Tudo dominado para Aécio Neves retomar o mandato e se livrar do recolhimento

Resultado de imagem para aecio never charges

Charge do Arievaldo (Arquivo Google)

Carlos Newton

Embora o vice-presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), tenha o cuidado de recomendar que o debate da crise institucional com o Supremo não seja “fulanizado”, pedindo que não se discuta o caso específico de Aécio Neves, é claro que isso não será possível, até porque o senador mineiro está exatamente no centro da questão.  Na verdade, ele é o motivo de toda a confusão e vai acabar saindo de fininho, recuperando o mandato e se livrando do recolhimento noturno, porque já está tudo dominado, numa espécie de acordo informal entre Senado e Supremo.

É muito triste ter de realizar a tradução simultânea do imbróglio, porque fica demonstrado que não existe independência entre os poderes. Muito pelo contrário, o clima é de crescente promiscuidade institucional.

APARÊNCIAS ENGANAM – No Brasil deste início de Século XXI, vivemos uma estranha realidade, em que se tornou rotina a prática de contorcionismo para descumprir as leis, sem maiores problemas.

Em qualquer país minimamente organizado, Aécio Neves já deveria estar fora do baralho, pois foi apanhado em flagrante, com a gravação de seu acordo com o empresário Joesley Batista, em conversa de baixo calão, digamos assim,  e depois o acerto foi confirmado com a filmagem do primo Frederico Medeiros (“aquele que a gente mata antes de fazer delação”) recebendo a mala de dinheiro.

Se as leis fossem cumpridas à risca, também o presidente Michel Temer já teria sido afastado por corrupção passiva e outros crimes. Igualmente, muitos governadores, prefeitos e parlamentares teriam sido cassados e punidos, mas não é assim que o sistema funciona, devido ao foro privilegiado, e há sempre controvérsias, diria o genial ator Francisco Milani, que gostava de política e foi até vereador pelo Partido Comunista Brasileiro.

AÉCIO SERÁ SALVO – O fato concreto é que o esquema para salvar Aécio Neves já está em andamento. Com os engasgos da presidente Cármen Lúcia, o Supremo já fez a sua parte, ao delegar poderes de revisão judicante ao Senado e à Câmara.

Na terça-feira, dia 17, para salvar as aparências, o Senado completará a armação, ao confirmar o afastamento do mandato e o recolhimento noturno de Aécio Neves, que vai durar pouco tempo, porque a Segunda Turma do Supremo logo irá julgar o recurso do senador mineiro, e o resultado já está mais do que garantido.

A dúvida é saber se o placar favorável a Aécio será por 3 a 2 ou 4 a 1, pois Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que libertaram José Dirceu e outros mais, é claro que devolverão o mandato ao senador mineiro. O relator Edson Fachin será contra Aécio, e o ministro restante, Celso de Mello, é imprevisível, pode ser contra ou a favor. De toda forma, a maioria na Segunda Turma já está garantida e Aécio Neves logo estará de volta, no estilo Michel Temer, como se nada tivesse acontecido.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A única alternativa seria Fachin encaminhar a questão ao plenário, mas não adiantará nada. O senador Aécio terá apoio de Gilmar, Toffoli, Lewandowski, Moraes e Marco Aurélio. Contra ele estarão Fachin, Barroso e Fux, com certeza, e talvez Rosa Weber e Celso de Mello, que são imprevisíveis. Se houver empate, não tem problema, porque a presidente Cármen Lúcia dará mais algumas gaguejadas para definir a questão. E la nave va, cada vez mais fellinianamente. (C.N.)

12 thoughts on “Tudo dominado para Aécio Neves retomar o mandato e se livrar do recolhimento

  1. Ainda não está tudo dominado, porque a prisão após 2ª instância ainda não caiu, quando isso acontecer, aí sim tudo estará dominado;
    ninguém mais será preso e la nave que vá.

  2. Segundo Joaquim Barbosa são todos previsíveis. Tudo é acertado previamente antes de cada votação. Não há inocentes naquela casa. Se houveram ou existem outros, não se sabe, mas Joaquim Barbosa fez por merecer a toga que ostentou nos ombros dentro do STF. Quantos pediram para sair antes de serem arrancados pelo limite de idade? Tanto medo do PT dominar tudo e olha aí o que o PSDB está fazendo? Os tucanos aliados agora ao PMDB do PT, derrubam as últimas esperanças de não nos considerarmos, mais outra republiqueta. Lugar onde a bandeira que tremula no alto dos mastros do país, não passa de um mero pedaço de pano.

  3. Triste, muito triste.
    O que é isto SR Carlos Newton; estes cidadãos não percebem o mal que fazem?!!!
    Estão a destruir nosso querido país.
    O Sr tem algo a dizer da imobilidade de nossas FFAA?
    Eles tem que perder o complexo que incutiram neles de que eles foram maus para o Brasil.
    Ontem li um comentário de um cidadão de 52 anos que disse não ter visto “NINGUÉM” da família dele ser molestada no período militar; tenho 68 anos; servi o exército em 1969; cursei a Escola de Engenharia da UFRJ de 1971 até 1976 em mais de seis horas diárias de segunda a sexta feira; nunca me senti ameaçado e nem os meus colegas; agora nosso negócio era estudar engenharia.
    Houve erros?!!!
    Sim; mas e agora?!!!
    A corrupção é hedionda, mata na saúde, na segurança, na infra estrutura e mina o desenvolvimento do país na educação, inviabilizando o mesmo.
    Mas nada se faz, eles se protegem, quando pensamos que uma instituição vai funcionar e nos colocar nos trilhos, logo vem a desilusão.
    Precisamos amputar se preciso for, “TODOS” os membros deste corpo enfermo e para isso só vejo uma saída a intervenção militar e “URGENTE”
    Bom fim de semana a todos.

  4. Pior do que 6 possíveis rábulas no STF, é a existência de 81 supostos paladinos da democracia no senado e 513 na câmara que, na verdade, são agentes da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, um $istema podre cuja existência só convém aos me$mo$ e seus agregados, gato esse vendido aos leigos por lebre por seus tentáculos velhaco$, sócios dos me$mo$ no erário, com as respectivas contas espetadas no lombo do contribuinte. E o que as forças armadas, sem projeto novo e alternativo de política e de nação, tb sócia dos me$mo$ faria para mudar esse estado de coisas, e espíritos de porcos, senão apenas mais dos me$mo$, como já demonstrou no passado ?

  5. É interessante falarem em interferência no mandato do senador. Pergunta ingênua: Aécio não tem suplente? (Eles pensam que todos brasileiros são babacas). Se existe suplente, Aécio sendo punido seria substituido pelo suplente e o mandato não seria atingido. “E assim caminha a humanidade pastando na pradaria humana V.V”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *