Tropas militares de outros países do Golfo Pérsico já ocupam o Bahrein. Por enquanto, os marines ainda deixam que os árabes mesmos se entendam. Mas só por enquanto.

Carlos Newton

Demorou, mas aconteceu. O Bahrein já está militarmente ocupado pelas Forças Armadas do Conselho de Cooperação do Golfo, lideradas por tropas dos Emirados Árabes Unidos. No domingo, a ocupação começou quando mais de mil militares da Arábia Saudita, fortemente armados, ingressaram no Bahrein.

As tropas árabes entraram para ajudar o rei Hamad bin Isa al-Khalifa a debelar os conflitos com a oposição xiita. Ao mesmo tempo, o rei foi solicitado por seu bloco parlamentar a aplicar a lei marcial, devido à preocupação crescente do regime do Bahrein com os protestos xiitas, que têm apoio do Irã, xiita também, que sempre manteve interesses políticos de controlar o Bahrein.

Como se sabe e já explicamos aqui no blog, a V Frota dos Estados Unidos é sediada no Bahrein e suas instalações estão sendo expandidas, ao custo de 580 milhões de dólares. Mas os marines ainda estão aquartelados e por enquanto deixam que os próprios governantes árabes façam o papel sujo, digo, as ações e intervenções militares. Até quando? Só Alá sabe.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *