Temer pode adiantar a reforma ministerial planejada por Bolsonaro

Temer espera Bolsonaro decidir a nova estrutura

Bernardo Caram
Folha de São Paulo

O governo Michel Temer está disposto a autorizar já neste ano a reforma ministerial planejada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse à Folha que o governo pode editar medida provisória que autoriza a mudança, além de enviar ao Congresso alterações no orçamento de 2019.

O atual governo aguarda que Bolsonaro bata o martelo sobre a nova estrutura ministerial para discutir as alterações de legislação necessárias para efetivar o remanejamento. Até o momento, nenhuma definição oficial foi apresentada pela equipe do militar reformado. “O ideal é que tenha uma medida provisória com a nova estrutura. Com base nisso, a gente encaminharia novo orçamento já contemplando essa nova estrutura. Mas a gente ainda precisa conversar com a equipe de transição”, disse Colnago.

De acordo com o ministro, o novo orçamento será discutido depois que essa reestruturação estiver amadurecida. Nas últimas semanas, a equipe do presidente eleito fez e desfez desenhos da esplanada dos ministérios. Foram diversas idas e vindas, por exemplo, sobre a possível fusão dos ministérios de Meio Ambiente e Agricultura. A nova estrutura ainda não está fechada.

FUSÃO – Ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria devem ser transformados em uma pasta só. Bolsonaro também anunciou que o Ministério do Trabalho será extinto. Suas atribuições devem ser transferidas a outras pastas. Para que ministérios sejam fundidos, o presidente da República precisa editar uma medida provisória que efetive as mudanças e estabeleça a transferência de competências entre as pastas. Em seguida, o orçamento do ano que vem precisa ser refeito para contemplar a nova estrutura.

ALTERAÇÃO – O orçamento de 2019 já tramita no Congresso e distribui os recursos federais com base na atual composição de ministérios. Nesta quarta-feira, dia 7, uma audiência pública com o ministro do Planejamento para discutir a matéria acabou adiada. O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Mário Negromonte Jr. (PP-BA), disse que o colegiado ainda não foi procurado pela equipe de Bolsonaro.

Ele afirmou que não vai protelar a tramitação para aguardar uma definição do novo governo. “Quanto antes se fizer isso, melhor. O tempo está contra quem quer fazer mudanças para 2019. A cada dia que passa, fica mais difícil para o próximo governo”, afirmou.

14 thoughts on “Temer pode adiantar a reforma ministerial planejada por Bolsonaro

  1. 10 dias depois de eleito, vamos acompanhar o que Bolsonaro já fez e o que nos espera?

    EXPECTATIVA:
    – Acabar com a Corrupção.
    – Trazer mudanças para o governo.

    REALIDADE:
    – Bolsonaro diz que MDB é bem vindo ao seu governo.

    – Bolsonaro acaba com o Ministério do Trabalho.

    – Deputada da bancada ruralista é anunciada como ministra da Agricultura, Tereza Cristina a ‘Musa do Veneno’.

    – Equipe de Bolsonaro pensa em fusão do Banco do Brasil com Bank of America.

    – Bolsonaro arranja treta com o Egito, grande parceiro comercial do Brasil.

    – Bolsonaro arranja tretas com países árabes, grandes parceiros comerciais do Brasil.

    – Bolsonaro arranja treta com a China, maior parceiro comercial do Brasil.

    – Guedes avisa que Mercosul não será prioridade, no momento em que a Europa diz que Mercosul é prioridade.

    – Julian Lemos, Integrante da equipe de Bolsonaro foi acusado de estelionato e três vezes alvo da Lei Maria da Penha.

    – Onyx Lorenzoni Réu Confesso de Caixa 2 faz parte do governo.

    – Sérgio Moro diz que Caixa 2 de Onyx tá de boas porque ele pediu desculpas.

    – Magno Malta (corrupto histórico), mesmo sem voto popular, ganha puxadinho no governo Bolsonaro.

    – Alberto Fraga (DEM): não reeleito pelo povo, tem áudio pedindo propina, indiciado pela PGR, agora faz parte do governo Bolsonaro

    – Pauderney Avelido (DEM): não reeleito pelo povo, condenado a devolver R$ 4,6 milhões em um esquema de corrupção. Faz parte do governo Bolsonaro

    – Sócio de agência ligada a disparos em massa via WhatsApp integra time de Bolsonaro

    – Bolsonaro diz que “muita coisa” do governo Temer vai ser mantida

    – Bolsonaro e Temer se unem pelo fim das aposentadorias; vem aí a reforma da previdência

    – Temer convida Bolsonaro para viajarem juntos pelo mundo antes de sua posse

    Via Rafael Granucci.

    • Rapaz…

      O governo atual ainda é o do VICE DO PT, candidato escolhido pelos petistas e pelo presidiário!
      Se estão acontecendo desgraças, como o aumento do preço do gás, agradeça aos especialistas e aos intelectuais petistas que nos trouxeram à atual fase de “paraíso ideológico”!

      -Ou você queria que o Bolsonaro, mesmo sem ser o presidente e com o Congresso infestado de ladrões esquerdistas, fizesse o que o PT, até mesmo com o “Santo” na presidência, NÃO FEZ EM TREZE ANOS?

      Abraços.

      • https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pmdb-indica-temer-para-vice-presidente-de-dilma-rousseff/

        PMDB indica Temer para vice-presidente de Dilma Rousseff
        Convenção nacional para oficializar aliança com o PT e referendar vice será dia 12 de junho
        A Executiva do PMDB decidiu nesta terça-feira (18) indicar o presidente da Câmara e do partido, Michel Temer (SP), para o cargo de candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela petista Dilma Rousseff.

        “O presidente Michel Temer é praticamente uma unanimidade. Tem muito poucas vozes dissonantes. A decisão foi unânime na Executiva. Ele representa a unidade do PMDB e vai representar a todos nós na chapa da Dilma”, afirmou o líder do governo Romero Jucá.

      • Francisco Vieira Brasilia – DF, meu caro … de MDB entendo um pouquinho kkk

        Temer é Presidente porque Dona Dilma e PT quiseram medir forças com o então PMDB … inclusive, desrespeitando a CIDADÃ com as pedaladas!!!

        MDB ressurgirá em 2020 nas municipais!!!

        Um aperto de mão.

        • Alex Cardoso, meu caro … já te falei que não sou anti-PT … inclusive, o eleitorado foi mais severo com o MDB do que com o PT!

          Conforme Jucá, o MDB está com independência em relação a Bolsonaro … estamos de olho kkk KKK kkk

          Abraços.

    • Acabou as esperanças do PT, sem dinheiro a resistência definha-se, a ideologia acadêmica e sindical provavelmente ainda restará na memoria de alguns neurônios que sobreviveram a odisseia letárgica, o ócio vos acompanharão se não labutarem…inclusive o Ministério do Trabalho foi-se.

  2. MINISTRA DA AGRICULTURA DE BOLSONARO É MUSA DO VENENO E PARCEIRA DA JBS .
    Tereza Cristina ( DEM – MS ) , foi citada na lista de doações da JBS , apesar de se sentir desconfortável com esta situação , garante que não existe o menor conflito de interesse na sua futura função .

    OBS : Tereza Cristina è da DIREITA . MAIS DO MESMO .

  3. Apenas repito o que já disse em outro post:

    “É um GRANDE EQUÍVOCO achar que a existência física de um ministério, de um prédio de alvenaria repleto de “intelectuais” preocupados com as causas sociais, fará com que o Estado seja cumpridor das suas obrigações, quando, na verdade, é o Estado cumpridor das suas obrigações que faz com que a finalidade de um ministério, mesmo que este seja constituído por um barraco de madeira, seja alcançada.

    A prova disso é que:

    -Temos o Ministério da Justiça e somos o país da impunidade, da violência e do crime organizado;
    -Temos o Supremo Tribunal Federal e somos o país da corrupção e do presidente ladrão;
    -Temos o Ministério do Desenvolvimento e somos um país atrasado e sem infraestrutura;
    -E temos o Ministério do Trabalho e trazemos 14 milhões de pessoas desempregadas e mais outros tantos milhões subempregadas!”

    Abraços.

  4. Os esquerdopatas roubaram , a direita com apoio de eleitores equipados com antolhos , continuaram assaltando . Pergunto à alguns comentaristas deste blog o seguinte ; Qual viés ideológico pertencem : Michel Temer , Romero Juca , Renan Calheiros , Collor de Melo , Eunício de Oliveira , Aécio Neves , Edson Lobão , José Sarnei, Jader Barbalho , Moreira Franco , Padilha ,Ciro nogueira , Waldir Maranhão , Aguinaldo Ribeiro , Anastasia , Roseana Sarney , José Serra Alckimin …. ? A lavajato tem claramente uma fundamentação política .A justiça não tem o mesmo vigor e clamor midiático em relação aos partidos , assim como a rapidez em tratar os casos . O PT não é o mais , nem o menos corrupto , foi o mais investigado . A corrupção não é ligada somente a um partido ela é sistemática . O PRTB , teve 11 candidatos impedido de concorrer à eleição , por serem fixa suja , a futura Ministra da agricultura , foi citada na lista de doações da JBS . Se houver a mesma profundidade na investigações dos demais partidos , acredito que o resultado será o mesmo . Retirem os antolhos e enxerguem os fatos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *