Vandalismo e caos na Esplanada dos Ministérios ameaçam a democracia

Incêndio na área interna do Ministério da Agricultura, em Brasília (Foto: Reprodução/GloboNews)

Manifestantes chegaram a incendiar o Ministério

Deu no G1

Vandalismo e confronto entre a polícia e manifestantes em um protesto em Brasília nesta quarta-feira (24). Um grupo colocou fogo no térreo do Ministério da Agricultura, mas o incêndio foi controlado. Servidores dos ministérios receberam ordens de evacuar os prédios por volta das 15h30. A PM atirou balas de borracha e gás lacrimogênio, enquanto manifestantes jogavam pedras e tentavam avançar em direção ao Congresso.

Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM. A organização do protesto não informou o número.

DROGAS E FACAS – Quatro pessoas foram detidas e uma ficou ferida por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Um dos presos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos detidos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar.

Também foram danificados os prédios da Fazenda, Minas e Energia, Planejamento e Turismo, além do Museu da República e Catedral Metropolitana. Fachadas foram pichadas com palavras de ordem como “fora, Temer” e “diretas já”.

Grupos também quebraram vidraças e refletores. Pastas e documentos foram retirados dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, que dividem o mesmo prédio.

TUMULTO – A confusão começou por volta das 14h, quando ativistas de rostos cobertos tentaram furar o cordão de revista policial, montado pela PM entre a rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Houve corre-corre, e os manifestantes conseguiram furar o bloqueio, entrando na área da manifestação com hastes de bandeiras, materiais explosivos e perfurantes. Segundo Polícia Militar, grupos levavam estilingues para atirar pedras contra policiais.

O protesto foi convocado por centrais sindicais e ativistas políticos e divulgado em redes sociais. De acordo a Força Sindical, vieram 41 ônibus de Santa Catarina, 51 de Goiás, 40 do Mato Grosso do Sul e 160 de Minas Gerais. Na Torre de TV e próximo a Funarte, a Polícia Militar estimava 300 ônibus de várias localidades. A organização afirmou que as viagens estão sendo custeadas pelas centrais sindicais de cada estado.

DE VÁRIAS CIDADES – Há manifestantes de diversas cidades de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A liderança da Força Sindical informou que havia cerca de 1,8 mil sindicatos representados. O Diretor Nacional de Educação Sindical Nova Central, disse que até às 10h, 6 mil pessoas estavam em Brasília representando a entidade.

“A intenção é demarcar contrariedade, rejeição à medida que tira direito dos trabalhadores.”

Agentes penitenciários também carregam faixas contra a reforma da Previdência. Para o servidor Jairo César Rodrigues, o governo conseguiu unir as centrais sindicais. “Esse governo conseguiu unir as centrais em um só objetivo o que não aconteceria há muitos anos.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Muito tumulto também no Centro do Rio de Janeiro, com protestos dos servidores com aumento da contribuição previdenciária para 14%. A situação caminha para o caos, a democracia fica em risco, a quem isso interessa? As Forças Armadas já entraram em ação em Brasília. Todo cuidado é pouco. (C.N.)

25 thoughts on “Vandalismo e caos na Esplanada dos Ministérios ameaçam a democracia

    • Se o comando das forças armadas estivessem em outras mãos, com outra liderança, já teria colocado ordem na casa assumindo o controle da situação !

  1. Sempre disse que o lula quer armar uma briga de bar para sair de fininho sem pagar…
    Falo isso há meses. É a única saída dele. Os ingênuos que acreditam que ele pode ganhar eleição não vêem que isso é cortina de fumaça.
    O PT está acabado. Mesmo seus eleitores mais fiéis estão migrando para Psol, PSB,Rede e agora o Podemos. Lula e seu partido coronel-sindicalista estão na lona. A saída é a baderna generalizada. Inclusive vazamentos para melar as investigações.

  2. Petistas, puxadinhos, sindicatos de servidores e parte dos servidores públicos, vagabundos, criminosos, usuários de máscaras e capuzes, cravolândia e organizações criminosas, com seus atos tresloucados e irresponsáveis de ataque a democracia, DEFENDEM e esperam a intervenção militar á força!

    Com mentiras, manipulações e atos terroristas, basta assistir-se o que estão dizendo e fazendo em Brasília, no Rio e na Câmara Federal/Senado, salvarão o país, ao chamarem as FORÇAS ARMADAS..

    Aquilo que o povo bom do Brasil não conseguiu – trazer o exército ás ruas, eles estão conseguindo, COM SEUS ATOS DEMOCRÁTICOS.

    Por vias tortas, o Brasil sobreviverá.

    Fallavena

  3. O exército e a policia a serviço dos meliantes no poder , depredar o patrimônio público é na realidade , o assalto que estas quadrilhas vem cometendo à decadas à nação , sob o olhar de um povo subverniente e frouxo como o brasileiro.

  4. “Manifestação, repressão, black blocks é polícia que resolve. Chamar as Forças Armadas num momento grave da vida nacional. Isso é um crime de lesa-pátria, isso sim é que é contra a Constituição”,
    senador Randolfe Rodrigues.
    Em um momento histórico como esse, é que vemos através do comportamento e das opiniões, quem são os Homens e quem são as galinhas.

  5. O exército e a policia a serviço dos meliantes no poder , depredar o patrimônio público é na realidade o assalto que estas quadrilhas vem cometendo à decadas à nação , baderneiros são estes abutres que travestidos de politicos quebraram o pais , vandalos são estes crápulas que privam os menos afortunados de seus direitos constitucionais , tudo sob o olhar de um povo subverniente e frouxo como o brasileiro.
    É interessante ler alguns comentários com a mesma linguagem e vocabulários da mídia vendida e dos crápulas no poder .

    • Vicente Quinane
      Interessante voce ter o olhar de que os meliantes estão em um só lado.
      A verdade é que ambos quebraram o país!
      os que estão no poder e os que estavam no poder.
      Ontem Dilma e hoje Temer. Ambos da mesma chapa petista. O parlamento também.
      De onde, qualquer um com cabeça, concluirá que é a chapa do PT que continua no poder.
      Não achas?
      Fallavena

  6. É a “Marcha da Insensatez” em curso. Não podemos imaginar o que poderá cruzar no seu caminho. Mas, coisa boa, não será!

  7. O que ameaça a democracia, é a corrupção generalizada que ocorreu, o povo se revoltou porquê, o prejuízo está sendo pago pelo trabalhador contribuinte, as reformas propostas não são para ajudar o trabalhador, são para tapar o rombo deixado pela má gestão de recursos públicos e a consequência é este caos.

  8. Que foram fazer os militares no dia 19/5 no Planalto. Conforme o blog do Hélio Fernandes, às 18 horas Temer reuniu-se com generais. Mandaram chamar D. Marcela e o Maia.
    Eu fiquei pensando que Temer, depois desse encontro, iria anunciar sua renúncia. Não. Ele fez um pronunciamento, dizendo que não renunciaria.
    Por favor, quem sabe o que os generais foram fazer lá?

  9. Que insensatez!
    O povo estava nas ruas! Que povo cara pálida?
    Que povo saiu às ruas para quebrar, tocar fogo, invadir prédios, jogar pedras, pichar prédios PÚBLICOS?
    O povo brasileiro jamais fez isto!
    Quem esteve nas ruas, no dia de hoje, foi a parcela de indivíduos criminosos, sustentados e usados por uma quadrilha que assumiu o poder em 2003.
    Assista as imagens da reunião da Câmara e veja o que fizeram os deputados corruptos da oposição. Assista o que fez o “nobre deputado Pimenta”! Um deputado vagabundo, meliante, irresponsável, truculento. Empurrões, gritos histéricos de homens (???) e mulheres(???)
    Uma verdadeira casa de loucos, insanos, camuflados de democratas. Pagamos milhões para aqueles vagabundos fedorentos!
    Temer é nada, é um nulo, um fraco, um corrupto. Mas aqueles que o antecederam não são melhores do que ele e nem do que os ELEITORES que o levaram ao mandato.
    Temer é CRIA DO PT. Temer é o vice do PT. Temer ajudou o PT a chegar no poder e recebeu votos dos PETISTAS! O que os merdas do PT farão com sua cria? Assumam seus erros e larguem as “burras” que roubaram do país.
    Pergunte ao povo, mas a todo o povo, se quer o verde dos militares ou o vermelho dos comunistas/petistas defendendo o país?
    Enfim, é da responsabilidade do PT e de seus puxadinhos, tudo o que hoje ocorre no país.
    De Temer no poder aos militares na rua, mesmo que só em Brasília, estão estampadas a estrela e a digital petista, com a decoração dos partidecos/puxadinhos.
    Lembrei de Bendl escrevendo que “TEM DE FECHAR TUDO”.
    É amigo Bendl, “fechar tudo e jogar a chave fora!”.
    O resto é conversa de bêbado.
    E também de bêbado, o PT entende e muito!
    Fallavena

  10. Um veterinário afirmou – ao assistir na TV a baderna e destruição do patrimônio público feita por mascarados – que existe solução simples e barata para identificar e punir os desordeiros e vândalos mascarados e que ela vem da África, muito utilizada para poder medicar animais selvagens: o uso de rifles com projéteis anestésicos.

    As feras humanas, após atingidas, iriam dormir e, quando acordassem, já estariam em cana e seriam identificadas,

    Então, seria fácil levantar a vida pregressa dos desordeiros…

  11. Digo eu: a democracia no Brasil está no fio da navalha… esquerdistas estão se esforçando, ao máximo, para a nação ficar de joelho…

  12. Quando esses malditos vandalos destruirem o patrimonio publico e privado,quando pessoas morrerem,ai vao dizer o que? A policia e limitada,o exercito trouxe estabilidade logo que chegou,e idiotas foram contra.A Policia foi o suficiente para impedir a destruiçao nos ministerios?Sera suficiente para conter um novo ataque?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *