Simone Tebet ganha força no MDB e nove partidos estudam se unir para a terceira via

Simone Tebet terá sua candidatura lançada em agosto

Julia Chaib
Folha

Em meio à busca por uma alternativa ao ex-presidente Lula e a Jair Bolsonaro, a cúpula do MDB está decidida a lançar ainda neste ano a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República.

O movimento é feito em paralelo ao de outros partidos que se classificam como de centro, que resolveram colocar já, a pouco mais de um ano das eleições de 2022, o nome de seus pré-candidatos na rua como forma de testar qual deles poderia representar uma “terceira via” viável.

ATUAÇÃO NA CPI – Nos bastidores, o MDB articula lançar o nome de Simone Tebet perto do fim da CPI da Covid, onde a senadora tem tido atuação cada vez mais forte. A ideia é não misturar a participação dela na comissão com a possibilidade de ela entrar na disputa presidencial.

Embora não referendado oficialmente pela executiva partidária, a decisão de lançar Tebet tem consenso entre variados grupos do MDB e será tomada em agosto.

Oficialmente, o presidente do partido, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), diz que a parlamentar é um dos nomes favoritos para representar o projeto político que a sigla quer lançar, embora evite cravar o anúncio do nome dela.

NOVE PARTIDOS – O MDB faz parte de um grupo de nove partidos que formaram um grupo no WhatsApp para debater a conjuntura eleitoral e buscar uma opção que fuja à polarização Lula-Bolsonaro. São parte do conjunto de legendas: MDB, DEM, Solidariedade, PV, Podemos, PSL, Cidadania, PSDB e Novo.

Dirigentes de algumas dessas siglas propõem que no ano que vem todos se unam em torno do nome que se mostrar mais competitivo antes da disputa no primeiro turno.

O objetivo é propagar desde logo as possibilidades que poderiam se contrapor a Lula e a Bolsonaro já que pesquisas sugerem que a população tem rejeitado o termo centro e que será um desafio romper a polarização entre o petista e o presidente.

OUTROS PRETENDENTES – Em paralelo ao nome de Tebet, o PSL, partido que abrigou Bolsonaro no pleito de 2018, filiou José Luiz Datena e o lançou como pré-candidato. A aposta da legenda é na capilaridade do apresentador.

Levantamentos feitos por institutos de pesquisa a pedido do PSL mostram que Datena aparece bem posicionado tanto no primeiro turno como num eventual segundo turno contra Bolsonaro.

O DEM, também amparado em pesquisas próprias, anunciará oficialmente o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta como pré-candidato, como mostrou o Painel, da Folha. A ideia é confirmar a pré-candidatura até setembro. A cúpula da legenda avalia que ele tem o perfil desejado pela população como presidente.

PRÉVIAS NO PSDB – Entre os outros partidos que compõem o grupo dos nove no WhatsApp, o PSDB realizará prévias para decidir se lançará o governador João Doria (SP), o governador Eduardo Leite (RS), o ex-prefeito Arthur Virgilio (AM) ou o senador Tasso Jereissati (CE) ao Palácio do Planalto.

Como a vitória de Doria nesta disputa é vista com certo ceticismo dentro do meio tucano, dirigentes de outras legendas vislumbram a hipótese de ele se desfiliar do PSDB no futuro. Neste caso, a avaliação é a de que o Podemos poderia abrigá-lo.

Embora tenha afirmado não querer disputar a Presidência, a candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro ainda é estimulada por uma ala de políticos —especialmente os defensores da operação Lava Jato.

Neste cenário, integrantes do Podemos também sonham em recebê-lo na sigla. Uma terceira hipótese seria lançar o senador Alvaro Dias (PR).

RODRIGO PACHECO – Em outra frente, fora do grupo de siglas que articulam juntas para 2022, o PSD ainda tenta atrair o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao partido, com a expectativa de lançá-lo ao Planalto. Embora o mineiro afirme não ter nada resolvido, no PSD, o casamento é tratado como certo.

“Não é uma terceira via. Eu defendo que o PSD tenha candidato próprio para representar suas ideias, seu programa. O partido tem tamanho para ter uma candidatura que ofereça boas condições ao país e a Rodrigo [Pacheco] representa muito bem as aspirações do partido”, disse Gilberto Kassab, presidente do partido.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Ao que parece, Kassab seria um quinta coluna, que na verdade quer enfraquecer a terceira via para eleger Lula. O resto está firme na escolha do candidato que pode tirar o país da polarização. (C.N.)

43 thoughts on “Simone Tebet ganha força no MDB e nove partidos estudam se unir para a terceira via

  1. Esses partidos são os mais dos mesmos. Não vão impor porque não vai dar certo. PMDB, PSDB sempre estiveram nos governos passados e ainda estão no “governo” presente. Temos que ter Projeto para o país que está doente e a CURA existe – Ciro 2022.

    • Esse ao que parece é o mais cínico, é o tal que senta em cima do próprio rabo para falar mal do rabo alheio, fala como se não tivesse passado, como se não fosse tb um carreirista do sistema podre, como se não fosse filhote da famigerada ditadura militar como dizia Brizola, como se não estivesse há mais de 100 anos no ramos, como se não fosse tb mais dos mesmos, como se não tivesse o rabo preso com o sistema apodrecido, sócio-proprietário do Ceará como seu padrinho Tasso. Haja óleo de peroba para a cara de pau dessa gente.

  2. Assim sou obrigado a repetir o comentário do Post do PSDB. Fazem de tudo para ludibriar o eleitor, trocam de sigla, nome, etc. e tudo continua a mesma fossa.

    “Continua a Nova Velha Politica.

    Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos.
    Diego Mainardi”

  3. Mais um “Globeleza” pego com a mão nos impostos do brasileiro.
    O dinheiro passa na frente do Paulinho Paulada e ele não pega, aliás, dizem que muitos Globelezas e outros devem milhões para o Fisco.
    Mas Paulinho não se interessa, o que quer é aumentar ainda mais os impostos que já beiram na estratosfera…

    Justiça bloqueia contas bancárias de Galvão Bueno por dívida… –

    https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2021/07/20/justica-bloqueia-contas-bancarias-de-galvao-bueno-por-divida.htm?cmpid=copiaecola

    • Quero saber, é quanto vai custar essa CPI ao bolso dos contribuintes, espero que os participantes ao final não saiam com polpudos pagamentos. Se não houve pagamento, se valor empenhado está no lugar, para que essa perda de tempo, deixa a policia federal investigar. enquanto isso, a agenda do congresso está parada.

      • Não sái por menos de 1 bilhão
        Fora a exposição para as eleições do ano que vem.
        È para isso que serve as PIZZAS…
        As moscas fétidas de sempre sabem muito bem disso…

  4. Quem deve estar satisfeitíssimo com essa manada de candidatos à terceira via é o boçalnato. com tantos presidenciáveis, a parada vai terminar mesmo é com o boçal e o Lula. Assim sendo, votarei no Lula. Se tivessem um pouquinho só de juízo na cabeça, os partidos se juntariam em torno de CIRO ou TEBET e derrotariam os dois idiotas.

  5. Qualquer candidato será melhor que Lula e Bolsonaro …
    Ôpa!
    Qualquer candidato e seguiremos errando feio na escolha do presidente desta republiqueta.

    Em outras palavras:
    Lamento que seja egresso do congresso, antro de venais, de ladrões, corruptos, incompetentes e vagabundos, a terceira via ou a esperança de derrotar o petista e o atual presidente.

    Não vai dar certo.

    Precisamos de um candidato que seja novo, “virgem” politicamente, sem o ranço desta politicagem que temos no país.

    Aonde estão os empresários?
    Os jornalistas?
    Professores?
    Médicos?
    Engenheiros?
    Escritores?
    Advogados?
    Que não se candidatam com a intenção de salvar o Brasil das garras da corrupção?!

    Por mais que Simone Tebet pareça ser honesta, QUE NÃO É, pelo fato de se aproveitar da imoralidade do legislativo e aumentar seus vencimentos, ter muitos assessores, trabalhar pouco, gastar demais o dinheiro do povo com indenizações pessoais, a bela senadora trará consigo as manhas do senado, de um poder que ruiu, apodreceu, e dele não se tira mais nada de útil!

    Não entendo esta obsessão por um parlamentar desonesto à solução para o Brasil!
    Enfim, se a Simone participar e Ciro também, voto em Ciro no primeiro turno;
    se a Simone for para o segundo, o meu voto é dela.

    Agora, voto sem firmeza, sem esperança alguma, voto para impedir que Bolsonaro ou Lula cheguem ao segundo turno.
    Mas é muito pouco para este país!!!

    • Precisamos de um candidato que seja novo, “virgem” politicamente, sem o ranço desta politicagem que temos no país.

      Bendl , tenho algumas restrições a esses dois nomes,
      Mas, esses dois seriam imbatíveis contra os dois lunáticos BolsoMalafento e Luladravaz, e os Terceiras-vias, que são as mesmas moscas fétidas num penico cheio de mérida, tipo CangaCiro , Johnny Doryan Grey, Dudu Milk, CorrupTasso, Arthur do Cartão Corporativo Burgilio, Malledetta, e agora a nova Terceira logo do PMDBandido, Simone Silmara Tibet.
      Nenhum dos dois pertencem as duas Casas de Bandidos e Corruptos, estão fora desse meio corruptivo e desgraçado.
      Poderiam se filiar a um partido nanico que levaria no Primeiro Turno com sobremesa e tudo.

      Chapa
      Presidente Dr. Sérgio Moro
      Vice-Presidente Joaquim Barbosa….

      È Vapt-Vapt.

      • Che, encontro-me de olhos bem abertos!

        Mesmo que escolhêssemos alguém sério, honesto, decente, probo, ele teria de obrigatoriamente pertencer a algum partido.

        Logo, uma vez partidário de alguma sigla, já trará consigo um comportamento político calcado na mentira, acordos espúrios, trocas de favores … pois é assim que se faz política no Brasil!

        • O cara vai ter que pedir guarida numa partido, por causa da ditadura partidária, mas se fecharem a porta de novo para as mudanças de verdade, daí a coisa vai ter que fluir das ruas para os palácios porque, exceto os donos de partidos e afins, ninguém suporta mais o peso do partidarismo e de Brasília. Vai pintar o partido, o cara vai vencer todos no primeiro turno, de lavada, o sistema bandido derrotado nas urnas vai baixar a cabeça, e as mudanças serão implantadas com a participação direta da população.

  6. Só lembrando que o MDB na realidade não é um partido e sim apenas um movimento. Sempre se movimenta para o lado vencedor. O coitado do Ulisses Guimarães pagou o maior mico qdo foi candidato

    • E o Henrique Meirelles, o Banqueiro do PMDbandido???

      07°
      Henrique Meirelles
      1,20 %
      MDB
      1.288.948 votos válidos

      Perdeu até para o Ladrão de Merendas.

  7. Armando,

    O meu candidato SERIA Sérgio Moro, seria!

    Mas, conforme postou o Almir do Vale, abaixo, Moro seria impedido de governar pela máfia partidária, pois lembro que o ex-juiz é detestado pela situação e oposição ou esquerda e direita deste país.

    Não haveria como administrar, como aprovar projetos, como estabelecer políticas de atuação, de concretizar seu plano de governo.
    O congresso estaria unido para derrubá-lo permanentemente!

    Moro se tornou para o político o inimigo nº 1!
    Ora, tendo contra si o legislativo de um lado e, do outro, um Judiciário político, igualmente corrupto, desonesto, imoral, onde os ministros teriam sido escolhidos pelos arquirrivais opositores a Moro, Lula e Bolsonaro, o ex-magistrado seria derrubado do governo em seguida!

    Não bastassem as crises existentes, e teríamos de nos defrontar com outra, e mais grave.
    Uma pena, mas Moro seria uma espécie de repetição de Brizola, que não foi eleito por causa de Lula.

    O povo preferiu abrir mão do melhor projeto educacional nunca antes visto no Brasil, para aventurar-se com outros candidatos, que somente nos prejudicaram depois de eleitos!

    Moro já errou e feio uma vez, quando abandonou a magistratura.
    Caso tivesse permanecido juiz, seria aclamado presidente em 2022.
    Mais uma vez o destino conspirou contra o povo e Brasil.

    Até onde deveremos pagar pelo que fizemos no passado não sei. Mas, acredito piamente que a nossa purgação já está exagerada, e se transformando em injustiça ou uma expiação pelos nossos pecados que extrapola a própria misericórdia divina!!!

    • Vc, na política, ainda não aprendeu nada, a sua tendência, não obstante o desastre Bolsonaro, é abraçar o próximo estelionato eleitoral, à moda me engana que eu gosto, ao que parece. E expiação no caso é inevitável.

      • Qual é o teu candidato, Almir?

        Ou tu és daqueles que dão o tapa, porém escondem a mão?

        Me diz que presidente elegemos depois que os militares nos devolveram o poder (para os civis), e que não tenha sido um estelionatário eleitoral?

        Certamente escolheste um ou dois, no mínimo, ou seja, tu tens este direito, menos os demais eleitores?

        Me engana, mas NÃO GOSTO, Almir!

        • O meu candidato é o HoMeM daquilo roxo, e o borogodó na mão, aquele que, sozinho, há mais de 20 anos, está enfrentando um sistema inteiramente podre, porque o resto é só gogó, e dele estão fugindo igual o diabo foge da cruz, embora a ficha da galera apartidária esteja demorando muito para cair.

          • Ah, o “homem daquilo roxo”.
            Então não estás analisando quem é o candidato, desde que ele tenha “aquilo roxo”.

            Mas como que saberás se ele tem essa peculiaridade ou não?
            Vais exigir que todos se dispam para ti?

            Quanta bobagem, Almir!
            Te orienta!

          • Chicão, “aquilo roxo”, é força de expressão, é o cara que está batendo de frente contra o sistema podre. Aliás, o único que bate de frente e mostra o que colocar no lugar. O resto é só blá-blá-blá… Mas, infelizmente, a sua vontade política não é resolver o país e nem a política, mas é isto sim ser logrado de novo a exemplo de 2018, vc sonha com mais um estelionato eleitoral, vai morrer de veio sendo enganado pelo sistema podre, ao que parece.

  8. Quanto blefe!!!

    Vários artigos postados na Tribuna falando de candidato da terceira via…
    Noutro artigo se falava que a terceira via viria com vários concorrendo, entre eles dessa Senadora que anda aproveitando o microfone.
    Não tem força alguma.
    Tadinhos dos esperançosos.

      • Só o fundão eleitoral é roubalheira??

        TUDO que se refere ao legislativo é roubalheira, daí eu não gostaria que, mais uma vez, viesse do congresso a “salvação” do povo e do país!!!

        O fundão é só mais uma manobra para o parlamento tirar o dinheiro do povo.
        As demais são:
        vencimentos, indenizações, mordomias, privilégios, regalias, penduricalhos, legislar em causa própria, impunidade, traição, irresponsabilidade, corrupção, inutilidade, vagabundagem, aspones que recebem milhares de reais para nada, improbidade … e a tais condutas altamente prejudiciais ao povo e país, dá-se o nome de …
        DEMOCRACIA!

  9. SALUTE DO LEÃO, AOS SEUS AMIGOS DAS ONÇA$, LULA e BOLSONARO, as duas raposas mais felpudas das ditaduras ( partidária, militar, midiática e econômica), que ai estão há 131 anos, dando as cartas e jogando de mão, a serem batidas pelo Leão, em 2022, nas urnas ou nas ruas, no primeiro turno, valendo lembrar que Lula e Bolsonaro têm razão quanto as demais vias partidária$ ( … 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª…) que ai estão, há trocentos anos, e que são as mesmas que já apanharam do lulismo e do bolsonarismo em 2018, e que agora estão querendo apanhar de novo, ao que parece, valendo lembrar que, a exemplo de 2018, no frigir dos ovos, as me$ma$ só servem como puxadinhos do lulismo e do bolsonarismo, e tb para atrapalharem a terceira via de verdade com a qual tentam se confundir no imaginário da população visando enganá-la a exemplo de 2018, valendo lembrar tb, a bem da verdade, que as me$ma$ não têm nada a ver com a Terceira Via de Verdade, antissistema, proposta pela RPL-PNBC-DD-ME, a nova política de verdade, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, com Democracia Direta e Meritocracia, porque evoluir. https://www.brasil247.com/poder/lula-afirma-que-terceira-via-e-uma-invencao-dos-partidos-que-nao-tem-candidato?fbclid=IwAR1K2Qy8cIS05airmydjfBAj2CPj0s4LIjP-5_NMIsofLrFXro7r8Fc30G0

  10. Em 2022 teremos o Presidente Bolsonaro contra as facções do crime organizado (PT+ PSDB+ STF e seus puxadinhos). Bolsonaro é o cara que veio para dedetizar insetos corruptos e parasitas do povo brasileiro. Lembro que, além de ser contra o estado mastodôntico, o PR não tem partido político e é odiado pelo sistema criminoso que nos governou nas últimas décadas.

    • Que mentira que lorota boa, que mentira que lorota boa. Seu ídolo é o sistema apodrecido, a expressão completa do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$.

  11. Único que apresenta projeto,e expõe as mazelas,como combate-las,executar os planos, é o íntegro CIRO GOMES.

    Agora,os robôs,os Androids, pré pagos,arapongas,e as madalenas arrependidas, continuarem a brincar com agente da CIA.
    Só falta dizer que nome de consenso é Gilmar Mendes.

  12. Um grande amigo meu, afastado da Ti, lamentavelmente, Nélio Jacob, me enviou o e-mail abaixo, que transcrevo porque se trata de um comentário absolutamente irrepreensível, indo ao encontro de alguns colegas e conterrâneos, sobre as eleições de 22:

    “Caro Bendl,

    Presidência da República, não é para se fazer estágio. Um candidato virgem, que não se tem notícia prática de sua linha política, nem experiência política, tudo que ele disser não tem base, haja vista que não tem história política. O Exemplo disso é o Bolsonaro. Lula que ao ser candidato a sua primeira reeleição, numa entrevista disse, “nesses 4 anos de governo aprendi muito”.

    O eleitor deve agir como age um empresário ao contratar um executivo para sua empresa: baseia-se no curriculum e experiência de cada um candidato. Aquele candidato que fala muito bem e promete tudo, mas nunca exerceu a função, é descartado.

    As duas linhas políticas preponderantes, são a política voltada para elite e a política voltada para o povo e os menos favorecidos.
    Há uma tendência do eleitor votar em artistas e jogadores famosos, isso porque não se envolveram na política, estão limpos, são virgens.

    Neste momento temos que analisar a biografia política de cada candidato. Vejo o Ciro Gomes apesar de cometer alguns erros, é o mais preparado, tem experiência, conhece os problemas nacionais e tem projetos para resolve-lo e que tudo indica quer seguir a linha trabalhista..

    Na minha opinião, Sérgio Moro é um herói nacional que foi injustiçado. Deveria ser candidato a senador ou deputado, ganharia fácil e se prepararia para as eleições de 2026 e teria a oportunidade de mostrar qual sua linha política e econômica.

    PS,: No artigo da Júlia Chaid fala-se em todos os candidatos da terceira via, alguns inexpressivos, mas não fala no Ciro Gomes, que até o momento é o 3º colocado.
    Um abração forte e muita saúde

    Depois do que me disse o experiente amigo, com a sua sabedoria e visão nacional, sua preocupação com o povo e país, jamais poderei me deixar influenciar por outro tipo de pensamento, que não seja a eleição de um candidato que saiba o que fazer no Planalto.

    Vou de Ciro Gomes, e passo a lhe fazer minha divulgação em torno do seu nome.

    Abração, Jacob, meu caro amigo.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *