Murilo Rocha
(O Tempo)
Se caminha como favorito para um quarto mandato consecutivo à frente do país, o PT, em Minas, vive pela primeira vez em sua história a chance real de governar o Estado. Nunca foi tão bom um cenário para os petistas mineiros como neste do início do ano eleitoral de 2014. Em eleições anteriores, o partido chegou dividido, sem um nome de consenso, ou então se viu obrigado a ceder espaço para aliados nacionais, como em 2010, quando o PMDB encabeçou a chapa com Hélio Costa e Patrus Ananias (PT) foi seu vice.
Em 2002 e em 2006, Nilmário Miranda (PT), apesar de todo o empenho pessoal, sabia das limitações de sua candidatura frente ao ex-governador Aécio Neves (PSDB) – vencedor em primeiro turno nas duas ocasiões. Agora, porém, o PT mineiro parece unido em torno do nome do ministro Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte.
Junta-se a esse fator dois importantes pontos: o PMDB deverá apoiar a candidatura petista em Minas sem maiores problemas, e, principalmente, o PSDB, após governar o Estado por 12 anos, tem em 2014 a ausência de uma liderança ou de um nome natural para concorrer ao governo de Minas – esse vácuo ocorre tanto dentro do partido como no raio de legendas aliadas.
PIMENTA DA VEIGA
A cartada dos tucanos diante desse cenário foi desenterrar no ano passado o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do governo FHC Pimenta da Veiga. Um tiro no escuro, pois boa parte do eleitorado ignora Pimenta da Veiga. Antonio Anastasia também era um nome desconhecido, mas foi trabalhado ao longo de oito anos para suceder Aécio Neves, e não como uma opção emergencial.
As chances tucanas residiriam em uma dedicação quase integral de Aécio Neves para fazer seu candidato vencer no Estado, mas essa hipótese, hoje, bate de frente com a necessidade do senador mineiro de ter de percorrer o país, principalmente o Nordeste, para angariar força para sua candidatura à Presidência chegar, pelo menos, ao segundo turno. A atenção exclusiva a Minas seria um abandono da corrida nacional.
Apesar de ser o melhor cenário de sua história, o PT tem consciência da dificuldade de vencer as eleições estaduais, em especial no interior do Estado, nas áreas mais afastadas da região metropolitana, onde concentra seu potencial eleitoral. Não à toa, Dilma intensificou suas visitas a Minas Gerais em 2013 e deve manter o ritmo no início de 2014, sempre com o ministro Fernando Pimentel a tiracolo.
No futuro dos sonhos do PT – com possibilidade significativa de concretizar-se –, o partido reelege Dilma e ganha de forma inédita em Minas Gerais, enfraquecendo definitivamente o PSDB de Aécio Neves e dominando o segundo maior colégio eleitoral do país. Mas ainda há muita água para rolar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Pimentel é aquele “consultor” que recebia sem dar consultas, mas a presidente Dilma gasta dele e decidiu mantê-lo no governo, alegando que os “malfeitos” dele foram cometidos antes de ocupar o ministério. (C.N.)
O PIG poderia ter bombardeado e conseguido a demissão de grande parte dos ministros de Dilma, desde que deixassem o F Pimentel por último. Mas quando usaram a mesma estratégia usada contra Palloci, a Dilma percebeu o golpe. Já era tarde para readmitir o Palloci, mas deixou claro que não mais usaria editorias do PIG como prova de nada. O PIG desde então aceitou a pecha de inventor de factóide.
Curioso… mas, pelo o teor do artigo, parece que o resultado da eleição mineira de 2014 já foi decidido pelos caciques.
Antes mesmo de pedirem a opinião dos índios!
Será?
Falando sinceramente, como é do nosso feitio, agora não tenho mais dúvidas, Marina, a exemplo de FHC, entre muitos outros nomes de vanguarda já consagrados da política nacional, assim como as Ruas do Brasil, também foi capturada pela RPL (Revolução Pacífica do Leão) que nos propõe, o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral (PNBC-ME), o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. Agora, pois, o único problema da RPL-PNBC-ME, via urnas, tem sido apenas os pré-candidatos que aí estão pela oposição, bloqueando o espaço e confundindo o cenário, a saber: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Rondolfe Rodrigues (PSOL), que aí estão bloqueando e impedindo o surgimento do Fato Novo de Verdade, a Mega-Solução, em contraponto ao velho continuísmo da mesmice que se expressa há décadas através da situação, oposição e do golpismo-ditatorial. Senhores Aécio, Eduardo e Randolfe, pelo amor de Deus, coloquem as mãos em vossas consciências, se é que a tem, e retirem já vossas pré-candidaturas impostoras temporais, sem causa nobre, sem sentido, sem motivos relevantes, sem pé e sem cabeça, em prol da Mega-Solução, do Projeto Novo e Alterantivo de Política e de Nação, ou seremos todos obrigados a votar em Dilma (PTMDB-agregados) em 2014, por falta absoluta de opção melhor e mais evoluída. Senhores e Senhoras, acordem, caiam na real, liguem os seus desconfiômetros, pois é pela Revolução Pacífica do Leão que as Ruas do Brasil rugem. E o tempo urge. Será que o HoMeM terá que desenhar nas estrelas para que senhores entendam a Sentença assinada pelo Povo Brasileiro nas Ruas do Brasil, clara o bastante no sentido da ruptura, contra o velho continuísmo da mesmice (situação, oposição e golpismo-ditatorial ) ?
Para Dª Dilma, o passado negativo não importa, contato que tenha amizade pessoal.
Com esse lema, qualquer criminoso, pode ser chamado a exercer cargo político, que tal nomear fernandinho beira-mar para o 40º ministério, (ainda há tempo de criá-lo) o reino de Ali Babá, estaria completo!!.
Rui, você deve estar rubro e arroxeado de vergonha, e De Gaulle, a cada dia que passa não consigo te desmentir.
Os politiqueiros, estão transformando o Brasil em uma CLOACA.
Que o Cidadão(ã) em 05/10, vote com consciência, indo até a ANULAÇÃO DO VOTO OBRIGATÓRIO, dito democrático, NÃO REELEGENDO, NÃO VOTANDO NESSES APANIGUADOS, O “GRANDE RECADO DO POVO SERÁ 99,9% DE RENOVAÇÃO” ELEGENDO POLÍTICO. É bom lembrar EÇA DE QUEIROZ.
05.10, Redenção, ou vaca no brejo, a responsabilidade é nossa.
Pai de Misericórdia, S.O.S., para o BRASIL.