Substituta de Medina Osório na AGU é cúmplice na tentativa de abafar a Lava Jato

Resultado de imagem para grace maria fernandes mendonça agu

Submissa a Padilha e a Temer, Grace faz parte do esquema

Carlos Newton

A reportagem de capa da revista Veja que saiu este sábado, assinada por Thiago Bronzatto, Marcela Mattos e Hugo Marques, confirma a disposição do governo Temer de abafar a Lava Jato, que agora vai se concretizar com a conivência da própria Advocacia-Geral da União, já que a substituta do ministro Medina Osório no cargo, a advogada Grace Fernandes Mendonça, compactua com a decisão de proteger os políticos e empreiteiros corruptos, obedecendo orientação direta da Casa Civil, pois agora se sabe que ela vinha sendo recebida no Planalto para reuniões com o ministro Eliseu Padilha na Casa Civil, sem conhecimento de seu superior hierárquico Medina Osório.

O mais curioso é que a advogada Grace Mendonça, que desempenhou esse papel submisso e depreciativo ao se envolver na trama palaciana, esteja agora sendo aclamada na mídia pelo simples fato de ser a primeira mulher do Ministério, sem que as reportagens sobre ela mencionem suas demonstrações de falta de isenção profissional e de respeito à hierarquia funcional, ao boicotar o trabalho do então ministro Medina Osório.

O fato agora comprovado pela entrevista do ex-ministro à Veja é que Grace Mendonça demonstrou uma condenável postura pessoal, ao se curvar perante os detentores do poder para conquistar acesso à chefia da Advocacia-Geral da União. 

FALTOU UM HD? – Foi significativa a atuação de Grace Mendonça no caso da lista com o nome de 14 congressistas envolvidos na Lava Jato. O então Medina Osório pediu ao Supremo Tribunal Federal para conhecer os inquéritos e reivindicar indenizações ao erário, e o relator Teori Zavascki deu a autorização, para que a Advocacia-Geral da União pudesse exercer suas atribuições constitucionais. Mas era precisava que a AGU copiasse os inquéritos no STF. Passou um tempo, e nada.

Medina contou à Veja a que Padilha estava evitando que os inquéritos chegassem à AGU, com a cumplicidade da advogada Grace Mendonça, que justificou a demora dizendo que não conseguia encontrar um HD externo, que custa em média 200 reais e vendido em lojas de informática e até em papelarias. E nem era preciso um HD externo, porque os arquivos dos inquéritos são leves, não têm imagens, apenas textos, e não havia qualquer dificuldade técnica em copiar os inquéritos em pendrives ou até em simplórios CDs.  O fato é que Grace Mendonça estava mesmo a serviço de Padilha e Temer.   

POSTURA REPUBLICANA – Quanto à atuação de Medina Osório, é sabido que seus esforços sempre foram no sentido de evitar que a AGU continuasse a obedecer a objetivos meramente políticos ou partidários, como ocorria nos governos anteriores de Lula/Dilma e agora passará a ocorrer também no atual governo de Michel Temer, através da imobilização da AGU, em desrespeito a seu objetivo constitucional, que é de defender o patrimônio e os interesses da União, englobando os Três Poderes, ao invés de servir politicamente apenas ao Planalto.

A isenção e a “postura republicana” de Medina Osório foi elogiada nesta sexta-feira em nota oficial da Associação Nacional dos Advogados da União, nos seguintes termos:

“A ANAUNI manifesta seu agradecimento ao Dr. Fábio Medina Osório pelos esforços realizados em sua gestão objetivando o fortalecimento das carreiras que integram a Advocacia-Geral da União, e pela postura sempre republicana na condução da instituição, desejando-lhe sucesso nas novas atividades que irá desempenhar profissionalmente.”

###
PS –
 Em entrevista ao Estadão, Grace Mendonça afirmou que o governo vai tomar providências necessárias para processar políticos e servidores públicos investigados. Antes disso, é claro, ela vai ter de achar um HD, ou alguns pendrives ou CDs… O assunto é importante, intrigante e inquietante. E logo iremos voltar a ele, com novas informações. (C.N.)

12 thoughts on “Substituta de Medina Osório na AGU é cúmplice na tentativa de abafar a Lava Jato

    • Depois tem gente que interpretou a frase do Nero de São Bernardo : ” Eu sou o único que pode tocar fogo nesse país ” como uma ameaça a ser realizada com o MST, MTST, foi apenas um ” Era uma vez 5 amigos ” ampliada e menos sofisticada….

      Já estou achando que ele vai ficar até com as ‘traias’ dele…kkkaaaa

  1. A AGU-ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO é ÓRGÃO DO ESTADO e NÃO do GOVERNO!
    Eu compro o HD externo, um pen-drive, um CD para a AGU exercer o seu mister constitucional.

  2. Senhores, tá difícil, não há mérito de ser a 1ª mulher, conforme esta sendo divulgado, será uma Dilma?????, A falta de Brasilidade, o egoísmo e ambição (não só monetária), colocou o Brasil nesse oceano de lama, e continua a humilhar o cidadão-trabalhador-eleitor, que com suor e lágrimas, tenta construir uma Pátria decente e justa. Só resta, de modo pacifico,
    voltar as ruas, dando apoio ao Juiz Moro e equipes MPF e PF, e aos demais que lhe seguem o exemplo, de JUIZ que faz Justiça.
    PT, PMDB, PSDB, os grandes acionistas da “Quadrilha Roubo do Cofre Público S/A” e os minoritários, PDT, PC do B, etc ,
    Não reeleger, votar com Dignidade, é o caminho de moralização do País., iniciemos, agora em 02/10/16, Não votar, nos politiqueiros, do congresso, candidatos nos municípios,que em Brasília infelicitam à Nação, é preciso!!!
    Que Deus nos ajude, para termos um Brasil decente e justo.

  3. “Esse termo conjugado com as conversas gravadas
    mantidas com o colaborador nos dias 23 e 24 de fevereiro e 10 e 11 de março com os Senadores Renan Calheiros e Romero Jucá e com o ex-Presidente José Sarney, mostra com nitidez que está em execução um plano, com aspectos táticos e estratégicos, para, no plano judicial, articular atuação com viés político junto ao Supremo Tribunal Federal em aspecto específico da
    Operação Lava Jato e, no plano legislativo retirar do sistema da justiça criminal os instrumentos que estão na base do êxito do complexo investigatório. Os efeitos desse estratagema estão
    programados para serem implementados com a assunção da Presidência da República pelo Vice-Presidente Michel Temer e deverão ser sentidos em breve, caso o Pode Judiciário não
    intervenha”.

    por: 062.535.866-02
    5/06/2016 – 14:09:1
    (Delação Machado – Volume 2 – fls 111 )

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ao-tse-defesa-de-dilma-afirma-que-campanha-recebeu-50-milhoes-de-santinhos-de-temer/

  4. Newton, veja como são as coisas: Elogiei a nomeação da doutora Grace Fernandes Mendonça e agora a vejo como cumplíce na tentativa de abafar a Lava Jato. Vendo sua atuação no STF como imaginar tal coisa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *