Sugestões para o Brasil melhorar, à moda chinesa

Almério Nunes

Circula na internet, com muito sucesso um texto atribuído ao primeiro-ministro da China, em que sugeriria dez soluções para melhorar o Brasil:

1. Pena de morte para crimes hediondos comprovados
2. Punição severa para políticos corruptos
3. Quintuplicar o investimento na educação
4. Redução drástica da carga e reforma tributária
5. Redução de 80% nos salários dos políticos brasileiros
6. Desburocratização imediata
7. Recuperação do apagão de investimentos dos últimos 50 anos
8. Investir fortemente na mudança de cultura do povo
9. Investir em ciência e tecnologia imediatamente
10. Menoridade penal e trabalhista a partir de 16 anos

SUGESTÕES ADICIONAIS

Eu tenho algumas sugestões adicionais:

1) que tenhamos a nossa moeda FORA do sistema financeiro atual … exatamente como a China. O yuan foi criado em 1260 (1260!) e ninguém se atreve a modificá-lo. Os resultados estão aí.
2) que tenhamos marcas nacionais em pastas de dentes, sabonetes, desodorantes, cremes de barbear, leite, detergentes, iogurtes … ou continuaremos pagando bilhões para usar as marcas dos outros.

3) que tenhamos somente um, ou dois partidos políticos, com novas regras de funcionamento. A cada eleição… tempo de TV  igual para um e para outro (se forem dois).

4) punir a corrupção com a pena de morte, sumariamente.

5) que tenhamos um imposto sobre os ricos, gradualmente crescente (sonegadores: pena de morte)

6) exaltação da Pátria Brasileira nas redes de TV e rádio, nas escolas e universidades, diariamente.

7) imediata extinção de bancos particulares; seríamos atendidos pelo Banco do Brasil, CEF e BNDES.

8) que tenhamos Educação e Saúde totalmente suportadas pelo Estado Brasileiro, desde o Jardim de Infância até a Universidade.

9) que tenhamos um Transporte Público totalmente subsidiado pelo Estado.

10) implementar o ministério da Amazônia e a secretaria de Minérios. Para proteger aquela região, seriam criados 50 (cinquenta) exércitos, moderníssimamente equipados.

O ministro seria o General-de-Exército Augusto Heleno Pereira, homem corretíssimo e competentíssimo e a maior autoridade em Amazônia, no mundo. Eu teria mais outras cem sugestões, mas com estas aí … já estaria de bom tamanho.

18 thoughts on “Sugestões para o Brasil melhorar, à moda chinesa

  1. As primeiras dez sugestões são necessárias na sua essência.
    Porém algumas das sugestões adicionais indicam a criação da nova Coréia do Norte Tropical.
    Partido único, estatização de quase tudo (quem será o politburo?), educação nacional-socialista (Nationalsozialismus), investimento bélico poderoso, moeda interna isolacionista (won coreano, peso cubano, yuan), e aí vai.
    Quem vai ser o nosso Kim jong-un?
    Seria uma briga de foice no escuro.

  2. Deu no jornais de ontem : O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, concedeu liminar suspendendo decisões das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que limitaram os salários dos servidores a R$ 29,4 mil, o teto constitucional e igual à remuneração de um ministro do STF.O ministro marco aurelio alegou que não foi considerado o contraditório. Com certeza todos os ministros do STF recebem salário acima do teto constitucional ,seria contraditório os funcionários da câmara e do senado não receberem acima do teto. Agora se fosse para aumentar o salário mínimo para um valor justo de 1.000 dólares, observando o contraditório da abissal diferença entre o salário de um ministro da mais alta corte de justiça do Brasil e o salário mínimo pago a um trabalhador, o ministro não julgaria da mesma forma que julgou a limitação do teto dos servidores da câmara e do Senado. Na china e em nenhum país desenvolvido isso acontece porque um juiz desses países jamais aceitariam tamanha diferença entre o salário do trabalhador e o dele. É injusto demais.

    PS: Sugiro ao Gal Heleno substituir o bolsonaro como o representante dos militares no congresso, acabar com o serviço militar obrigatório, profissionalizar as forças armadas, lutar por orçamentos maiores para melhor armar nossas forças militares e pagar melhores salários aos soldados.

  3. A China não é exemplo algum, não serve como modelo para porra nenhuma.
    A China fez um “download”, sem pagar patentes, das conquista do Ocidente, é um país pirata.
    60% do Pib da China pertence a membros do PC, criaram um simulacro de capitalismo, onde os quadros do Partido usufruem do bom e melhor, enquanto o resto da população trabalha.
    A China é um pais totalitário, lá prevalece o Estado policial, inclusive, existem milhões de chineses vigiando a Internet, buscando cercear as opiniões, a alteridade.
    A coerção e censura, como é praticada na China, serve bem a escravos, não a homens livres, como eu.
    Aqueles que questionam o esquemão chinês são executados, mortos.
    O sistema chinês é ideal para colmeias, ratos, homens livres não suportam a miséria moral chinesa.

  4. Carlos Newton:
    Qual é a sua, Carlos Newton, o Sr. viciou em censurar os meus textos, que são contrários a sua ideologia comunista, sinistra?
    O Sr. publica apenas os comentários que o Sr. aprova ideologicamente, e despreza todos os outros.
    O Sr. tem sonegado, tem deletado os meus textos, como fez agora, onde questiono os argumentos do Sr. Almério Nunes. Não ataquei a honra do Sr. Almério, apenas questionei, com argumentos.
    Carlos Newton, tenha grandeza, em publicar o contraditório, questionamentos, pois vivemos entre incertezas, filosóficas, morais.
    Se o Sr. pretende criar um aparelho socialista, para difundir as vigarices socialistas, tudo bem, mas tenha a dignidade de retirar o epigrama deste site: “Sob o signo da Liberdade”. O Sr. deveria escrever na página principal: “Sob o signo das empulhaçoes socialistas”.
    Esse seu Blog, Carlos Newton, é parcial, pois apenas o Sr. Pugina é conservador, todos os outros são esquerdistas. Nenhum debate de idéias é justo se a maioria berra, enquanto poucos falam. O Sr. Pugina, único conservador que escreve no seu Blog apenas como falsa justificativa, para o Sr. dizer que tem um Blog plural.
    Carlos Newton, sou um homem livre, tenho recursos próprios para viver o resto da minha vida, não preciso do Sr., felizmente.

    • Mascarenhas, você realmente é um homem livre. Pode fazer o que bem entender, menos ofender os outros comentaristas, mesmo que seja indiretamente, tipo “um homem honrado não faria isso”, como é do seu “estilo”.

      Você já conhece bem o Blog, mas insiste nas ofensas.

      Carlos Newton

  5. Senhores, não queimemos as nossas energias em debates sobre o imaginário. Até podemos sonhar com a implementação de algumas dessas propostas, só que em um outro estágio da nossa evolução. Quem sabe? Nada do que está sendo proposto irá acontecer e ninguém teria poder suficiente para impor alguma dessas idéias. Só se ocorresse um absurdo, desses que perambulam pela fantasia, como, por exemplo, a China decidir invadir o Brasil, com um milhão de soldados e armamento pesado, e implantar todas essas medidas à força, em que pese eles não conseguirem fazer isso nem em seu próprio território.

    Podem sossegar, porque o planeta Terra continuará a ter ricos e pobres até a sua total extinção, continuará a ter fortes e fracos, sadios e doentes, imbecis e inteligentes. A miséria e a pobreza existirão até o final dos tempos, assim como continuará existindo a opulência, os soberanos, os ditadores. Todos aceitamos que os seres humanos são semelhantes, mas sabemos que somos tremendamente diferentes uns dos outros, nas milhões de características. O individual jamais será anulado pelo social. Todos nós morreremos e não veremos qualquer dessas propostas vingarem, nem aqui, nem na China. E a vida segue o seu curso normal, com o mal e o bem coexistindo, lado a lado, assim como o dia e a noite, o frio e o calor, a luz e a treva.

    Continuaremos a ver um tirano fazendo o povo trabalhar, extraindo dele o recurso para pagar altos soldos à soldadesca, para que esta o garanta no poder, enquanto usufrui o que há de melhor, relegando o povo ao sofrimento. É assim em Cuba e na Coreia do Norte. Mas, esses regimes, ditos socialistas, não têm vida longa. O que são 60, 80 ou 100 anos comparados à eternidade. Esses regimes sanguinários irão passar e esses tiranos (que peidam e cagam igual a todo mundo) irão virar pó. Terão o mesmo final de vida que as pessoas que eles torturaram e mataram. Então, todos devem voltar aos seus afazeres, vão comprar batatinha no supermercado e não esqueçam do pão para o café de amanhã. Continuemos tentando fazer tudo da melhor forma, respeitando o próximo. Agora, se o próximo quiser matá-los ou torturá-los, ferro nele.

  6. Carlos Newton:
    Eu não ofendo as pessoas, Carlos Newton, tenho educação. Mas o Sr. me ofende quando censura os meus textos, de forma arbitrária, por pensar diferente do Sr.
    Os seus critérios morais, baseados no seu marxismo, não tem nenhum valor para mim, são falsos, são valores falsos, tendenciosos.
    O Sr. publica lixo cultural, textos ridículos, de participantes deste Blog que comungam da sua ideologia, ao mesmo tempo que despreza todos os textos que questionam o marxismo, uma ideia vencida, na teoria e na prática.
    O Sr. criou um site ao estilo “facebook esquerdista”, onde a turminha, os obesos e flatulentos, da Barra Tijuca, Leblon, Ipanema, que são hipócritas, pois são beneficiários do capitalismo, ao mesmo tempo que cospem no prato que comem.São os radicais chic, miolos mole,esquerdopatas incultos.
    Isto é pobreza intelectual, Carlos Newton, e se o Sr. fosse um homem de visão, um defensor das idéias, da força da idéias, não agiria desta forma desonesta, intelectualmente desleal, quando cria um Blog com 99% do conteúdo composto de marxismo requentado, vigarices intelectuais.
    Tenha a grandeza de publicar textos de pensadores importantes como Roger Scruton, Popper, Hayek, Rothbard, pois o que o Sr. oferece ai, Carlos Newton, é pobreza intelectual de quinta.
    Não culpo a você, Carlos Newton, o problema é seu ideário socialista que uma merda, e não resiste a questionamentos mais profundos.
    Certa vez li um texto, da sua lavra, onde o Sr. afirmava que morreria socialista.
    Tolice aos 70 anos é imperdoável, Carlos Newton.
    A sabedoria é a capacidade de avaliar todas as coisas, continuamente.
    Quem é incapaz de reavaliar continuamente as suas “verdades”, não evolui, estaciona.

    PS. Tenha coragem de publicar este texto Carlos Newton, tenha hombridade de rever a sua posição sectária, medíocre, a sua atitude desleal em relação aos meus textos.

  7. Desde meus tempos de rapaz leio artigos do Helio Fernandes sobre – entre tantos outros, igualmente importantes – as nossas riquezas na Amazônia. Foram muitas páginas desde os anos 60, exibindo textos e seus detalhes jamais contestados. Fiquei sabendo que tínhamos, com exclusividade, minérios que tornam possível a existência de muitas indústrias, indústrias imprescindíveis. Quais minérios, quanto temos de cada minério, para que servem e em quais indústrias, seus preços no mercado internacional. Fiquei sabendo, ainda, que o estado do Pará (só o Pará) detém a maior Reserva Mineral do Mundo, um tesouro de fato, tesouro verdadeiro e não “tão promissor” como o pré-sal. Mas … fiquei sabendo, também, que todo ou quase todo este tesouro nos é roubado por brasileiros e por grupos internacionais, há décadas e décadas. Helio apresentou nomes de pessoas, nomes de empresas, nomes de grupos, todos ladrões do nosso país. Se o Brasil dedicasse especial atenção a Região Amazônica … e agisse em sua proteção e desenvolvimento, ficaríamos em situação privilegiada, privilegiadíssima, no cenário internacional. Quase que imediatamente. Eis porque eu creio que devemos proteger, fortemente, nosso riquíssimo território na região amazônica. Segundo o general Augusto Heleno – que foi Comandante da Região – temos apenas alguns helicópteros como “vigilantes” de uma área gigantesca. Sequer temos como dizer que “patrulhamos a área”, nossa fantástica riqueza lá está, exposta diante das garras das aves de rapina (de sempre). Cinquenta exércitos brasileiros para proteger uma das maiores riquezas do mundo, riqueza que nos pertence e não ao mundo, como disseram Al Gore e muitos outros … poderiam até não ser suficientes. E mais. Considerando que detemos praticamente toda a produção de nióbio do mundo, poderíamos começar por precificar internacionalmente este minério. Hoje, quem dá o preço do nióbio é o Reino Unido, que não produz um grama sequer desta “joia” tão importante em muitas indústrias. Defender o Brasil será um sonho, um delírio, uma utopia para as próximas encarnações? Calar-se diante dos crimes que nos são impostos … é a atitude mais louvável, diante do que vemos? Apoiar os assassinos brasileiros e internacionais … é o quê? Devemos silenciar, devemos nos acovardar? Deixemos tudo como está?
    Prossigamos.

  8. Sobre a minha sugestão de termos apenas um partido ou dois, ela revela que não acredito no sistema partidário atual (alguém acredita?), em sua imensa maioria formado por gangues e facções criminosas que nos roubam bilhões todos os anos, a céu aberto. Pensemos em uma nova construção para o Brasil! Qual a melhor construção? Quem a fará? Ela … é possível? Continuar à mercê dos mesmos de sempre é que não podemos mais suportar! E … as futuras gerações de brasileiros, que assistem a toda esta porcariada …? Que exemplo o Brasil está dando! Não precisamos copiar ninguém, precisamos é de vergonha na cara e coragem para prender, efetivamente prender os bandidos que nos assaltam, sejam eles do PT, do PSDB, do PMDB, do PDT, do DEM, do PSOL, do PR … Todos formam uma Máfia de tamanho inimaginável. Todos só pensam em ministérios, em verbas, em cargos, em diretorias em estatais e por aí vai.
    Prossigamos.

  9. Meu caro Almério,
    A Amazônia tem um mistério a ser elucidado pela omissão de nossos governantes em não preservá-la, pela irresponsabilidade em deixá-la à mercê de exploradores e ONGs, de ser palco de disputas territoriais pelos índios, e de permanecer escancarada para quem quiser invadi-la!
    Dito isso, pergunto sobre a atuação dos parlamentares daquela região brasileira a respeito do que fazem, do que se preocupam, dos seus interesses com relação à riqueza que temos e que está sendo criminosamente negligenciada pelos representantes do legislativos quanto o governo federal.
    O que tem a Amazônia que não podemos saber?
    O que ela tem que repele nossos governantes a não se dedicarem à sua proteção?
    Por que os madeireiros mandam naquela terra?
    Por que o nosso Exército não está equipado e com efetivo adequado para cuidar das nossas fronteiras?
    Por que não somos nós a pesquisar o solo, a fauna e a flora da Amazônia, e transferimos esta tarefa para os estrangeiros?
    O descaso do inútil, incompetente, incapaz, corrupto e desonesto Congresso Nacional deve explicações aos brasileiros sobre o abandono da Região Norte, sua falta de estradas, lanchas para fiscalizações, infraestrutura, escolas, postos de saúde e, fundalmentalmente, impedir que roubem as nossas riquezas naturais.
    Comentário procedente, Almério, pontual e adequado para que aumentemos a nossa preocupação com este governo que mais aprecia a discussão política e regimes de governo que, de fato, debruçar-se sobre nossas carências, falta de atenção, desleixo, e permissividade com o sagrado solo brasileiro!
    Um abraço.

  10. Almério Nunes, por isso construir usinas Hidroelétricas na Amazônia é uma forma do Brasil ocupar a região.É estruturante porque são criados empregos diretos e indiretos, atraindo pessoas para a região, que precisam de casas , esgoto, escola, comercio;
    A logistica é melhorada porque para levar os equipamentos até a usina é necessário fazer estradas e pontes, após as obras o caminho estará aberto para circulação de todo tipo de produtos;
    As linhas de transmissão que atravessam a floresta até chegar nos grandes centros precisam ser inspecionadas regularmente, uma forma de se observar todo cenário ao longo da linha.
    Hoje estão sendo construídas 4 usinas estruturantes na Amazônia, Estreito,Santo Antonio ( serão mais 2800 KM de linha até Araraquara, em São Paulo), Jirau e Belo Monte. As quatro usinas correspondem a 12.000 MW de energia.
    Projeto, desenvolvimento, construção dos equipamentos, operação, também são pontos favoráveis as hidroelétricas na Amazônia.

  11. Sou socialista. Meu coração e minha alma são comunistas, mas não sou utópico, a ponto de ignorar que uma vida em COMUM, todos vivendo em COMUNIDADES, todos dividindo o que têm, o que produzem … ISTO jamais será aceito no mundo. Jesus Cristo pregou isto e foi por isto pregado. Buda e Confúcio, muito antes de Jesus, já diziam coisas semelhantes. Entendo que ocorreram atrocidades em nome do comunismo e do socialismo, assim como vemos hoje acontecendo com o capitalismo. Ou será que os caras reunidos em Davos, recentemente, estavam brincando, quando disseram que QUATRO BILHÕES E MEIO DE PESSOAS vivem na pobreza e miséria extrema? Então … estamos diante do quêêê? Nos Estados Unidos mesmo, são mais de 70 milhões de cidadãos sem direito a nada, enquanto outros milhões pagam impostos elevadíssimos para os ricos desfrutarem.
    Prossigamos.

  12. Deixemos que cada um desenvolva seu raciocínio, sem a necessidade de ofender quem quer que seja. Esta necessidade – de ofender – é apenas reveladora de uma fraqueza imensa a habitar o interior do agressor, certamente alguém portador de mente doentia. Sejamos todos bem vindos! E … para que usar palavras vulgares, se considerarmos que somos lidos por jovens, por universitários … A vida prossegue. Vamos nessa. A viagem é boa. Muito boa.

  13. Almério, no Brasil o capitalismo é selvagem do jeito que é porque não temos elite competente e ética, respeitadora do povo, para administrar nosso país. Nossa justiça julga conforme os interesses políticos e econômicos, empresários que não arriscam, políticos são capazes de sabotar o país para tirar proveito eleitoral. O capitalismo dos americanos levou os EUA a serem o que são porque a elite americana é patriota, organizada, ética como seu povo, instruída nas universidades. Veja o caso dos monopólios do petróleo, siderurgia e transporte ferroviario. Os americanos combateram os monopólios no século 19, cartéis foram logo identificado e combatido. Aqui, o PSDB paulista, em pleno seculo 21, facilita a formação de cartel para roubar e enriquecer. Capitalismo é para país organizado que tem elite ética com seu povo senão a ganância prevalece. Para ser capitalista precisa ter lei para coibir o excesso de ganância, mesmo assim a ganância é extrema.

  14. Francisco Bendl, saudações!!!
    Vou contar duas pequenas histórias para você e para os nossos amigos comentaristas.
    Foi em 1992 ou 1993. Eu estava em Belém/Pará, num quartel da Aeronáutica, convidado para almoçar. Após o almoço, meu amigo anfitrião me levou para conhecer um “Centro de Pesquisas da Amazônia”. Vi tantas coisas, coisas incríveis! Mas o que mais me chamou à atenção foi a presença de alguns franceses. Eles, na selva amazônica, haviam descoberto um tipo de folha que combatia febres, etc. Levaram para o país deles e … ficaram com a patente para a utilização do remédio que a folha produzia. Incrível!
    A outra. Eu, de manhã, após beber um tacacá na rua (e comer a goma e tucupi com camarão que vem junto) fiquei com uma baita diarreia. Não poderia ir para a palestra! Dores fortes! Foi quando um dos participantes do evento me levou para uma esquina, onde estavam dois índios. Após me ouvirem, os índios me disseram para beber um chá de folhas e mastigar outras folhas e … comê-las. Perguntei se de tarde já estaria em condições de palestrar. Os índios disseram: AGORA!. O senhor já está bom! Fui ao banheiro, etc … e passei um dia com muita saúde!!! A palestra foi um sucesso!!!
    Francisco, sabe quantas folhas aqueles índios tinham … ali no chão, no centro de Belém? Um monte! Cada montinho tinha uma utilidade! Então … a indústria farmacêutica … seria uma farsa? Na Amazônia … temos quantos remédios, já prontinhos para as nossas curas?
    Brasil, ah!, meu Brasil brasileiro … você tem tudo!!! Não precisa de mais nada!!! Mas …
    Francisco Bendl, um abraçoooo!!!

  15. Renato Lima, saudações!!!
    Muito bom poder me dirigir a você!!!
    O capitalismo praticado pelos Estados Unidos não funciona de modo saudável.
    Veja isto. Em 2013, pela vez 80 (octogésima), tiveram que refazer o Teto da Dívida (Debt Ceiling), pois eles gastam muito mais do que podem pagar. O secretário de Obama Timothy Gheitner, instado na tv sobre a necessidade do país emitir dinheiro, disse na maior cara de pau; “Nós já estamos fazendo isso, há muito tempo!” E basta ir a uma Casa de Câmbio (eu fiz isto) para ver a assinatura do “Tim” nas novas notas. Se a moeda não fosse a deles mesmos … eles não teriam como se sustentar, nem com a exploração escancarada que praticam nos países deste mundão. O presidente do Uruguai, José Mujica, disse que “seriam necessários três planetas para sustentar os Estados Unidos”.
    Veja mais isto, caro Renato. No programa da rede de tv CNN, “Piers Morgan Tonight”, apresentou-se a professora/escritora chinesa Amy Chua, para comentar sobre o livro dela “O Grito da Mãe Tigresa”.
    Ele dirigiu-se ao auditório e perguntou quem usava cartão de crédito ali. Todos levantaram as mãos.
    Prosseguiu perguntando quem estava negociando o pagamento do cartão. Todos levantaram as mãos.
    Prosseguiu perguntando quem estava renegociando o pagamento. Todos levantaram as mãos.
    E estavam todos rindo muito!!! Eles foram educados desta forma!!! Fazer dívidas, fazer mais dívidas e depois fazer ainda mais dívidas!!! Eles “chegaram onde chegaram” fazendo dívidas para os demais países, de uma forma ou de outra … pagarem. Seus bancos estouram, quebram, as crises são sempre gigantescas, mas aí vem o Estado (o povo) injeta bilhões e salva todo o mundo.
    Discordo do Mujica. Seriam necessários uns cinco planetas para sustentar os Estados Unidos.
    Aceita uma sugestão, caro Renato? Peço que leia o Naom Chomsky, um norte-americano que diz: “precisamos desamericanizar o mundo”! Este modelo que temos … precisa ser reconstruído. Segundo a ONU, a Noruega, pela quinta vez consecutiva, foi eleita como “o país com o mais alto índice de desenvolvimento do mundo”. Renda média per capita: R$10 mil. O Estado cobra impostos estratosféricos, mas reverte para a população um percentual imenso. As reservas de petróleo são guardadas … ou usadas para o povo. O socialismo escandinavo … que apresenta resultados assim … para nós “não serve”. Engulamos o Capeta-Lismo, então …
    Abração, Renato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *