Um adversário para o Lula

Resultado de imagem para lula candidato charges

Charge do Paixão, reproduzida da Charge Onlineeta do Povo

Carlos Chagas

A repetição, pelo Lula, de que será candidato em 2018, tem tido correspondência nas pesquisas eleitorais. Está na frente e até poderá vencer no primeiro turno, na hipótese de disputar o palácio do Planalto. Não adianta brigar com a notícia, muito menos ficar torcendo para o companheiro tropeçar na Lava Jato e ficar proibido de se apresentar por suposta condenação em segunda instância. Tudo tem que ser no voto.

Para impedir o retorno do Lula, só apresentando um candidato capaz de vencê-lo, senão no primeiro, ao menos no segundo turno. É aqui que as coisas enrolam para os adversários. Porque a maioria dos partidos, descrente da existência de um contendor à altura do Lula, aferra-se à perspectiva de impedir o ex-presidente, ao invés de eleger uma candidato. Quer dizer, no desespero, querem ganhar no tapetão.

O motivo é simples: os demais possíveis concorrentes não sensibilizam o eleitorado. Pelo contrário, perdem apoio a cada pesquisa.

No ninho dos tucanos, os números cada vez mais enfraquecem o trio Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra, a ponto de haver surgido nos últimos dias a hipótese João Doria Júnior, que seria cômica se não fosse trágica. Porque ao prefeito paulistano faltam embasamento ideológico e eleitoral. Seria fogo de palha.

No PMDB, surgirá um candidato apenas se der certo a política de recuperação econômica.  Nesse caso, Henrique Meirelles se posicionaria, mas Michel Temer poderia rever a determinação de não disputar outro mandato. Quer dizer: por enquanto nenhuma possibilidade para os dois.

Há outros nomes que batem cabeça, como Ciro Gomes, que o mundo esqueceu, Jair Bolsonaro, última esperança nascida nos quartéis, Ronaldo Caiado, sem empolgar o setor rural, Marina Silva, fugitiva das esquerdas sem voto, Joaquim Barbosa, que ninguém sabe por onde anda, e outros sem referência sequer nas consultas populares.

O curioso nessas projeções é que apesar do desgaste do PT e da blitz desencadeada contra o Lula, ele exprime quantos se opõem ao atual governo, quer dizer, ampla maioria nacional. Sem voz, sem voto e sem candidato, a retaguarda do atraso segue rejeitando o ex-presidente, sem coragem para construir outra alternativa. É bom prestar atenção, pois se continuar o processo como vai, sem adversário, ele volta.

22 thoughts on “Um adversário para o Lula

  1. Eu, hein, a tribuna da internet avermelhou? Se é para defender disfarçadamente um corrupto de quinta grandeza, me dá meu chapéu que eu estou indo para outros cantos. Lula é uma desgraça que surgiu de um cochilo da sociedade e que não pode ser repetida.

  2. “Sem voz, sem voto e sem candidato, a retaguarda do atraso segue rejeitando o ex-presidente” – quer dizer, contra Lullaréu é ser do atraso? Bote aí o meu nome! Não podia haver engajamento maior a favor do Pentaréu.

  3. oia, se o pmdb fizer a merda que o pt fez ao tirar lula ou outro, à época, ainda capaz da disputa e colocou a dilma estoca vento, que deu na merda que deu; então não pode vacilar: temer idade não deu, porque arranja/mete ministros cai-cai e a economia continua uma merda, mete meirelles ou qualquer outro…oinc, riinnnch

  4. Com o tempo, sabe cumé, falta assunto, a gente se apega as idéias antigas e viciadas que precludem a inovação e o entendimento das necessidades modernas. O tempo dos coronéis e dos comunas já ficou para trás – o mundo mudou e o senhor não saiu da janela.

  5. Chagas, com todo respeito, vais gastar tua mente e tinta para trazer de volta um ser humano que destruiu não somente a Economia do Brasil, mas, o futuro de muitos jovens que foram ludibriados, como milhões de brasileiros por uma Organização Criminosa grandiosa, não adianta, a “bastilha” vaia cair por inteiro, os males dessa figura menor da vida do Brasil deixou mais de 24 milhões de brasileiros no desemprego e na fome, e a onda de revolta vai o sepultar para longe do comando dos destinos dessa Nação ! Hoje, mais de 70% da população brasileira sofre os malefícios dessa Organização Criminosa que dilapidou os cofres públicos do Brasil sem medo de ser punido, a hora da mudança da História chegou, ainda tem homens de bem que vão frear esse incautos que são pagos (com dinheiro público) para aplaudirem a quem destruiu a Economia e o Futuro do Brasil nesses próximos 30 anos !! A cobra vai fumar, queiram ou não queiram os Jornalistas Apaixonados por “coisas ruins” , o grande mal do Brasil foi a “febre corrupta/cleptômana vermelha” , vá cuidar de sua grande vida profissional, lamento que defendas para o Brasil a volta de quem o destruiu !!!!!!!

  6. Quem vota em Lula, não é gente que lê jornal.
    Que coisa feia, essa Tribuna da Internet vermelha!
    Quem escreveu essa m… devia ser banido pra Venerruela do quase podre Maduro.
    Podia ter passado sem essa…
    Até porque Lula Drão logo será preso e não poderá concorrer.
    Exceto para presidente da Associação dos Detentos de Curitiba.
    Depois de tudo o que esse verme fez, ainda disputar eleição, é muita cara de pau!

  7. A meu ver, de nada adianta contestar a notícia porque verdadeira, de o Lula ter a preferência dos eleitores nas estatísticas sobre os candidatos à presidência da República.

    A questão não reside no petista, mas no povo.

    O que se precisa debater e à exaustão são as razões pelas quais o cidadão brasileiro opta por um meliante, um ladrão, um indivíduo inescrupuloso, imoral e antiético!

    Contraditoriamente, a população cada vez mais não suporta a corrupção, no entanto, elege Lula, para ter de volta a continuidade de um Congresso comprado e os roubos às estatais, e o aumento vertiginoso dos escândalos petistas, que sempre frequentaram as páginas policiais da mídia nacional.

    Como entender este comportamento nos mesmos moldes imorais e antiéticos do candidato?

    Como aceitar que elejamos Lula pela terceira vez, sabendo de antemão que este pulha representa o crime por excelência?

    Este é o debate, que deve ser feito a título de se descobrir as causas desta tendência do eleitorado, o mesmo que pede pelo fim da corrupção, curiosamente.

    Fugir desta discussão ou se omitir, e Lula pode encomendar a faixa presidencial, pois será eleito, quer nós aceitemos ou não que voltará ao Planalto em 2018.

  8. Parece falta de assunto. Quantas vezes o Carlos Chagas já postou matérias sobre a iminente e aparentemente inevitável e consagradora vitória do Lula em 2018? A propósito, Lula nunca se elegeu já no primeiro turno, nem no tempo em que tudo ia de vento em popa pra ele.

    Não se sabe quem serão os concorrentes. Ainda há tempo para aparecer algum nome menos manchado que as figuras já conhecidas.

    É bom lembrar ainda que muita gente pareceu ‘inevitavelmente’ eleita, para no final dar em nada. Pelas ‘certezas’ midiáticas, Hillary Clinton teria sido presidente dos Estados Unidos, Serra teria sido presidente do Brasil, e D. Odilo Scherer teria sido papa.

  9. Lula é perigoso.Lula sabe falar para a “ralé”, que lhe acompanha desde muito tempo, e é uma quantidade bastante substanciosa.
    Portanto, minha gente,todo cuidado é pouco. É preciso reação.A reação tem vir pela Democracia,pela valorização do voto,pelo voto consciente.Esse pústula não pode voltar a governar o Brasil.Seria uma calamidade!
    Quanto ao texto do Carlos Chagas,nada a estranhar.

  10. Se analisarmos as eleições passadas, verifica-se-a. que muito antes das eleições, um determinado candidato, que está diariamente na mídia sai na frente nas pesquisas, com a aproximação das eleições ele começa a cair e perde as eleições.
    Pesquisas, mais de um ano antes das eleições é furada, ainda mais, quando só tem um “candidato” fazendo campanha, é apenas para promove-lo..
    Quando os demais candidatos entrar em campanha.e mostrar a verdadeira face da Lula: mentiroso, oportunista e o cabeça da corrupção que levou o país a sua maior crise, naturalmente até o povo imbecil rejeitará o Lula.
    O lulismo foi uma praga, que assolou o Brasil,

  11. “…O curioso nessas projeções é que apesar do desgaste do PT e da blitz desencadeada contra o Lula, ele exprime quantos se opõem ao atual governo, quer dizer, ampla maioria nacional. Sem voz, sem voto e sem candidato, a RETAGUARDA DO ATRASO segue rejeitando o ex-presidente, sem coragem para construir outra alternativa. É bom prestar atenção, pois se continuar o processo como vai, sem adversário, ele volta.
    Pelos comentários acima, dá bem para entender o termo grifado.
    O comentarista Francisco Bendl, acima de qualquer suspeita quanto a possibilidade de ser lulista, só faltou desenhar.
    Com uma oposição destas, a jararaca vai deitar e rolar….
    Obs: Com ele no poder não vai ter golpe. Porque não é burro e ingênuo como Madame.
    Obs II: É golpe mesmo. qual outra explicação para esse amontoado de ladrões? Sai um entra outro.

    • Prezado Djalma J,

      Venho alertando os colegas comentaristas sobre esta possibilidade há tempos!

      Não se pode baixar a guarda com Lula e sua quadrilha, altamente preparada e treinada para enganar o povo.

      E concordo plenamente contigo, que a oposição ao ladrão não está à altura para enfrentá-lo pela falta de candidato, o calcanhar de Aquiles, neste aspecto.

      Um abraço.
      Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *