Trs medidas importantes, que podem favorecer a reduo do dficit pblico

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Charge do Iotti (Zero Hora)

Willy Sandoval

Acho que nem deveria, mas vou insistir na minha sugesto de dois pontos para o governo comear a reduzir essa problemtica de dficit pblico. A primeira medida, urgente e moralizadora, seria cancelar totalmente a possibilidade de haver qualquer programa Refis (Refinanciamento Fiscal) no governo. Antes de mais nada, uma questo moral das mais srias, pois a existncia de Refis sinaliza para os corretos pagadores de tributos que mais uma vez eles esto fazendo papel de otrios. Boa parte dos agentes econmicos j percebeu isso e simplesmente est deixando de recolher tributos, para pag-los depois, sem juros e multas, em suaves parcelas. Talvez seja o fator principal da queda de arrecadao, mais do que a prpria recesso.

A segunda medida seria sinalizar claramente que tem um objetivo de diminuir a carga tributria que se aproxima de 40% do PIB,para no mximo uns 25% Essa diminuio tem que ser lenta, gradual e da maneira mais ampla possvel, sem eleger setores ou amigos do rei com renncias fiscais.Se os agentes econmicos comearem a acreditar nessa medida, automaticamente o crescimento volta e com ele a arrecadao tributria dos trs entes federados(Unio, Estados e municpios)

A meu ver, so basicamente essas duas providncias que podero comear a resolver o problema do deficit fiscal.

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UMA TERCEIRA MEDIDA
Wilson Baptista Junior

H um terceiro ponto, cujo efeito psicolgico positivo ultrapassa de muito o efeito financeiro. Seria a retirada de todos os penduricalhos salariais absurdos, que vieram a ser concedidos a servidores do Executivo, Judicirio e Legislativo, que no existem em nenhum pas desenvolvido e so um justificado motivo de revolta e descrdito por parte da populao.

Talvez os absurdos auxlios alimentao, moradia, compra de livros, despesas mdicas ilimitadas, carros com motorista, oferecidos a servidores (e entre eles incluem-se deputados, senadores, juzes, autoridades de toda sorte, nos trs nveis de governo, que so servidores do povo, embora h muito j tenham se esquecido disso).

Com salrios da ordem de R$ 33 mil por ms, mais de trinta vezes superiores ao salrio mnimo nacional, no h necessidade de penduricalhos para se viver com muito conforto. Os cortes desses adicionais aos salrios tero pequeno resultado no valor global dos oramentos pblicos, mas haver um impacto moral gigantesco junto populao que se esfalfa para sustentar essas vantagens indevidas.

12 thoughts on “Trs medidas importantes, que podem favorecer a reduo do dficit pblico

  1. Tudo bem Sandoval?

    Se somarmos o dficit primrio com a atual carga tributria certamente ultrapassar os 40%. A carga tributria tem uma relao direta com as despesas do governo que so crescentes todos os anos. Infelizmente a Histria do Brasil mostra que mais fcil aumentar impostos do que reduzir gastos. Veja que hoje existe uma crise no governo porque no se conseguiu ainda definir o dficit primrio – que o que o governo gasta alm do que arrecada – e que deve continuar nos prximos anos. Seria interessante um artigo esclarecedor sobre os nmeros da economia brasileira nos prximos anos e como o dficit primrio vai impactar o cotidiano dos brasileiros. Um abrao.

    • O que eu acho que h de verdadeiramente novo nessa minha proposta um claro compromisso com a diminuio da carga tributria, algo que a principio pode parecer um pouco utpico. H, alm disso de se vencer uma certa resistncia cultural que est na crena do ESTADO PROVEDOR. Para mim, principalmente no Brasil e nos pases latino-americanos de um mode geral isso simplesmente no funciona. Peguemos o exemplo de 2 extremos, Chile e Cuba, ou mesmo Chile e Venezuela. O que que funcionou melhor? A resposta bvia, principalemente se considerar o embate Chile x Venezuela. Assim dentro de nossa cultura e diversidade cultural e de renda, simplesmente impossivel se implantar um “welfare state” como nos pases nrdicos, a gente s cria um estado cada vez mais gigante e cada vez mais injusto e pior de tudo ineficiente e que acaba levando a todos para a misria. Est a o exemplo da Venezuela que no me deixa mentir. Por isso mesmo, de fundamental importancia, sim a diminuio da carga tributria em relao ao PIB, embora concorde que isso no possa e no deva ser feita em curto espao de tempo, mas bem que poderia ser um postulado constitucional. Outra consequncia positiva de uma politica como essa seria a diminuio liquida e certa dos juros, do pagamento do servio da divida pblica. Isso geraria ainda mais condies de crescimento econmico com uma consequente melhora dos indices sociais que o objetivo de qualquer pessoa de bom senso .

  2. Excelentes as sugestes dos Srs. WILLY SANDOVAL e Sr. WILSON BAPTISTA JNIOR.

    Se a maioria de nossos Cidados tivessem o Bom-Senso e Sabedoria adquirida da Experincia de Vida, como esses dois Autores, nosso Brasil seria outro bem melhor. Parabns.

  3. Vamos continuar procurando ajudar com mais sugestes(nem sei esse governo merece, mas eu acho que o pas, todos ns pessoas de bem, merecem).
    Vai aqui mais uma idea:
    – Criao de um incentivo ao bom pagador de impostos(ou contribuinte como ironicamente chamado) . Assim, o contribuinte que aps uns,digamos, 5 anos sem nenhum atraso, ou mesmo parcelamento atravs de REFIS, com todos os tributos rigorosamente em dia, poderia gozar de algum desconto(at mesmo uns 5% simblicos j poderiam ser um incentivo). Claro que isso poderia ser adotado separadamente pela Unio, por cada estado e por cada muncipio.

  4. Isso no muda no senhores, a classe mdia quem banca a elite e a ral, somos os … “Pagadores de Impostos” Ou os senhores acham que os ricos bancaro todos … mas nem com trocados – se quisermos algo diferente disso a que se apresenta teremos que nos levantar !!!

  5. Esse neoliberal , por que o senhor no cita em suas opnies a suspenses e consequentemente o congelamento do pagamento deste embuste que deram nome de divida pblica e que certamente mais um assalto cometido contra nao ?

    • Vicente, aproximadamente um quarto dos credores da dvida pblica constituda por fundos de previdncia, de onde o governo retirou dinheiro para cobrir suas despesas. Congelar o pagamento dos juros penalizaria a aposentadoria dos assalariados que investiram nestes fundos. Quase um quarto mais constitudo por fundos de investimento, que tm sua proporo de pequenos investidores, mais uns cinco por cento so constitudos de pessoas que investiram no tesouro direto, que so papis do governo. O resto est distribudo entre entidades financeiras e investidores de fora do Brasil. Ento congelar o pagamento dessa dvida no atingiria principalmente “pessoas que assaltaram a nao”, mas pessoas que tiveram seus recursos tomados de emprstimo pelo governo, sem sua permisso e conhecimento, e outras que acreditaram nas promessas do governo de oferecer investimentos com certa segurana e boa remunerao.
      O que tem que ser feito conseguir que o governo corte seus custos, que esto descontrolados, para no ter que pedir novos emprstimos e possa gradativamente ir pagando o principal da dvida, com o que iria reduzindo os juros, ao invs de continuar, como hoje, “vivendo do cheque especial” e acumulando uma dvida cada vez maior.

  6. Alm dessas medidas, eu sugeriria a extino dos vrios ministrios para apenas 5: economia, agro ambiente, infraestrutura, defesa, relaes exteriores. SADE e educao deveriam ser transferidos para estados e municpios. Uma redistribuio tributria que transfira 60% da arrecadao para municpios, 25% estados, 15% unio. Reforma tributria criando apenas 7 tributos: imposto sobre propriedade imvel, imposto sobre capital de empresa, imposto sobre shows e artistas, imposto de importao para bens de consumo e de exportao para matrias primas, imposto sobre cigarro e lcool, imposto sobre transferncia bancria.

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