Vaccari, Baiano e Adarico recolhiam as propinas dos partidos

Paulo Roberto Costa delatou os três “operadores” de PT, PMDB e PP

Deu no Correio Braziliense

Se o mundo da política, e mais particularmente o PT, o PMDB e o PP, está tenso com os próximos desdobramentos da Operação Lava-Jato, muito dependerá do quanto será descoberto e da disposição em falar daqueles que, até o momento, são apontados por delatores e investigadores como o elo entre o “clube das empreiteiras”, que pagavam propinas nos contratos da Petrobras, e os partidos políticos.

Nas palavras do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, as conexões entre o cartel denunciado pelo juiz Sérgio Moro e as legendas eram feitas pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto; por Fernando Soares, o Fernando Baiano, pelo PMDB; e por Adarico Negromonte, pelo PP.

Os dois últimos tiveram mandados de prisão expedidos na última sexta-feira, mas são os únicos que se encontram foragidos. Vaccari, por enquanto, não tem nada, além das citações de Paulo Roberto Costa e de Youssef, ligando-o ao caso. A Polícia Federal emitiu um mandado de busca e apreensão na casa da cunhada de Vaccari, Marice Correia Lima.

“Ela não tem nada a ver com o Vaccari. Ela trabalhou no PT há muito tempo, ainda nos tempos de Delúbio Soares. Desde que o Vaccari assumiu a tesouraria do PT, ela não trabalha mais lá”, afirmou o deputado Ricardo Zarattini (PT-SP). O tesoureiro disse que “repudia veementemente as acusações”.

VACCARI: LIVRE, LEVE E SOLTO

Embora o PT reafirme em alto e bom som que não há necessidade de blindar o tesoureiro da legenda, pois não há nada concreto contra ele, Vaccari já foi pressionado a deixar o cargo de conselheiro da Itaipu Binacional, no último dia 31. Durante a reunião do Conselho de Administração da estatal, Vaccari disse estar “incomodado com as acusações sem fundamento”. Para Zarattini, a situação incomoda. Não apenas Vaccari, mas também o partido. “Mais uma vez, as atenções estão voltadas para nós. É claro que preocupa”, sintetizou.

A saída de Vaccari de Itaipu foi interpretada, à época, como uma pressão do Palácio do Planalto para tentar minimizar os efeitos da crise decorrente das denúncias de corrupção na Petrobras. Movimento semelhante foi feito na Transpetro que resultou no pedido de licença de 30 dias do presidente Sérgio Machado — para muitos, um caminho sem volta. Tanto no PT quanto no PMDB, o pedido de afastamento e de licença gerou atritos com o Palácio do Planalto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ inexplicável e inaceitável a omissão da Procuradoria da República, que ainda não pedi a prisão de Vaccari. Os dois operadores de PMDB e PP (Baiano e Adarico) já estão foragidos. É óbvio que Vaccari seguirá o mesmo destino. E assim como Henrique Pizzollato, ele também possui dupla cidadania, brasileira e italiana. (C.N.)

17 thoughts on “Vaccari, Baiano e Adarico recolhiam as propinas dos partidos

  1. Senhores,

    Acredito que haja um mal-entendido:

    -O fato da pessoa ser contra o PT não significa que seja vinculada ao PSDB.
    -E o fato da pessoa criticar o PSDB não significa que seja petista!

    Os partidários tanto do PT, quanto do PSDB sempre procuram classificar as pessoas dentro dessa dicotomia, como se toda a vida política do país não pudesse existir sem eles: se você não for de um partido, obrigatoriamente será do outro, e se esquecem que O PT e o PSDB FORAM ATORES DOS MAIORES LAMAÇAIS DA HISTÓRIA DO BRASIL (Pelo menos dos lamaçais que foram divulgados, pois não sou ingênuo ao ponto de acreditar que a corrupção e roubalheira no país só tenha meio século e idade!)

    Existe (ou deve existir, ou deveria existir) ética fora desses dois LEITÕES SIAMESES.

    Abraços.

  2. O caso Pizzolato foi uma vergonha total. A Justiça Federal ficou mais de dois anos tentando intimá-lo, por um outro processo e não conseguia. O bandido foragido começou preparar a sua fuga 3 anos anos antes do encerramento das oitivas da AP. 470, o que demonstra a sua certeza de ‘inocência’ ! O papel do Sr. Ministro das Justiça foi lastimável, pois foi o de acobertar o delinquente todo o tempo. Primeiro se ‘esqueceram’ de enviar a documentação solicitada pela Justiça italiana para o julgamento de sua extradição, que teve de ser remarcado. Depois o governo brasileiro não quis que ele ficasse preso na Itália, ao contrário do que a Justiça italiana desejava. Para finalizar, o indiciaram nos 9 novos crimes que ele cometeu ao praticar a sua fuga, somente 2 dias após as eleições, expedindo um bizarro mandado de prisão. Será que foi por que ele deu uma entrevista dizendo que: ” Não levei nada do Brasil, apenas um pen drive com a minha história desde 2002″?

  3. A quadrilha que nos governa é forte e dispõe de porta-vozes disfarçados de jornalistas nos principais jornais do país.
    Acabo de ler um trecho que um desses chapas-branca , alcunhado por Paulo Francis de soldadinho do PT, o elemento Janio de F, em que ele afirma que a passeata pela decência pública ocorrida há pouco, é coisa de gangue de marcolas ideológicos que querem o impeachment de Dilma.

    • um pouco antes das eleições, um desses vagabundos, que se intitulam ‘jornalistas’ me ligou para me ameaçar. Um idiota que não aguenta um tapa, um vendido que recebe muito mais que vale, ou seja quase nada.

  4. Se Vaccari – portador de dupla cidadania, brasileira e italiana – resolver ir para a Itália, lá será recebido com honras de herói, assim como o PT recebeu Cesare Battisti no Brasil.

    Aliás, Cesare Battisti poderia ser o novo tesoureiro do PT, por ser de toda confiança dos membros do partido, conforme comprovam atos pretéritos.

  5. Por que o “particularmente”, Newton? Diz todos os partidos, voce esta igual o Estadao que para esconder o psdb cita “outros partidos”.
    Voce nao gosta de falar dos 10 milhoes que senadores receberam para acabar com a cpi da Petrobras?
    Sera que voce nao sabe de qual partido sao esses “eticos”?
    Se teu faro jornalistico nao te ajudar ai fica dificil

  6. A Dilma está com medo de nomear qualquer um da corja, pois ele pode estar em uma premiada qualquer. Quando vão chegar no Calígula de São Bernardo, para acabar de vez com o seu califado?

  7. Viu Newton, so para encher linguiça voce poderia publicar onde começou a forma de lavar dinheiro do Youssef, para que partido ele fez isso, em que ano começou, qual senador do Parana voou e fez toda a campanha nas asas de aeronaves do Youssef.
    Assim seus leitores ficariam mais informados.

  8. O reeducando José Dirceu, era o maior usuário do Cesnna Citation da Toyo Setal. Agora que vão diversificar as operações para o ramo de hidroelétricas, é bem possível que peguem o amigão do Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai. Ele mesmo não sendo do ramo, foi que organizou Belo Monte. Lá a empresa Dangfang, mesmo tendo feito um orçamento 40% menor e não precisar de recursos do BNDES, foi afastada do certame através de um decreto presidencial. Valor da brincadeira? R$ 5,3 bilhões.

  9. Newton, Vaccari tendo dupla nacionalidade, pode sim, fugir para Itália e lá invocar sua dupla cidadania e dizer como Pizzollato que está sendo perseguido e que não lhe deram o direito defesa. Entretanto cabe uma pergunta: Por que a Polícia Federal não toma as devidas providência para impedir que este “cidadão” seja impedido de evadir-se? Na verdade Newton, devemos ir à raiz do problema: Dirceu é quem armou todos os esquemas: Mensalão e o Lava Jato. Possivelmente outros esquemas. Lula não está ausente de nada do que está acontecendo. Porém, seu alcance, acredito, não chega a compreender e esquematizar tão grande esquema de corrupção. Quanto a Dilma, você sabe que desde o período da Tribuna Impressa”, lá se vão 10 anos, eu faço dura críticas tanto a Lula como a Dilma. Tenho muitas reservas ideológicas , mesmo porque Dilma esteve por 21 anos no PDT e depois deu uma “rasteira no Brizola e um arrastão no partido levando para o PT 504 pedetistas qualificados. Ensejando que Brizola dissesse: Ela nos trocou por um prato de lentilhas. Não quero aqui defender Dilma, quero apenar sugerir uma reflexão: Sendo os poderes da República o Executivo, Legislativo e Judiciario, excuindo-de o Judiciário por ser um orgão técnico. Temos a obrigação cívica de perguntar: Por quê só o Executivo( presidente Dilma) é responsável pelos graves acontecimentos de corrupção que, como se fora uma “peste negra” alastrou-se em quase todas os orgãos e instituições? O Executivo que tem o dever de ficaizar está fora desse imbrloglio? Convenhamos, mesmo tendo nossas convicções políticas e preferências pessoais. Devemos procurar o melhor ângulo de crítica, para não sermos injustos. Quando somos injustos com alguém, também somos injustos com nós mesmos. Até agora, sem que haja prova que Dilma loclupetou-se da corrupção. Eu particularmente entendo que jogaram (PT) em suas mãos uma bomba. Que se não explodisse, tudo bem; se explodisse explodiria em sua mão. Dilma no meu entender está “vendendo caro sua cabeça”. Qualquer um de nós não iria para o cadafalso sem espernear. Dilma está sozinha na arena e surpreendentemente reagindo bem. O PT fugiu e a deixou no meio dos leões. Como cidadão quero a verdade, que é melhor para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *