‘Há incertezas sobre o destino de Lula, mas prisão e improvável’, diz tesoureiro do PT

Emídio acha que PT tem de pressionar a Justiça

Catia Seabra
Folha

O tesoureiro nacional do PT e ex-prefeito de Osasco (SP), Emídio de Souza, disse, em reunião com militantes, que há incertezas sobre o destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, às vésperas do julgamento do dia 24, estimulou os petistas a demonstrar força para pressionar a Justiça. Ele disse que quanto mais força o movimento tiver, “mais comedida a Justiça vai ser”. “Não sei se ela vai se amedrontar”, afirmou.

Na reunião, ocorrida a portas fechadas na última quinta-feira, dia 10, Emídio afirmou que todos ali estavam apreensivos com “o que vai acontecer a partir do dia 25 se o Lula for condenado”. O tesoureiro do PT contou também que existe um receio de que o passaporte de Lula seja apreendido por decisão judicial, o que inviabilizaria uma viagem à Etiópia prevista para o dia 26. “Tem gente com medo de que o Moro, o Moro não, o tribunal lá, possa apreender o passaporte dele para impedir. Nós temos como responder se eles vão fazer isso ou não? Temos? Não temos”, afirmou ele.

“HIPÓTESE IMPROVÁVEL” – Durante a reunião, Emídio chamou de improvável a hipótese de a Justiça decretar a prisão de Lula já no dia 24, “a não ser que seja estado de perseguição completo”. Ele desencorajou petistas a irem a Porto Alegre, sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), recomendando que permaneçam em São Paulo para acompanhar o ex-presidente em um ato programado para a noite do dia 24 na avenida Paulista. “Temos que cercá-lo. Temos que estar junto dele para mostrar que temos força”, disse Emídio.

Principal adversário de Lula na campanha presidencial, segundo as pesquisas,o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) divulgou em redes sociais um vídeo em que diz que é “curioso” o presidente viajar logo depois de seu julgamento na segunda instância. Na capital etíope, Adis Abeba, o petista pretende participar de debate sobre ações de combate à fome. “Estaria Lula preparando uma saída estratégica temendo uma condenação via TRF-4?”, falou Bolsonaro.

VIAGEM –  Na tarde desta segunda-feira, dia 15, depois de reveladas as declarações de Emídio, o instituto Lula divulgou uma nota em que confirma a participação do ex-presidente em evento organizado pela União Africana. Segundo a nota, a viagem já havia sido divulgada para a imprensa no ano passado, já é de conhecimento público faz tempo. “O evento é no dia 28 de janeiro e no dia seguinte o ex-presidente retorna ao Brasil”, diz a nota.

12 thoughts on “‘Há incertezas sobre o destino de Lula, mas prisão e improvável’, diz tesoureiro do PT

  1. O julgamento do presidente Lula é uma ignomínia sem nome, uma sentença sem caso, é uma punição sem infração, um atentado aos direitos humanos. Mas é muito mais do que isso, é um míssil contra a democracia e o Bloco de Esquerda solidariza-se integralmente com toda a cidadania brasileira que quer ver Lula livre das garras do judiciário, que quer ver Lula devolvido para a democracia, porque Lula devolvido à democracia é o povo que não empresta o seu direito político, é o povo que decide o seu direito político. Nós estaremos em todos os momentos, em todas as circunstâncias, solidários com Lula da Silva.

    Luís Fazenda, membro da Comissão Política e da Comissão Internacional do Bloco de Esquerda de Portugal

    https://goo.gl/ziWeYm

    • O julgamento do ex presidente e ladrão Lulla é a mostra de que mesmo apoiado por uma esquerda idiota que se faz de vítima o Brasil é ainda um país com, alguns, juízes sérios. A maior prova de democracia no Brasil vai ser a prisão do Lulla, pois lugar de ladrão é na cadeia. Se, o Lulla não for condenado, aí sim se confirma que o Brasil não é uma democracia mas uma ditadura dos corruptos. E, o citado Luís Fazenda não vale um vintém nem em Portugal.

    • O cara está metido até os cabelos em todo o tipo de falcatruas conhecidas e praticadas pelo PT, e tu vens com essa conversa mole.

      Ele merece ser preso, e muito bem preso, para não voltar a molestar o povo brasileiro com suas roubalheiras, mentiras e bravatas que tanto mal fizeram à vida e ao destino de um país que se viu pilhado em favor dos ditadores de Cuba, Venezuela e outras republiquetas que não podem ser comparadas |à grandiosidade que representa a pátria brasileira.

      A justiça brasileira será honrada com a prisão desse apedeuta que diz não saber de nada, mas sempre deixa o rabo de fora quando se econde após suas infindáveis armações e desonrosas ações contra o nosso país.

      Deu até razão ao ìndio boliviano quando covardemente tomou-nos uma refinaria, e ficou por isso mesmo e com o aval desse proxeneta, que teve ainda o apoio dos próprios funcionários da Petrobras, do congresso, da imprensa e dos militares, por quem cala consente. Vergonha maior que essa, não conheço.

      Portanto, o que o povo brasileiro espera é que no próximo dia 24 esse assaltante do dinheiro do sacrificado trabalhador e da honra pública seja exemplarmente preso, visto que já não pode andar pelas ruas do país sem gastar fortunas que roubou para dar-lhe segurança porque a ira e a indignação do povo brasileiro lhe daria uma bela lição de como se deve tratar um taridor da pátria.

      Então, meu caro, caia na real e junte-se aos que querem que esse sujeito pague pelos crimes que cometeu para apenas enriquecer, e o pior, lançar o país na maior crise de toda a sua história.

      Brasil livre, jararacalula preso!

  2. Perfeito! Lula na Etiopia!
    Chegando á capital Adis Abeba, Lula irá acenar os 9 dedos, e uma bandeira 13, com estrela, um gesto mágico que, acompanhado das primeiras palavras de Lula ao povo etíope: “REDE GLÔBÔ!!” será ungido, a gordura de bode, o novo Rei Etíope, o a’Deus Bébe.

    No registro estara o nome completo.

    Luis Inacio Lula Molusco Safado Jararaca da Silva Adis Abeba – Odeus Abeber – Adil Mabebe – oAdi Abrado – XIII da Etiopia.

    Lula promete canalizar o Atlântico ate Adis Abeba, ainda no primeiro ano de mandato, no PAC 3.

    PS: Isso irá deixar claro para todo Brasileiro o que PAC sempre significou:
    PICARETA AGINDO CRIMINALMENTE.

    • Por falar em “tá indo”, Sr. Jornalista, tributários, vou pausar meus comentários.
      Grato pelo espaço para escrever e aprender!
      Férias! Lula sendo condenado retorno á TI, confraternizando com amigos!
      Andre’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *