Temer diz que Lula não deveria colocar ‘brasileiro contra brasileiro’

“Só não recua quem é ditador”, disse Temer durante Congresso

Matheus Lara
Estadão

O ex-presidente Michel Temer (MDB) criticou neste sábado, dia 16, declarações do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o PT não ter de fazer autocrítica.

Para Temer, que esteve no 5.º Congresso Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL) em São Paulo, a fala do petista “invoca” a polarização. “Eu lamento muito que o ex-presidente Lula tenha se manifestado nesses dias aumentando esta radicalização ou ainda esta polarização”, disse Temer.

UNIDADE DO PAÍS – “Acho que o Lula faria muito bem se saísse e dissesse ‘olha, meus caros, eu saio daqui e eu quero a unidade do País’ e não colocar brasileiro contra brasileiro, mas sim brasileiro com brasileiro. Lula não fez bem invocando a polarização.”

Temer disse que a autocrítica é importante para fundamentar eventuais recuos e, sem citar Lula neste momento, afirmou que “só não recua quem é ditador e autoritário”.

AUTOCRÍTICA – “Autocrítica é sempre fundamental. Eu fazia essa autocrítica quando eu estava na Presidência. De vez em quando, eu praticava os atos e havia muita objeção até da imprensa. Eu reverificava o tema e, às vezes, regulava. E aí as pessoas criticavam porque eu recuava. Mas o recuo é algo democrático. Só não recua quem é ditador e autoritário. Discordo dos que dizem que não é preciso fazer autocrítica.”

POLARIZAÇÃO – Na quinta-feira, em Salvador, Lula fez seu primeiro pronunciamento para o PT, durante a Executiva Nacional da sigla. Ele disse que o partido não precisa fazer nenhuma autocrítica e que “vai polarizar” na disputa presidencial em 2022.

“Tem companheiro do PT que também fala que tem que fazer autocrítica. Faça você a crítica. Eu não vou fazer o papel de oposição. A oposição existe para isso”, disse Lula.

DISPUTA PELO TÍTULO – Sobre a polarização, Lula afirmou: “Sabe quem polariza? Quem disputa o título. O PT polarizou em 1989, 94, 98, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, e vai polarizar em 2022”.

16 thoughts on “Temer diz que Lula não deveria colocar ‘brasileiro contra brasileiro’

  1. Lula me parece apenas mais um oportunista, aventureiro e aproveitador, isso ai, a bem da verdade, não tem autoridade moral nenhuma para criticar ou exigir autocrítica do Lula e de ninguém, até porque não passa de mais um traste do sistema político podre, com prazo de validade vencido há muito tempo. Pior do que o Lula, em termos de radicalização e divisão da população, é o traste do Bolsonaro com o seu discurso demente de matança dos opositores. Mas deste, o tranqueira do Temer não fala nada. Aliás, pior de tudo é a roubalheira do sistema podre que direita, esquerda e centro representam.

    • e enquanto isso o governo brasileiro bebe vinho come labosta e diz não ter dinheiro nem para assentar trilhos nas ferrovias…

      So param de beber se houver um pais ou empresa $$$ gringo propondo investimento no Brasil para arrematarem propina….

      Esse temer deveria estar pendurado, entumecido no sal grosso, secando ….

        • Se. Oce procurar ler jornal sabera que semana passada foi anunciada a montagem do centro de distribuição da ALI Express no Brasil.
          Como eu disse, em breve.

          Em breve veremos casas Bahia, Magazine Luiza, tudo desaparecendo.

          É a economia de mercado, novos caninos na área….

          • Mais uma que vc erra.
            O Ali se instalando aqui, vai pagar os absurdos impostos que pagam as lojas daqui e aí os preços vão ser a mesma merda de sempre, ou seja, tudo que se compra no Brasil, custa o dobro do que se paga no resto do mundo.

          • Ta cheio de brasileiro na plataforma do Ali express hoje mesmo, voce le o feedback deles, estão todos muito felizes em receberem seus fones Xiaomi direto da China, pagando taxas alfandegárias no Correios e pulando de alegria que nao compraram no Brasil….
            O que acontece quando o centro de distribuição é local? Diminui ainda mais o preco do produto… Portanto seu argumento não vale.

          • A corda, Mario Jr, a’corda! Acha que o chines conhecendo o consumidor e mercado brasileiro ia montar a estrutura pra perder $$?
            Já tendo o consumidor brasileiro visitando a plataforma deles em portugues, aceitando mercado pago e o escambau?
            Égg ….

          • Que nada. Aqui no Brasil já importa bilhões em produtos chineses. O Ali fará o mesmo.
            Ou seja, com loja aqui, os preços não terão muita diferença dos já existentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *