STF marca posse de Kassio Marques para o próximo dia 5, com “solenidade estritamente virtual”

Charge do Éton (Arquivo do Google)

Fernanda Vivas, Márcio Falcão e Isabela Camargo
G1 / TV Globo

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, deve tomar posse no cargo daqui a duas semanas, no dia 5 de novembro. A data foi definida nesta quinta-feira, dia 22, em uma audiência entre o magistrado e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A cerimônia, marcada para às 16h, será uma “solenidade estritamente virtual”, definiu o STF.

Marques vai substituir o ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1a Região, Marques teve a indicação aprovada pelo Senado nesta quarta-feira, dia 21, por 57 votos s 10. É o primeiro nome indicado à Corte pelo presidente Jair Bolsonaro.

SABATINA – Antes da aprovação no plenário, Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por quase dez horas. Ele tem 48 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos – idade pela qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual.

Na sabatina, Marques afirmou que: a prisão após condenação em segunda instância deve ser discutida pelo Congresso Nacional;
a defesa da democracia é o “pilar fundamental” da Constituição;
é um “defensor do direito à vida”; o “garantismo não é sinônimo de leniência no combate à corrupção”; não tem “nada contra nenhuma operação”, mas que o Judiciário pode “promover os ajustes que se façam necessários”.

CARREIRA – Natural de Teresina (PI), Kassio Marques foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Desde 2011, Marques é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), cuja sede fica em Brasília. Ele foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

6 thoughts on “STF marca posse de Kassio Marques para o próximo dia 5, com “solenidade estritamente virtual”

  1. Advogado Kassio Nunes Marques, pode fazer um ótimo trabalho no Stf sem perseguições as instituições no Brasil, Obs. Cito aqui ABI, OAB, e Sindicatos pelo Brasil -Jornalistas, Advogados e outros órgãos precisão sempre de Liberdade total no Brasil.

  2. Vejam o que é visão política de longo prazo:

    Trump,nomeou para Suprema Corte americana, a competente, preparada, inteligente, portadora de valores conservadores, e de alta cultura jurídica,Amy C.Barrett.

    No Brasil,Bolsonaro Zero Zero,rasga promessa de campanha que teria um governo conservador. Tudo papo furado.

    E quem ele nomeia? O desembargador Kassio Nunes,peça chave do “centrão” para continuar a ditadura judiciária do STF (Somos Todos Farsantes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *