence é um baque para Lula

Bela Megale
O Globo

Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos principais advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sepúlveda Pertence enviou uma carta ao petista, na sexta-feira passada, em que comunicou sua intenção de deixar a banca de defesa “com pesar”. Segundo dirigentes do PT, Pertence deixou claro que as divergências com outros advogados da causa motivaram a decisão. O manuscrito foi levado a Lula, preso em Curitiba desde 7 de abril, pelo filho de Pertence, Evandro.

Na quarta-feira, o advogado Sigmaringa Seixas se encontrou com Lula em Curitiba para falar que Pertence queria deixar a sua defesa. O ex-presidente foi reticente e disse que não aceitaria que o ex-ministro, seu amigo há 40 anos, saísse da causa.

LULA RECUSA – Na sexta-feira, ao receber a carta de Evandro, Lula repetiu que era contra a renúncia de Pertence e não quis ler o documento, que ficou com ele. O petista e seu advogado devem conversar pessoalmente nos próximos dias para definirem se o medalhão permanecerá ou não na banca da defesa de Lula.

Na carta, Pertence afirma que fez tudo o que estava ao seu alcance pela defesa de Lula, mas que foi surpreendido por nota pública emitida por seus advogados, referindo-se, sem citar nomes, a Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, que desautorizavam sua atuação no STF. Zanin e Valeska são casados. Ela é filha de Roberto Teixeira, amigo do ex-presidente e investigado em ações da Lava-Jato.

CARTA DE LULA – Pertence citou ainda a carta divulgada pelo PT, em 3 de julho, assinada pelo próprio ex-presidente Lula. Segundo ele, a manifestação contraria sua postura de advogado de jamais entrar em embates pessoais com qualquer julgador, ainda mais os do Supremo, Corte que integrou de 1989 a 2007. No comunicado assinado por Lula, o ex-presidente acusa o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF, de fazer manobras na tramitação do pedido de habeas corpus impetrado por seus advogados.

Na carta, Pertence rememora sua história como defensor de Lula e relembra os tempos das greves sindicais do ABC Paulista, nos anos 1980. Naquela época, o petista, que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi acusado pela ditadura de ter estimulado um comportamento agressivo dos trabalhadores durante uma das greves do sindicato, que acabou resultando na prisão de Lula. Pertence foi um dos advogados responsáveis pela defesa do petista, em 1982, no Superior Tribunal Militar (STM), que anulou o processo e o devolveu para a Justiça Federal, onde acabou prescrito.

PLANTONISTA – Por fim, o criminalista cita o episódio do domingo da semana passada em que três deputados federais do PT entraram com outro pedido de liberdade de Lula, dessa vez, junto ao Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4). A liminar chegou a ser concedida pelo desembargador Rogerio Favreto, mas, após idas e vindas — com direito à manifestação do juiz Sergio Moro, do relator da Lava-Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, e do presidente do tribunal, Thompson Flores, contra a concessão do benefício — Lula permaneceu preso.

Na carta, Pertence diz que o habeas corpus impetrado pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) confirmam que o partido assumirá a direção da defesa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Com muita dificuldade, Sepúlveda Pertence ainda conseguia aturar Zanin e sua trupe. Mas não dá mais para aturar os Três Patetas, os deputados que querem se eleger às custas de Lula. (C.N.)

15 thoughts on “Sepúlveda Pertence abandona a defesa de Lula, que ainda tenta mantê-lo

  1. de novo, outra vez ?

    e esse sujeitim não tem firmeza em suas decisões ?
    é um ‘vai e volta’ dos seiscentos diabos, um ‘volta mas não vem’, que mais parece couro de joelho.

    e mais aparenta ser falta de resolução, de determinação, ao papaizim do Dudu.

  2. Se essa carta realmente existe, significa que o teor da dela foi vazada a imprensa, para causar intriga entre os defensores e apoiadores de Lula.

    Quando os adversários usam esse tipo de golpe baixo é sinal que estão desesperados.

    E se estão desesperados é óbvio que Lula esta cada mais forte politicamente, o que realmente importa.

  3. Lições da História que os esquerdopatas nunca aprendem:
    – Em 1964 os esquerdopatas e diga-se de passagem, o presidente Goulart não era tão fanático assim, mas por omissão deixou acontecer, voltando, os esquerdopatas foram interferir com um dos valores mais sensíveis às instituições militares, que é o de respeito estrito a hierarquia. Promoveram, com a ajuda maquiavélica ou não de infiltrados, movimentos de revolta e indisciplina de soldados cabos e sargentos contra os oficiais.
    Passado agora, mais de 50 anos, voltam a cometer o mesmo tipo de erro, quando se insurgem contra a instituição Poder Judiciário. Fazendo entrar pela janela no STF elementos como Toffolli e Lewandovski , com o primeiro sendo incapaz de passar num fundamental concurso para juiz e o segundo sendo indicado só pelo fato da familia ser amiga de Dª Leticia, a esposa do Lulla, sendo conhecido como o famoso juiz da rota do frango com polenta em São Bernardo do Campo.
    E agora nesses últimos dias quis forçar a barra para que um desembargador plantonista revogasse uma decisão tomada por colegiado do tribunal do qual ele faz parte. E esse plantonista desembargador também é um estranho no ninho,não foi indicado por notório saber juridico, foi indicado politicamente pela ANTA PRESIDANTA, foi mais um subordinado do José Dirceu a assumir cargo em tribunais do Judiciário.

  4. Os resultados positivos que Lula vem alcançando na sua batalha jurídica onde mais parece que ré é a sociedade brasileira, deixam claro o talento, a excelência e a competência de Sepúlveda Pertence ! O homem é realmente uma fera … hehehehe….

  5. Esse advogado certamente foi convencido a defender o criminoso pilantra em troca de algumas dezenas de milhões de reais. Dinheiro vindo certamente de fontes imundas. Afinal a própria OAB prega que isso não importa!

    Mas agora abandona a defesa, porque lidar com pilantras petistas é a pior coisa do mundo. No entanto deve estar com os bolsos cheios da grana. Ou será que não?!

  6. Sei, Moro é comandado pela CIA. Afff. O ridículo a que chega certas pessoas.
    Realmente não sei se vc é um militante pago ou não, mas não se sente frustrado em divulgar as mentiras desse brasil247?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *