Tudo indica que o PSB vai acabar apoiando Ciro Gomes ou Alvaro Dias

Resultado de imagem para carlos siqueira psb

Siqueira diz que o PSB não poderá ficar “neutro”

Carlos Newton

Depois de descartar o apoio à candidatura do tucano Geraldo Alckmin à Presidência, por falta de identificação ideológica, neste final de semana o Congresso do PSB concedeu carta-branca ao Diretório Nacional do partido para adotar uma das três posições que se apresentam na eleição presidencial deste ano – candidatura própria, neutralidade ou coligação com outro partido.

A primeira hipótese aventada – candidatura própria – já pode até ser descartada, porque o pretendente Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo, já disse que só aceita concorrer se o PSB estiver coeso em torno de seu nome, e esta unidade não foi conseguida. Barbosa seria um fortíssimo concorrente, poderia se tornar o primeiro negro a chegar à Presidência, porém amarelou mais uma vez.

ALTERNATIVAS – Sobram as duas alternativas, mas o presidente do PSB, Carlos Siqueira, foi logo descartando uma delas, ao afirmar que manter a neutralidade é uma possibilidade que ele pessoalmente não defende, é altamente improvável que o partido não se alie formalmente a nenhum dos candidatos à Presidência.

Resta, então, a hipótese de ser feita uma coligação com um dos pré-candidatos que já procuraram fazer contato com o PSB – Ciro Gomes, do PDT, e Alvaro Dias, do Podemos. As maiores chances estão com Ciro, porque PDT, PCdoB e PSB vão se reunir na próxima terça-feira (dia 6) para decidir se vão compor um bloco na Câmara dos Deputados sem a participação do PT, e o Podemos não vai participar, ao que parece.

Se conseguir o apoio do PSB, a candidatura de Ciro Gomes vai se fortalecer bastante e ele passará a ser um dos favoritos para chegar ao segundo turno, porque certamente deve herdar parte do espólio eleitoral de Lula, que já é carta fora do baralho.

###
P.S. –
Se Joaquim Barbosa desistir mesmo e o PSB desprezar Alvaro Dias e fechar com Ciro, o PT terá de participar da coligação de esquerda, até mesmo por uma questão de sobrevivência do partido, que não tem nenhum líder de projeção nacional que possa substituir Lula. Quanto à candidata Manuela D’Ávila, do PCdoB, se ela tiver juízo, deve levar seu partido a participar da coligação de esquerda e se candidatar novamente à Câmara Federal, pois será eleita com tranquilidade. Este é o quadro atual, mas pode mudar a qualquer momento. (C.N.)

17 thoughts on “Tudo indica que o PSB vai acabar apoiando Ciro Gomes ou Alvaro Dias

  1. Prezado Newton,

    A análise procede, realmente. Além disso, cumpre sublinhar que o fortalecimento da candidatura de CIRO GOMES é muito benéfica para o país, devido a sua inegável competência , inteligência e coragem. E oxigena a própria esquerda, tão estiolada pela insensatez petista.
    Cumprida essa primeira etapa, será urgente uma composição com as forças de Centro, pois não se pode permitir que a população sucumba às as garras de um extremista ignorante e insano, nenhuma dúvida.

    • O diabo é que o país e o povo brasileiro já sucumbiram, e faz tempo, e não foi por causa de nenhum extremista ignorante e insano, coisa nenhuma, mas, isto sim, por causa desse discursinho sofista, sem-vergonha, do ruim versus o pior, do sujo versus o não lavado, ou seja, que vivem em estado de guerra tribal, primitiva, permanente e insana, por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda tudo para elle$, e o resto que se dane, situação caótica essa que faz o povo gritar nas ruas do país: ” sem partidos, sem partidos, vocês não nos representam”, e tb na Avenida Sapucaí, pelo amor de Deus, alguém faça alguma coisa para nos libertar da imundice política instalada no país há muito tempo. Cirão e Bolsonaro, vocês me parecem até bons camaradas, mas o Leão não vai entrar nessa onda do mais dos me$mo$ de vocês não, a menos que vocês sejam homens de enfrentá-lo num debate público e vencê-lo.

  2. Tanto à direita quanto à esquerda e ao centro, as coligações partidárias, em 2018, sem projeto novo e alternativo de política e de nação, novamente serão apenas junções do nada com coisa nenhuma em termos de mudanças de verdade, motivadas apenas pelo ímpeto de conquistarem boquinhas no poder, motivação essa aliás que fez inclusive o Ciro virar até barbudinho no governo Lula para ganhar uma boquinha, conforme o próprio confessou. O diabo é que essa gente do tudo pela boquinha no poder, ou esquemas barra pesada, não se fazem de rogados, não se dão por achados e nem pegos no flagra com a boca na botija e o batom na cueca, com a PF, o MPF e a JF no encalço dos me$mo$. Aliás, neste final de semana a própria Manuela, do PC do B, chegou à conclusão de que urge reinventar a política. Mas só falam da boca pra fora, como figura e força de retórica, tipo sofisma, porque na real fogem da Nova Política de verdade igual o diabo foge da cruz.

  3. Geralmente, a precipitação leva ao erro.
    Creio que os dois melhores candidatos, são o Álvaro Dias e o Ciro gomes, mas é prudente aguarda a proposta de governo de cada um dos candidatos e se têm credibilidade para cumprir sua proposta.
    Se o Ciro Gomes se aliar ao PT e PC do B (partidos indevidamente chamados de esquerda) ,não terá meu voto. Como diz o ditado, quem se mistura com porcos, farelo come..

    • Proposta de governo, essa é boa
      Todos tem a mesma:
      Prometo não fazer nada do que prometi.

      Deduzo que você almeje na presidência pt, psdb ou pmdb
      Quer dizer, você acha que não existem razões para excluir das possibilidades gente ruim que vem a anos se associando ou pertencendo a esses partidos malditos, entre outros
      Eles dois sempre praticaram política enredado com o que há de pior
      Um mudou de partido tentando iludir os idiotas e em parte foi bem sucedido o outro descaradamente, na luz do dia faz qualquer negocio com qualquer um para conseguir o cargo e se livrar da justiça que logo vai bater a sua porta
      Abram os olhos

      • Deduzir ainda não é proibido.
        Quem lê meus comentários sabe que não votarei nem apoiarei esses partidos que você citou.
        Você deve ser eleitor do Bolsonaro e ao mesmo tempo diz: democracia não é para qualquer um.
        Usar de pseudônimo é falsidade de identidade. Por que, esconder-se atrás de um nome falso?

        • Falar besteira também não, mas continua a ser besteira
          Deduziu?

          Quem fica em cima do muro ou com a maioria pode dizer seu nome, é mais um na multidão
          Você e tantos outros me lembram um personagem cômico chamado Múcio

          Deduzi pelo que expôs, que você gostaria de saber a razão de eu não aprovar quem você enaltece e apontei algumas de suas falhas e sobre isso, o caráter de seus escolhidos, nada mencionas.

          Entendeu ou deduziu?

          Mostra sua identidade!

          • Quando falei em proposta, falei em credibilidade.
            Qual a história de seu candidato, que lhe dê credibilidade.
            Não vou discutir com quem não tem coragem de colocar seu próprio nome. Adeus.

  4. Democracia não é pra qualquer povo!
    Só unas poucas nações sabem como fazer render o seu potencial…
    Na mão do brasileiro, ferramenta vira arma

    sanconiaton

  5. Indiscutivelmente que esta situação caótica que abala o país tem como causa principal a Educação e Ensino deprimentes!

    Não preciso começar pelos pais, que deixaram de educar os seus filhos, transformando-os em máquinas de consumo e desrespeito com as pessoas, e que terão muitos problemas quando se tornarem adultos.

    Inicio pelo Ensino Fundamental e Médio, o alicerce de qualquer nação, trampolim para profissionais de qualidade, base para uma faculdade bem feita, que se encontram absolutamente deteriorados, abandonados, negligenciados.

    Na razão direta que a quadrilha petista apenas visava cooptar votos, e nessas duas fases iniciais a criança não tem idade para votar, os bandidos enalteceram a frequência universitária, enviando para as faculdades jovens despreparados e sem condições até para se manter durante os cursos.

    Resultado:
    O Brasil está na rabeira do mundo em índices de analfabetismo absoluto e funcional, gerando, em consequência, que tenhamos um país administrado por ladrões e corruptos, que transformam a democracia em cleptocracia, porém iludindo este povo idiota e imbecil com eleições a cada dois anos como se vivêssemos democraticamente, onde eleger um legislativo e executivo também incompetente fosse sinônimo de democracia!

    A comprovação absoluta do que afirmo está na relação de candidatos à presidência, cuja qualificação está entre a mediocridade e a repelência, corrupção e traição.

    Afinal das contas, administrar uma nação onde mais da metade da população sequer sabe assinar o nome e a outra parte não sabe ler e escrever, restando uma parcela pequena que chega ao final de um curso superior e, mesmo assim, sem maiores conhecimentos e cultura, o nível dos pretendentes ao Planalto não poderia ser diferente!

    Enquanto não tivermos um presidente que seja taxativo quanto a investir pesadamente na Educação e Ensino, iremos de mal a pior a cada ano, cuja consequência será o aumento da violência, de pessoas sem competência para trabalhos que exijam uma mão de obra melhor, apenas braçal e de servente, então facilmente manipulados e conduzidos por criminosos instalados nos poderes constituídos.

    Pobre Brasil!

    • Caro Bendl, comento seu post do hospital, aguardando 4 horas de procedimento pra tirar o torniquete do pulso (angiograma), tendo a oportunidade de conversar com um casal cornish-gaules, sobre as diferenças de nossos países, sobre oportunidades, brexit e corrupção…
      Comentei sobre minha filha, tirada da escola no terceiro ano primário, e colocada em regime de educação domiciliar por 6 anos, enquanto de volta ao Brasil para resolver pendências familiares.
      A lenta justiça brasileira fez com que tivéssemos que esperar anos a mais que o planejado para retornar os filhos á escola.
      Voltamos faz 3 anos, ela não teve que começar na quarta série como repetente… E do medo de voltar ás aulas parecendo burra, a tornar-se uma aluna excepcional, com notas iguais ao top 3% do Reino,até em literatura inglesa, vou te falar….
      O mundo está virado do avesso….
      Quando ela era bem mais jovem tive que combater e tirar dela a ideia de que ‘a escola ( o estado)’ era mais importante que a família…
      Depois, ao voltar e acompanhar o sucesso dela, o meu alívio, de não ter errado dando a ela uma educação fora do molde tradicional.
      Todo sábado ela trabalha como voluntária, neste mesmo hospital em que me encontro agora, já acrescentando experiência no curriculo para tornar-se médica.
      Vem chegando o dia em que irá para a Universidade, não vai querer os pais por perto, nem morar na nossa cidade…
      Terá direito a financiamento do governo para custear a faculdade.
      Já meu filho mais velho, não tem financiamento algum. Esses anos de Brasil tomaram-lhe o direito.
      Assim que ele estuda período integral e trabalha em dois empregos para cobrir o custo de 4.500 reais por mês para cursar faculdade. Não sabe o que é feriado, nem noitadas…
      Hoje, aguardando o exame, tinha TV e passava jornal da BBC comentando futuros empregos no espaço…
      Cheguei até a me preocupar que chegasse o dia meu filho viria me dizer que um laboratorio no espaço o contratou.

      Não sei quantos anos terei para continuar acompanhando o desenvolvimento de meus filhos.

      Este ‘exilio’ que experimento para ter a oportunidade de proporcionar boa educação aos filhos é sem dúvida o trabalho mais difícil da vida, não há raízes….
      Mas não existe trabalho que remunere melhor….
      Alguém já dizia isso no Brasil, que se for deixar alguma coisa para seus filhos, que seja uma boa educação.

  6. Caro amigo Bendl,
    Acertou na mosca, só através da educação, todos os males que assolam o país, podem não acabar, mas vão diminuir consideravelmente.
    Costumo dizer, que o melhor projeto, feito no Brasil e visava o futuro. foi as escolas de tempo integral.
    Sou do tempo em que as escolas públicas eram bem superiores as escolas privadas, os professores tinham autoridade, pudiam punir o aluno, com suspensão e até desliga-lo da escola, hoje aluno xinga e da porrada no professor e quem corre o risco de ser punido é o professor.
    Até os primeiros anos da ditadura o ensino público era bom. A ditadura criou a bolsa educação investindo no ensino privado, preterindo o ensino público. Daí em diante a escolas pública começou a afundar e com os governos seguintes, principalmente o PT. tiraram a autoridade dos professores, acabando de afundar o ensino público.
    Só entendo um país democrata, quando não houver analfabeto, quando o ensino é gratuito do início ate a universidade, quando a mortalidade infantil.for mínima, quando a saúde de qualidade for para todos, quando, embora exista pobres, mas sem miseráveis dormindo nas ruas, quando não há violência nem o tráfico de drogas e se houver, que seja num parâmetro aceitável.
    Um grande abraço, saúde e paz.

  7. Caro Jacob,

    Os países que foram arrasados na Segunda Guerra Mundial somente se restabeleceram e se desenvolveram porque apostaram na Educação das crianças, pois elas seriam o futuro, haja vista a morte de milhões de homens jovens e adultos, incluindo, claro, mulheres, crianças e idosos.

    Alemanha, Japão, França, Rússia, se não tivessem um projeto educacional poderoso não seriam o que são hoje, apesar de a Rússia se distinguir pelo armamento, artefatos atômicos e dimensão do país, o dobro do nosso tamanho!

    Logo, uma nação mesmo enorme, vasta, não pode alegar dificuldades para crescer e ser administrada, haja vista os exemplos dos russos, chineses, canadenses e americanos.

    Agora, comparemos o nível educacional desses países conosco, e seremos humilhados pela brutal diferença de qualidade neste particular!

    A começar pelo irrisório salário de um professor até chegarmos nas escolas com suas carências, construções com problemas, falta de biblioteca, computadores, até banheiros!!!

    O resultado é esse que assistimos, um Brasil que elege criminosos permanentemente, e um povo que não se dá o devido valor porque sabe não ter estudos, não encontra como reclamar, não tem ideia da sua importância!

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

    • Caro Bendl,
      Você tem toda a razão. Acredito que o povo foi levado a ignorância e pobreza por interesses políticos. Mas a alienação do povo, não se limita aos a analfabetos e semi -analfabetos, tem gente com alguma cultura, também alienado.
      Um abraço.

        • Proposta , credibilidade, tudo bosteira

          Não estou discutindo com você, só aponto suas ingenuidades pueris.

          Cadê sua identidade?

          Se eu botasse o nome, por exemplo, Gustavo Sampaio ou qualquer outro, ai eu teria credibilidade…

          Larga de ser tonto,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *