Uma ideia superinteligente – os projetos que aceitam doação de livros no Rio de Janeiro

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Doar livros não é uma tarefa simples. Na maioria das vezes, temos livros para doar mas não sabemos o que fazer com eles. Afinal, jogar fora não é uma opção, a menos que estejam muito velhos ou acabados (todos os livros em bom estado podem ser aproveitados de alguma forma).

Pensando nisso, e respondendo a várias dúvidas e solicitações de amigos e conhecidos nos últimos meses, preparei uma lista de Projetos Literários que aceitam doações de livros no Rio de Janeiro, uma ideia superinteligente que merece ser repetida em todas as cidades onde ainda não existe essa prática.

PROJETOS  DIVERSOS– Cada projeto tem uma particularidade, uma característica específica, mas todos eles contribuem de forma positiva para a sociedade.

Por exemplo, alguns precisam muito de livro infantil; outros aceitam didático e material de vestibular; de modo geral, as causas sempre buscam ajudar uma comunidade, estudantes ou animais. Vale a pena conferir e decidir para onde direcionar sua doação (é possível até mesmo “dividir” os livros, mandar alguns para um projeto e outros para outro).

Na lista (link no final do post) tem os detalhes sobre cada um, como objetivo, endereço, contato e outras informações. Os projetos até agora listados são:

  • Biblioteca da Luna – Biblioteca inaugurada pela Luna, menina de 13 anos, na Comunidade dos Tabajaras
  • Adote uma história – Estante pública numa galeria do Largo do Machado que disponibiliza livros para qualquer um “adotar” e ler, e com um espaço de leitura com sofás e poofs.
  • Projeto Livro a Livro – Estante no BRT que disponibiliza material de vestibular para estudantes que estejam no final do ensino médio estudando para o Enem e outras faculdades
  • Sebo solidário CELPI – Sebo localizado em Botafogo, que atua junto à comunidade Santa Marta há mais de 80 anos As vendas são revertidas integralmente para crianças e adolescentes assistidos pelo projeto.
  • Rota da leitura – Programa de “delivery de livros”, que busca doações em todos os bairros do Rio.

LISTA COLABORATIVA – Trata-se de lista colaborativa. Então, caso alguém saiba de outra iniciativa que aceite doações, deixe a contribuição nos comentários da publicação para que os novos dados sejam incluídos no documento.

Link com a lista completa de projetos (para acesso e/ou compartilhamento)

Qualquer dúvida envie inbox para o perfil do Instagram @juentreestantes.

10 thoughts on “Uma ideia superinteligente – os projetos que aceitam doação de livros no Rio de Janeiro

  1. Ideia maravilhosa que deve ser espalhada para todas as cidades brasileiras. O livro que está ocupando espaço na minha casa pode estar fazendo falta na tua. Nas estações-tubo de Curitiba existe a tal tuboteca, livros são deixados lá para quem quiser ler e devolver depois. O barbeiro ganhou do ex-deputado Marcelo Almeida uma estante, projeto do ex-deputado. Já doei livros e toda vez que vou ao barbeiro saio de lá com um ou dois livros. Espero que esta ideia prospere, livro é melhor do que TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *