Ao que parece, os políticos ainda não entendem o que significa a internet

Resultado de imagem para LIBERDADE NA INTERNET

Charge do Chappatte, reprodução do Herald Times

Carlos Newton

É impressionante que ainda haja políticos que não perceberam o que realmente significa a internet, em termos de democratização e transparência da vida pública. Da mesma forma, também existem magistrados, empresários e autoridades que não conseguem entender que os tempos mudaram e nada será como antes, amanhã, como previu mineiramente o Clube da Esquina. Realmente, está muito difícil esconder negociatas, favorecimentos, mordomias e má gestão dos serviços públicos.

Entramos numa era em que se exige transparência em tudo, os sigilos vão sendo naturalmente quebrados, a sociedade vai impondo rigorosos controles sobre a administração, o enriquecimento ilícito está ficando cada vez mais perigoso e as notícias voam livremente de um lado para outro, é impossível censurá-las.

Para os homens públicos, qualquer erro ou ou simples deslize agora passou a ser fatal, reputações antes consideradas impecáveis são facilmente demolidas. E não adianta alegar privacidade.

JURISPRUDÊNCIA – No caso específico do Brasil, já existe até jurisprudência firmada sobre a inexistência de privacidade no exercício de função pública. Isso ocorreu no julgamento de uma ação movida contra o jornalista Helio Fernandes pelo então ministro Adhemar Ghisi, do Tribunal de Contas da União, que exigia indenização por danos morais, alegando invasão de privacidade.

No histórico processo, o jurista Fernando Orotavo Neto conseguiu provar em todas as instâncias que a privacidade de homens públicos é muito relativa e o direito à liberdade de informação e expressão tem de ser preservado de forma integral. Essa questão judicial deixou patente que, se a reportagem não tiver caráter calunioso, o jornalista torna-se inimputável. Portanto, quem quiser manter sua privacidade não pode exercer função pública.

UM ESPAÇO LIVRE – Aqui na “Tribuna da Internet” perseguimos a utopia de exercitar uma imprensa independente, em que todas as correntes ideológicas possam se manifestar com ampla liberdade. Ainda existe muita incompreensão quanto a isso, ninguém está acostumado com a pluralidade de opiniões, sempre surgem protestos e comentários desairosos, querendo direcionar o blog para esse ou aquele lado.

Há até quem diga que temos recônditas e inconfessáveis intenções, envolvendo teorias conspiratórias criativas e interessantes. Mas o fato concreto é que a “Tribuna da Internet” representa uma tentativa de criar um espaço realmente libertário. Se vai dar certo ou não, só o futuro nos dirá.

BALANÇO DE DEZEMBRO - Como sempre fazemos, vamos publicar agora o balanço das contribuições do mês de dezembro, agradecendo muito o apoio dos participantes, porque nos possibilitam que consigamos seguir em frente, sem anunciantes e sem interesses comerciais. De início, vamos relacionar as contribuições feitas na conta da Caixa Econômica Federal.

DIA   REGISTRO    OPERAÇÃO             VALOR
02        021201             DEP DINH LOT          100,00
05        004775             DEP DINH AG            100,00
05        800014            DOC ELET                      31,00
07        071203             DEP DINH LOT            40,00
09        700012             DOC ELET                   100,00
12        002915              DEP DINH AG            100,00
15        151052               DEP DINH LOT            20,00
16        161705               DEP DINH LOT           101,00
19        002915              DEP DINH AG             100,00
21        093977              CRED TEV                      50,00
23        230813             DEP DINH LOT             50,00
26        002915             DEP DING AG              100,00
29        290914             DEP DINH LOT           100,00

Agora, as contribuições na conta do Banco Itaú:

02    TBI 2958.07601-6 TRIB                    30,00
07    TRF PAGINSSO 17422189293          30,00
19    TBI 0406.49194-4 C/C                      100,00
19    TED 001.44/6 MARIOACRO           200,00
22    TBI 0406.33431-80CN                       90,00

8 thoughts on “Ao que parece, os políticos ainda não entendem o que significa a internet

  1. Lamentável a nossa Arrecadação. Fruto do nosso baixo nível de consciência COMUNITÁRIA.
    Queremos que os outros façam tudo de graça para nós.
    Queremos que apareça um Salvador da Pátria e faça o serviço pesado para nós, sejam as FFAA, um caçador de Marajás, um Juiz Justiceiro, etc,etc.
    Enquanto não aprendermos que CADA UM tem que fazer a sua parte, não estaremos preparados para nos Auto-Governar numa República Democrática.

  2. A contribuição ao Blog Tribuna da Internet é irrisória, considerando o grande papel que desempenha como um “Oásis de Liberdade”. É preciso que os frequentadores entendam que Newton tem dificuldade em manter o Blog. Tem gente que não respeita nem os temas apresentados pela direção do Blog. SE A ABORDAGEM É EDUCAÇÃO eles vem com kkkkkkkk e outras bobagens cheias de links que não dizem nada. Só futilidades. É bom que respeitem a tradição do Blog e contribuam. Tem gente que aluga o Blog diariamente todo o espaço e não contribuem com um centavo. Aportam aqui lamentavelmente, gente expulsa de outros Blogs. Não generalizo tem muita gente boa que engrandece o Blog.

  3. Não quero ser o advogado do diabo, longe disso, mas, a meu ver, não serão através de críticas aos comentaristas que não contribuem, que o Newton terá uma arrecadação satisfatória, que permita a existência do blog.

    Deveria haver uma comissão de amigos da Tribuna da Internet, não mais de três, que se seria encarregada de “lembrar” ao pessoal quanto à colaboração mensal, tanto pela importância dos assuntos postados, quanto pelos comentários abalizados registrados, afora um veículo fundamental para difundir as discussões, elogios e críticas ao governo.

    Deixar que apenas a memória acuse que se deve participar para a existência deste espaço democrático é confiar demais na circunstância, pois quando se percebe da necessidade da colaboração o mês já virou, e acontece o mesmo, o esquecimento, por meses a fio.

    A comissão nomeada pelo Newton, que se encarregará dessa lembrança aos comentaristas, precisa pesquisar antecipadamente a quantia que cada um dos e-mails registrados pretende contribuir e, se os cálculos apontarem uma quantia menor que a necessária, então a solicitação para valores maiores ou se conseguir mais gente.

    Newton tem conhecimento que o blog é um sacerdócio, e sabe que dificilmente obterá valores que deem conta das despesas e necessidades de mantê-lo atuante. Ora, justamente por esta dedicação e de nos colocar à disposição um espaço extraordinário na Web, que deveria haver uma conscientização dessa participação pecuniária, em razão de a Tribuna da Internet não ter patrocínio, que é um dos grandes motivos para ajudá-la em face da sua isenção política!

    O Mediador sabe com quem pode contar, então deveria convidar alguns comentaristas pessoalmente para ver quem aceita a função, divulgar os nomes, claro, depois de escolhido o trio ou o quíntuplo, dividir os e-mails para que cada um dos membros tenha uma equipe para pedir pela indispensável colaboração.

  4. Newton, já falei uma vez que tem gente querendo tomar teu lugar. Cuidado, não caia no canto de Penópole. “Quem não tem dinheiro conta história”.

    • Pode ficar tranquilo, Aquino, este blog termina quando meu gás terminar. Quando o grande jornalista Lauro Jardim, de O Globo, soube que eu edito o blog sozinho, ficou surpreso. Realmente, não é brincadeira. É claro que muitos comentaristas me ajudam, enviando artigos e sugestões. Ou seja, participam da pauta do blog. Mas a edição é um ato individual.
      Por enquanto, vamos levando em frente. Mas na vida tudo acaba, tudo muda, como dizem os budistas.

      Forte abraço,

      CN

  5. Bendl, concordo com você; você seria um dos três; Não gosto de comissão com mais de três; Desde já, continuo colaborando, mas sem pretensão de pertencer à comissão que deve ser composta por articulista e/ou comentaristas que fazem deste blog um sucesso. Tenho uma sugestão de uma alma feminina para o trio, mas não quero declamar agora.
    Não conheço as implicações que um patrocinador acarretam! Mas seria uma solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.