Só agora Bethlem se defende das acusações da ex-mulher

Bethlem alega que seu patrimônio está até diminuindo

Evandro Éboli
O Globo

Na primeira defesa que fez no Conselho de Ética, onde responde por quebra de decoro parlamentar, o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) negou que tenha se envolvido em qualquer esquema de corrupção na Prefeitura do Rio e que tenha aberto conta na Suíça para depositar dinheiro público desviado. Bethlem é acusado de, como ex-secretário municipal de Assistência Social, ter desviado dinheiro de convênios com ONGs. As acusações contra ele foram feitas, no início do ano, por sua ex-mulher Vanessa Felipe, que gravou diálogos com o ex-marido.

Na sessão, deveria ser votado o parecer do relator, deputado Paulo Freire (PR-SP), pela admissibilidade do caso, ou seja, não iria se julgar o mérito ainda. Percebendo que, com o quórum do momento, o parecer de Freire seria derrotado, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), iniciou uma série de manobras, legítimas, para retardar a votação. Primeiro, pediu que o relator analisasse melhor seu parecer já que Bethlem havia apresentado ali novas provas. Sem sucesso. Depois, Rogério pediu verificação de quórum. Também foi derrotado. E por 8 a 2, os deputados decidiram que a sessão continuaria. Aí, foi a vez do relator recuar e entender, sim, que gostaria de pensar mais um pouco, diante da nova documentação apresentada pelo representado.

Durante a reunião, Bethlem apresentou documentos que, segundo ele, comprovam que ele jamais esteve na Suíça, com base em dados de seu passaporte. Numa das gravações, ele aparece dizendo a Vanessa Felipe que ela sabe muito bem que ele pegou um avião e foi à Suíça abrir uma conta. Ele se justificou.

FOI EM TOM JOCOSO…

– Falei em tom jocoso. Disse que ela estava careca de saber que peguei um avião e fui abrir uma conta na Suíça. Era uma conversa de divórcio, com a ex-mulher. Não era uma conversa com um fornecedor da Prefeitura. Quem paga aluguel e não tem carro próprio, como eu, não pode ter conta na Suíça. E não tenho. Meu patrimônio diminuiu ao longo dos anos. Tenho 21 anos de uma carreira política limpa. Mas, agora, já fui cassado. Por conta dessa história nem concorri à reeleição e preferi me dedicar exclusivamente à minha defesa. O importante para mim agora é a minha moral – disse Bethlem.

Na sua defesa, Bethem anexou parecer médico de Vanessa Felipe, na qual a própria afirma que, quando fez as denúncias contra o marido apresentava “grave quadro psiquiátrico” e que, atualmente, seu quadro é de “reorganização mental”. Ela diz que o “cenário que acreditava existir era fantasioso e absurdo”. O laudo é de julho deste ano.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A defesa de Bethlem está muito bem feita, não há dúvida. Mas deve-se estranhar que somente agora ele esteja apresentando essas alegações e as supostas provas. Desculpe, mas não faz sentido um político sofrer acusação de tamanha gravidade, ficar calado, abandonar a candidatura que já estava nas ruas e só vir a se defender meses depois. (C.N)

3 thoughts on “Só agora Bethlem se defende das acusações da ex-mulher

  1. Newton, a defesa do Bethlem não está tão boa assim.
    Quando você entra na Europa por qualquer país que faz parte do Espaço Schengen você só fica com um único carimbo no seu passaporte, justamente do país por onde você entrou.
    Portanto se o Bethlem chegar na Europa pela França, Espanha, Alemanha, Itália, etc, não terá no seu passaporte carimbo da Suíça. Quando ele entrar na Suíça não vão carimbar nada pois ele já está legalizado no Espaço Schengen.
    O advogado preparou essa “pegadinha” para ver se cola. É nossa obrigação denunciar que isso não prova nada.
    Quando ele diz que não tem carro próprio e precisa pagar aluguel para morar, só confirma que é tudo jogo de cena para a torcida.
    Se o MP vasculhar o nome dele na Suíça, certamente vai encontrar, pois sua defesa tenta esconder algo inventando estes fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *