TV Globo já fechou com quase todos os grandes clubes, para transmitir o Brasileirão. Detalhe, ninguém revela os valores dos contratos. É um mistério absoluto.

Carlos Newton 

Como a TV Globo e TV Record decidiram boicotar a licitação dos direitos da TV aberta do Brasileirão pelo triênio 2012-14, a única emissora a apresentar uma proposta para transmitir o campeonato foi a RedeTV!, que ofereceu ao Clube dos Treze R$ 516 milhões por cada uma das três temporadas, o que representa R$ 1,548 bilhão.

Na prática, porém, é como se não tivesse acontecido nada, porque a maioria dos 20 participantes do Clube dos Treze (por que nao Clube dos Vinte?) logo anunciou que ia negociar individualmente. A TV Globo, que tem o Flamengo, Corinthians e outros grandes no bolso do colete, mantem os clubes subjugados porque quase todos estão tecnicamente falidos. Se fossem empresas, a falência deles já teria sido decretada há décadas. Mas a TV Globo ajuda a sobreviverem, adiantando o pagamento dos direitos de transmissão. Ou sejam, os clubes estão sob domínio econômico da TV Globo, que nem se importa com o Clube do Treze e se garante com o próprio taco.

Com apoio ostensivo da CBF, ou melhor, de  Ricardo Teixeira, que faz oposição ao presidente do Clube dos Treze, Fábio Koff, e é aliado/sócio da TV Globo, vários clubes já tinham retirado da asssociação dos clubes a prerrogativa de negociar os seus direitos de TV e de outras mídias.

Goiás e Grêmio foram os primeiros a fechar compromisso com a TV carioca, que até esta quarta-feira projeta já ter definido o assunto com pelo menos 15 das 20 agremiações do Clube dos Treze, para a exibição do Campeonatao Nacional a partir do ano que vem. Hoje, se acertou com o Vitória da Bahia e vai bater o martelo também com o Palmeiras, repetindo o que aconteceu com Cruzeiro e Coritiba na segunda-feira.

Detalhe: sob a alegação de existir uma cláusula de confidenciabilidade, nenhum dos valores contratados foram divulgados. Ou seja, cada clube sabe quanto recebe, mas desconhece o cachê dos outros. Como o direito de arena dos jogadores depende disso, como será? Não vão revelar os valores nem mesmo para os procuradores dos craques? Só a Globo mesmo.

O mais hilariante é que a disputa pelos direitos de transmissão dos próximos Campeonatos Brasileiros será tema de audiência pública no Senado Federal. Hoje, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa aprovou requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para chamar os envolvidos a prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Entre os convidados a depor, em data ainda a ser marcada, estão o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o presidente do Clube dos Treze, Fábio Koff, e representantes das TVs que manifestaram interesse em passar os jogos. Vai ser engraçado, não há dúvida, Como explicar a preferência global e o sigilo dos valores?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *