Uma coisa é certa – Lula está vivendo seus últimos dias de liberdade

Resultado de imagem para lula preso charges

Charge do Sinovaldo (Jornal VS)

Jorge Béja

Não será pelas razões a seguir expostas que o juiz federal Sérgio Moro deixará de ser um magistrado muito bem reputado, admirado e querido pelo povo brasileiro. Moro já deu prova da sua sabedoria, da sua independência e pulso firme. Mesmo sem querer e sem poder — por ser ele um magistrado no exercício da função — Sérgio Moro é hoje a única liderança nacional. Se fosse pré-candidato à presidência da República, as pesquisas mostrariam Moro com 90% à frente de quaisquer outros candidatos. A possibilidade de erro seria de 0,001 ponto percentual, para mais ou para menos e com pesquisa feita com toda a população brasileira. E pré-candidato sem necessidade de auxílio financeiro, público ou privado. Sem precisar fazer campanha e muito menos comparecer aos debates da televisão.

Seja como hipotético pré-candidato ou mesmo candidato de verdade, de fato e de direito, Moro estaria eleito presidente do Brasil. Se daria certo, é uma incógnita. Governar um país da dimensão do Brasil, que ainda engatinha quando o tema a civilidade, não é fácil. Mas que não haveria corrupção, isso é certíssimo, com Moro na presidência.

VOCAÇÃO – Mas o doutor Moro nasceu para fazer carreira na magistratura. A política partidária é podre. E as pessoas de bem não se candidatam a cargo eletivo algum. Os partidos políticos são instituições idealmente necessárias para as Democracias. Deveriam ser sadias e cândidas. Mas na prática a realidade é outra. São antros da ganância pelo poder, antros de corrupção, de mentiras e desonestidades.

Mesmo sendo ele (Sérgio Moro) um ídolo para todo o povo brasileiro e um magistrado e tanto, ainda assim o doutor Moro — talvez por estratégia que somente os gênios saibam adotar e tomara que assim seja e tenha sido — , o doutor Moro não andou certo ao determinar que o ex-presidente Lula se faça presente na audiência (ou audiências) em que serão ouvidas as oitenta e sete testemunhas que Lula arrolou em sua defesa. Sim, 87. É desmedido exagero. Mas hoje em dia, por causa do princípio constitucional da ampla defesa, a limitação do número de testemunhas pelo juiz, ainda mais quando indicadas pelo acusado-réu, deixa de ser observada e os juízes não são rigorosos.

É sempre melhor e mais prudente deixar rolar, ou melhor, deixar arrolar quantas testemunhas o réu-acusado quiser e o juiz ouvir todas, a correr o risco de, mais tarde e até mesmo quando a punibilidade estiver prescrita, este ou aquele tribunal anular o processo por cerceamento de defesa.

ESTAR PRESENTE – Mas exigir a presença de Lula na audiência ou nas audiências não existe previsão legal. Estar ou não presente é uma faculdade do acusado-réu. Não, uma obrigatoriedade. O dever e a obrigatoriedade da presença são do advogado do réu-acusado. Sem o defensor, o ato é nulo e contamina, a partir dele, todo o processo. Nem que seja um advogado denominado “ad hoc” (especificamente para cumprir aquele ato, aquela formalidade), nomeado pelo juiz, a presença do defensor, privado ou público, constituído pelo réu-acusado ou “ad hoc”, ou advogado público (defensorias públicas), a presença é indispensável.

Já a presença, obrigatória, do réu-acusado, não. Salvo se houver necessidade de acareação, entre a(s) testemunhas(s) e o réu. Aí a presença do réu-acusado é obrigatória, porque poderá haver necessidade de acareação. Mas na decisão que obrigou o comparecimento do ex-presidente, o juiz Moro não tocou neste assunto, que é a eventualidade de acareação.

PRISÃO DE LULA – E ainda — mesmo sem macular o respeito e admiração que o povo brasileiro devota a Sérgio Moro — a demora na decretação da prisão preventiva do ex-presidente é incompreensível. Tomara que seja estratégia jurídica que somente o genial juiz Moro saiba o motivo. Mas que é incompreensível, é mesmo. Na Lava Jato, até hoje todas as prisões preventivas o juiz Moro (e aqui no Rio o juiz Mracelo Bretas) decretou com base no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP). Isto é, para garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente da autoria.

De todos os corruptos (corruptores e corrompidos), nas palavras de Deltan Dallagnol, que falou em nome da força-tarefa que investiga a Lava Jato, Lula era “o chefe supremo”. Isso foi dito em entrevista coletiva de grande repercussão, dentro e fora do país. Foi dito e demonstrado na tela instalada no auditório da Procuradoria-Geral da República em Curitiba, no ano passado.

INCOERÊNCIA – Se Palocci, João Santana e Mônica, Zé Dirceu, Vaccari, Eduardo Cunha, Odebrecht (filho) e tantos e tantos outros, que integravam a quadrilha que o dr. Daltan apontou como “chefe supremo” Lula, tiveram suas prisões preventivas decretadas, por que não a teve também o “chefe supremo”? É uma incoerência.

Ou não se prendesse ninguém, ou se prendesse todos, “chefe supremo” e chefiados. Se estes (os chefiados) se enquadravam numa ou mais situações que o artigo 312 do CPP autoriza para a decretação da prisão preventiva, o único que escapava era então o “chefe supremo”? O juiz Moro ordenou a prisão preventiva dos comandados, dos chefiados e deixou em liberdade o “chefe supremo”, ou “supremo comandante”. Daí porque a conclusão é de que o juiz Moro mandará Lula para a cadeia.

QUANDO? – Se a prisão de Lula sai antes ou depois do próximo dia 3 de maio, ou no próprio dia 3, não se sabe. Ou se vai ser muito depois, quando a poeira baixar, numa silenciosa manhã e com um jatinho da Polícia Federal já preparado para decolar, conforme prevê nosso editor, jornalista Carlos Newton, no seu artigo publicado hoje, também não se sabe. É até possível.

Mas uma coisa é certa. Lula está vivendo seus últimos dias em liberdade.

32 thoughts on “Uma coisa é certa – Lula está vivendo seus últimos dias de liberdade

  1. A onda criminalizando Lula é tão fictícia quanto sua defesa sob a ótica da perseguição. As implicações judiciais são concretas, há meia dúzia de processos que envolvem familiares ou diretamente o ex-presidente, mas até onde se sabe não há base para prende-lo. Contudo, há anos isto vem sendo alardeado em factoides políticos que são respondidos noutro extremo com igual dose de exagero por seus seguidores. A democracia levou mais 30 anos para ser construída, desde antes de 1986 (eleições gerais e Constituinte) até passando de 2016, e Lula já não sendo uma liderança qualquer jamais poderia ter agido como agiu diante de eventos cruciais, por exemplo, minando a autoridade da presidente Dilma em muitas circunstâncias ou deixando que a imprensa noticiasse situações constrangedoras, a exemplo da última jogada em que é anunciado para ministro chefe da Casa Civil praticamente encerrando o governo naquele ato… (mais em meu face) http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1866151280267801

  2. O artigo do dr.Béja possibilita três alternativas para Lula:

    O nobre advogado afirma que o ex-presidente vive seus últimos dias em liberdade;

    Stédile admite as implicações judiciais contra o meliante, e ainda as classifica de concretas (sic), entretanto, imagina não haver base para prender o chefe da quadrilha petista;

    Da minha parte, e com o intuito de ampliar este debate oportuno e crucial para o futuro do país – se o povo elegerá mais uma vez Lula, e entregará a nação às mãos do ladrão e sua quadrilha -, lanço o repto de que Lula não será preso!

    Na minha ótica – volto a frisar que a minha tese é para aprofundar a discussão -, Lula é uma bomba atômica!

    Se, preso, poderá confessar a sua participação em fatos que abalarão os alicerces do país, haja vista as denúncias de Marcelo Odebrescht terem sacudido as estruturas do Congresso.

    Justamente pelo seu poder de destruição, o inescrupuloso, amoral e antiético petista não será preso, pois Moro tem pleno conhecimento que tem nas suas mãos um artefato bélico nuclear que, se ativado, levará de roldão culpados e inocentes que estejam no raio de ação da explosão atômica.

    O próprio advogado e articulista concorda que Lula já deveria ter sido preso, que é inexplicável a demora quanto à determinação de Moro neste sentido.

    Pois, agora, o magistrado federal sentenciou que Lula deve estar presente durante os depoimentos de 87 testemunhas arroladas no processo, significando a procrastinação mais uma vez de sua possível detenção.

    E, assim, Lula vai levando a vida, livre, leve e solto, sabendo que a sua liberdade é a chave para que a Lava-jato não seja o agente de destruição até mesmo do processo democrático, e não porque foi preso, mas pelo que poderá confessar e trazer à tona nomes que se encontram “acima de qualquer suspeita”!

    Moro tem plena consciência, a meu ver, do poder que possui, e calcula até onde seria correto expedir o mandado de prisão de Lula e acionar o dispositivo que redundaria em consequências imprevisíveis à República, se, livre, o criminoso será julgado pelos eleitores quanto ao seu comportamento!

    E, digo mais:
    Se Lula vencer as eleições ano que vem não leva o prêmio, pois não assumirá!

    As forças do país se unirão para impedir que esta nação seja permanentemente comandada por ladrões e quadrilhas travestidas em partidos políticos, pois essa criminalidade não pode continuar impune e, ainda por cima, sendo admitida como autoridade e de ocupar o Planalto!

    Nessas alturas, muito melhor Lula ser impedido de outras formas, que prendê-lo agora e sabe-se lá o que não acontecerá com o país pelo teor de suas confissões, haja vista que o petista é de alta periculosidade, e sendo a legítima mãe de todas as bombas brasileiras até o presente momento!!!

    Moro não quer ser o responsável por acionar o artefato bélico nuclear, prefere que seja desmontado!

    • Sr. Francisco,

      Seu comentário faz sentido como um todo. Só não concordo com o fato de Lula poder disputar as eleições, ganhar e não tomar posse. Aí será claramente um golpe que será divulgado para o mundo e certamente nenhum organismo internacional aceitaria esta situação. O que é melhor é que ele seja impedido de se candidatar, ou em sendo candidato venha a ser derrotado por uma candidatura de coalizão, aquele que será o anti-Lula, já que o Lula tem hoje a maior rejeição entre todos os candidatos, com mais de 45%. Eu acho que a derrota de Lula impedirá o PT de dizer que foi vítima de um golpe como tem sido até hoje, pois o candidato vencedor que presidirá o Brasil a partir de 2019 precisa ser alguém com coragem suficiente para exercer o poder e impor sua agenda política, econômica e social, pois terá uma severa oposição dos derrotados, apesar de que o PT se for derrotado em 2018 vai ter uma grande debandada de filiados e políticos que sempre estão de olho no poder.

      • Prezado Borges,

        Obrigado pelo comentário a mim dirigido diretamente.

        Quanto a Lula vencer as eleições é uma possibilidade que não se pode descartar, pois as pesquisas mostram que o meliante ainda tem a sua densidade eleitoral significativa.

        Sobre vencer em 2018 e não ser empossado, golpe foi o eleitor quem deu no Brasil!

        Ora, se diante de tantas denúncias, tantos crimes cometidos, a ponto de ser reconhecido como chefe de quadrilha, golpes infindáveis contra o povo, instituições, estatais, fundos de pensão, empréstimos consignados, acordos espúrios, doações a países estrangeiros aiados ideologicamente ao PT, e Lula ainda se torna presidente, trata-se de um golpe que precisa ter o seu contragolpe!

        A bem da verdade, Borges, faço um pequeno exercício de imaginação, considerando a instabilidade política, econômica e social, gerada exatamente pelos golpes do Legislativo e do Executivo contra a cidadania brasileira e esta Nação!

        Nessas alturas, qualquer reação contrária à eleição de Lula, ou seja, mais uma vez este ladrão ocupar o Planalto com a sua quadrilha e ter impedida a sua posse será um ato digno de elogios e de altivez do povo.

        Mas, apenas especulo, e como escreveste, tenho lá as minhas razões fundamentadas, mesmo que ocasionem discordâncias, evidentemente em tese.

        Um abraço, Borges.
        Saúde e paz.

  3. Convenhamos aos simpáticos ao juiz: que choque de moralidade e confiança despertaria no Brasil, acaso esse senhor fosse candidato e ganhasse as eleições ( e ganha ,com absoluta certeza,) …..O descrédito que nosso país tem ,hoje, cairia como chuva para lavar a alma dos justos e que querem um país Hegemônico…. Sonhar não custa nada e tudo começa com um sonho.

  4. O QUE NÃO SE PODE ADMITIR EM HIPÓTESE NENHUMA É O LULA SER CANDIDATO E VENCER AS ELEIÇÕES! É INACEITÁVEL! VOU ALÉM, OU O BRASIL ACABA COM LULA E COM O PT, OU AMBOS ACABAM COM O BRASIL!

    • Willy, o Lulla não vai ser candidato porque ele sabe que não ganha a eleição e este gosto ele não vai dar para os outros. As pesquisas de opinião divulgadas pelos blogs sujos não valem um cocô de cavalo.

    • Willy,

      Lula tem a maior rejeição entre todos os candidatos com mais de 45%. Com esse índice o candidato vai para o segundo turno e perde a eleição. Contudo, é preciso surgir um anti-Lula que seja firme e também apoiado por uma coalizão de partidos. Se Lula for derrotado, o PT não poderá dizer que foi vítima de um golpe com tem dito todos os dias desde o impeachment de Dilma.

    • prezado Willy: o redator chefe CN pediu para os comentários/sugestões/artigos não venham em garrafais…isto facilita a publicação… abs.

  5. Pois que pessoas de bem não se candidatam é temendo erro, caro autor do texto. É por não se candiditarem que viramos essa zona. Nada tem de altaneiro pessoas de bem se colocarem a margem da cidadania. Canhestro, essa posição, ora, ora !

    • Senhor leitor, ser pessoa de bem é questão de berço. E pessoa de bom berço nem passa perto daquele local que o senhor, sem cerimônia e usando o mesmo vocabulário e linguajar dos políticos, indica e fez referência. A Cidadania é que é altaneira. É superior. Não pode ser conspurcada por quem não tem altivez e é inferior.

  6. O voto, é um direito de todo brasileiro. Mas todos os brasileiros são obrigados a votar. Logo, a decisão do Dr. Moro está coerente com a Constituição!

  7. Imaginem se nossos políticos fossem decentes
    E educados para servir bem nossa gente;
    Imaginem se nossa justiça existisse de fato,
    E o povo fosse mais esperto, menos pacato.
    Ah, se em nossa terra não houvesse tanta mazela,
    Juro que deixaria Paris e voltaria pra ela!

  8. O que 87 testemunhas falarão de diferente uma da outra, em defesa do Lula?
    Eleições no Brasil é uma farsa. Ganham eleições os malandros, os ricos, os mais conhecidos do público por força de suas constantes presença na mídia e os filhos dos políticos.
    Enquanto não mudar o sistema político e eleitoral, o Brasil vai continuar o mesmo.
    A Lava Jato, vai paralisar por algum tempo a corrupção, mas como corrupto, não se regenera, apenas descansa por algum tempo, assim que a poeira assentar, volta tudo como era antes..
    Os altos salários, mordomias, foro privilegiado etc,, que os políticos têm é um convite para todo tipo de malandro, querer ser candidato e fazer parte dessa burguesia.

  9. Os dados apresentados no presente artigo estão contradizendo todas as pesquisa quantitativas e qualitativas realizadas nos últimos meses. Pois, os dados junto ao eleitorado apontam que a preferencia por Lula é crescente e que o Juiz Moro só tem alguma chance ganhar a eleição se Lula for impedido de ser candidato.

    Os fãs de Moro não notam, mas é evidente que Moro toma decisões no processo contra Lula de olho na repercussão política/mídiática para manter alto o apoio da população a Lava jato. Puro marketing.

    Mas, a percepção da população de que Lula é culpado vem caindo quanto mais as pessoas vão conhecendo e comparando o nível da lama das denuncias contra os políticos de oposição a Lula, com as denuncias cheias de “ouvir dizer”, “não tenho dúvidas”, “mandei avisar”, de pedalinhos e reformas.

    E ao mesmo tempo, o interesse da população pela Lava-Jato vem caindo, como vem caindo a blindagem de Sergio Moro, promovida pela mídia, pois se percebe o espaço crescente na mídia para as críticas qualificadas a atuação do juiz Moro.

    E além do mais, o povo vai percebendo que o resultado de todo esse “combate a corrupção”, não esta sendo um pais menos corrupto, mas um pais marcado por retrocessos sociais, redução dos direitos e liderado por uma elite política e empresarial que só deseja acumular ainda mais riqueza, salvar a própria pele, montada no lombo do povão.

    E apesar dos argumentos que tentam minimizar o óbvio, o julgamento político do povo é diferente do julgamento promovido pela justiça. O povo reconhece em Lula, a caçada judicial, baseada em elementos frágeis, que são aplicados apenas a Lula, e nunca valem para seus opositores.

    Mas, a intuição do povão vai percebendo o jogo, e vai descartando na lixeira eleitoral a maioria dos opositores a Lula. Obviamente, quanto mais as eleições se aproximam a pressão política a favor de Lula vai crescendo, e a eventual prisão de Lula pode se tornar um tiro pela culatra. Aquele famoso “timing” perdido.

    • Tudo bem Alex?

      Eu já li um artigo que embasa o seu comentário. Contudo você sabe que Lula é ao mesmo tempo admirado e odiado, aprovado e rejeitado. Recentemente li uma pesquisa que o coloca com 45% de rejeição, o que inviabiliza uma vitória no segundo turno para qualquer candidato. Digo-lhe que não conheço os critérios dessa pesquisa, mas sei que Lula tem uma grande rejeição, principalmente no centro-sul do Brasil. Contudo, o que vejo cada vez mais é que as eleições de 2018 nesse momento giram em torno de Lula. O que vai acontecer com ele? Será preso como prega um artigo postado aqui nesta Tribuna? Será condenado pela Justiça e não poderá ser candidato? Não sou partidário nem ativista, mas é perceptível desejos inconfessáveis – e outros nem tanto – de destruí-lo politicamente, principalmente pelo derretimento de vários nomes de presidenciáveis que estão sendo delatados. É preciso encontrar o anti-Lula como em eleições anteriores para que este tenha o apoio da mídia. Aguardo mais comentários como este pois o seu foi muito interessante. Um abraço!

      • Na minha humilde opinião vejo que a ultra-esquerda e ultra-direita desejam a destruição de Lula, e torcem para que Temer/PSDB tenham êxito na destruição dos direitos do povo e no retrocesso social, para assim chegar ao poder galgando os destroços do pais e do povo depauperado e revoltado.

        Os moderados da esquerda acreditam que Lula pode trazer a legitimidade necessária, para o Brasil sair da crise e tentam barrar os retrocessos da turma de Temer.

        Os moderados da direita acreditam que Temer com suas reformas vão trazer o emprego e o povo vai voltar a sorrir (com salários achatados mas terceirizados), e assim o povão elegeria o candidato que Temer/PSDB indicarem. Mas, para garantir o plano, querem Lula preso e buscam o novo Collor, o anti-Lula. Afinal, vai que a jararaca consegue concorrer.

        Os centristas ficam aguardando para saber de que lado vai a onda, pois sempre se posicionam conforme o lado hegemônico.

        Dito isso, com a proximidade do calendário eleitoral, a condenação vai depender do lado que a onda política do povo vai se posicionar. Mais a esquerda ou a direita.

        Mas, suspeito que povão, que sempre se mostrou de direita nos costumes e de esquerda na economia, tende a escolher um candidato alinhado com suas opções políticas.

        E neste momento, diante dos atores políticos que se apresentam, Lula é o melhor posicionado perante a percepção eleitoral do povo.

        E inclusive a simpatia ao partido PT esta voltando a crescer, sendo a maior entre todos os partidos.

    • Quem anda espalhando que o Lula tem chances de concorrer é a CUT. Tanto quanto sei, se ele morresse amanhã haveria bloco de carnaval nas ruas.

  10. Lula já está preso!

    Está preso a toda uma vida de mentiras que construiu em torno de si próprio! Está preso à própria consciência, que lá no fundo o lembra de tudo o que tem sido feito!

    E um grande algoz dele é também o tempo! Afinal o tempo é implacável, e já está entregando a Lula algumas consequências de tudo o que foi construído. Mas vem muito mais por aí! Aguardem!

    Lula, cuja imagem de chefe de quadrilha já está desvelada, não pode mais sair livremente às ruas; não pode mais tomar um vôo de linha aérea; não pode mais caminhar pela areia da praia; não pode sequer falar para plateias que não sejam “amestradas”…

    Lula já está preso! Não importa se será ou não alcançado pela justiça da Terra!

    Na questão 631 de “O Livro dos Espíritos” Allan Kardec perguntou aos espíritos desencarnados:

    – Onde está escrita a lei de Deus?

    E eles lhe responderam:

    – Na consciência.

  11. Lula fez doação para alguma pessoa ou pais? O que ele fez foi facilitar a Odebrecht. Todos os países vão pagar ou estão pagando. O Brasil não perderá nada. Facilitar emprestimo do BNDES a Odebrecht para fazer uma obra não significa dar dinheiro a ninguém. Os países vão pagar ou estão pagando. Independente da roubalheira do PT, PMDB, PP, PSDB ainda tem que ser levado em consideração que Arábia Saudita e EUA é que ditam o preço do petróleo. E eles simplesmente baixam o preço do petróleo de 120 dólares o barril pata 30 dólares em um ano. Todos os países que exportam petróleo tivera um baque enorme em suas finanças.

    • Ao que me consta, o dinheiro investido na construção do porto de Mariel, em Cuba, dois bilhões de reais ou setecentos milhões de dólares, a ilha caribenha não tem condições de saldar o seu compromisso!

      Lula, Dilma, a Odebrecht sabiam disso, portanto, eis uma doação dissimulada, um financiamento autorizado para o amo e senhor dos petistas que o povo brasileiro terá de pagar!

  12. O tempo perdido…. o tempo perdido…
    Há quantos meses tiramos a bolada do Alvorada?
    Real psicose social. A dificuldade de enxergar….

    A exemplo do Brexit, precisamos de uma Brasida!!! (Brasil+saída).

    Saída de continuarmos como um quintal dos outros, mau desenhado, sermos terreno sem cercas onde qualquer cachorro entra para defecar, onde moribundos se acomodam para viverem suas psicoses, onde pinga o chorume da destruição ao invés de frutificar o néctar da fartura e bonança….

    ACORDA BRASIL! Não sabem o que fazer? Copiem!
    Esqueçam o bloco decadente, copiem o que está dando certo no mundo, seremos dominados por esses que vem dando certo, definitivamente.

  13. Surpreendente, inacreditável, inverossímil, a teimosia de uns e outros na defesa do meliante Lula e, ainda por cima, consideram o ladrão como aquele que resolverá os problemas nacionais se eleito em 2018!

    E gente que escreve bem, que raciocina perfeitamente!

    Salvo melhor juízo, a meu ver são pessoas ligadas ao partido e, certamente, beneficiadas por alguma vaga no serviço público, razão pela qual a defesa intransigente de um indivíduo inescrupuloso, amoral, antiético, nocivo e nefasto ao Brasil e povo!

    De são consciência, à base da convicção e sem qualquer interesse e conveniência que venham a decidir pelo apoio a Lula, este criminoso não poderia ter ninguém que se solidarizasse com ele pelos males que ocasionou à nação e cidadania!

    Admito e com muitas ressalvas, as milhões de pessoas que se submeteram ao Bolsa Família, que se sujeitaram ser condenadas à miséria, à caridade alheia por uns trocados, o voto cooptado de forma solerte, vil, através de divulgações falsas de um projeto social enganador!

    Agora, sem qualquer vínculo partidário ou função remunerada oferecida pelo PT, e defender o indefensável, trata-se de uma pessoa que precisa ser esclarecida e orientada que a sua conduta vai de encontro à verdade, aos fatos, à realidade, que Lula é um traidor e responsável pela crise atual de desemprego e inadimplência, na política e na economia, de juros extorsivos e de roubos à Petrobrás, de propinas das empreiteiras e desvios de dinheiro dos fundos de pensão …

    Como apoiar este criminosos e querer tê-lo de volta à presidência da República?!

    O Brasil estaria se transformando em bizarro?!

  14. Ele Moro esta correto!Lula não conhece todas as testemunhas.Será instruído antes da audiência e certamente vai confundir neste turbilhão abusivo de neófitos petistas pretensas testemunhas que só adoram o deus lula mas não se conhecem com a necessária realidade para um testemunho.Ele o Lula vai entrar em muitas contradições e trocar nomes diversas vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *