Supremo pode redistribuir ações e inquéritos da Lava Jato a outro ministro

Resultado de imagem para moreira franco ministro

Moreira Franco já conversou com Temer sobre o substituto

Marina Dias
Folha

Secretário-executivo de Parcerias de investimentos do governo, Moreira Franco afirmou que o presidente Michel Temer vai indicar “o mais rápido possível” um novo ministro para substituir Teori Zavascki, morto nesta quinta-feira (19), no STF (Supremo Tribunal Federal). “Ele [Temer] disse para mim que vai indicar um novo nome o mais rápido possível”, afirmou Moreira à Folha.

O ministro que substituirá Teori no STF poderia assumir a relatoria da Lava Jato, embora, segundo a Folha apurou, a tendência seja que a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, recorra a uma solução interna e redistribua o processo em sorteio na 2ª Turma, da qual Teori fazia parte.

O colegiado hoje é composto pelo decano do Supremo, ministro Celso de Mello, além de Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

NOVO MINISTRO – Questionado sobre o perfil do novo ministro, que poderia herdar a relatoria da Lava Jato na corte, Moreira Franco afirmou “será uma pessoa com muito critério, reconhecido saber jurídico e que honrará a toga”, e não quis antecipar cotados para o posto.

Apesar da postura mais comedida de Moreira, apostas de nomes para o cargo já começam a aparecer entre os interlocutores do Palácio do Planalto. Um deles é o ex-procurador do Ministério Público de São Paulo Luiz Antonio Marrey. Além dele, a ministra da AGU (Advocacia-Geral da União), Grace Mendonça, de perfil bastante técnico, também foi lembrada por aliados de Temer.

Amigos do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, por sua vez, apostam no advogado, que sempre quis assumir uma cadeira no Supremo e, desgastado no cargo pelo agravamento da crise carcerária, poderia ocupar um posto mais técnico.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGNão se sabe o que poderá acontecer. O Regimento do Supremo é omisso quanto à redistribuição de processos por morte de relator. A presidente Cármen Lúcia pode fazê-lo, nada impede. Mas quem vai decidir mesmo o destino dos inquéritos e processos da Lava Jato será mesmo o substituto de Teori Zavascki, ainda a ser indicado por Temer e aprovado pelos senadores, após sabatina. O assunto é muito grave e logo voltaremos a ele. (C.N.)

29 thoughts on “Supremo pode redistribuir ações e inquéritos da Lava Jato a outro ministro

  1. O mais rápido possível deve significar qualquer coisa entre 6 meses e 6 séculos, dependendo do Padilha que é o verdadeiro presidente e não a marionete do Temer. Acabou tudo! Se existia um fio de esperança de botar os vagabundos na cadeia, este fio acabou. Não que o morto fosse fazer muita coisa porque ele sempre esteve comprometido com o PT.

  2. Voltou de férias ontem, foi para Paraty hoje …. O Teori andava sem segurança ?
    Quem seria o homem e a mulher ainda não identificados ?
    Por que a PF de Angra vai ser afastada das investigações que ficarão a cargo da mesma equipe que investigou o caso Campos?

  3. Ele andava sem seguranças.
    O aeroporto de Paraty é conhecido como Faixa de Gaza, a direita de quem entra a Paraty dos turistas , a esquerda a Paraty real , os bairros de Mangueira e Patitiva … PCC x CV direto… O tiro come solto….

  4. LIGUE OS PONTOS

    Outubro de 2016
    Delação da Odebrecht vaza e atinge cúpulas do PMDB e PSDB, Delação da Odebrecht: Temer e Alckmin . http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/09/politica/1481294723_838386.html

    Dezembro de 2016
    Relator da Lava Jato, ministro do STF Teori Zavascki, deve homologar delação da Odebrecht só em março (http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/teori-pode-homologar-delacao-da-odebrecht-so-em-marco/)

    Janeiro de 2017
    Equipe de Teori no STF não tirou férias para analisar delação da Odebrecht http://oglobo.globo.com/brasil/equipe-de-teori-no-stf-nao-tirou-ferias-para-analisar-delacao-da-odebrecht-20768341

    18 de Janeiro de 2017
    Teori interrompe férias para analisar delação da Odebrecht http://oglobo.globo.com/brasil/teori-interrompe-ferias-para-analisar-delacao-da-odebrecht-20793664

    Delator da Odebrecht cita Temer, Renan, Maia e mais de 20 políticos http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1840131-odebrecht-levou-dinheiro-a-escritorio-de-amigo-de-temer-diz-delator.shtml

    Odebrecht diz que repassou R$ 10 mi a pedido de Temer http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,odebrecht-diz-que-repassou-r-10-mi-a-pedido-de-temer,10000067461

    19 de JANEIRO DE 2019.
    TEORI MORRE EM QUEDA DE AVIÃO.

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

    Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República […]

    REGIMENTO INTERNO DO STF:

    Art. 38. O Relator é substituído:

    IV – em caso de aposentadoria, renúncia ou morte:
    a) pelo Ministro nomeado para a sua vaga;
    RISTF: art. 4º, § 4º (na Turma) – § 2º do art. 68 (redistribuição em HC).

  5. Antecipando o Resultado da investigação:
    O prefeito de Paraty que é do PT, soltou o estoque de vento da Dilma bem na hora que o avião iria pousar.
    Nada mais a declarar.

  6. Obvio que a guerra de gangues nos presidiários e a morte do ministro são fruto da gangue do PMDB para terminar com a Lava Jato, encabeçado pelo laranja Temer. Ou reagimos ou seremos dominados por estes bandidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *