Sondado por Lula, Flávio Dino é tido como “alternativa” para encabeçar chapa petista em 2022

Flávio Dino tem defendido a construção de uma frente ampla

Gustavo Schmitt
O Globo

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi sondado pelo ex-presidente Lula para voltar ao PT, o que abriria a possibilidade de ele ser o candidato do partido para disputar a Presidência em 2022.

Por ora, não houve um convite formal, mas uma conversa com o ex-presidente, no último dia 18. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), também participou do encontro, que aconteceu pouco antes de uma reunião na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

ALTERNATIVA – Ao jornal Valor Econômico, em entrevista publicada ontem, Gleisi disse que o partido trabalha com a reedição da candidatura presidencial do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, mas admitiu que vê o governador do Maranhão como uma alternativa e ressaltou que ele “sempre foi muito leal à causa” do ex-presidente Lula.

Ao O Globo, a assessoria da deputada reafirmou suas declarações, mas disse que Lula não fez um convite formal a Dino. Haddad, por meio de sua assessoria, qualificou a entrevista como “adequada”. Já o ex-presidente Lula não quis comentar.

AGENDA – Nas próximas semanas, Lula deve encontrar Dino no Maranhão para uma agenda política. Segundo petistas, o apreço do ex-presidente por Dino cresceu em razão da defesa enfática de Lula que o governador fez quando o petista estava preso em Curitiba. A avaliação é que os argumentos de Dino renderam credibilidade à defesa do ex-presidente, além de trazer fundamentos jurídicos com a experiência de quem já atuou na magistratura.

Outro ponto a favor do governador foi seu apoio à ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. Dino também tem relações de amizade e laços estreitos com o deputado Wadih Damous (RJ), o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e a própria Gleisi. A proximidade não é a mesma com Haddad, apesar de manter o diálogo com o petista desde a eleição de 2018.

REAPROXIMAÇÃO – Dino iniciou sua vida partidária no fim dos anos 1980, quando foi um dos coordenadores do comitê de juventude para a candidatura de Lula à Presidência. Ele foi filiado ao PT de 1987 a 1994, quando ingressou na magistratura. Antes disso, porém, advogou para sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao retornar à política em 2006, acabou se distanciando do partido na esfera estadual. Lula foi cabo eleitoral dos candidatos da família Sarney contra o grupo político de Dino nas eleições de 2010 e 2014. O apoio só veio na última eleição em 2018, quando o petista fez uma carta já da prisão.

Aliados também avaliam que Dino se cacifou para a disputa presidencial, após o presidente Jair Bolsonaro dizer que “daqueles governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão”. Eles entendem que o comentário acabou projetando a imagem de Dino. Em meio ao ambiente de polarização política, o governador tem pregado o diálogo entre a esquerda e outras forças políticas.

DIÁLOGO – Dino tem mantido diálogo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e com o apresentador Luciano Huck, cotado como um possível presidenciável.

A interlocutores, o governador afirma que sua estratégia é tirar a esquerda do isolamento e não ficar restrito à bandeira do “Lula Livre”. Ele tem dito que as forças progressistas precisam dialogar e formar uma frente ampla em defesa da democracia.

23 thoughts on “Sondado por Lula, Flávio Dino é tido como “alternativa” para encabeçar chapa petista em 2022

  1. 1) Como a notícia pegou mal, em outro blog o ex-presidente Lula já disse que respeita muito o PC do B.

    2) E o PCdoB, que ia se chamar (não sei se ainda vai) Movimento 65, infelizmente, é um reboque do PT.

    3) Penso que o Governador Dino quer uma Frente Ampla e não a hegemonia dos petistas…

    4) E viva a humildade da Vice-Presidente Argentina, brasileiros não aprendem…

  2. A ver para crer. Acho difícil o PT apoiar alguém de fora do partido, mesmo que seja do PC do B. A não ser que o Dino vá se filiar futuramente ao PT, para cumprir o destino de Dilma, que era uma petista de filiação relativamente recente, antes de virar poste do Lula. O mais provável é que seja só um jogo de cena, como foram as histórias de que Ciro Gomes seria uma “alternativa” para o lulismo.

    • Concordo Pedro, o problema são os desmemoriados os desavisados e os retardados vermelhos que dizem amem pra toda merd que o mula diz.
      E a quem acha que o mula ta acabado, só ai se mostra a força dele, já tá engabelando o dino sauro, o besta mais festejado do momento, mas na reta final vai virar capacho tipo o ciro

  3. Wadih Damous, Eduardo Cardozo, Gleisi “Lula ” Hoffmann, FHC, Rodrigo Maia, Luciano Huck… Um verdadeiro “dream team”. Sem contar o próprio Lula.
    E isso é apresentado como a salvação do Brasil, a “política do bem”…
    Como disse o Ricardo Dárin no filme “Nove Rainhas”, falando da sua Argentina, mas com termos perfeitamente aplicáveis ao nosso: “Este país está ferrado”.

  4. Mais um otario ladrão para servir de poste para o ex presidiário matuto meyido a malandro, mas caiu nas garras do maior brasileiro do momento : Sérgio Moro.
    Viva o Clube de Regatas Vasco da Gama, orgulho do esporte e alma viva da história do Brasil.!
    Ebquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal!

  5. Este é mais um bandido da quadrilha.
    Todos canalhas. É bom que se juntem todos num cesto só para serem derrotados de uma vez, numa vitória acachapante do Bolsonaro ou do Moro.
    E acabar com esta canalha.
    Este Dino não tem caráter. Quem o conhece já disse.

  6. Alguém em sã consciência acredita, enquanto vivo, que Lula apoiará qualquer candidato (de esquerda) a presidente que não seja ele mesmo? Só o otário do Ciro que caiu nesse conto, o Eduardo Campos foi “caído” e alguns petistas escanteados e anulados.

  7. Direita X Esquerda, golpismo ditatorial X partidarismo eleitoral, 1ª via X 2ª via, outra vez, ninguém em sã consciência aguenta mais, pelo amor de Deus, paremos com ilson, ninguém exceto elle$ próprios aguenta mais ilson. Atravessemos a Terceira Via de Verdade na vida dessa gente e acabemos de uma vez por todas com o continuísmo da mesmice do sistema podre, que já deu tudo de bom que podia e, doravante, tem só maldade na algibeira para impor goela abaixo da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *