Supremo não é Poder Moderador e nunca existiu República Velha no Brasil

Imagem relacionada

A denominação certa é Primeira República e não Velha República

Antonio Santos Aquino

Dizer que o Supremo teria o poder moderador é uma “bobajada” enorme. Trata-se de uma denominação da Monarquia constitucional, quando ao Rei se atribui um quarto poder – o Moderador – com ascendência moral sobre o povo e os próprios órgãos governamentais, por ser um “símbolo vivo da nação”, porém, sem participação ativa no funcionamento da máquina estatal. É exatamente a forma decorrente da adoção do sistema parlamentarista no Estado Monárquico. O Rei preside a Nação; não propriamente o Governo.

No Brasil, a Monarquia era constitucional. O parlamentarismo é próprio das Monarquias, menos a Absolutista, que não mais existe. O parlamentarismo teve sua gênese em 1215, quando da Revolução das Baronias na Inglaterra. O Rei João Sem Terra foi vencido e instituiu-se a “Carta Magna”.

REPÚBLICA BRASILEIRA – Outra coisa, a República no Brasil não é oriunda de golpe. Foi uma proclamação. Proclamação é o anúncio ao povo sobre a mudança do regime. Foi proclamada a República – institucionalmente rompíamos os últimos elos com Portugal.

A nossa Democracia é representativa. O Presidente tem duas funções, é o “Chefe de Estado e o Chefe de Governo, somos presidencialistas. Não existe quarto poder, a imprensa é que se intitula assim.

Dou um exemplo. Os falsos intelectuais, professores, cientistas políticos e outros sempre repetem burramente: “República Velha”. Como dizermos que é velha, se foi a primeira? Não temos o menor respeito por nossa História. Tem um livro muito difícil de ser encontrado, escrito por Maurício de Lacerda, pai de Carlos Frederico de Lacerda, com o título correto: “A Primeira República”. E os falsos intelectuais e historiadores chamam de “República Velha”. História é coisa muito séria. Devíamos aprender com os franceses.

11 thoughts on “Supremo não é Poder Moderador e nunca existiu República Velha no Brasil

  1. ESPANHA VIRA O JOGO: Com 80% dos votos apurados, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) do atual primeiro-ministro Pedro Sanchéza (obrigado a convocar as eleições por não conseguir aprovar o Orçamento), que ao lado do PDT integra a Internacional Socialista, já elegeu mais de 120 parlamentares, aumentando em mais de 50% as cadeiras que possuía e assumindo a liderança para a formação de um novo governo. Enquanto isto no Brasil de golpes em golpismos vamos retrocedendo. https://www.metropoles.com/mundo/eleicoes-na-espanha-sao-encerradas-socialistas-devem-sair-vencedores

  2. Pesquisei sobre o livro mencionado, A Primeira República, e não o encontrei nas obras feitas por Maurício Paiva de Lacerda, que seriam estas:

    História de uma covardia (1927, 2ª ed. 1980);
    Entre duas revoluções (1927, 2ª ed. 1932);
    A Segunda República (1931);

    Pergunto se o título A Primeira República seria este mesmo?

    Porto Alegre tem muitos bons sebos, a ponto que as obras citadas acima são até fáceis de se encontrar, mas o título que consta no artigo não foi encontrado.

  3. Não participo sonhando. Só escrevo com minhas próprias palavras, as coisas que leio e registro. “Esta é a razão de eu ter escrito que é um livro muito dificil de ser encontrado. Tem frequentadores que duvidam do que escrevo. Quando quero dou nome e detalhes. É o caso de Lula que muitos não acreditam que os militares o mandaram para os EEUU para fazer um curso ou tomar aulas de sindicalismo na Johns Hopkins University em 1972/73. Muitos mal informados pensam que Lula é um apedeuta.

    • Não duvidei da existência do livro, pois fui pesquisar para comprá-lo.

      No entanto, com este título de A Primeira República, não consta como sendo obra deste autor!

      Não que seja difícil encontrá-lo, é impossível porque não há esta obra do autor Maurício Paiva Lacerda com esta denominação.

      Como tive interesse em tê-lo junto às centenas de livros de História que possuo, a pesquisa me aponta a sua inexistência, e não raridade.

      Lapsos seriam absolutamente normais, e todos nós já os tivemos neste blog, então a minha indagação, se seria a obra em questão.

  4. Nosso Colega Sr. ANTONIO SANTOS AQUINO, levanta a Tese de que o Supremo Tribunal Federal (STF), nunca deve se considerar além de cabeça do Poder Judiciário, também um Poder Moderador.
    Concordamos com a Tese.

    Nosso País tem um Legislativo Federal, Estadual e Municipal que produz uma quantidade incrível de Leis, pois que acreditamos na “Magia da Palavra Escrita”, e isso gera um potencial imenso de INSTABILIDADE JURÍDICA, e o SUPREMO é fundamental para reduzir essa instabilidade Jurídica. É a nossa SEGURANÇA.
    Ele deve atuar sim como o Guardião de nossa Constituição 88 e ser um grande Poder HARMONIZADOR.

    Na prática, nosso Poder Moderador tem sido nossas FFAA, que ao longo da História já nos livraram do Totalitarismo.

    Nada como a LIBERDADE, mesmo que imperfeita.

  5. O mais importante e ficar de olho nos acotecimentos. o filho numero qualquer desse presidente qualquer acaba de retornar da Hungria com ideias incutidas de um quarto poder….
    A Hungria do ultranacionalista autocrata Orban montou um sistema judicial paralelo…

    Vai que o pai, novo maluco em tela, começa a governar instituindo algo parecido atrelado ao pacote dos costumes e a tal carteira verde-amarela e nossa Primeira Democracia vai pros quintos dos infernos….

    Seria conveniente esperar pra ver? Ou mete-se o coturno de uma vez por todas?
    Não acredito em incompetentes como moderadores, tampouco gestores de Democracias livres….
    A Democracia plena é muita areia para o caminhãozinho desse clã bozonaldio. Esses caras so querem bagunça, e enriquecer….
    Gente rasteira, ralé.

  6. BOM SINAL — O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi a legenda mais votada nas eleições gerais espanholas neste domingo. Com 99,65% dos votos apurados, a legenda comandada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez registrava 28,69% dos votos, o equivalente a 123 cadeiras no Parlamento (aumentando em 50% sua bancada, o mesmo que ocorreu com nosso http://www.pdt.org.br no Brasil em 2018). https://oglobo.globo.com/mundo/socialistas-vencem-as-eleicoes-espanholas-esquerda-supera-partidos-de-direita-23628395

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *