Velloso contesta Ciro e explica que Lula não pode ser anistiado ou indultado

Resultado de imagem para carlos velloso

Velloso esclarece que não basta querer soltar Lula

Hudson Corrêa
O Globo

Quem assumir a Presidência da República em 2018 não terá na caneta o poder de libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o presidenciável Ciro Gomes sugeriu em recente entrevista.

A menos que Lula se declare culpado nas sete ações penais que responde, ou até que ele seja condenado definitivamente em todos os casos. Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso explica que o perdão presidencial só é concedido ao preso com processo encerrado, julgado em todas as instâncias da Justiça e sem possibilidade de recurso.

HÁ TRÂMITES – “O presidente da República pode indultar, sim, mas só depois do trânsito em julgado da ação. Além disso, há todo um procedimento. É ouvido o conselho nacional penitenciário. Não se decide de um dia para o outro”, explica Velloso.

Lula também não pode sonhar com uma anistia articulada no Congresso Nacional pelo novo presidente da República. “Não há anistia para criminosos comuns” – diz o ex-presidente do Supremo.

SEM CRISE – “Se não quiser uma crise institucional, o próximo chefe de Executivo precisa deixar juízes e procuradores da República em paz, e não contidos como quer Ciro”, acrescenta o ministro aposentado Carlos Velloso.

“O Ministério Público e o Poder Judiciário agem com total autonomia”, salienta o jurista, advertindo que a independência dos Poderes não pode ser desrespeitada.

23 thoughts on “Velloso contesta Ciro e explica que Lula não pode ser anistiado ou indultado

  1. Mas que barbaridade! A grande mídia fez manchete de algo que remonta três meses, acessem o vídeo no link abaixo pra ver como Ciro Gomes descarta aderir à estupidez do indulto.

    CIRO CONTRA INDULTO: Ao se render Lula de fato trilhou caminho oposto à tese de perseguição política, tornando-se presa fácil dos golpistas com o STF e tudo. Na versão de Fernando Haddad exposta após conversa de 5 horas com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, antes um pouco do ex-presidente ser condenado em segunda instância e levado à prisão, houve “uma ruptura institucional” no país e não um golpe. Assim a esquerda cresce pra baixo, como rabo de cavalo, porque adere as ondas do conservadorismo fazendo o jogo da direita como em outras palavras explica Ciro Gomes no vídeo. https://www.facebook.com/foratemer.web/videos/997094183787060/

  2. Está virando moda no Brasil o Judiciário legislar e o Legislativo julgar. Agora, presidente querendo julgar é uma aberração daquelas que mostra que o Brasil não vale a pena morar nem mais um mês.

  3. Apesar da quebradeira no comércio e na indústria brasileiros…….

    Os jornais divulgam que no segundo trimestre de 2018 o lucro do Bradesco foi 15% maior que o do primeiro e chegou a R$ 4,5 bilhões.

  4. Que babacada… Tenho que baixar o nivel de minha retórica para me nivelar com esse novo Brasil. Que merda! O ladrão foi condenado e está pré-socrático não há mais nada a discutir. O cara é ladrao e ignorante de pai e mãe. Mudem de assunto, neandertalenses!

  5. Para o ex ministro Carlos Veloso, que é autor da tese, da qual “é muito feio pai ser preso junto com filho” e por isso mandou soltar o Maluf e o Filho, quando era ministro do supremo.
    Deve ele acreditar que a decisão, tenha se tornado jurisprudência no judiciário e a unica maneira do lula ser solto, é se também prenderem o lulinha(filho), na mesma cela.
    Quem lê as desculpas(esfarrapadas) para a libertação do Maluf e o Filho(2005), fica com a impressão de que o judiciário brasileiro, ou ao meno o STF, julga com o “coração” e não com a razão.
    Ficou com “dó” de ver pai e filho na mesma cela.
    Ai é dose pra mamute.

  6. “segurar a vaca (erário) de forma satisfatória para que a velha e nova bezerrada de ouro possa continuar mamando”.

    – Na verdade, Loriaga, quem segura a vaca para que os ladrões lhe roubem o leite é o Supremo!

  7. “Não há anistia para criminosos comuns”
    ora, ora,
    pois, pois,
    criminoso comum, UMA OVA !!!
    o COVARDÃO é o
    DECA-MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE,
    Presidiário na Solitária por Alta Periculosidade, Detento 700004553280,
    ENJAULADO e ENGAIOLADO por É UM MELIANTE !!!

    criminoso comum, UMA OVA !!!
    ora, ora,
    pois, pois.

  8. Os processos contra o Molusco nas 1ª e 2ª instâncias correram rapidíssimo. Contudo, quando chegada a hora de passar a tratar dos recursos contra a decisão em 2ª instância, estão a passos lentos. Só são julgados com um pouco mais de rapidez quando querem, quando passa a questão como em HC, por se tratar de preso ou em meio à polêmica. E assim, apesar de não ver toda inocência nele, também não tenho como o mau que muitos andam demonizando. E sim. Está a toda evidência tratar-se de uma jogada política mantê-lo afastado de qualquer disputa e longe de qualquer participação que seja na vida política do país, através até do cerceamento da manifestação ou expressão e manutenção em local incomum para a fim de ocultá-lo de contatos com outras pessoas.

    • (Ligando o modo IRONIA)

      Daniel é cumunistaaa !!

      Daniel é petralhaaa !!

      Daniel é petistaaa !!

      Daniel é mortadelaa !!

      Daniel é bolivarianooo !!

      Daniel é esquerdopataaa !!

      Daniel tem medo de perder a boquinhaa !!

      (Desligando o modo IRONIA)

  9. Caro Roberto. Infelizmente posso não ser perfeito em me fazer entendido. Nem por você nem pelos outros colegas aqui, como de qualquer outro lugar. Não defendo a impunidade, porém, muito menos, vou defender a seletividade das instituições. Vemos isso na operatividade da política criminal das polícias e governos e no campo judicial. Uma polícia racista Não sou socialista nem comunista. Também não sou de direita, fascista ou nazista. Tenho, sim, meus pensamentos. E venho externá-los segundo o princípio da liberdade democrática da livre manifestação de pensamento e opinião. Há opiniões minhas que ora me tacham como de esquerda e tem aquelas que logo me rotulam de direita. Até de nazista já fui apontado apenas por mania de saudar de forma um pouco similar. Mas pura maldade e zoação dos colegas na comparação. Mas enfim, é isso. Você e outros querem a Realidade de um jeito que nunca poderão vê-la, assim como eu: de uma cor só.
    Boa noite!

    • Relaxe, Caro Daniel.

      Eu estava em modo ironia. Gosto dos seus comentários. Eu estava dramatizando certos comentaristas que gostam de rotular os que divergem ideologicamente deles (justamente o pensamento único que vc combate.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *