Sob nova direção, O Globo se tornou uma imitação da Folha de S. Paulo…

Resultado de imagem para o globo ganha novo layout

Nova diagramação faz O Globo parecer a Folha

Carlos Newton

Sou assinante de O Globo e de outros órgãos de imprensa. Ao abrir o jornal esta manhã, levei um susto, pensei que o entregador tivesse se equivocado e deixado à minha porta o exemplar da Folha de S. Paulo, ao invés de O Globo. Mas logo em seguida reparei que o jornal continua a se chamar O Globo, mas sua diagramação é igualzinha à da Folha de São Paulo, virou uma cópia bufa.

Em minha longa carreira, atuei em muitas reformas de jornais, revistas e programas de rádio e televisão. Mas nunca tinha visto nada igual.  Desde que a nova direção assumiu, O Globo está cada vez pior, desculpem a franqueza.

MUDANÇA VISUAL –  Há um ditado moderno que diz: “Nada impede que as coisas possam pior”. É o caso de O Globo. Ao invés de se preocupar com o permanente e necessário aprimoramento do conteúdo do jornal e do portal na internet, a nova direção fez uma reforma apenas cosmética e que expõe uma incompetência absurda e até mesmo infantil. Jornal é conteúdo, não é aparência.

Nessa reforma do jornal, os irmãos Marinho estão jogando dinheiro fora. Se é para ler a excelente Folha de S. Paulo, prefiro comprar o original do que a cópia.

Outro dia, um amigo meu se encontrou com João Roberto Marinho, o capo do grupo Globo, e fez observações sobre o jornal. Marinho respondeu-lhe: “Esqueça O Globo, o importante para nós hoje é a Infoglobo”. Deve ser por isso que os irmãos Marinho não ligam mais para o que acontece no jornal. No tempo do Dr. Roberto, com quem trabalhei 12 anos, isso jamais aconteceria.

###
P.S 1 – O amadorismo da nova direção é tão grande que cometeu um erro crasso logo na estréia do novo visual. Como se sabe, o que vende jornal é a manchete a ser exibida nas bancas. Por isso, jamais se diagrama a manchete na parte inferior da página, abaixo da dobra. Pois a manchete de hoje de O Globo ficou dividida, com uma linha acima da dobra e a outra linha abaixo. Sinceramente…

P.S.Em matéria de diagramação, praticamente tudo já foi feito, não há mais o que criar. No caso dos jornais, o importante é a identificação visual, que o distingue dos outros. E a reforma acabou justamente com a identificação visual de O Globo. (C.N.)

25 thoughts on “Sob nova direção, O Globo se tornou uma imitação da Folha de S. Paulo…

  1. Carlos Newton

    Não chamo mais incompetência que se disseminou nas Organizações Globo, mas autodestruição.

    Vejam o que fizeram com a Radio Globo AM Rio, detonaram a radio popular mais importante do Brasil. Ninguém a ouve mais.

    CBN também afunda.

    TV Globo um lixo que afasta até o mais escrachado telespectador.

    E a Globonews ativismo Psolista
    descarado.

    Lamento apenas pelos funcionários da empresa, pois quero que os Marinhos se danem.

    • CN, No fundo no fundo a culpa de todas as mazelas do mundo recai como caso do carma sobre as costas de cada um, não é o grito dos maus, mas o silencio dos bons que é o ruim.
      E se a imprensa de um modo geral está ruim é em parte pelo silencio dos bons, que existem ou sera que não.

  2. As faculdades de jornalismo, totalmente aparelhadas para tocar a agenda da extrema-esquerda, reservam pouco espaço para o ensino do verdadeiro jornalismo. Essa é a razão da decadência da imprensa, sem contar os vários “comunistas de estimação” da família Marinho e de outros donos de jornais.

  3. Em minha casa não vemos novelas, nem programas idiotas nem jornais em que os correspondentes saúdam Deus e o mundo (ba noite William, ba noite Juju, ba noite a todos!).

  4. Jornalista Carlos Newton!

    Parabéns pelas críticas, extremamente pertinentes para quem gosta de fazer e ler jornal.

    Arrisco dizer – sem saber, que as mudanças gráficas e de layout foram sugeridas e idealizadas pela área de marketing após demanda da área comercial.
    Só pode.
    Bom domingo ParaTodos!

  5. Precisa comprovar esta tua tese cientificamente ao invés de dogmaticamente…rsrs. E lembre-se: ciência pressupõe isenção em qualquer matéria que seja objeto dela. Daí, dói, eu sei que dói LL.

  6. Perfeito Paulo2. Excelente Folha de São Paulo?
    Imprensa marrom.
    Mas como dizem por aí, melhor ler isso do ser analfabeto.
    A grande imprensa é apenas instrumento de extorsão governamental e de grandes empresas. Se anunciar com ela eles nada enxergam de errado mas se não anunciar, então eles esmiuçam tudo até que são procurados para anunciar e aí, aí o preço é mais alto. Assis Chateaubriand já agia assim. Os Marinho que nada criam e tudo copiam seguiram na mesma trilha.

  7. É o ciclo vital que atinge tudo. Nascimento, ascensão, estabilizaçao em ponto máximo, declínio e morte.

    Correio da Manhã,´Diário da Noite, Última Hora, O Jornal… Outros virão para sucumbir.

  8. A Folha e o Globo são dois jornais esquerdóides, e que vivem das migalhas dos globalistas, e em relação ao apoio a luiz inácio, a diferença é que a Folha o defende abertamente, e o Globo, de maneira mais desajeitada.

    Ambos são jornalecos que não merecem respeito algum do povo brasileiro, pois somente revelam verdadeiramente os fatos quando eles os interessam.

    Por isso, cada vez mais, vendem menos, porque todos sabemos que a mentira impera para protegerem bandidos como luiz inácio e dilma.

    Até hoje, não se indignaram com as mentiras de que um presidiário lidera a corrida eleitoral, e a reforçam como a própria Folha com suas pesquisas pagas pelo PT com o dinheiro que nos roubou.

    A|mbos, logo terão seu fim.

  9. Ainda bem que o mundo de lá começou a enxergar a decadência do jornalismo da Globo. Aqui no mundo de cá( leia-se fora do eixo Rio-SP) já sabíamos a muito tempo. Quando uma empresa de comunicação tem a prestação de ser nacional. E se comporta como uma televisão local. Só pode dar nisto a longo prazo. Observem as matérias dos telejornais. A quitanda da esquina da Rua tal de SP foi assaltada. O carrinho de pipocas do Rio foi furtado. Como se isto fosse importante para o mundo de cá. Fora o escárnio dos comentários sobre futebol. Na última rodada o Grêmio venceu o SP. A matéria do BOM DIA BRASIL ( está mais para bom dia SP) O São Paulo deixa escapar o primeiro lugar na tabela. Depois sem importância comenta que o Grêmio entrou no G4. Sr fosse ao contrário. A matéria seria assim. São Paulo retorna ao G4 vencendo o Grêmio . Por isto quero mais que está organização se exploda. Que terminem com este monopólio da informação. Que tenhamos mais empresas de comunicações. Espalhadas por todo Brasil. Independentes. Que se acabem com estes telejornais com transmissão nacional.

    • Sou gaúcho porem resido em Goiânia mas adoro Belo Horizonte..rsrs. Concordo com todos os gêneros contigo. E me dói ver a RBS tão mal usada, dirigida; quando vemos o que foi a província quando o Correio do Povo era atuante e agora aonde vamos? Saudações coloradas!

  10. Esqueceram que a internet veio furar o bloqueio ideológicos e a safadeza das grandes mídias.

    No mundo todo temos uma queda de jornal de papel, não seria diferente no Brasil onde o povão não tem condições de comprar um jornal diário e a pratica de leitura, o mundo mudou e não tem volta.

  11. Viram o que fizeram com a Revista do Domingo?
    Uma lástima, virou caderno de matérias publicitárias…..pagas.
    Cancelei minha assinatura de 26 anos.

  12. Se o país e sua sociedade mudaram ao longo do tempo e para pior, inevitavelmente a mídia seguiu os mesmos passos.

    Os veículos de comunicação, principalmente os maiores, tiveram de se adaptar aos governos, caso quisessem fazer parte do rateio gasto em propaganda oficial, sabidamente um rio de dinheiro gasto inutilmente.

    Com o advento do PT ao poder, e a compra de profissionais da imprensa para enaltecer o partido e os governos de Lula e Dilma, incluindo as dezenas de blog adquiridos com o intuito de também manipular as redes sociais, a notícia deu lugar a editoriais e crônicas politicamente tendenciosas, parciais, prejudicando a verdade e a real situação nacional.

    O exemplo mais contundente e comprovação do que afirmo, diz respeito às defesas de Lula, onde centenas já veiculadas atestam Lula ser inocente ou um perseguido político, desconsiderando os males praticados e roubos cometidos pelo ladrão e genocida!

    Da mesma forma, os julgamentos do STF com relação à soltura de envolvidos na Lava Jato, obtendo de uma parte da mídia o aplauso pelas decisões da Alta Corte.

    Lamentavelmente, corroboram tais falhas apontadas e, consequentemente, a perda de credibilidade da imprensa nacional, as críticas ao Juiz Sérgio Moro, um brilhante e corajoso magistrado federal que está voltado ao combate à corrupção!

    Logo, os dois jornais mencionados no artigo em tela, tanto faz se mudaram suas capas ou não ou se um é semelhante ao outro porque deixam a desejar quanto à informação, à verdade, à notícia clara e precisa.

    Uma pena que a mídia quer alterar o óbvio, a lógica, querendo esconder a situação brasileira quanto à economia, que se prenuncia caótica ano que vem, sobre a violência, que ceifa a vida de mais de setenta mil pessoas a cada ano, o desemprego, que ameaça a paz interna do país, e a inadimplência, que pode gerar um movimento de reação imprevisível para que as pessoas sem crédito consigam pelo menos adquirir alimentos!

    Faz muito tempo que não lemos um editorial que de fato resuma a voz do povo, a sua insatisfação, as injustiças que lhe são impostas, as necessidades ainda sem resolução, a corrupção, a incompetência, a falta de perspectiva de futuro para esta imensa nação e seus mais de duzentos milhões de habitantes!

    A imprensa pendeu para o lado dos inimigos do povo, e contribui para que tenhamos uma existência caracterizada pelo padecimento, de sermos roubados e explorados sem qualquer defesa, à mercê de ladrões e incompetentes, pois a mídia se omite em protestar contra esta realidade cruel que nos assola!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *