Sérgio Cabral quer transformar Búzios em reservatório de esgoto

José Carlos Werneck

Segundo reportagem do Jornal do Brasil, o governador Sérgio Cabral encaminhou à Assembleia Legislativa, em regime de Urgência, um projeto de lei  que pretende lançar em Búzios o esgoto de outros três municípios.

Para os moradores e a prefeitura de Búzios a proposta trará prejuízos ao meio ambiente, e fará da cidade num grande reservatório de esgoto. A população do município está mobilizada e junto com o prefeito, André Granado, lutará para derrubar a medida.

A desastrada proposição  libera R$ 11.5 milhões de subsídio à Prolagos – concessionária responsável pelo  saneamento e abastecimento de água – e tem como uma de suas finalidades “transpor os efluentes das estações de tratamento de esgotos de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, da Lagoa de Araruama para o Rio Una”, que deságua na Praia Rasa, em Búzios.

REAÇÃO

“É destruir três praias e recuperar meia. Esse projeto de lei vai realmente destruir parte de Búzios”, declarou a presidente da ONG Ativa Búzios, Monica Werkhauser. Ela informou que a população está unida para sensibilizar os parlamentares a votarem contra o projeto. “Queremos evitar que Búzios vire o penico da Região dos Lagos”, afirmou. Uma petição pública foi feita e um protesto está marcado na cidade para o próximo dia 5 – Dia Internacional do Meio Ambiente.

Na semana passada,foi realizada, na Câmara Municipal de Búzios, uma audiência pública para analisar a proposta,que contou  com a presença do prefeito André Granado e o vice, Carlos Muniz, além de deputados e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Prolagos.

Na ocasião, André Granado enfatizou que o projeto trará prejuízos ao meio ambiente e à pesca local: “Não podemos salvar a Lagoa de Araruama e matar os nossos pescadores, matar as nossas praias”. “Com certeza as entidades envolvidas vão encontrar uma outra opção”, declarou.

A Prolagos utiliza um sistema de tratamento de esgoto chamado de  tomada a tempo seco que “consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias pluviais, evitando que seja despejado in natura no meio ambiente”. Em seu site, concessionária explica que “quando chove muito e por um período prolongado, as comportas são abertas evitando inundações. O sistema de abertura das comportas é automatizado e abre quando a água represada atinge um nível pré-estabelecido. Quando isso acontece, o esgoto já está suficientemente diluído pela água de chuva”.

“Mais absurdo é dizer que este despejo não faria nenhum mal ao meio ambiente pois já estaria diluído. Como se a água pudesse diluir microorganismos muito nocivos à saúde humana”, declara o biólogo Carlos Simas, morador de Búzios,  ressaltando a ineficiência do modelo de tratamento da Prolagos .

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

5 thoughts on “Sérgio Cabral quer transformar Búzios em reservatório de esgoto

  1. É de suma importância que nenhum esgoto fosse lançado no mar, nos rios e nas lagoas, considerando-se que a água e o bem maior da vida, tudo e todos dependem da água
    É difícil e complicado tratar de todo o esgoto do Rio de Janeiro, mas é possível, só
    que isso dá muito trabalho e não dá votos, pelo fato de ser uma obra que o povão não vê.

  2. PAC tem quase 90 obras de saneamento básico paradas
    …Mas 89 delas estavam paradas, atrasadas ou pior ainda, não tinham nem começado, até dezembro de 2012. Segundo o presidente do instituto, os motivos são vários. “Os problemas começaram por projetos mal feitos tecnicamente, mal preparados ou desatualizados que foram entregues para o Ministério das Cidades, e que tiveram que ser refeitos. Isso atrasou já as obras em mais de três anos”, afirma Édison Carlos…
    …Do outro lado dessa linha. “Uma população esperando com problema de doença, com mortalidade infantil, com diarreia. Não é só um problema de estatística, existem pessoas aguardando essas obras serem feitas”…

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/05/pac-tem-quase-90-obras-de-saneamento-basico-paradas.html

  3. O problema é que agora vai começar o troca troca de acusações,pois vem eleição em 2014 e o Cabral incomoda muita gente por ter confrontado varias áreas que estavam abandonadas por outros governantes que nada fizeram e se entrarem no poder nada farão….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *