Setenta nomeações em 48 horas? Promessa impossível de cumprir

Pedro do Coutto

A negociação entre o Palácio do Planalto e a base parlamentar na Câmara dos Deputados que possibilitou a aprovação da Medida Provisória 665, a que trata do seguro-desemprego, revela a reportagem de Júnia Gama, Isabel Braga e Simone Iglésias, O Globo, edição do dia 8, articulada pelo vice Michel Temer, envolveu a promessa de nomeação de setenta indicados por políticos que vendem seus votos por cargos na administração pública. Um escândalo de enorme proporção.

A conexão, completamente imoral, revestiu-se ainda por cima de um ultimato: nomeações publicadas dentro de 48 horas no Diário Oficial. Caso contrário, os vendedores vencedores retiram-se do balcão e votam contra a Medida Provisória 664, a que corta as pensões por morte em 50%. Como é possível que homens como Michel Temer e Joaquim Levy sejam protagonistas em tal cenário? Mas esta é outra questão.

Abandonando o plano moral e ingressando-se na área política, a promessa assumida em nome da presidente Dilma Rousseff, na prática, é impossível de cumprir. Afinal de contas, cabe a ela, e não a Michel Temer, a assinatura dos setenta atos sem levar em conta sequer a habilitação ou qualificação profissional dos titulares dos postos a serem preenchidos. Além disso, em grande parte tais atos, no fundo gerados nas sombras, implica em dezenas de exonerações, pois destina-se a substituições nem sempre legítimas.

E AS DEMISSÕES?

Quer dizer: são nomeações condicionadas a demissões. Se a presidente da República fosse cumprir a obrigação assumida, teria se rebaixado ao extremo, não só junto ao próprio Congresso nacional, porém sobretudo junto à opinião pública do país. Seria – ou será – um escândalo de enorme proporção. Dilma Rousseff se enfraqueceria ainda mais. O elevador do Planalto desceria ao subsolo da faixa de decisão. Ela não mandaria mais nada, subjugada pelas circunstâncias que se armaram a seu redor. Será que ela não percebe isso?

Onde está sua assessoria, que se mostra incapaz de assessorá-la? É uma questão de sensibilidade. Marketing é outra coisa muito diferente. Nem cabe nesse plano de decisão. Dilma Rousseff necessita ser alertada, pelo menos, para o caráter antipopular das ações que pratica no governo. Essa troca de votos por cargos, seu emparedamento no Planalto, a rejeição acentuada até pelo presidente da CUT, Wagner Freitas, conforme revelou Luciana Granjeia, também no Globo de sexta-feira.

ISOLAMENTO

A presidente da República está se isolando cada vez mais de todos e de tudo, submetendo-se a pressões ilegítimas as quais transportam fortes cargas de interesses de várias fontes e tipos.

Pois é exatamente isso o que está contido nas setenta nomeações colocadas à sua frente na mesa de despachos. Deve recuar enquanto é tempo, sobretudo porque se a promessa já é por si impossível quanto mais a tentativa de cumpri-la? O que foi prometido e comprometido já representa um desabamento, uma perda de espaço no executivo, uma vez que o poder não se divide e tampouco pode ser compartilhado. A divisão foi caracterizada pela convocação de Michel Temer. O compartilhamento implica na divisão palaciana de suas atribuições.

A presidente Dilma Rousseff não está conseguindo perceber o reflexo de seus recuos sucessivos. O principal deles leva ao desequilíbrio no exercício do poder. Ela perdeu a opinião pública, está perdendo a batalha da comunicação, está dividindo o PT, está se afastando da esfera sindical. Qualquer dia, quando se der conta, poderá estar perdendo o próprio poder de decisão. O poder político exige ação ofensiva. A defensiva, a história torna-se sempre a véspera da derrota. Não acredito seja esse seu desejo, sua vontade, seu objetivo. Nem dela nem do país.

11 thoughts on “Setenta nomeações em 48 horas? Promessa impossível de cumprir

    • Se Dilma fosse uma presidente autêntica, teria aproveitado que no segundo mandato não teria compromissos com a sua reeleição e se sentido liberada para tomar decisões mais corretas. Mas, na sua incompetência e falta de visão de Estado, continuou tentando preservar o projeto de poder de um partido ao qual nunca pertenceu de verdade e continuou a se submeter à chantagem de um congresso que só pensa em suas próprias conveniências. E agora foi abandonada até pelo seu partido, que concluiu que o poste que implantaram no Planalto não tinha sequer a força para sustentar a estrutura de maracutaias e corrupção implícita no seu projeto de poder.

  1. Ontem teve panelaço em SP, no casamento de “zelites” … ex-presidente Lula e a presidenta Dilma foram padrinhos, segundo O Globo on line … é ou não é teatro essa coisa de cara feia no palanque falando mal da “zelites” ? Fala mal mas vai na festa ?

  2. Caros CIDADÃOS, Dª Dilma, está cometendo “crime contra órfãos e viúvas” futuras, com os canalhas do congresso podre, cada lágrima derramada, na razão desse crime, arderá nas consciências, além túmulo, pois, a vida continua, acreditemos ou não, prestaremos contas de nossas ações, “A cada um segundo suas obras” e “Pagarás até o último ceitil”, aviso de 2 mil anos.
    É muito triste ver, ver o “desmonte” do Brasil, nesses 30 anos de desgovernos, (tiremos o governo do ITAMAR) coroado agora pelo PT-PMDB, e penduricalhos.
    Só nos resta, rogar à DEUS e a JESUS, O CRISTO, sua MISERICÓRDIA, pois, a turma do PT, PMDB, e penduricalhos, querem que o trabalhador, virem escravo, entregando ao patiofes 6 meses de de sueus salários em impostos, (A Rainha louca matou Tiradentes, porque indignou-se com a DERRAMA DE 18%) e
    a “RAINHA LOUCA ATUAL” E SEUS “CORIFEUS” VAI MATAR MILHARES, dependentes do BOLSA MISÉRIA.

  3. Caros CIDADÃOS, Dª Dilma, está cometendo “crime contra órfãos e viúvas” futuras, com os canalhas do congresso podre, cada lágrima derramada, na razão desse crime, arderá nas consciências, além túmulo, pois, a vida continua, acreditemos ou não, prestaremos contas de nossas ações, “A cada um segundo suas obras” e “Pagarás até o último ceitil”, aviso de 2 mil anos.
    É muito triste ver o “desmonte” do Brasil, nesses 30 anos de desgovernos, (tiremos o governo do ITAMAR) coroado agora pelo PT-PMDB, e penduricalhos.
    Só nos resta, rogar à DEUS e a JESUS, O CRISTO, sua MISERICÓRDIA, pois, a turma do PT, PMDB, e penduricalhos, querem que o trabalhador, virem escravo, entregando aos patifes 6 meses de de seus salários miseráveis em impostos, (A Rainha louca matou Tiradentes, porque indignou-se com a DERRAMA DE 18%) e a “RAINHA LOUCA ATUAL” E SEUS “CORIFEUS” VAI MATAR MILHARES, dependentes do BOLSA MISÉRIA.
    Que o eleitor vote com dignidade, não vendendo seu voto, o resultado da venda de alguma forma está AÍ,
    “PODRIDÃO NOS 3 PODERES”, O BRASIL A CADA DIA AFUNDA MAIS NESSE “OCEANO DE LAMA”
    RUI BARBOSA, VOCÊ ESTÁ CERTÍSSIMO, TEMOS VERGONHA DE SER HONESTOS.
    NOS PERGUNTAMOS: A tortura da incerteza de VIVER O AMANHÃ, COM DIGNIDADE, COMO FRUTO DO TRABALHO, DE 200 MILHÕES, MATANDO A SRª ESPERANÇA DE DIAS MELHORES, É PIOR QUE A TORTURA DE 64, QUE ALCANÇOU ALGUMAS CENTENAS!?!?. NÃO VEJO FUTURO DIGNO PARA O NOSSO POVO, COM A CORJA QUE NOS DESGOVERNA; SAÚDE, EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,TRANSPORTE, DIREITOS BÁSICOS, PAGOS NOS IMPOSTOS ESCORCHANTES: NO ‘CAOS”, ENTREGUES AO “LUCRO”.
    DEUS, PELO AMOR DE DEUS NOS SOCORRA, MANDE RÁPIDO UMAS CENTENAS DE INFARTOS PARALISANTES À CORJA QUE INFELICITA À NAÇÃO.

  4. É Dona Dilma, mesmo se a senhora fosse boa malabarista, não teria jeito.

    ”menina vai, com jeito vai, senão um dia a casa cai.”

    Agora, aquele samba do Chico Buarque , APESAR DE VOCÊ, na ditadura,
    até que se encaixa e coincide com o momento atual, senão vejamos , um
    pequeno trecho, de memória:

    Apesar de você, amanhã há de ser outro dia.
    Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia.
    Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença,
    E eu vou morrer de rir, e este dia há de vir antes do que você pensa.

    Como disse, é um trecho, e com é de memoria, não sei se está correto.

  5. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO se preocupa com a grande quantidade de promessas feitas aos Partidos PT- BASE ALIADA que a Presidenta DILMA tem que cumprir, (Nomeações), que tem alto Custo, para aprovar o “Ajuste Fiscal”.
    Num Regime como o da China, de Partido Único, este Custo não existe. Lá é tudo mais simples e barato Politicamente. E as coisas andam RAPIDAMENTE.
    Num Regime bem balanceado como na Inglaterra(Conservadores e Trabalhistas), EUA (Republicanos e Democratas), basicamente bi-Partidários, a meu ver, se atinge a melhor solução, balanceando bem Custo, e razoável Liberdade de Escolha. Os Partidos RADICAIS, (de estrema Esquerda ou Direita) ficam por definição praticamente EXCLUÍDOS de chegar ao Poder Máximo, especialmente no Sistema Inglês onde tem uma Monarquia CONSTITUCIONAL que dá mais estabilidade ainda para o Sistema.
    Os Partidos RADICAIS, de extrema Esquerda e de Direita são ruins porque tem o mau costume de fazer REVOLUÇÃO. Acabam com a Democracia, e o que é pior, com os DIREITOS INDIVIDUAIS, implantando DITADURAS CIENTÍFICAS de Partido Único.
    A meu ver, o BRASIL para se livrar da ALTA POSSIBILIDADE de cair em mãos de Partidos RADICAIS, optou por um Regime Multi-Partidário, e bota MULTI nisso, o que sempre resulta PRESIDÊNCIA DE COALIZÃO, exacerbação de NEGOCIAÇÕES, et, etc, tudo com CUSTO ALTO. Abrs.

  6. SÓ HÁ SAÍDA PARA A ANTA PRESIDANTA CONTINUAR GOVERNANDO(OU DESGOVERNANDO) SEM CONTINUAR PASSANDO POR TANTAS HUMILHAÇÕES E EMPAREDAMENTOS:
    – CONVOQUE O EXÉRCITO DO STÉDILE, JUNTE-OS NA PRAÇA DOS 3 PODERES, INVADA E OCUPE O CONGRESSO E CASSE OS MANDATOS DE TODOS OS INIMIGOS POLÍTICOS!

    AH! MAS NÃO DÁ PARA FAZER ISSO! EXÉRCITO DO STÉDILE É SÓ BRAVATA DO PINGUÇO 9 DEDOS! O BURACO É MUITO MAIS EMBAIXO! NÃO DEU PARA FORMAR AS MILICIAS BOLIVARIANAS IGUAL AO SEU QUERIDO COLEGA MADURO QUE MANDA E DESMANDA NA VENEZUELA!

    ENTÃO RENUNCIE SE AINDA TIVER UM MINIMO DE VERGONHA NA CARA! AH. MAS COMO É UMA PSICOPATA QUE SE AGARROU A FAIXA PRESIDENCIAL SÓ MESMO UMA CAMISA DE FORÇA PARA TE TIRAR DO PALÁCIO DO PLANALTO!

    ENTÃO CONTINUE AÍ COMO A PRESIDENTE MAIS HUMILHADA DE TODA A NOSSA HISTÓRIA!

  7. Explicitados os achacadores, conforme denominados pelo ex ministro da educacao petralha, oportuno listar os nomes dos 8 deputados do PT, foragidos desde o pleito da MP 665

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *