Utopia do Blog independente enfim parece ser viável

Carlos Newton

Depois do grave ataque de hackers sofrido em início de novembro, quando atingimos 84 mil acessos diários segundo o contador Histats, o que significa mais de 100 mil na contagem do Google, nossa audiência caiu para apenas 1,2 mil.  E ficamos com dificuldades de acesso por cinco longos dias, até que os especialistas do hospedeiro UOL enfim conseguiram solucionar o problema. De lá para cá, nossa audiência foi se recuperando e na véspera de Natal chegamos a 9,3 mil acessos diretos na contagem do Histats, que tem uma defasagem de aproximadamente 25% em relação ao contador do Google, que indicou quase 13 mil visitantes.

Não foi a primeira vez que fomos atacados por hackers e certamente não será a última, pois no dia 27 de dezembro voltamos a ficar várias horas fora do ar. Esses problemas não nos desanimam, apenas indicam que estamos no caminho certo, na busca da consolidação de um espaço livre e independente.

Embora esta época seja a de menor índice de leitura e audiência em todos os veículos de comunicação, nossa audiência está novamente em viés de alta, indicando que a utopia de um Blog independente pode ser viável.

NINGUÉM AQUI É VETADO

Na internet, há sites e blogs de todos os matizes, mas a independência é raríssima. Quem é liberal não aceita comentaristas que defendam o socialismo, os progressistas vetam os conservadores, os governistas boicotam os oposicionistas, ninguém aceita opiniões contrárias.

Estamos fazendo diferente, neste espaço ninguém é vetado, embora haja comentaristas que insistam em discrepar, sempre ofendendo os que não apoiam suas opiniões. Esses comentaristas não entendem que na Tribuna da Internet ninguém é vetado por sua opinião, somente não admitimos quem ofende, debocha e destrata os outros comentaristas.

Mas alguns julgam que o veto é referente à pessoa deles, se sentem perseguidos e voltam sob pseudônimos, mas continuam agredindo os outros. Evidentemente, acabam sendo novamente impedidos de participar. Não dá para entender por que insistem nessa postura sectária, que não leva a nada. Seria muito mais simples usar o nome verdadeiro e respeitar a opinião dos outros.

Esses dissidentes, que são poucos e demonstram alto nível intelectual, não percebem que as portas do Blog estarão sempre abertas para eles, desde que se comportem como os demais, esgrimindo ideias em busca do bem comum, que deve ser o grande objetivo de qualquer veículo de jornalismo político e econômico, como a Tribuna da Internet se propõe.

BALANÇO DE DEZEMBRO

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o balanço do mês de dezembro, listando inicialmente as contribuições recebidas em nossa conta na Caixa Econômica:

DIA    REGISTRO     OPERAÇÃO       VALOR

01      002915         DP DINH AG      100,00
01      400012         DOC ELET           50,00
01      800010         DOC ELET           31,00
03      031142         DP DINH LOT      20,00
05      001707         DP DINH AG       30,00
08      002915         DP DINH AG      100,00
10      101901         DP DINH LOT     200,00
11      174118         CRED TEV           70,00
16      161411         DP DINH LOT      30,00
17      171325         DP DINH LOT      25,09
19      636544         CRED TEV         100,00
22      200938         DP DINH LOT      100,00
22      100020         DOC ELET          100,00
24      122018         CRED TEV           70,00
29      002915         DP DINH AG       300,00
30      103105         DP DINH AG       160,00

Na conta do Banco Itaú, os depósitos foram os seguintes:

02/12  DOC 001.2315SEVERINO T D     100,00
05/12  TBI 9368.46169-6 TRIBUNA        50,00
08/12  TBI 2958.07601-6TRIBUNA         20,87
19/12  TBI 0406.49194-4 C/C              100,00
30/12  DOC 041.0965CARMEN MARLI  200,00

Por fim, agradecemos a todos e informamos que a receita com anúncios do Google está nos rendendo apenas cerca de R$ 150,00 mensais, mas deve aumentar em função do maior número de acessos.

17 thoughts on “Utopia do Blog independente enfim parece ser viável

  1. Caro Newton,
    Alegro-me em ver que a contribuição melhorou em dezembro, fruto da conscientização de comentaristas que desejam ter um blog nessas condições, de independência, respeito e liberdade de expressão.
    O trabalho que exerces para nos colocar à disposição este espaço na Web deve ser realçado, justamente por não haver igual no Brasil, que tanto enfatiza a opinião dos frequentadores e sem limites de caracteres.
    Agradeço, portanto, poder apresentar as minhas idéias e conceitos sobre os temas postados, igualmente interessantes e pontuais, que nos deixam a par dos últimos acontecimentos nacionais e internacionais.
    Conta comigo.
    Um abraço, e reitero um 2015 venturoso, de paz, saúde e realizaçãos.

    • Valeu, Bendl.

      Há quem diga que o Blog é meu, mas isso não tem sentido. Sou apenas o editor/moderador. Como estou aqui de passagem, espero que apareça alguém para me substituir quando não tiver mais condições. O importante é que este espaço livre sobreviva e sirva de exemplo de jornalismo independente, coisa rara no Brasil e no mundo, podemos dizer orgulhosamente.

      Forte abraço, gaúcho, e um Feliz 2015 à galera aí do Sul Maravilha.

      CN

  2. Desde 2009 que tenho alertado que a Petrobrás enfrentaria problemas por causa dos royalties e instalações industriais em detrimento dos estados produtores: http://tribunadainternet.com.br/esta-na-hora-de-o-governo-ajudar-a-petrobras/#comment-103007

    Continuei sempre alertando sobre o perigo de não respeitar a riqueza de um Estado num regime Federativo: http://tribunadainternet.com.br/a-regra-constitucional-dos-royalties-e-muito-clara-o-que-esta-faltando-e-um-entendimento-politico-de-alto-nivel/ em 13 Nov 2012.

    http://oglobo.globo.com/blogs/fernandez/?a=21&periodo=200512 tem este comentário:
    Lionço Ramos Ferreira – 1/12/2005 – 13:47
    É a âncora petrolífera que está em operação. O saldo comercial não está mais sendo usado para comprar petróleo. Inclusive, a valorização do real chegará a quanto? e quando o RJ passar a exportador não só para outros estados mais para países? Só falta respeito com o RJ.

  3. Prezado Moderador, jornalista Carlos Newton, o segredo é insistir e não desistir, de olho no bom combate, como inúmeros e respeitáveis leitores e comentaristas que valorizam este blog.
    Aproveitando a deixa, para o senhor e os demais colegas que desfrutam desse espaço democrático, ficam os meus votos de que em 2015 continuemos juntos, todos premiados com muita saúde, empenho e patriotismo.

  4. Bom dia Bendi.
    Receba minha solidariedade.
    Divergir admito , pois é difícil termos todos, a mesma opinião.
    Lógico. Claro. Insofismável.
    Mas com argumento, com o qual às vezes, discordamos
    Mas divergir competentemente, educadamente, e, com o devido RESPEITO.
    Bendi, já comentei que este blog é um time forte, ou melhor, SELEÇÃO.
    Você, reconhecidamente, é o Capitão.
    Um abraço do amigo e admirador.
    Bom 2015 são meus votos, extensivo a todos.
    Camilo

    • Camilo, meu caro,
      Manifestações como esta que escreveste acima são a prova cabal de que este blog jamais terá um único leitor/comentarista!
      A essência deste espaço democrático é a amizade sincera, verdadeira, e sem que nos conheçamos pessoalmente, razão pela qual se torna pura, sem interesses, a não ser conviver com gente respeitável, educada, honesta em seus propósitos, exatamente o que tu representas com tanta qualidade e discernimento.
      No entanto, não sou o capitão deste navio, que navega firme em direção ao seu destino, apenas um grumete, um auxiliar de serviços gerais, que sequer conhece a Ponte de Comando.
      E gosto do que faço, pois me sinto útil, faz bem para mim estar a bordo com pessoas do teu nível, que incentiva, que anima, que se solidariza com as pessoas quando necessário, razão pela qual a tripulação deste transatlântico é de qualidade superior, pois não difere o simples comentarista dos excelentes que compõem o quadro de comandantes desta belonave.
      Obrigado pelo comentário, Camilo.
      Um venturoso 2015 junto aos teus.
      Saúde, paz e realizações, meu amigo.

  5. Este é sim um espaço democrático. Respeito sua opinião e tenho certeza que a grande maioria dos que por aqui participam também. Boa parte dos comentaristas são pessoas cultas e formadoras de opinião em seu meio. Este site não vai acabar, pois os que amam a liberdade o defendem livremente. É essa a grande diferença de tudo o de bom que existe. Essas coisas duram mais do que as outras que certamente passarão.

  6. Embora um pouco tardiamente, desejo a todos os comentaristas e todas as comentaristas e, muito principalmente a nosso moderador/editor um 2015 de muitas realizações.

  7. Amigo Paulo Barão .
    Com sua licença, faço minhas suas palavras.
    Desde criança ouvi que a compensação existe.
    E realmente existe.
    Podemos discordar de um ou outro assunto.
    Claro, porque às vezes não estamos corretos na nossa interpretação.
    Aí sim, cabe-nos fazer uma revisão, e pronto !
    Humilde, honesta e tranquilamente reconhecer o involuntário equivoco.
    Me desculpe, com todo respeito, entendi assim.
    Fraterno abraço.
    Camilo

  8. Sugestão: ô Chicão, em 2015, pare com isso de afirmar “a minha pobre condição intelectual…” pense nisso. A vida é um constante aprender…todos estamos aprendendo… simplicidade e humildade são valores para qualquer idade, condição social e escolaridade. Abração !

  9. Caro CN … Bom dia!

    “17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. 19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” (Gn 3)

    “20. E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. 21. O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz. 22. Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”” (Gn 8)
    … … …
    Façamos conforme o modelo bíblico: “Não mais direi em relação aos demônios … nem mais farei pedido em relação à Serpente e aos que preferem o Mal … … … porque os pensamentos dos seus corações são maus desde o princípio!!!

    Basta o agradável odor da Cruz na presença de Maria, pois ” … uma espada transpassará a tua alma”. (Lc 2,35)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *