Piada do Ano! Toffoli lança programa para destravar obras paralisadas em todo o País

O projeto piloto vai ser iniciado em Goiânia, com foco em creches

Rafael Moraes Moura
Estadão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, lança nesta segunda-feira, 17, em Goiás, o programa Destrava, voltado para a retomada de obras paralisadas em todo o País. O projeto piloto vai ser iniciado em Goiânia, com foco em creches, numa solenidade que deve contar com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), e de integrantes do Ministério Público e do governo federal.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de 14 mil obras estão paradas no Brasil – um investimento que ultrapassa a marca de R$ 144 bilhões. As principais razões para as interrupções dos empreendimentos são erros de projeto, abandono pela empresa e questões técnicas – apenas 6% das causas estão relacionadas à atuação de Tribunais de Contas, Ministério Público e Judiciário, de acordo com o CNJ.

MOBILIZAÇÃO – O objetivo do Destrava é mobilizar diversos atores em cada região para identificar as obras paradas e os motivos das paralisações, viabilizando assim uma saída para superar o problema. O primeiro passo é a criação de um comitê, seguido por um mapeamento detalhado para entender as dificuldades dos gestores locais. A iniciativa em Goiás deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano.

“Essa rede de fiscalização irá criar um espaço de diálogo e de soluções. A metodologia aplicada facilitará a obtenção de acordos, sem afastar as responsabilidades, que por fim poderão ser homologados pelo Poder Judiciário, garantindo segurança jurídica ao gestor público e aos executores. Trata-se de uma ação integrada que tem como objetivo possibilitar o atendimento adequado aos cidadãos brasileiros, em especial, às nossas crianças”, disse Toffoli ao Estado.

GESTÃO – As creches são consideradas obras de baixo custo orçamentário, mas alto impacto social. De acordo com o CNJ, no final de 2019, 56 obras espalhadas por 47 municípios goianos estavam paradas ou inacabadas.

Os trabalhos no âmbito do Destrava serão liderados pelo CNJ, em parceria com TCU, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e os governos estaduais.

 O lançamento do projeto reacendeu a animosidade política em Goiás. O governador Ronaldo Caiado comemora a iniciativa liderada por Toffoli, mas responsabiliza a gestão tucana de Marconi Perillo, que comandou o Estado de 2011 a 2018, pelas obras paradas.

ATAQUE E DEFESA -“São muitas creches, rodovias, escolas inacabadas – um prejuízo incalculável para o cidadão brasileiro. O mais grave é a situação de Goiás onde o governo Marconi Perillo usou lançamento de obras públicas às vésperas das eleições e estão inacabadas até hoje”, criticou Caiado.

 Procurado pela reportagem, Perillo informou por meio de sua assessoria que Caiado “repete sua estratégia de atacar a gestão anterior para tentar desviar a atenção da população de sua incompetência administrativa”.

“As gestões do PSDB, nos quatro mandatos de Marconi Perillo, promoveram os maiores investimentos da história do Estado em obras de infraestrutura social e econômica, em todas as áreas”, rebateu o tucano.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Mais uma Piada do Ano! Toffoli não consegue resolver nem mesmo os problemas da Justiça, que se encontra em fase de retrocesso institucional e já conseguiu transformar o Brasil no único país do mundo em que não há prisão após segunda instância. Com essa perfomance ridicula na Justiça, Toffoli ainda se julga no direito de dar pitacos nos atos do Executivo, que não toca as obras por falta dos recursos que sobram no Judiciário. Toffoli está se achando... (C.N.)

13 thoughts on “Piada do Ano! Toffoli lança programa para destravar obras paralisadas em todo o País

  1. Este Toffoli é um rematado imbecil, como a outra, despreparados ambos, enredados com o maior ladrão, abençoado por um Papa que perdeu o respeito, e não fará o ladrão ser mais respeitado.

  2. “…conseguiu transformar o Brasil no único país do mundo em que não há prisão após segunda instância. ” Isso não ecziste, como diria o saudoso Padre Quevedo. No Brasil existe sim prisão não só em segunda como tb em primeira e terceira instância, são as prisões cautelares, provisória, preventiva… Aliás, tem muita gente em cana graças a essas prisões. E quando elas são consideradas desnecessárias em primeira instância, por delegados, promotores e juízes, não se faz necessária antes do trânsito em julgado da sentença. Simples assim. Questão de bom senso. Seria o caso então de questionar a morosidade do judiciário.

  3. O GOLPE BRANCO já está em andamento, na cara dura, às claras?

    Não só com o aval, mas com o protagonismo do Judiciário, através de seu presidente??

    Tofolli obras paradas destravar utilizar recursos

    esforço coletivo …….

    Estamos num filme de zumbis ????

    Tofolli no Executivo

    Foi isso que voce prometeu no grande acordo para livra Flávio e o clã das rachadinhas Bolsonaro???????

    Acordo amplo , geral e irrestrito com o escorpião??

    Ou entaõ estamos realmente em meio a um golpe e mesmo com cara de nojo, quem realmente for democrata deve sair a campo e defender Bolsonaro??

    desculpe mas para mim não é a piada do ano.

    è a ponta do iceberg

    Vamos sondando o terreno e diminuindo e encurralando Bolsonaro??

    Tofolli é o sapador do golpe??

  4. Isso é papel do Executivo! A população só pode pensar em perseguição dos outros dois poderes. Enquanto isso … a sociedade fica no aguardo das “mídias sociais” a chamarem para as maniFESTAções na Paulista e em Copacabana … ô povo idiota !!!

  5. Isso não é somente uma Piada, é um Escárnio com o Presidente Eleito e o Povo Brasileiro. É um caso tipo de “Usurpação de Poder” , nesses dias esses descompensado e aculturado jurista virá a Nação dar notícias de que acabou com as cheias de São Paulo e que irar “Irrigar o Rio Amazonas” . Brincadeira tem hora, cabe ao Presidente da República o colocar em seu devido lugar, lugar este que ele diuturnamente prova não ter competência para o assumir Plenamente dentro da normalidade democrática. Será que ele vai “Nomear o Maior Ladrão do Mundo Lula da Silva seu Eterno Tutor e Mentor como Marajá do Brasil e tornar a Nação em um Reinado Lulopetralha” ??? Dá nojo ver essa gente falando, imagine pensando, passamos do fundo do poço, que Nação é essa ???

  6. Sugerimos a PF que investigue a Praça dos “milionessimos podresres” pois quem tá “sofrendo ataques terroristas defecais” por parte do STF e seu Presidente é o Brasil e seu Povo, chega, ninguém aguenta mais tantas asnices verborrágicas !!! Ninguém segura esse rojão ??? Será que o Escocês que inunda as festas dos togados brasilianos é fabricado em Havana ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *