Só sobrará ele?

Resultado de imagem para MICHEL TEMER PRESIDENTE CHARGES

Charge do Paixão, reproduzida da Gazeta do Povo

Carlos Chagas

Em 1930, perguntaram ao então presidente interino da República, Getúlio Vargas, o que tinha feito para livrar-se do peso incômodo dos tenentes, que se julgavam condôminos do poder. A resposta veio rápida: “promovi-os a capitães…” Vale acrescentar que a capitães e a governadores-interventores. O episódio se conta a propósito das dificuldades enfrentadas pelo presidente Michel Temer para conviver com o PMDB. Na falta de um único líder maior, o partido pressiona o chefe do governo a todo instante. Quer mais ministérios e o controle dos principais setores da administração, bem como mandar na Câmara e no Senado e nos governos estaduais.

Para sorte de Temer, por sinal a figura mais expressiva do partido, os peemedebistas não se entendem.  Cada um tenta passar o outro para trás, sendo que alguns já se viram jogados no mar, para satisfação dos demais.

HAVERÁ CANDIDATO? – No fundo, trava-se no maior partido nacional uma luta sem quartel, diante da mais intrincada questão a envolver o partido: haverá um candidato do PMDB à sucessão de 2018? Afinal, seria direito natural a apresentação de um deles na disputa pelo palácio do Planalto. Mas qual?

Romero Jucá foi para o espaço, Geddel Vieira Lima também, além de Henrique Alves, para não falar de Eduardo Cunha, Renan Calheiros e outros.  Sobraram Moreira Franco e Eliseu Padilha, na alça de mira do conjunto.

A conclusão é de que como Getúlio Vargas impediu que todos os tenentes ascendessem ao trono, inclusive Juarez Távora, Michel Temer também afasta o PMDB. O passado sempre nos dá lições: como Getúlio manobrou e ficou, estará o atual presidente visando o mesmo objetivo? Numa palavra: sua disposição anunciada de não concorrer a um novo mandato será mesmo para valer?

4 thoughts on “Só sobrará ele?

  1. O Brasil elevou a corrupção a um outro patamar
    Nem o fbi conseguira nos decifrar antes do ano de 2120. Isso mesmo 2120.

    “Em comunicado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o FBI disse que, mesmo usando toda a sua tecnologia disponível, precisaria de 103 anos para superar as sofisticadas camadas de proteção do sistema computacional da Odebrecht.
    O sistema exigia um código secreto que era trocado diariamente, além do uso de uma chave no computador central “

    Link

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,103-anos-para-fbi-decifrar-dados-da-odebrecht,70001639167

  2. Só Chagas tem essas INSPIRAÇÕES QUE NADA INSPIRAM. Fazer comparações ou analogias de Temer com Getúlio Vargas. Só encachaçado. Temer é corrupto e até espião da CIA publicado pelo WikiLeaks. Fora ter sido testemunha de defesa do maior torturador do Brasil, Coronel Ustra, e ter um sítio em nome de um coronel da polícia sergipana frequentado por Ustra no “aceso” da tortura da ditadura. “Ustra frequentava não era para torturar. Era para comer quibe e tomar “arack”. (Getúlio está na história como um político de mãos limpas).

    • sempre tenho notado que o sr. Antonio Santos Aquino semprefala do jornalista como cachaceiro,se liga e respeita os anos de jornalista que ele tem.
      o chagas é um excelente escritor e sabe de politica como ninguem.

  3. Não faz o menor sentido comparar Temer com Vargas. Getúlio tinha apoio popular, que Temer não tem. Se o atual presidente é o maior líder do PMDB, é por força do cargo, e mais ainda porque o partido está acabado, os outros líderes estão na cadeia ou a caminho dela ou desmoralizados completamente por suas trambicagens. Até acho que Temer esteja tão fora de sintonia que imagine que possa se eleger em 2018, mas salvo alguma mágica que ele realize até lá acho isso quase impossível de acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *