Toffoli relatará inquérito sobre financiamento do mensalão

Laryssa Borges
Veja

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli foi escolhido como relator do inquérito que reúne conclusões da Polícia Federal sobre as fontes de financiamento do escândalo do mensalão. O processo havia sido destinado ao novo ministro Luiz Edson Fachin, mas o magistrado se declarou impedido e foi substituído. Toffoli atuou como advogado do PT e assessor do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos petistas condenados no escândalo do mensalão.

Desdobramento do mensalão, o processo foi autuado no Supremo em 2006 e reúne investigações que não foram utilizadas na denúncia do mensalão apresentada pelo então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. O caso tramita em segredo de justiça e inclui informações sobre a suposta atuação do empresário Marcos Valério junto ao grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, suspeitas de irregularidades em convênios do INSS para o desvio de recursos e a possibilidade de servidores públicos terem recebido dinheiro do esquema. O inquérito tem 79 volumes e cem apensos e estava paralisado desde a aposentadoria do ex-ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão.

Em 2012, Marcos Valério foi condenado a mais de 37 anos de prisão. A maior parte dos políticos penalizados no caso já cumpre prisão domiciliar, entre eles Dirceu.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria enviada pelo comentarista Celso Serra diz tudo. O novo ministro Luiz Edson Fachin se julgou impedido para julgar o feito. Mas Toffoli topou na hora. Note-se a diferença de comportamento que existe entre os dois. (C.N.)

5 thoughts on “Toffoli relatará inquérito sobre financiamento do mensalão

  1. O ministro Fachin jogou a batata quente na mão do ministro Dias Toffoli, que não tem reputação ilibada e nem notório saber jurídico.
    O ministro Fachin de origem humilde não vai querer saber de manchar a sua carreira e nem a reputação da UFPR.

  2. O único suspeito vai relatar? É o homo sapiens da Dilma sapiens. Absurdo! Deveriam não deixar! É melhor até deixar como está porque nada vai se modificar.

  3. Caro Sr. Newton e comentaristas, esse cara é um “AMORAL”, continua empregado PT-traidor, um cara reprovado 2 vezes para JUIZ da 1ª Instância, empregado do PT e por ele indicado, a “pornografia” do senado em aprová-lo, a sua declaração que havia seu interesse em mudar de turma, e seus pares assim o fizeram, coloca o stf, como mal exemplo da Srª Justiça, para as esferas inferiores.
    Resumindo: a Justiça está podre, a cabeça está “tumorada” pelo câncer maligno.
    Uma justiça desse quilate é tudo, menos JUSTIÇA, e RUI BARBOSA, ESTOU CONTIGO, TRANSFORMARAM A JUSTIÇA EM GRANDE CLOACA.
    Que o ministro Fachin, Honre a Srª Justiça e sua Consciência, que é o Tribunal Divino, que abrirá suas portas, quando a “porta larga do túmulo se abrir” para a “prestação de contas” das “obras”, acreditemos ou não, é LEI CÓSMICA DO CRIADOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *