Todas as pesquisas indicam que há uma insatisfação jamais vista em relação à política

Resultado de imagem para eleitor charges

Charge do Erasmo (Arquivo Google)

Carlos Newton

Nesta segunda-feira, pela primeira vez o Ibope não revelou a mais importante das pesquisas eleitorais, chamada de “espontânea” e que deve ser a primeira a ser feita, para que o resultado seja o mais correto. O entrevistador simplesmente pergunta: “Em quem você vai votar nesta eleição da presidente”. Esta pesquisa, que dá o mais aproximado quadro do momento, no meu entender é a que tem maior validade. O Datafolha divulgou hoje mais uma pesquisa, mas não cita a pesquisa espontânea;

Com muito esforço,somente  no final da noite desta terça-feira consegui encontrar no site do Ibope o resultado da pesquisa espontânea.   Ao contrário do que ficou registrado na outra pesquisa também divulgada segunda-feira pelo Instituto MDA, feita a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Ibope diz que diminuiu o número de indecisos, brancos e nulos, que se mantinha estável desde o ano passado, por volta de 60%.

DECEPÇÃO – Ao perguntarem ao eleitor em quem pretende votar, a pesquisa CNT/MDA comprovou que a disputa continua sendo vencida pelos indecisos, com 39%, enquanto os brancos e nulos têm 18,1%, perfazendo a maioria absoluta 57,1%.  Um resultado que demonstra a profunda decepção dos eleitores em relação à classe política. É impressionante.

Mas o Ibope agora veio com a novidade, dizendo que indecisos, brancos e nulos, pela primeira vez, estão em empate técnico com os votos válidos. Desde que as pesquisas começaram, no ano passado, o quadro continua o mesmo, com cerca de 60% de indecisos, votos brancos e nulos. Diz o instituto da família Montenegro que os indecisos caíram para 27%, mas os brancos e nulos subiram para 22%. De qualquer forma, somam 49%, sem  fazer maioria absoluta, e os candidatos, somados, chegam a 50%, enquanto o restante 1% o gato comeu, vejam como esses institutos são imprecisos.  

DISCREPÂNCIA – Esta pesquisa do Ibope, em tradução simultânea, é meio enlouquecida, porque discrepa da CNT/MDA. Dá Lula com 28% na apuração espontânea, enquanto a CNT/MDA diz que ele só tem 20,7%. Mas as duas pesquisas coincidem quanto aos demais candidatos. O Ibope traz Jair Bolsonaro com 15%, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin com 2%, Marina Silva e Alvaro Dias com 1%, os demais com 0% e “outros” com 1%. Esses outros devem ser Manuela d’Ávila, Paulo Rabello, Aldo Rebelo e Flávio Rocha, que já desistiram. E os resultados do CNT/MDA mostram Bolsonaro com 15,1%, Alckmin 1,7%, Ciro 1,5%, Álvaro 1,3%, Marina Silva 1,1%, e os demais somam 1,4%. Estes são os números que valem, se a eleição fosse hoje. O resto é folclore.

Esta realidade tira totalmente a importância das pesquisas estimuladas. Quando os jornais estampam que Lula tem 37%, tenho vontade de rir.  No caso, é preciso tradução simultânea, para explicar que Lula teria 37% dos votos dos suspeitos de sempre, como dizia o chefe de polícia no filme “Casablanca”.

NADA MUDOU –  E a conclusão desse quadro desalentador é clara – a eleição será vencida pelo candidato que melhor representar o descontentamento do eleitoral. Pode ser Jair Bolsonaro (PSL), ou algum outro que galvanize ou catalize o sentimento popular, apresentando-se como um político diferente e desligado das máfias que dominam os partidos.

Se Bolsonaro fosse mais hábil, estaria vencendo no primeiro turno, mas ele é de uma inabilidade impressionante, que se aproxima da imaturidade, por isso há tanta resistência em votar nele, por parte das mulheres, dos afrodescendentes e dos que acham que todo tipo de amor é bonito e vale a pena.

###
P.S.
Acho ridículo que os jornais não deem destaque à pesquisa espontânea, que na verdade é a única que interessa. (C.N.)

99 thoughts on “Todas as pesquisas indicam que há uma insatisfação jamais vista em relação à política

  1. Os brasileiros sempre debocharam da política. Sempre foram às urnas na gozação, e até embriagados. Cansaram de vender seus votos até por dentaduras. Chegaram a eleger um palhaço para o parlamento federal.

    E agora se dizem decepcionados com a política. Pois é, colhe-se de acordo com o que foi semeado.

    Não encarem meu comentário como uma generalização. Afinal há muitas exceções, é claro.

    • Isac,
      A culpa não é dos desdentados analfabetos não, a culpa é dos intelectuais sorridentes e espertalhões.
      Os tais formadores de opinião,que se arvoram de indignados com a miséria do povo e sabedores das soluções.
      Personagens alugados por quem oferece maiores benesses,
      Exemplos claros de vários jornalistas, atores, alugados pra falar o que lhes mandam.
      Mas os dias estão contados, ha de chegar a hora que isso acabara.

  2. Bom dia! Infelizmente é sempre assim, não falam o PRINCIPAL. Me espanta é que nenhum candidato com potencial de crescimento repita insistentemente quando entrevistado que a MAIORIA DOS ELEITORES declara voto branco, nulo ou indeciso na pesquisa espontânea. A espontânea é a que vale, claro! Seu resultado deveria ser manchete.

    • Lula, está na jaula, que é o lugar de genocida e ladrão. E deve apodrecer lá. Temos que nos preocupar com seu poste.

      Vejam o desastre de mais de 20 anos de governo tucano petista. Um pobre povo ignorante e analfabeto, que se deixou enganar por essa corja.

      Análise do diretor do Datafolha mostrando que o registro da candidatura do presidiário fez:

      “A evolução da intenção de voto espontânea, sem estímulos dos nomes dos candidatos, fornece o diagnóstico claro. Nessa situação, menções ao ex-presidente vinham caindo gradativamente desde a sua prisão em abril.

      Agora, com o registro de sua candidatura, as citações cresceram dez pontos percentuais, principalmente nos segmentos que historicamente o apoiam, como os menos escolarizados, de menor renda e moradores do Nordeste.”

  3. Newton a situação está braba. Vejo no Youtube um indivíduo dizendo que o PDT faz parte do “Comando Vermelho”. Esse tipo de propaganda criminosa devia ser imediatamente proibido. Criticar, dizer que vai votar neste ou naquele é próprio da democracia, mas esse tipo de conduta é crime. O PDT representa o verdadeiro trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Não é um partido de vestais, mas não se envolve com organização criminosa. (O PTB é a sigla do trabalhismo que foi tomada de Brizola na abertura política em 1980 com a ajuda do general Golbery do Couto e Silva para dar a Ivete, que imediatamente transferiu para Sandra Calvacanti, sacerdotisa da UDN que tentou dar um golpe psicológico no eleitorado do Rio de Janeiro. Brizola passou sobre seus adversário na eleição de 1982 como se fora uma motoniveladora. Ganhou contra tudo e contra todos. Encerrou a carreira política de Sandra).

  4. O resultado da pesquisa espontânea do IBOPE mostra claramente o desencanto com a política e a falta total de expectativas sobre qualquer mudança positiva na economia.

    A expectativa real que existe por parte do eleitorado brasileiro é a continuidade e a deterioração do cotidiano, desemprego e desalento em massa e explosão da violência urbana, de pequenas a grandes cidades.

    O futuro hoje não é mais imponderável. É sombrio.

  5. Carlos, uma coisa que poucos se atentaram com relação à pesquisa do IBOPE. Segundo esse instituto, foram consultadas 1202 pessoas em 142 municípios. Isso dá 14 pessoas por município. Que representatividade tem uma pesquisa dessa? Ademais, para entrevistar 14 pessoas não precisa nem sair do prédio. Pode ser feita no elevador.
    Essa verdade tem que ser mostrada, pois está se dando muito valor a uma pesquisa falsa.

    • Conhecia um camarada que erá pesquisador profissional, em época de campanha, ganhava dinheiro pro ano inteiro, pegava o trabalho, recebia o dinheiro, ia a rodoviária, comprava passagem, pegava o recibo, vendia a passagem, sentava, na telefônica com a lista do local onde deveria fazer a pesquisa dava uns telefonemas, e depois ia tomar cachaça. tava pronta uma pesquisa quentinha, detalhe, os pesquisadores até sabiam para que lado a pesquisa tinha de pender.
      Será que isso mudou, ou as empresas de pesquisas não precisam de dinheiro.
      Pesquisa séria fica na gaveta dos poderosos, e seus métodos e avaliações são extremamente bem calculados, o resto é pro povão se lambuzar.

  6. Mais um pouco, e as pesquisas apontarão que Lula será eleito por aclamação!

    Nessas alturas, acreditar que os percentuais postados são válidos é o mesmo que eu dizer que Maduro se tornou admirador de Trump!

    Primeiro: Lula está fora do páreo, logo, o seu nome nas pesquisas é má fé, má intenção do pesquisador;
    Segundo: Não são apresentados os percentuais com Lula fora do quadro, que é a realidade atual.

    Ou, o que seria gravíssimo, o povo brasileiro perdeu de vez a vergonha, e quer o retorno do ladrão e genocida no Planalto.
    Possibilidade que ignoro, pois conforme publiquei anteriormente, Lula pode vencer, mas não assume!

    • Prezado Bendl e demais comentaristas, o nome de Lula não deveria constar nas pesquisas e sequer cogitado pela imprensa deveria ser. Lula é um presidiário que deveria ser esquecido enquanto cumpre pena para pagar por parte dos crimes que cometeu. Nem deveriamos (todos nós brasileiros) estar falando desse sujeito. Francamente!!!! Tudo indefinido até o presente momento !

      • Perez,

        Isto seria o correto.

        No entanto, tanto a mídia quanto o sistema, querem dificultar a ascensão de Bolsonaro nas pesquisas, então o golpe de se colocar Lula nesses dados apresentados.

        A questão é perturbar, confundir, pois do interesse da esquerda, do PT e demais aliados, incluindo e, principalmente, Marina!

        Abraços.

        • Abraços Bendl! É isso mesmo, tem toda a razão. Acho que os votos do capitão estão consolidados mas ele tem que encontrar uma fórmula mágica para se viabilizar o 2 turno. Eis a questão: como diminuir a rejeição sem perder votos de quem o apoia justamente pela radicalização no discurso.

        • A grande mídia é NITIDAMENTE contra Bolsonaro. A entrevista na GloboNews deixou isso mais claro ainda. Porque nunca “apertaram” o Lula por ele desconhecer economia e TUDO mais?

  7. CIRO GOMES estava, una vez mais, com a razão!
    Se o horrível governo petista estivesse terminando agora, sem o impeachment e/ou golpe, o PT estaria liquidado, indiscutivelmente.
    O que se vê , clara e tardiamente, é que a quadrilha que ascendeu ao poder serve, com perfeição, de biombo para o PT, e os números impressionantemente altos, do pior político brasileiro de todos os tempos, o provam.
    Aqui , na TRIBUNA da Internet, a ascensão de Temer foi saudada com banda de música: ” homem de sorte, não está para brincadeira, novo Itamar, primeira dama mais linda do mundo”, etc, etc , foram algumas das músicas entoadas pela banda_ pois aí está o resultado!

    Agora, com horror centuplicado, vê-se que a mesma banda não somente toca como também dança para o candidato errado!!! É muita vocação para a cegueira!! E o fazem sem a menor autocrítica, apenas arrogância e estupidez!
    E, claro, o glacê desse bolo fecal é chamar, de Zé Povinho, os que não seguem a mesma vocação suicida!

    Os defensores do golpe deram um duplo nó: em si mesmos e no país!
    No PT, ao que tristemente parece, foi só um lacinho com barbante de péssima qualidade.

    • Se tivessem deixado a Dilma realmente o PT estaria liquidado nestas eleições. o problema é que o país também estaria liquidado!!! Estaríamos em situação similar a Venezuela. Voluntarismo, incompetência e conivência com os “mal feitos”. Lembram-se do que diziam Lula e Dilma? “Um pouco de inflação não tem problema desde que haja crescimento” . Dilma e PT deixaram inflação de dois dígitos que hoje estaria beirando os 4 dígitos!!!

      • Pois é, Perez, pois é…

        As suas contas , realmente assustadoras , foram feitas sobre mais 2 anos…

        Favor refazer as contas, contudo, tendo o cenário de mais 4 anos..

        Percebeu?

    • Carlos Cazé,

      …Se o horrível governo petista estivesse terminando agora, sem o impeachment e/ou golpe, o PT estaria liquidado, indiscutivelmente…

      Também eu, você é mais 210 milhões estaríamos liquidados, indiscutivelmente.

  8. QUEM TEM MEDO DE CIRO GOMES? Eu vi a geral do Ibope, por estado, Ciro está crescendo em todas as regiões do país. É algo consistente, creiam, o pedetista vai pras cabeças e adiante poderá figurar num fictício “empate técnico” com outros dois ou três concorrentes (ambiente propício à fraude eletrônica). Na simulação do Ibope (sem Lula) Ciro explode no Ceará com 39% seguido de Bolsonaro 14%, Marina 11%, Alckmin 5% e Haddad 2%. Na média dos estados pesquisados, no Nordeste, dá Ciro com 24,39%, Bolsonaro 13,74%, Marina 12,29%, Alckmin 5,71% e Haddad 2,12%. Isto me basta para supor que o ex-presidente ainda pode ser mantido no páreo mediante liminar concedida pelo sistema, jogando a confusão para o segundo turno. Com o Lula no páreo a definição segue sub judice, após haver inviabilizado a unidade das esquerdas em favor de um candidato livre dessas tramóias judiciais, aparentando que se entregou para interferir nefastamente da prisão no processo sucessório (tragado pelo sistema). http://www.tribunadainternet.com.br/vai-ser-a-eleicao-do-celular-contra-a-televisao-diz-analista-eleitoral-do-ideabigdata/#comment-575465

    TÁTICA PETUCANA: Há um acordão entre FHC e Lula, pelo qual Haddad seria substituto do petista na corrida presidencial (como de fato está escalado) e Josué Alencar entraria na vice de Alckmin (só que este pulou fora quando veio à público as ingerências lulistas via Valdemar Costa Neto). Queiram ou não reconhecer, Ciro se contrapõe a esta disputa de aparências entre os mestres da USP. https://istoe.com.br/temer-e-bola-de-ferro-no-pe-de-alckmin-diz-haddad/

    TRAGÉDIA POLÍTICA: Esta eleição brasileira abriga mais radicalismos que as anteriores e isso é algo a se considerar. Ela pode se tornar um desafio enorme para os institutos de pesquisa, pois em eleições muito apertadas o voto envergonhado pode fazer a diferença. http://www.tribunadainternet.com.br/vai-ser-a-eleicao-do-celular-contra-a-televisao-diz-analista-eleitoral-do-ideabigdata/#comment-575465

  9. Olha, Cazé, meu prezado,

    Do jeito que a Dilma conduzia o país, DUVIDO que ela chegaria intacta até os dias de hoje!

    O Brasil já teria quebrado, ido à falência, tanto pela manipulação dos números da economia, quanto pela situação do povo desempregado e endividado!

    Agora, Ciro tem razão no que afirmou para consumo externo!

    O teu candidato entrou com um pedido junto ao STJ ontem, solicitando permissão para visitar … Lula!

    E, Ciro, foi o primeiro a querer os votos dos petistas, pois o seu desejo era unir as esquerdas em torno do seu nome.

    O erro foi crasso.

    Sem o apoio de Lula, rechaçado pelo PT e demais partidos radicais da esquerda, Ciro não decola, pois também desprezou os votos de quem jamais votaria no candidato petista.

    E, mesmo tendo sido traído por Lula, ainda faz questão de ir beijar a mão do ladrão e genocida!!

    Diz uma coisa e faz outra.
    Assim não dá!

    Abraço.

    • Bendl,

      Uma coisa é governo ruim, péssimo, horrível; outra é impedimento sem base constitucional.

      Exatamente por ser péssimo, o Lula e o PT NÃO estariam como estão agora, como se nada tivessem feito!
      Ou seja, valeu a pena?

      Quanto ao CIRO, é preciso lembrar que política passa, necessariamente, pela arte da conversa. Ao menos pra pessoas adultas, equilibradas. Birras e rancores não se podem sobrepor aos interesses maiores da Nação. Você se esquece, Bendl, que se Ciro quisesse, teria sido ministro em todos os governos petistas. Não o foi porque, efetivamente, não é e nunca foi petista ou entusiasta das práticas petistas. Daí, inclusive, a raiva e o rancor que os petistas lhe devotam_ além, claro, da suprema inveja , pois sabem que todos os petistas
      reunidos não resultam num único Ciro.
      Mas o mais importante, Bendl, é saber separar as varetas: uma coisa são os votos, outra, bem diferente, os credos e a práticas. CIRO GOMES precisa de votos? Sim, efetivamente _ assim como todos os outros.
      Ou você realmente acha que seu candidato, Bolsonaro, será eleito apenas com os que ele possui, hoje?

      No segundo turno, ele os receberá de bom grado, soltando fogos, até de eleitores petistas, nenhuma dúvida.
      Abs

      • Cazé, meu caro,

        Deixa eu esclarecer o seguinte:
        POR ENQUANTO o meu voto vai para Bolsonaro.

        Repito que posso mudar, dependendo das circunstâncias mais para perto das eleições.

        Eu diria que a minha intenção de voto é Bolsonaro, mas ainda não convicção.

        Ontem à noite, por exemplo, assisti ao assessor econômico do PDT, Benevides, sendo entrevistado na Globo News.

        Tentou explicar o plano para retirar os nomes negativados no SPC e Serasa, mas não convenceu.
        A falha desta intenção é gritante:
        Uma vez equacionada a dívida, onde os bancos oficiais emprestariam 1.200,00 para cada devedor pagar o restante em muitas parcelas, ele não disse de onde o devedor tiraria dinheiro para pagar o empréstimo, SE DESEMPREGADO!!!

        Argumentou com bilhões de reais injetados no mercado, porém a situação dos inadimplentes continuaria a mesma!

        Muito melhor do que proporcionar esta falsa ilusão, indiscutivelmente seria se apresentasse um plano para abrir emprego, ocupar esta massa ociosa que temos.

        Enfim, se a política é a arte da conversa, espero que Ciro não nos passe a conversa se eleito, e trate de estimular a economia utilizando milhões de desesperados por trabalho.

        Outro abraço.

    • Lula já traiu Ciro inúmeras vezes em eleições presidenciais e após todas elas Ciro foi “beijar-lhe a mão”. Muita gente que poderia votar em Ciro não o fará justamente em função da proximidade entre ele e Lula. Ciro dizia abertamente que Lula tinha que resistir a eventual ordem de prisão. Diga-me com quem andas e te direi quem és!!! Serve para Ciro/Lula, Dilma/Lula, Haddad/Lula, FHC/PFL e por aí vai!!

    • Bolsonaro,sem protagonismo, sem partido, sem propostas, sem bagagem intelectual, sem conhecimento de economia, e sozinho,
      Chegou onde chegou sem lamber o saco do lula, O QUE IMPEDIRIA O CIRO DE FAZER O MESMO? R. NADA, mas como ele é capacho de lula, está onde está, vacilante não fica nem no centro.
      Se fosse realmente um cabra decidido já teria tomado uma atitude de homem, pois até tem atributos que o capacitam, e se tivesse se lançado sem depender de ninguém, estaria na ponta, mas é o que se mostra capacho vacilante.

  10. Comandante Moisés 1% ……. General Theophilo 4% ….. Coronel Lacerda 8% ….. General Paulo Chagas 5% . êm o cinismo de cacarejarem que ” o povo ” quer uma intervenção militar … Farsantes !!!

  11. Os antilulistas teimam com a verdade: o povo quer Lula de novo.

    E por mais que neguem, os antilulistas sabem que a transferência de votos de Lula para Haddad será avassaladora, principalmente se o Brasil ignorar a “recomendação” da ONU.

    https://goo.gl/bpp8jd

    O lulismo com a força do povo será o grande vitorioso das eleições 2018.

  12. Ontem postei este texto e estrategicamente os defensores das pesquisas ficaram caladinhos….
    Mas como sou insistente aí vai:

    Gastei uns 20 minutos analisando a lista genérica que a pesquisa CNT/MDA anexou ao site do TSE informando apenas as regiões aonde supostamente foram feitas as entrevistas com os eleitores. Não menciona quantos questionários cada local foi contemplado, o que impede que se possa calcular se a proporcionalidade eleitores/entrevistas foi mantida por estado.
    Pois bem, no DF escolheram 3 regiões: Ceilândia, Samanbaia (sic) e Candangolândia.
    Na cidade do RJ: Bom Sucesso (sic), Campo Grande, Manguinho (sic), Olaria, São Victor(desconheço?), Centro. Pela qualidade da digitação que entregaram ao TSE, se nota o apuro em informar corretamente.
    Conclusão do meu devaneio: Por estes dois exemplos já dá para perceber como o resultado dos 2002 questionários é uma radiografia perfeitíssima da opinião do eleitorado de mais de 140.000.000 de pessoas. Confiabilíssimo.

    Daí se percebe o tipo de eleitor que eles procuram, para justamente escolher o candidato que eles querem que escolha. No RIO todos os bairros escolhidos são dominados por facções fortes e estavam nos últimos dias com o exército fazendo operações de alto risco. Locais aonde dizer cara a cara que apoia quem acha que bandido bom é bandido morto é um risco. Curiosamente nenhuma pesquisa na zona sul, grande tijuca, meiér, jacarepaguá/barra, parece que escolheram baseados na página OTT/RJ (onde tem tiroteio).

    Antigamente até 2006 se disponibilizava a quantidade de questionários em cada local (cidade). Desta forma era possível conferir a proporcionalidade que hoje é impossível pois você não sabe quantos questionários foram feitos em ceilândia e quantos no centro do Rio.

    • O Datafolha fez 8.300 entrevistas , vai estudar estatística . O criador disso foi o Guilhermo Tagliacarne na década de 60 e essa metodologia é, com poucas modificações , usada até hoje por todos os institutos de pesquisa de mercado, milhares de empresas no mundo gastam fortunas a toa ?
      Matar o mensageiro da ma notícia não adianta….

      • Você é o gênio, sabe tudo, vomita história mas não argumenta em cima dos dados que apresentei. Como sempre faz tergiversa. É sua vocação. Dizer que conhece beltrano e fulano, rei da cocada preta. Como um fanático religioso você grita que não existe manipulação em pesquisa, urnas eletrônicas são confiáveis, você está certo é o dono da bola e sabe tudo. E só pode particar do jogo quem concordar com você. Em outubro a gente vê a verdade.

    • Caro Aranha; o que você quer ver em pesquisas, só a Paraná Pesquisas e DataPoder360 fazem. Omitir faixa etaria, sexo, escolaridade e localidade é altamente suspeito. Pesquisas incompletas e com impossibidades (Como a candidatura do corrupto, lavador de dinheiro e criminoso de lesa-patria) deveriam ser proibidas. Isso sim é Fake News!

      • O problema Eliel é a omissão do número de questionários feitos em cada local. Quando os institutos disponibilizavam estes dados era fácil perceber a manipulação, aonde cidades do interior da Bahia com menos de 10 mil habitantes tinham o mesmo número de questionários que Porto Alegre. Misteriosamente hoje esses dados, importantíssimos, não são mais mostrados.

  13. Mulheres, afrodescendentes e gays tem recebido massivamente “imputs” de partidos e candidatos muito interessados em não tê-lo como “negociador” de cargos públicos. Já Alckmin é tudo de bom para elles, sua ampla frente de coligados fala por si e é fato inconteste. O que Marina fez no debate da Band foi apenas isso. Bolsonaro não é profissional e disse a verdade. Está na lei? Cumpra-se. Nem ele, nem ela podem baixar decreto obrigando a iniciativa privada a pagar mais a “A” ou “B”, ela sabe muito bem disso, mas ela preferiu baixar o nível do debate, desrespeitando o espectador por omitir a verdade, para denegrir a imagem do oponente. O chamado jogo sujo da política brasileira. Essa conversa sobre salário, passa necessariamente pelos sindicatos que terão de se esforçar para serem minimamente respeitados no Brasil. Quanto aos negros, a instituição de onde Bolsonaro foi formado, o respeito a disciplina é impessoal, superior é superior, não importa se índio, negro, amarelo. Quanto aos gays, o que ele defende é que sejam tratados de forma igual a todos cidadãos, o que está previsto na constituição, mas é negligenciado por quem demagogicamente defende a legislação para formação do “super cidadão”. Não posso dizer que concorde ou não com tudo que ele defende, pois ainda não conheço, mas sobre o que ele é acusado, fica patente uma certa “forçação”, muito pela raiva que ele alimenta no meio político e popular, pelo que já defendeu em relação ao regime militar. O julgamento por “apologia ao estupro” foi a cereja do bolo. Lembrando que quem o acusou leviana e injuriosamente de estuprador, foi quem o denunciou no STF, mostrando ser tão ruim ou pior que Bolsonaro pelo “empoderamento” a ela dado.

    • As más informações prestadas, as opiniões sem qualquer fundamento, os palpites ridículos, precisam ser contestados.

      Antes de se afirmar que as FFAA são preconceituosas – crime de calúnia e difamação -, dever-se-ia fazer um levantamento sobre a quantidade de negros que quiseram ingressar na AMAN para ser oficial do Exército e atingir o generalato!

      Quantos que passaram e os que não lograram êxito?
      Da mesma forma nas academias da Aeronáutica e Marinha.

      Este apanhado evidenciaria a real situação do negro no Exército e na condição de oficial.

      A outra forma de seguir carreira militar, mas que se chegaria ao posto de Capitão, no máximo, é quando o recruta presta o seu serviço militar e faz curso para Cabo, depois para Sargento, saindo da Escola como 3º Sargento, depois Segundo, Primeiro, Subtenente, Segundo Tenente, Primeiro e Capitão, quando estaria na Reserva Remunerada.

      Pois bem, o Exército tem os que se alistaram para servir como soldado, das mais variadas etnias.

      Bastaria ir a uma guarnição e saber quantos negros compõem aquela Unidade Militar, e quantos brancos, simples.

      Agora, ridículo é quando a falsa informação omite, ainda por cima, se o negro quis fazer carreira militar ou não, da mesma forma o branco, sejam mulheres ou homens.

      Ora, a pergunta deveria ser feita ao soldado quando ingressa nas FFAA, se ele seguirá a carreira militar ou não, simples.

      Se a quantidade de brancos é maior que negros nas academias, naturalmente haverá mais brancos no generalato que negros.
      Aonde o preconceito?

      E, a vocação, se deixa de lado?

      Demagogia revoltante, pois demonstra uma falsa preocupação com o negro quando, na verdade, a intenção é polemizar, encrencar … a função típica do troll.

      E, o mais grave, que denota cinismo, hipocrisia e contradição:
      Normalmente os que criticam as FFAA injustamente porque as odeiam, alegam uma séria de impropriedades contra os militares, ofendendo-os, agredindo-os e menosprezando-os.

      Ora, se existem poucos negros no generalato e na tropa, ótimo, sinal de que não serão insultados pelos que se dizem senhores da verdade e da razão!

      E, uma indagação aos que sabem tudo:
      A Bahia é o Estado que tem mais negros que brancos.
      Por acaso, nos quartéis baianos existem mais negros ou mais brancos?

      Se em um Estado da Federação cuja maioria da população é negra, certamente deverá ter mais militares negros.

      Por que não se faz uma pesquisa a respeito?

      • Inacreditável o que alguns fazem e falam dos militares de seu país. Coisa impensável em todos outros países do mundo. Será que estes defendem realmente o Brasil, este exemplo não acontece em mais nenhum outro.

        • Peçanha,

          Uma andorinha só não faz verão.

          Por mais que se rasgue falando mal das FFAA DO SEU PAÍS, em nítida demonstração de traição e péssimo cidadão brasileiro, a verdade é que o falso crítico aceita passivamente o roubo na estatais, fundos de pensão, a exploração do povo, a corrupção, a desonestidade, como fatores naturais na democracia!

          Logo, por mais que proteste, que falte com a verdade, que insinue, que opine, seus recados não encontram eco ao que publica.

          Pelo contrário, todos sabem da sua função de desconstruir, a ponto que tem sido isolado pelos comentaristas diante de suas bobagens e asneiras publicadas.

          Abraços.

        • Doutor , quem falou em Quilombola de 7 arrobas que não serve nem para reproduzir e já foi 3 vezes civilmente condenado . Quem falou em índio indolente e negro malandro não bfui eu. O Brasil é um dos países onde os militares dão mais palpites havida civil, tanto bque o Bolsonaro está fazendo palanque em vários quartéis, desrespeitando totalmente a lei e o regime disciplinar .

      • São indolentes e malandros como disse o Mourão ? Crime é pregar golpe de Estado e fazer locaute de caminhoneiros, como fizeram no Chile para colocar o general narcotraficante Pinochet , aliás o Bolsonaro queria que o Itamaraty enviasse condolências a um general chileno que transformou o seu quartel em refinaria de cocaína .

  14. Peçanha, você tem todo o direito de votar em Bolsonaro . Mas o que ele fez no Exército é uma vergonha para as Forças Armadas. Que disciplina é essa que um oficial por achar que está ganhando pouco planeja explodir bombas nos alojamentos e banheiros.Foi processado. Por ter a Ditadura ainda força apenas o transferiram para inatividade. O Ministro do Exército General Leônidas Pires Gonçalves tinha proibido qualquer protesto sobre salarios. O que Bolsonaro fez foi tentar desmoralizá-lo. O presidente General Geisel em entrevista ao CPDOC diz que Bolsonaro é um caso completamente fora do normal, einclusive um mau militar. Quem mau militar é mau cidadão, mau político, e mau pai. Veja o que o filho de Bolsonaro que é deputado disse a uma jornalista: Vai tomar no “C”. Tudo que escrevo foi publicado na mídia. Explica os 13 imóveis carissímos que Bolsonaro tem no RJ. Todos comprados pela metade do preço. Lá em Xiririca onde nasceu tem 70 casas comerciais, todas em nome dos parentes e “laranjas”. Tem também casas comerciais em outras cidades. O jornalista que fez a reportagem diz que entrevistou uma pessoa que lhe disse que conhece a família que sempre foi pobre. Hoje são donos de tudo. Você tem o direito de votar em Bolsonaro. Enganar os freqüentados deste Blog é muito dificil. “Aqui não tem jogador de segunda divisão e nem analfabeto político”.

  15. “A Câmara é a representação do povo. Os deputados não são santos porque o povo também não é santo”

    (Bonifacio Andrada, que está em seu DÉCIMO mandato de deputado federal e conhece muito bem o baixíssimo nível de seu eleitorado)

  16. Houve a abolição , mas , não acabou a escravidão . Na realidade o que ocorreu , foi o aprimoramento das técnicas de escravatura e domínio , como também , a ampliação das classes escravizadas . Os poderes constituídos do Brasil ; Executivo , Judiciário e Legislativo na verdade , são Capitães do mato à serviço das elites financeira e de grandes corporações internacionais e o povo é o escravo rezando por um salvador .

  17. Mais uma do comunista Cammaroti

    pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) acendeu um sinal de alerta na campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Apesar de já ter consolidado 22% dos votos no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, Bolsonaro enfrenta elevada rejeição – 39% dos eleitores ouvidos na pesquisa dizem que não votam nele de jeito nenhum.

    Esta rejeição, a maior entre todos os candidatos, já apresenta reflexo na disputa pelo segundo turno, que será no dia 28 de outubro. Bolsonaro perde praticamente em todos os cenários para seus adversários: Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Também perde na disputa com Lula. Ele só vence o petista Fernando Haddad, que pode assumir a chapa do partido caso o ex-presidente Lula seja barrado pela Justiça Eleitoral.

  18. Segundo o datafolha NUNCA dantes na história do Brasil um candidato a presidente foi tão prestigiado e quase, unanimimente escolhido. Vejam o histórico das últimas eleições no primeiro turno:
    1998 – FHC: 33,8% (apesar de ter tido mais de 50% dos votos válidos)
    2002 – lula: 34,2%
    2006 – lula: 37,0%
    2010 – Dilma: 35,0%
    2014 – Dilma: 30,3%
    Como dizem que lula hoje tem de 38 a 39%, estão afirmando que mais do que o FHC do plano real, do que o lulinha paz e amor, do que dilma e o cheque em branco do pré-sal, o PT do crescimento “extraordinário”, o lula presidiário é “questionávelmente” o mais escolhido nos últimos 20 anos!
    Acredite se quiser.

    • Esses percentuais,Aranha,foram feitos em cima dos resultados finais das eleições.
      Não eram pesquisas.
      No caso das pesquisas que indicam 38 a 39%, para o nove dedos,trabalha-se em cima de um número de indecisos,brancos e nulos de 60%.
      Portanto o percentual verdadeiro do meliante é de 38 a 39% de 40%(100-60).
      Na verdade 15%,que sempre foi o teto do PT em outras eleições.
      Eles conseguiram eleger o Lula,em 2002 e 2006,devido à votação maciça de parte dos 60% que é o chamado “eleitorado pêndulo”,que vota ora em um,ora em outro candidato,ao sabor da realidade da época.

  19. O Datafolha com sua “amostragem científica” (que não diz quantas pesquisas são feitas em cada local) disse em 2014, para prefeito do Rio, em 01 de outubro que Flavio Bolsonaro tinha 7% das intenções de voto. No dia seguinte, dia 02 de outubro, apuradas as urnas ele teve…14%. Contra fatos consolidados não existem argumentos. Cadê a precisão científica? Acredite quem quiser.

  20. O que o Ciro faz é política, simplesmente política.

    Dizia um dos melhores governadores que o Ceará teve – Virgílio Távora que, a política é a arte de engolir sapos.E, estava certíssimo..

    Será que o “Bossonaro” no segundo turno, se ele estiver claro, vai desprezar os votos do Ciro Gomes ou mesmo do PT? Nunquinha! Nunquinha!

  21. No governo do Lula foram criadas 14 universidades e 400 cursos técnicos , no de FHC ( 0 ) . Taxa de desemprego no governo Lula 4 % , hoje 23 % . Este é um dos motivos . Obs : Voto no Ciro Gomes .

  22. Fico indignado em ler ou ouvir pessoas rotulando a Globo , um dos maiores ícones do sistema capitalista do país de comunista . Será que estes senhores sabem o sentido literal da palavra comunista ?

  23. Quem pode estar satisfeito com este País. Satisfeito somente os ladrões, corruptos, assassinos e demais fora da lei. Pois, estes estão protegidos pela nossa justiça fajuta. Ontem aquele bando de canalhas do stf, mantiveram a liberdade do dirceu.

  24. Não entendo essa denominação afrodescendente. Alguem se refere ao brasileiro do sul com descendência germânica como germanodescendente? As garantias constitucionais, são para o cidadão brasileiro independentemente de descendência.
    A comediante americana Whoopi Goldberg afirmou que quer ser chamada do que é: americana em vez de afroamerican. Mas no Brasil estamos começando a copiar o que não presta dos nossos irmãos do norte.

    • Segundo estudos de uma universidade federal não me lembro qual, os percentuais da população brasileira indica que os brancos e os negros no brasil não chegam a 15%, o resto 85% é tudo vira-lata, sem cor sem raça, sem nada, apenas brasileiro.
      Tô com a maioria.

  25. Tudo que leva a divisão da sociedade em cor da pele, poder aquisitivo de cada um, em preferências pessoais religiosas ou sexuais, etc, e com isso criar ódio entre os cidadãos faz parte da agenda esquerdista. Nela, o hediondo é plenamente justificável. Os fins justificam os meios para a esquerda chegar ao poder e instalar seu bom e velho império do terror, que a história já registrou e ainda registra em Cuba, Venezuela, Nicarágua, Coreis do Norte e ditaduras africanas.

  26. Concordo plenamente quando o editor diz que se Bolsonaro fosse menos tosco, ele ganharia fácil no primeiro turno.

    Bolsonaro definitivamente é o único que destoa dos políticos que a sociedade hoje tanto renega.

    Fico com Bolsonaro, mesmo porque ele e Mourão e mais alguns conselheiros militares, podem conseguir colocar este país na normalidade jurídica, dentro do que determina as leis, como punir severamente o crime, que foi liberado pelas esquerdas quando no poder, como invasões de terras, quebradeiras de blak blocs e muitas outras coisas, que são punidas em paises democráticos, mas que a esquerda aqui classifica como fascimo.

    Na área econômica temos o Paulo Guedes, que já demonstrou estar antenado na economia mundial e sabe que todos os países têm que participar dela, pois este é o único caminho para um país crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *