Supremo antecipa o julgamento da denúncia de racismo contra Jair Bolsonaro

Resultado de imagem para bolsonaro quilombola charges

Uma da estratégia de Bolsonaro é chocar o eleitorado

José Carlos Werneck

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal , atendeu a um pedido da defesa do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, e antecipou para a próxima terça-feira o julgamento da denúncia apresentada contra o deputado pelo crime de racismo. A previsão era de que a denúncia seria analisada pela Primeira Turma somente no dia 4 de setembro. Porém, o advogado de Bolsonaro informou que não poderia comparecer à sessão e solicitou a antecipação. O ministro Marco Aurélio Mello aceitou o pedido, antecipando o julgamento para 28 de agosto.

A acusação contra o candidato foi feita com base em uma palestra por ele proferida no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entendeu que o deputado demonstrou preconceito contra quilombolas e refugiados, e pediu o pagamento de uma multa por danos morais, no valor de R$ 400 mil.

AÇÃO PENAL – Se a Primeira Turma acatar a denúncia, ele se tornará réu e terá começo uma ação penal, mas não significará ainda a condenação.

Somente numa etapa posterior é que haverá o julgamento que vai considerá-lo culpado ou inocente. E, pelos prazos do STF, isso não será possível ainda este ano.

Caso a denúncia seja aceita e Bolsonaro ganhe a eleição, o esperado é que o processo seja paralisado, uma vez que, segundo a Constituição, “o presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções”.

SEM FORO ESPECIAL – Caso não seja eleito, Bolsonaro, que hoje é deputado federal, não terá mais mandato a partir do ano

que vem e deixará de ter foro privilegiado. Assim, o processo deverá ser enviado para uma instância inferior.

Se houvesse tempo para concluir o julgamento antes da análise do registro de candidatura, uma eventual condenação de Bolsonaro o tornaria inelegível por oito anos. Entre os crimes que podem fazer com que alguém seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa está o de racismo.

###
O QUE BOLSONARO DISSE NA PALESTRA

Na palestra que deu motivo a denúncia o deputado afirmou:

— Eu fui em um quilombo em Eldorado Dourado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais.

Em relação aos refugiados estrangeiros, ele disse que o Brasil não pode virar “casa da mãe Joana”.

— Não pode a decisão de um governo acolher todo mundo de forma indiscriminada.

Em resposta à denúncia, apresentada em agosto, seus advogados argumentaram que as declarações não foram preconceituosas ou discriminatórias e que, mesmo que sejam consideradas dessa forma, estariam protegidas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição.

No entanto, por suas declarações no evento, o deputado sofreu condenação, pela Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro, que o obrigou a pagar R$ 50 mil por danos morais coletivos para comunidades quilombolas e à população negra em geral, em uma ação movida pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

47 thoughts on “Supremo antecipa o julgamento da denúncia de racismo contra Jair Bolsonaro

  1. Crime de falar a verdade e ser sincero.

    Tem o deputado imunidade de palavras.

    Dona Raquel Dodge pratica ativismo e envergonha a PGR.

    Somente o pavor dos milicos vai frear o STF e a tendência será o não recebimento da absurda denúncia.

    • É uma vergonha que tomem as palavras do Bolsonaro como racismo. Não, não é verdade: isso é incomformismo que muitos de nós também temos. As ONGs são orgnizações oportunistas e sugdoras do dinheiro publico que agem para reforçar o demagogismo do PT.
      A ex ministr Luislinda mostrou-nos o que quer dizer direitos humanos: privilégios para os amigos dos amigos.

  2. 1) Li alhures que Bolsonaro é de esquerda, mas pensa que é de direita.

    2) Essa ideia de acabar com o ECA é boa.

    3) Se ele fizer como a China fez: “criminalidade zero” valendo para todos vai ganhar votos para uma futura reeleição, se deixarem…

    • 1) Não voto Bolsonaro. Tenho simpatia por Álvaro Dias, se ele usa botox, eu não tenho nada com isso.

      2) Sou um pesquisador das linguagens urbanas, Sociolinguística e assim informo que está circulando nas redes sociais:

      3) “É melhor já ir se Haddadptando”.

        • Estão forjando as pesquisas para tentar sensibilizar os dois SS. Onde já se viu transferir 5% dos votos do Lula para o Bolsonaro se o bandido não for candidato? Pesquisas totalmente manipuladas.

          • vamos a fatos, o pt nunca consegui supera a marca de 35% por que agora ele consegue os 39 no minimo suspeito o máximo a gente desconfia, então devemos dar credito a esses numero?
            Ciro gomes atras da abobora, que até pode estar a frente do xuxu, são números confusos, ainda ha de passar muita água debaixo dessa ponte ainda vão fazer muita baixaria contra Bolsonaro e os outros vai ser um vexame total, mas no fim só nos resta espera.

  3. Os milicos vão chegar ao poder pelo voto e deixar desesperados os mofados esquerditas que vivem da ilusão da viabilidade de uma sociedade comunista onde o Estado é uma fonte infinita de recursos e beneces.

    Daí o chororô dos vermelhos que não se conformam com a onda verde amarela.

    • Não, não são os milicos que vão chegar ao poder, deixemos isto bem claro, quem vai chegar ao pode são cidadãos que serviram a pátria em quartel, mas são civis de posse de seus direitos constitucionais que querem continuar a servir a pátria fora dos quartéis e apoiados por civis patriotas.

  4. Quem abomina o preconceituoso é tão execrável quanto ele! Quem disse que o decantador está errado e que o decantado é quem está certo? Ninguém é obrigado a aceitar aquilo que reprova.
    Vamos processar todas as pessoas que já vomitaram algo repugnante.
    Ah, seus aparelhos eletrônicos escondem racismo nos circuitos. Isaac Newton provou com um disco variegado, rotativo, que a mistura de todas as cores resulta Branca. De muito, já se sabia que Preta é ausência de cores.
    Pois bem, na codificação cromática de transístores, capacitores etc., Branca vale 9 (o maior algarismo), e Preta 0 (o menor). Ora, se as cores são convertidas em números, e, na matemática, a soma de todos os números aquivale a zero, logo, Branca deveria ser 0 (o menor numeral da aludida escala).
    PS: o inventor do transistor e prêmio Nobel (1956) de física, o anglo-americano, John Bardeen; ele era racista declarado, assim como o seu compatrício, Donald Trump.

  5. Eu era contra o Bolsonaro. Profundamente contra. Mas, assistindo o pavor dos bandidos, armados com armas de fogo ou com suas imunidades parlamentares, vendo o horror da mídia, passei a vê-lo com outros olhos.

    Ele é o único que não tem rabo preso É o que o Brasil precisa.

    Diante da tragédia em que vivemos, a segurança tornou-se o prato principal. A saúde é a segunda colocada. E a Educação é coadjuvante para tudo, inclusive para a segurança.

    Mas, para além da óbvia necessidade urgente, muito atrasada, de um choque no sistema educacional, é ilusão achar que mesmo considerada uma ação nesse campo em prazo longo o Brasil entraria nos eixos.

    Há uma deterioração dos valores éticos que permeia a sociedade que pede soluções mais profundas. E não serão candidatos que vendem a alma pela manutenção do poder os capazes de dar o exemplo.

  6. O que está acontecendo no Brasil é uma classe de auto proclamados sábios que querem impor seus dogmas ao povo que rejeita ferozmente esses dogmas (defesa de bandidos, política de gêneros, aborto, globalismo, terrorismo ecológico, cristofobia e o resto da chatice politicamente correta).
    O único que se apresentou para defender o povo, “desafinando o coro dos contentes”, foi Jair Bolsonaro.
    Essa é a explicação de seu sucesso.
    Seus inimigos são um produto da ignorância, vaidade e medo de perder o status.
    O establishment alojado nas madrassas universitárias, imprensa, judiciário,etc. tem medo de que as mudanças desmascarem sua mediocridade, por isso não aceita sequer a existência de um movimento conservador.
    Bolsonaro não é o melhor mas é o que o povo tem no momento.

  7. essa istora de racismo nos dias de hoje é a mais autêntica
    frescura sedal, FRESCURA SEDAL,sim !
    solteiro, morando em cidade diversa de minha família, durante muitos anos lavou minhas roupas a
    popularíssima DONA NEGUINHA, casada com um tal de Alberto NEGÃO, um presepeiro !!!
    isso é racismo ???
    só no CURÚ !!!
    ]e esse tal de eca há muito deveria ter sido DESTROÇADO !!!

    • Não, não é o sistema comunista que está desesperado não, e como diz os comunistas de carteirinha isso nunca foi “imprantado”
      quem está com medo são os cleptocratas desta cleptocracia, e Bolsonaro é a revolução ao que está instalado, eles vão perder as mamatas estão a beira de um ataque de nervos, e não vão poder fazer nada.

  8. Depois aparecem uns senis aqui dizendo que sao os contra- Bolzonaldio os agressivos do blog!

    Que se esborrachem de falar desse racista MEDÍOCRE!!! Que logo desaparecera do noticiario.


    Aproveitem a ondaq inconsciente da loucura, do desespero, da idolatria a uma FARSA, e soltem seus ‘bichos’ enrustidos!

    Um Ditador ‘Pinochet’ Militar não senta na cadeira de Presidente do Brasil.

    • Sou um livro aberto de paginas arrancadas todos sabem meu mantra, dito isto faço um contra ponto posso estar velho mas senil, isso é sacanagem, e mesmo que eu seja como dizem os contra o bozo, um imbecil, idiota e o que mais nomearem, perdia a paciência mas ainda não perdi a noção do ridículo, as acusações são reciprocas, os dois lados estão errados, devemos ser mais tolerantes entre nos, o fato de um ser a favor deste ou daquele não deve influenciar em nossos sentimentos quanto a uma boa convivência aqui dentro da T I conforme prega nosso venerável C. N.
      Temos que apaziguar os ânimos e Jair nos acostumando com o futuro que se aproxima.

  9. Já disse que, os fanáticos desse tal “Bossonaro” são agressivos, malcriados e senta a pua em quem é contra a esse imbecil e boçal, que pensa que vai ser presidente.

    • pensa não tem certeza.

      a cada noticia da “enpreeça ” fica mais claro o desespero e agonia da certeza do fim trágico dos corruptos, e como dizem por ai diante do inevitável os bandidos fazem de tudo para se safarem.

  10. O Brasil já é um narcoestado, um país onde os governantes e a imprensa enaltecem o crime e os criminosos:

    “O general Villa Boas ainda declarou na mensagem que as mortes dos três militares tiveram “repercussão restrita, que nem de longe atingiram a indignação ou a consternação condizente com os heróis que honraram seus compromissos de defender a pátria e proteger a sociedade”.

    – Maior repercussão, comoção e empatia dos DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS teve a morte do traficante Matemático…

    Então, meu amigo, não ouse falar de corda em casa de enforcado, nem mal de vagabundo em um pais governado por criminosos!

    • Infelizmente, fomos doutrinados a achar que a policia erá má, não fomos conscientizados do papel do policial dentro de nossa sociedade e nem o policial, essa foi a primeira trinca na nossa sociedade, transformamos nossos guardiões em meros serviçais de proteção pagos, ao invés de portadores de um dom de proteção( tal qual caetano veloso tem o dom da musica e cobra caro seus shows) um policial tem um dom proteger e servir só que não é nem valorizado, o pior é menosprezado, cobramos serviços europeus e pagamos com dinheiro sul-americano. Somos hoje uma sociedade consumista, sem valores, nos deixamos levar por vozes amplificadas que nos tomavam pela mão a nos guiar e fomos indo indo e chegamos até aqui,
      Lembro que chegava de madrugada no interior e como não tinha ônibus nem táxi (e nem dinheiro pra pega-lo) ia a pé para casa de minha avo, e quase todos que saiam da rodoviária a pé eram acompanhados pelo policial da noite, até quase seu destino o que não era sua obrigação.
      Chegamos a um lugar desconhecido de desarmonia, desordem, desconforto, temos de voltar a um lugar seguro, mesmo que seja o da nossa infância.
      As penas alugadas que fazem apologias as diversas matizes vão ter de se haver com o futuro, tal qual os editoriais desapoiando os milicos de 64

  11. Este Boçalnaro , incita a população a vários atos ilícitos , inclusive crianças . Por estes fatos , sua candidatura já deveria ter sido caçada há muito tempo .Este cara , não passa de um fanfarrão , de um cabotino , de um engodo . Ainda bem que este cidadão não tem a menor chance de ser eleito .

  12. No Brasil só tem duas torcidas, a do Flamengo e a do resto. Na política é a mesma coisa, o resto contra Bolsonaro.
    Quem entra aqui com tacape e borduna faria melhor se apresentasse seu candidato e defendesse suas posições.

  13. Que baboseira. Esses esquerdopatas se apegam ao ridículo para justificarem seu retardo mental. Comunistas nunca mais no mundo. Foram os maiores assassinos da história, acabaram com a liberdade nos poucos países em que se instalaram e tem velho ainda defendendo essa merda. Estão na base da foice e do martelo até hoje, enquanto já estamos com colheitadeira orientada por GPS. Vão se enterrar, cambada de retardados. Vocês só perdem. Vão para a Venezuela, cambada de aleijados mentais. Bolsonaro é apenas o nosso primeiro passo. É melhor vocês morrerem logo, para não terminarem como o Sadam Hussein.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *