TSE manda Sensus explicar Aécio bem à frente

Deu na Agência Brasil

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o instituto Sensus dê à candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, e à coligação Com a Força do Povo o acesso a informações sobre a coleta de dados da última pesquisa de intenção de voto, divulgada no sábado passado. De acordo com o TSE, a coligação e Dilma solicitaram “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa de opinião”.

Não foi determinado um prazo para o fornecimento dessas informações. Na decisão, Carvalho Neto determina que a Sensus permita o acesso aos dados solicitados, preservando, no entanto, a identidade dos entrevistados.

Dilma e a coligação fizeram o pedido com base em “ supostas irregularidades na referida pesquisa”. Entre elas, estão a falta de identificação da fonte dos dados estatísticos e o “superdimensionamento” do percentual de entrevistados com nível superior.

A pesquisa, divulgada no dia 11 de outubro pela revista IstoÉ, indica que o candidato Aécio Neves (PSDB) estava 17,6 pontos percentuais à frente de Dilma. De acordo com o levantamento, foram ouvidos 2 mil eleitores de 136 cidades em 24 estados. O registro da pesquisa no TSE é BR-01076/2014. Na pesquisa anterior, contestada pelo PT, a diferença era de 17,6%.

À Agência Brasil, a IstoÉ explicou que fez uma parceria com a Sensus, por meio da qual cabe à revista apenas divulgar os resultados obtidos nas pesquisas eleitorais da empresa. Procurada pela reportagem, a Sensus não retornou as ligações até o fechamento da matéria.

9 thoughts on “TSE manda Sensus explicar Aécio bem à frente

  1. O desespero dos petistas, os leva a não aceitar essa pesquisa, querem examina-la,
    para ver se encontra alguma falha e desmerece-la.
    Acredito que o Aécio deva ganhar com boa margem, uns 15% mais ou menos de
    diferença.

  2. Mais do que nunca: http://www.vocefiscal.org.br
    Fui fiscal voluntário no primeiro turno e das 5 urnas que registrei, em Botafogo, Rio de Janeiro, Aécio ficou em primeiro, seguido de Marina. O desespero do PT é patente! Aliste-se já! É uma chance de garantir uma possível recontagem em uma previsível fraude. Embora os especialistas em informática afirmem que há inúmeras possibilidades de fraudes com essas urnas eletrônicas, registrar o Boletim de Urna é o mínimo que alguém que não queira mais 12 anos de desgoverno petista, deve fazer.

  3. Gostaria de saber por que o TSE não mandou o IBOPE, VOX POPULI e Data Folha explicar as Pesquisas de Boca de Urna do Primeiro Turno onde os erros foram maiores do que as margens de erro escolhidas pelos próprios ditos Institutos de Pesquisas.

  4. Muito esquisito esse pedido do TSE. Reitero, o que escrevi em artigo aqui na Tribuna: A nomeação de juízes para os Tribunais Superiores pelo Quinto Constitucional carece de uma mudança profunda na escolha pelo Chefe do Executivo. O Legislativo diminuído nas suas funções e dependente dos recursos da Corte Executiva apenas referenda qualquer nome mandado pelo presidente do país. Isso verdadeiramente não é uma democracia representativa. Diferindo muito pouco em relação as ditaduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *