Supremo deve rejeitar o pedido de liberdade de Lula na próxima semana

Resultado de imagem para supremo charges

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Carolina Brígido
O Globo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na próxima semana o pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja libertado e autorizado a disputar as eleições de outubro. O relator, ministro Edson Fachin, deve liberar o caso para a pauta até semana que vem. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, vai marcar o julgamento em plenário na sequência. A intenção dos dois é que o STF defina o imbróglio antes que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analise os pedidos de candidatura, que podem ser apresentados até o dia 15 de agosto.

Como o plenário do STF se reúne apenas nas quartas e quintas-feiras, e dia 15 é uma quarta-feira, o prazo para a Corte definir a situação seria na próxima semana — ou no dia 8, ou no dia 9. O planejamento da ministra casa com a recomendação feita mais cedo pelo relator do processo, ministro Edson Fachin, para que o tribunal julgue o quanto antes o pedido do petista.

ARGUMENTO — Toda celeridade em matéria eleitoral é importante para não deixar dúvida no procedimento — disse o ministro, questionado sobre se o STF deveria definir o caso antes do TSE.

Em junho, pouco antes de começar o recesso no STF, a defesa de Lula apresentou pedido para suspender os efeitos da condenação em segunda instância — ou seja, a prisão e a inelegibilidade. Em seguida, os advogados disseram que não tinham pedido para o tribunal se pronunciar sobre a situação eleitoral do ex-presidente. Fachin deu despacho reiterando que esse pedido tinha sido apresentado, mas deu cinco dias para a defesa se manifestar sobre o assunto. Depois disso, o ministro vai liberar o caso para o plenário.

Na avaliação de ministros do tribunal, não deve haver votos suficientes para libertar Lula, ou para deixar ele se candidatar. O plenário também não deverá permitir a transferência dele para a prisão domiciliar.

DEIXAR COMO ESTÁ – Os ministros não querem ser acusados de interferir no processo eleitoral. Soltar Lula em agosto, a dois meses da eleição, seria uma forma de propiciar reviravolta no quadro político brasileiro. A ordem é deixar tudo como está, para não causar alvoroço no país.

Soltar Lula, na visão desses ministros, seria apenas um fator de instabilidade política. A libertação não traria nenhuma consequência prática à disputa, já que a Justiça Eleitoral deve barrar a candidatura dele por conta da Lei da Ficha Limpa. Portanto, o placar 6 a 5 contra Lula cravado no julgamento de outros habeas corpus em abril tem tudo para se repetir.

DODGE É CONTRA – Na terça-feira, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a rejeição do recurso de Lula. Segundo ela, somente graças à atuação do ex-presidente que o esquema de corrupção na Petrobras, investigado na Operação Lava-Jato, ganhou grandes proporções.

“Luiz Inácio Lula da Silva, valendo-se do seu cargo assim como da sua posição no cenário político nacional, não apenas orquestrou todo o esquema de arrecadação de propinas oriundas da Petrobras por diversos partidos, como também atuou para que seus efeitos se perpetuassem, nomeando e mantendo em cargos de direção da mencionada empresa estatal pessoas comprometidas com atos de corrupção e que efetivamente se corromperam e se omitiram em seu dever de ofício de impedir o resultado criminoso”, escreveu Dodge.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O fato concreto é que as leis precisam ser respeitadas. Os repetitivos recursos da defesa de Lula são apenas a maior armação de “jus sperniandi” já tentada na Justiça brasileira. Faz sucesso no exterior, onde Lula ainda é visto como “prisioneiro político”, mas aqui no Brasil a estratégia já cansou a beleza da opinião pública em geral. (C.N.)

11 thoughts on “Supremo deve rejeitar o pedido de liberdade de Lula na próxima semana

  1. Recebi por meio de WhatsApp a mensagem abaixo transcrita, apesar de nela não constar o nome do autor do texto, penso, salvo melhor juízo, que as informações nela contidas são valiosas, ainda que essa mensagem sem citar a autoria dela, possa parecer não ser real.

    Tenho 53 anos, músico, publicitário, locutor, casado, 2 filhos.
    Sou filho de exilado político.
    Meu pai é Hiran Atahydes Aquino, locutor jornalístico da rádio Mairynk & Veiga no Rio e primo de Leonel Brizola.
    Meu avô, pai do meu pai foi prefeito de São Borja, terra de Getúlio Vargas.
    Existe um busto dele na entrada da cidade.
    Convivi a minha infância toda com a esquerda fazendo reuniões em casa, mesmo antes da anistia.
    Fui petista ferrenho e militante até a primeira eleição do Lula, algo que me arrependo muito e motivo principal da minha luta contra essa esquerda canalha, desonesta e maquiavélica.
    Hoje eu sou motivo de medo e perseguição da esquerda, porque conheço o modus operandi deles, mas nem por isso deixo de me expôr na internet como agora.
    Conheço cada movimento dessa galera que usam das maneiras mais sórdidas para enganar você, como eu fui enganado.
    Gosto de acreditar que meu pai também foi, mas isso eu nunca saberei.
    Conheci ele com 15 anos só e por pouco tempo.
    Não tive chance de falar sobre política, mesmo porque com 15 anos eu queria só andar de moto.
    Mas hoje, depois de ter convivido com toda essa gente e conversar bastante com familiares, posso falar de carteirinha.
    Se vocês não se organizarem, eles irão roubar as eleições.
    É FATO!
    Enquanto vocês estão aí discutindo entre Amoêdo, Bolsonaro, voto nulo, etc…, eles estão só esperando o momento certo pra concentrar todos os votos que eles têm em um único candidato.
    E se por acaso essa diferença no 1º turno for pequena, eles vão roubar com as urnas eletrônicas.
    Eles já estão preparando o terreno (cancelaram voto impresso, apuração sigilosa por petistas, etc…) e intensificando os ataques nas redes sociais para cada vez mais dividir os votos da direita.
    Dessa maneira, vai ficar mais fácil roubar.
    Serão poucos votos de diferença como foi com Aécio.
    Mas se por acaso a diferença for absurda, eles não terão coragem porque vão gerar muitas suspeitas.
    As urnas são o trunfo deles!
    Eles não querem correr o risco de perder esse trunfo e correr o risco de ter novas eleições sem as urnas eletrônicas.
    Não se enganem!
    Eles estão cheios de dinheiro roubado do povo espalhado pelo mundo.
    Podem comprar qualquer pessoa em qualquer lugar.
    Aparelharam o Brasil inteiro em 13 anos de PT em lugares estratégicos.
    Eles estão, desde 64, se organizando.
    Já passou da hora da direita brasileira se organizar rápido e levar a sério tudo isso, porque a liberdade de todos nós está em jogo.
    Membros do grupo e administradores eu só peço foco em um candidato.
    Se dispersarmos por um segundo eles atacam sem piedade e vocês podem ter certeza de uma coisa: se a esquerda voltar ao poder, mesmo que seja com um candidato do centrão, eles nunca mais vão largar o osso.
    Eles não vão perder essa oportunidade de novo.
    Não os subestimem.
    Vote como se sua liberdade dependesse disso, porque na verdade, depende mesmo.
    Espero realmente ter ajudado e desculpem o textão.
    “Subestime a religião socialista e eles vão arrebentar com você de novo”.
    Olavo de Carvalho

  2. Recebi um video de um parente sobre uma sobrinha de 7 anos. Nós nos comunicamos através de vídeo desde que emigrei para Timbiricica (pequena cidade ao norte de Pasargada, mas com regime democrático – o rei que havia aqui nós enforcamos porque era corrupto). Quase caí para trás: a menininha mostrou um livro infantil que ensinava como Deus fez o mundo com a mesma balela de sempre: no ínicio era trevas, etc.
    Num outro noticiário, este em lingua universal (inglês, não é o latim dos juizecos do STF). O noticiário relata que os brasileiros estão deixando o pais em massa! (the number of brazilians who are emigrating is soaring, diz a notícia). Voltei-,me para a TI para me confortar e vejo a manchete já rota, desgastada, fucked up (na lingua universal): STF vai julgar Lula. Pronto!, entendi porque o país está perdendo seus melhores filhos: até a TI dá holofote para o Lula!

  3. O Brasil foi sequestrado por essa equipe de advogados do criminoso condenado em segunda instância. O Brasil não aguenta mais viver refém dessas chicanas jurídicas desses advogados, por toda parte.

    Há juízes em Brasília, no STF???

    Já passou da hora de ser colocado um ponto final nessa patacoada continua, e que paralisa o país.

    É preciso que seja declarado, de uma vez por todas, que Lula tem que cumprir a sua pena de prisão em regime fechado. E que é inelegível.

    Ora, ora, o país só pede que leis sejam cumpridas. Chega!

  4. O Brasil esta tão cansado de Lula que deseja a volta dele para presidência.

    Os demais candidatos não chegam aos pés da força política de Lula.

    Os antiluluistas não tem argumentos para entender o que se passa, pois vivem de reclamar do povo, deslocados da realidade enfrentada pelo povo.

    • Caro Alex, não se engane e nem tente enganar ninguém: o Brasil não deseja a volta do lula. Muito pelo contrário, deseja que ele continue preso, até pagar por todos os seus crimes, que são muitos. Quem deseja a volta do lula, são os órfãos do encantador de asnos, sofrendo de abstinência de pão com mortadela!

      • Alex Cardoso
        Tens razão!
        A parte boa do Brasil quer Lula de volta, mas de volta de onde nunca deveria ter saído: do fundo da terra!
        O lugar dele já está reservado.
        Digo isto sem ódio e sem vontade de ajudar a enterrá-lo.
        Quando menos esperarem, morrerá. R assim será como todos nós.

        Aqueles que acreditam que é um herói ou um eterno, estão enganados. Um dia acordarão, mas será tarde, tarde para eles!
        Abraço
        Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *