TRF-2 solta um dos detidos, mas Temer continuará preso até o julgamento de quarta-feira

JP/Rodrigues

A desembargadora do TRF-2 acertou ao soltar Rodrigo Neves

Karla Gamba
O Globo

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) acatou o pedido de habeas corpus em favor de Rodrigo Castro Alves Neves, preso na última quinta-feira na Operação Descontaminação, a mesma que prendeu o ex-presidente Michel Temer. A decisão saiu neste sábado, durante o plantão judicial do Tribunal, e já foi cumprida, colocando Neves em liberdade no mesmo dia.

Diferente de Temer, que está em prisão preventiva, a prisão de Rodrigo Castro Alves Neves era temporária e só poderia ter a duração de cinco dias.

INCONSTITUCIONAL – Na decisão, a desembargadora federal Simone Schreiber diz “entender que a decretação da prisão temporária com a finalidade exclusiva de compelir o réu a agir de forma contrária aos seus próprios interesses legítimos, no exercício de sua defesa, viola frontalmente a Constituição Federal”. Na mesma decisão a desembargadora ressalta que respeitará a decisão do relator Ivan Athié em relação às prisões preventivas, como é o caso de Michel Temer.

Rodrigo Castro Alves Neves foi acusado de formar uma organização criminosa liderada por Temer, que atuou na construção da usina nuclear de Angra 3, praticando crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação. Ele foi apontado como responsável pela Alumi Publicidades, empresa que teria firmado um contrato fictício com a PDA Projetos, de propriedade de João Batista Lima Filho, o Coronel Lima. Neves já foi sócio do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).

A defesa pediu a soltura de Rodrigo, com a revogação de sua prisão temporária ou a substituição da prisão por medidas cautelares. O pedido feito pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A decisão da desembargadora foi acertada. No caso, o juiz Marcelo Bretas extrapolou ao decretar a prisão temporária, sem motivos relevantes. (C.N.)

9 thoughts on “TRF-2 solta um dos detidos, mas Temer continuará preso até o julgamento de quarta-feira

  1. O que diria a PGR se um funcionário público conspirasse contra o Brasil com ajuda da Cia?

    Os agronegócio merece o bobalhão que elegeram.

    Ao menos desde 1973, “a soja brasileira é encarada pelos Estados Unidos como uma ‘ameaça’ às exportações americanas há pelo menos 46 anos“, com base em documento da CIA recentemente desclacificado.

    Os arapongas americanos estavam certos: o Brasil acaba de tomar a posição dos EUA de maior produtor de soja do mundo e é o maior exportador do grão. graças aos “malditos” chineses.

    Agora, porém, os produtores de soja batem palmas para um presidente que vai até mesmo à própria CIA bajular um governo que está na iminência de fechar um acordo comercial com a China onde a principal prioridade norte-americana é garantir preferência de importação da soja norte-americana em detrimento da brasileira.

    https://goo.gl/1pm7q5

    Nossa elite é muito descebrada.

  2. Alguém aqui tem a minima idéia do que é possivel construir com quase 9 BILHÕES de Reais?

    Angra 3 nao passa de um buraco no chão, de onde um bando de vigaristas garimpa muito dinheiro, 9 bi até agora….
    Não deve haver nem 2 bi em obra concretada…

  3. Sìndico que isso, criticando o juiz Bretas por prender um bandido. Prende-se também quando o indiciado pode destruir provas. Não estou te conhecendo, espero que seja apenas um devaneio temporário, já que acredito piamente não sua luta contra a corrupção.

  4. Síndico não acredito que ficará ao lado de pessoas como Ivan Athié, que em um país sério já estava atrás das grades. O homem que disse que o dinheiro para o Temer foi gorjeta, que país é este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *