
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
José Carlos Werneck
Para total tristeza dos pessimistas de plantão e desespero de alguns “analistas” econômicos, o desempenho interno da economia brasileira divulgado nesta terça-feira mostrou o PIB do terceiro trimestre, com alta de 0,6% em relação ao trimestre anterior.Em relação ao terceiro trimestre de 2018, o crescimento da economia brasileira foi de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2019, o crescimento é de 1%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Já o acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB cresceu 1%, em relação a igual período de 2018, informou o IBGE. A previsão era de o,6% e todo dado acima do previsto ajuda a elevar os índices de ações.
SOBE O CONSUMO – O PIB divulgado hoje mostrou uma recuperação na economia puxado pelo consumo das famílias, não obstante a crise vivida pela Argentina e a tensão com a desaceleração das principais economias do mundo, agravada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e China, e tudo isso pode afetar o desempenho das exportações e o crescimento econômico.
A construção civil deve continuar crescendo, notadamente no estado de São Paulo, que teve aceleração dos lançamentos imobiliários, depois da retração de 28% entre os anos de 2014 e 2018, e as construtoras com ações na Bolsa atingiram um valor de mercado de 42 bilhões de reais, o maior nos últimos cinco anos.
GUERRA COMERCIAL – Um desempenho bem mais robusto da economia brasileira nos próximos trimestres vai depender, além do mercado interno, dos desdobramentos da guerra comercial.
Nesta segunda-feira o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou aumentos nas taxas sobre o aço e o alumínio, acusando Brasil e Argentina de desvalorizarem artificialmente o câmbio.
A notícia de ontem foi ofuscada no Ibovespa por boas notícias oriundas da China, onde o crescimento da indústria foi o maior em três anos. A China, ainda, inaugurou um gasoduto de 3.000 quilômetros para trazer gás natural da Rússia pelos próximos 30 anos, o que deve ajudar significadamente a reduzir os custos de produção local, em meio à pressão de Donald Trump sobre o câmbio do país.
FRANÇA NA MIRA – Nesta terça-feira, Trump mirou sua desastrada artilharia para a França, propondo aumento de até 100% em tarifas em 2,4 bilhões de importação em produtos franceses. A justificativa é uma nova taxa francesa sobre serviços digitais.
Novas taxações vão continuar dominando o noticiário em 2020, com crescentes desafios para a economia brasileira. Por tudo isso foi excelente a notícia de que PIB do terceiro trimestre mostra uma melhora brasileira para navegar de maneira mais segura num mar muito agitado.
Esses desmentidos de previsões pessimistas acontecem todo dia e toda hora.
Os profetas do mau agouro não desistem de quebrar a cara.
Esperemos o “mas…” dos que fazem oposição sistemática ao Brasil.
Prezado Dr. JOSÉ CARLOS WERNECK,
O Ministério da Fazenda ( Economia), no Orçamento Federal 2019, fez previsão de Crescimento PIB 2019 de 2,17%.
IBGE – 2019
1º Trimestre……………-02%
2º Trimestre…………..+0,4%
3º Trimestre…………..+0,6%
Houve um grande medo que o 2º Trimestre também fosse Negativo, embora por muito pouco, e aí teríamos Recessão ( 2 Trimestres seguido de queda do PIB o que seria Psicologicamente muito ruim). Escapamos dessa, e no 3º Trimestre aceleramos, prevendo-se para o 4º Trimestre ( 13º Salário, FGTS, etc e outros efeitos aceleradores melhor desempenho ainda.
Deveremos fechar 2019 com crescimento do PIB em ( -0,2 )+ (+0,4) + (+0,6) + ( 0,8*) = + 1,6%.
Relativamente bom para início de Governo BOLSONARO/MOURÃO, mas não dá para festejar muito porque o estimado pelo mesmo Governo BOLSONARO/MOURÃO era + 2,17%.
Para 2020 o Governo estima crescimento de + 2.32%.
Levando em conta que cada +1% do PIB cria +- 2 Milhões de Empregos e temos +- 13 Milhões de Desempregados formais, vemos que 1% de crescimento do PIB não mexe no Desemprego porque +- 2.000.000 novos Trabalhadores se apresentam no Mercado a cada ano.
Crescendo a média de 2%aa, levaríamos 13 anos para absorver esse Desemprego.
O País não aguenta isso.
Temos que breve crescer a +- 3,5%aa ou mais. E é possível, basta resgatar a CONFIANÇA.
Abração.
Magnífico,Bortolotto!
Você é um craque no assunto e o Brasil VAI CRESCER,apesar da torcida do contra!
Forte abraço,
Werneck
BLOG DA CIDADANIA – 04/12/2019
FINANCIAS TIMES INSINUA QUE BRASIL FORJOU CRESCIMENTO
https://blogdacidadania.com.br/2019/12/financial-times-insinua-que-brasil-forjou-crescimento/
O resultado dos projetos do governo para alavancar a economia, acontece muito tempo depois, as vezes leva anos.
Perguntar não ofende. Fica a pergunta: durante esses 11 meses, quais medidas desse governo para conseguir esse pequeno PIB.
BLOG DA CIDADANIA – 04/12/2019
Guedes tentará faturar com pibinho
https://blogdacidadania.com.br/2019/12/guedes-tentara-faturar-com-pibinho/